Banner:

sábado, 8 de maio de 2010

Em Cabo Frio: prefeito cassado 'MANDA' e vereadores 'SUBALTERNOS' obedecem!

Se eu estivesse fora de Cabo Frio e me contassem toda a história política que está acontecendo agora, com certeza, eu custaria a acreditar. Realmente, o que tem acontecido na cidade de Cabo Frio nos últimos meses é coisa absurda, de "circo" (perdoe-me os circenses, que são profissionais qualificados). A última decisão da Justiça Eleitoral da Comarca de Cabo Frio, que decidiu pela cassação do até então prefeito Marcos da Rocha Mendes (do PSDB, e que esteve no cargo até agora por uma decisão liminar - foto acima) repercutiu novamente na cidade, só que agora, mostrando realmente quem são os vereadores que foram eleitos e reeleitos na cidade. A decisão judicial que decretou a CASSAÇÃO do prefeito Marcos Mendes, também determinou que o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, o vice-presidente, ou a Mesa Diretora da Casa desse posse ao segundo colocado das eleições de 2008, qual seja, Alair Francisco Corrêa (PMDB). A história da disputa política dos dois em Cabo Frio todo mundo já sabe. Inclusive, quem é o criador e a criatura, envolvendo supostas traições e tudo mais. Não vou falar disso.

O que quero evidenciar aqui é a atitude dos 10 vereadores que não compareceram à sessão legislativa da quinta-feira, dia 06/05/2010. O que é amplamente divulgado em Blogs da região é de que houve uma ORDEM do prefeito cassado, Marcos Mendes, para que a base governista não fosse à sessão, evitando que já naquele dia fosse cumprida a decisão judicial, e a posse do segundo colocado e inimigo político da situação, Alair Corrêa. O oficial de justiça não conseguiu encontrar o presidente da Câmara, Alfredo Gonçalves (PPS), e também não encontrou o vice-presidente, o vereador Silva Scapini (PSC). Os vereadores que compõe a Mesa Diretora da Câmara também sumiu: os vereadores, Fabinho da Saúde (PSC) e José Ricardo (PP) - foto acima ladeando o presidente da Câmara. Ou seja, dos 12 vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio, somente compareceram 02. São eles: o vereador Marcello Corrêa (filho de Alair Corrêa) e Taylor Jasmim, ambos do PMDB e aliados de Alair Corrêa, obviamente.

Impressiona a forma de agir de todos os vereadores que não compareceram à sessão da Câmara do dia 06/05/2010. Pior foi a atitude do presidente da Casa, vereador Alfredo Gonçalves (foto ao lado) que, segundo informação do assessor de comunicação da Câmara, Alessandro Teixeira, estava de licença médica. Alessandro ainda informou em entrevista na JOVEM TV que no dia anterior, quarta-feira, 05/05/2010, o vereador Alfredo Gonçalves compareceu na Câmara normalmente. Porém, com a notícia da cassação do então prefeito Marcos Mendes, o vereador Alfredo Gonçalves desapareceu e o oficial de justiça não conseguiu notificá-lo da decisão judicial. Pela atitude, o desaparecimento parece ter sido uma ordem do chefe do executivo, para que este ganhe tempo e possa reverter a situação no final de semana, até antes da próxima sessão plenária na Câmara, que será no dia 11/05/2010, terça-feira, às 18 horas.

Até o presente momento, nada se escuta da situação, ou seja, do prefeito cassado Marcos Mendes, quanto à reversão da decisão amplamente divulgada. A corrida é contra o tempo para que se evite a retirada da cadeira de prefeito, o que já está certo. Inclusive, as informações são de que as contas do município estão bloqueadas. O início da semana, dia 10
/05/2010 promete. O canal de TV onde o apresentador Amaury Valério trabalha não divulgou nada no dia 07/05/2010, sexta-feira. Tudo foi devidamente orquestrado para que a população não seja informada da real situação política de Cabo Frio. Todos os 10 vereadores 'faltosos' no dia 06/05/2010 terão de explicar o motivo á sociedade; e com certeza, vão ficar pensando em uma "boa justificativa" para explicar a ausência em um momento que exigia a presença de todos. Aliás, depois que as sessões estão sendo gravadas e retransmitidas pelo canal 8, os vereadores resolveram participar da maioria das sessões, inclusive ocupando a tribuna para falarem dos mais diversos assuntos. Com a transmissão pela TV JOVEM, praticamente age de forma a fiscalizar tudo, indiretamente (ou diretamente), e mostra para os cidadãos o que acontece na casa legislativa de Cabo Frio.

Agora, resta saber se o "sumiço" do presidente da Cãmara de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, vai atingi-lo no caminho político que ele quer fazer até a ALERJ (Assembléia Legislatia do Estado do Rio de Janeiro), onde almeja uma cadeira de deputado estadual. Em enquete realizada no "Blog Opinião Pública", de Tony Godoy (onde eu já votei), Alfredo Gonçalves, com 174 votos (empatado com Delma Jardim), perde por mais do dobro de votos que
tem o vereador Silas Bento (PSDB), com 385 votos - resultado da 5ª parcial divulgada às 20h25, do dia 08/05/2010 (veja quadro abaixo). Particularmente falando, corre o risco deste episódio do sumiço se voltar contra o próprio vereador Alfredo Gonçalves, prejudicando-o nas futuras eleições. Por falar nisso, qual o objetivo de um candidato que já tem um cargo eletivo, escolhido pelo povo, e quer tentar um outro cargo sem que termine o mandato que já lhe foi outorgado na cidade?! Claro que o objetivo e interesse é pessoal e não tem nada de querer fazer mais por Cabo Frio. Se assim o fosse, nem precisaria ter se candidatado à reeleição em 2008, podendo aguardar este ano de 2010 e lançar candidatura para deputado normalmente. Mas não é isso que eles querem. Querem poder e continuar "mamando" nas "tetas públicas", com desculpas de que estão fazendo tudo pelo povo. A mesma conversa hipócrita e egoísta que todos os políticos profissionais têm na "ponta da língua".

===============================================
ALFREDO GONÇALVES ► 18,83% (174 votos)

FROILAN MORAES ► 8,12% (75 votos)
DELMA JARDIM ► 18,83% (174 votos)
SILAS BENTO ► 41,67% (385 votos)

OUTRO ► 12,55% (116 votos)
Informação da enquete do Blog Opinião Pública, às 20h25, do dia 08/05/2010
===============================================

Vamos aguardar o resultado disso tudo, inclusive, a explicação de toda a Mesa Diretora pela ausência à sessão do dia 06/05/2010, coincidindo com a falta de todo restante dos vereadores, com a exceção dos dois vereadores já mencionados acima. A credibilidade de todos os faltosos estará afetada se a situação não for devidamente explicada, pois a atitude deles já demonstrou qual é o real interesse de em ocupar uma cadeira no legislativo municipal: INTERESSES EXCLUSIVAMENTE PRÓPRIOS, nada mais do que isso. Os olhos estão voltados para a cadeira da Assembléia Legislativa da Capital e da Câmera Federal, em um futuro bem próximo. Quero ver agora se os verdadeiros cicadãos eleitores de Cabo Frio esquecerão deste episódio. A cobrança vai ser grande, e eu serei um dos questionadores. Aguardemos!

"DE QUE VALE DESMASCARAR CERTA GENTE QUE VALE MUITO MENOS DO QUE A MÁSCARA QUE AFIVELA NO ROSTO? (Nicolás E. Gerusez)

Um comentário:

  1. Nessa briga de "coronéis" que virou a disputa pela prefeitura da cidade, os "lacaios" preferiram ficar de fora...Deprimente!

    ResponderExcluir