Banner:

sábado, 15 de maio de 2010

Deputado e prefeito utilizam rádio e tv para explicações

Nos dias 13 e 14 de maio/2010, o deputado estadual Alair Corrêa (PMDB) e o prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes (PSDB) ocuparam rádios e TV com transmissão "ao vivo" para falarem a vontade. Primeiro foi Alair Corrêa, que convocou a imprensa para uma entrevista coletiva na sede da sua LAGOS TV (canal 7 a cabo, em Cabo Frio). Os dois que antes eram "UNHA E CARNE" (foto acima, unidos com o governador Sérgio Cabral), agora são adversários e declarados inimigos na política. A entrevista do Alair foi transmitida também pela rádio Estação 104 FM, no dia 13/05/2010 (quinta-feira, às 09h00. Quem tentou comandar a entrevista foi o jornalista Edinho Ferrô, conhecido por acompanhar os jogos da Cabofriense nos áureos tempos. Edinho, por sinal, foi um espectador privilegiado, e ficou confortavelmente sentado ao lado do entrevistado. Este é quem comandou a própria entrevista, fazendo várias interrupções, todos permitidos pelo entrevistador, que ficou ali apenas para agradecer aos jornalistas presentes e as demais empresas de TV que estavam no local gravando o evento.

Já o prefeito Marcos Mendes, ocupou o Canal 10 a Cabo, que transmite o Programa Amaury Valério, cujo âncora já afirmou várias vezes que é correligionário do ilustre prefeito. O programa também é transmitido pela Rádio Ondas FM, em 97,7. No Programa do Amaury Valério não houve entrevista, e o Marcos Mendes ficou a vontade para falar o que quisesse. Amaury Valério também foi um espectador privilegiado, e, ao lado do prefeito, muito pouco falou, com perguntas fracas, sem qualquer vontade de questionar sobre tudo que acontece com o prefeito que está com vários processos na justiça, e já foi caçado por duas vezes (sempre lembrando que Marcos Mendes governa sob efeito de LIMINAR). Não foi permitida qualquer participação de ouvintes, quer seja por telefone "ao vivo", ou por perguntas passadas para a direção. Tudo foi feito para dar a oportunidade a Marcos Mendes na TV do Canal 10 a cabo, que muitas pessoas da imprensa falam que é a TV oficial do governo em Cabo Frio. Na foto do topo desse assunto, onde os dois políticos apertam as mãos, junto com Sérgio Cabral ao centro, a gente pode ver que hoje vale o interesse pessoal de cada um. O "poder" é o que importa, governar, nem tanto!

As duas participações eu vi na reprise, inteirinhas. Na "entrevista coletiva" do Alair tudo demonstrava que foi feita para o deputado falar e todos simplesmente ouvirem. Apesar das perguntas feitas pelos jornalistas no local, na minha humilde opinião, não houve nada de significante ou relevante na entrevista, exceto o fato de Alair Corrêa assumir publicamente o apoio a Delma Jardim (foto ao lado, na posse com Marcos Mendes), atual vice-prefeita do governo de Cabo Frio, e pré-candidata a deputada estadual em 2010, pelo PP. Delma, inclusive, já foi até expulsa do gabinete da prefeitura, por Marcos Mendes, que foi obrigado a reabrir por força de um Mandado de Segurança impetrado pela Delma. Esse foi outro episódio triste que Cabo Frio acumulou nesse governo. Inclusive, em determinado momento da entrevista, Alair disse que a Delma Jardim tentou falar "ao vivo", mas não conseguiu. O objetivo era agradecer o apoio do Alair Corrêa. O deputado Alair Corrêa domingou a entrevista, fazendo até com que os jornalistas presentes dessem risadas em alguns momentos, ou dando uma resposta engraçada e irônica, ou brincando mesmo com alguma coisa momentânea.

Marcos Mendes, por sua vez, não convenceu em nada com a sua fala no Programa Amaury Valério. Tentou passar confiança, falou que a "Justiça não pratica injustiça", em alusão à Liminar que conseguiu na Justiça para se manter no Cargo, impedindo que o segundo colocado, seu desafeto e deputado Alair Corrêa fosse diplomado. Supostamente, Marcos Mendes engendrou um plano que envolveu 10 vereadores. Ou seja, fez com que os 10 vereadores faltassem à sessão legislativa do dia 06/05/2010, deixando a Câmara "às moscas", para que o presidente da casa ou algum membro da Mesa Diretora não cumprisse determinação da Justiça e desse posse ao segundo colocado, Alair Corrêa, vez que ele, Marcos Mendes, estava cassado pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga. No final da sua fala no Programa Amaury Valério, até que a direção do programa tentou fazer um clima dramático, colocando uma tímida música ao fundo, mas acabou mesmo em um clima melancólico e sem qualquer importância.

A verdade é que a situação jurídica de Marcos Mendes é séria, mas, mesmo assim, tenta demonstrar confiança de que irá continuar no governo até o final do mandato. O que intriga é que nesse mesmo tempo passado, em Ipatinga/MG A Justiça Eleitoral já cassou o primeiro colocado, Francisco Ferramenta (PT), e também o segundo colocado, Sebastião Quintão (PMDB), fazendeiro "endinheirado". No próximo dia 30/05/2010 foi confirmado novas eleições no município de Ipatinga, com outros candidatos cocorrendo. Parece até que temos duas Justiças Eleitorais diferentes. Aqui no Rio de Janeiro, a "lenga lenga" de recursos e recursos, protelações e protelações. Em Minas Gerais, a coisa funcionando a pleno vapor. Aliás, já falei aqui no Blog sobre a diferença do Judiciário de Minas Gerais comparado com o Rio de Janeiro.

Acredito que aqui em Cabo Frio a gente ainda aguarde algum tempo até que um Turma de juízes do TRE prolate uma sentença sobre os casos de Marcos Mendes. Enquanto isso, teremos que ouvir o prefeito Marcos Mendes dar desculpas falando que a oposição atrapalha o governo... que tudo está ótimo... que obras irão acontecer... que Deus está com ele... que uma irmãzinha orou e viu a sua vitória... entre outras coisas. Resta saber sobre o dinheiro que entrar na prefeitura durante todo esse período. Nós, cidadãos cabo-frienses devemos ficar atentos sobre todos os investimentos feitos na cidade. Muitos falam que a prefeitura está inchada de "portarias" e "contratados", e que o prefeito utiliza-se deste artifício para manter aliados com ele. Segundo o deputado Alair Corrêa, na Câmara Legislativa estão alguns que possuem várias portarias, tendo inclusive, falado sobre o vereador Silas Bento, dizendo que este é "muito caro para a prefeitura". Silas Bento ficou indignado com essa afirmação! Aguardemos os próximos dias e meses, que, com certeza, terão novos acontecimentos.

"A AÇÃO POLÍTICA É CRUEL; BASEIA-SE NUMA COMPETIÇÃO ANIMAL; É PRECISO DERROTAR, ESMAGAR, MATAR, ANIQUILAR O INIMIGO!" (Otto Lara Resende)

Nenhum comentário:

Postar um comentário