Banner:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Universidade Estácio de Sá anuncia que não aumentará a mensalidade: ISTO É UMA PIADA!

LEIA O ANÚNCIO ABAIXO, POR FAVOR:

"A Estácio informa que, em benefício dos seus alunos, não aplicará qualquer reajuste sobre os valores das mensalidades praticados em 2010.1, embora autorizada, conforme a Lei nº 9.870/99, a reajustar em até 11,94% as mensalidades do presente ano letivo em razão da variação de seus custos operacionais."

A informação transcrita acima está no site da Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br/campusvirtual), onde os alunos acessam para diversas consultas sobre o curso que está fazendo, digitando a matrícula, do lado esquerdo da página. A informação aparece antes que o aluno digite a sua senha para acesso a seus dados pessoais do curso e depois que o aluno tem acesso a todos os seus dados. A mensagem aparece no meio da tela, "bonita", para que o aluno tome conhecimento (outros usuários não têm acesso a essa informação do site). Porém, o que me faz ficar indignado, e me faz entender que tudo parece uma piada (e de mau gosto, diga-se de passagem) é a forma demagógica, hipócrita em que a situação é colocada, para nós, estudantes da instituição, que sabemos da precariedade, do deprezo, da falta de atenção, e das irregularidades cometidas pela Universidade Estácio de Sá. Digo nós, porque não é possível que outros estudantes vejam o que está acontecendo na referida instituição de Ensino Superior e concordem com tudo. É INACEITÁVEL o que a UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ faz com os seus alunos. Mesmo assim, a universidade tenta "pintar" um quadro falso, para mostrar uma suposta "ajuda" aos seus alunos, quando diz que não irá aumentar as mensalidades, embora devidamente autorizada. Quanta HIPOCRISIA! É muita DEMAGOGIA, vindo de uma instituição da envergadura da Estácio de Sá!

Vamos aos fatos:

FATO 1/4: Sou aluno da Universidade desde o primeiro semestre de 2009, transferindo meu curso de Ipatinga-MG, para Cabo Frio, minha cidade natal. Eu estava cursando o 8º período em Ipatinga e, por questões pessoais de momento, voltei para a minha cidade. Na transferência, a Universidade não isentou disciplinas básicas de 1º período, confirmadas em documentos, cursadas e devidamente concluídas. Além disso, como a grade de disciplina é diferente, disciplinas que eu já fiz em Ipatinga, a Coordenação do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá não fez a minha isenção, quando solicitada na secretaria do Campus de Cabo Frio. Por fim, sem solução administrativa, não tive outra alternativa que não fosse recorrer ao judiciário para solucionar a questão simples. A sentença foi favorável ao meu pedido, reconhecendo meu Direito.

O processo está em fase recursal, vez que o juiz arbitrou na sentença um valor de dano moral e material sofrido por mim, em virtude do trancamento da minha grade de disciplinas, pois a faculdade impediu que eu fizesse as matrículas em disciplinas que exigiam outras disciplinas de pré-requisitos, mas que tais pré-requisitos já tinham sido cumpridos, e que pela arbitrariedade da ESTÁCIO DE SÁ, que não liberou as isenções solicitadas, constavam como se eu ainda não tivesse cursado as disciplinas de pré-requisito. O dano moral foi evidente, vez que eu, em período de estágio, não fui matriculado no período correto, o que me impediu de
retirar a minha carteira de estagiário da OAB, causando-me um prejuízo. Fato provado, Direito adquirido.
FATO 2/4: A Universidade Estácio de Sá não oferece a estrutura necessária para que os alunos façam os respectivos cursos da maneira correta, diante do que a instituição cobra em suas mensalidades, e diante das exigências durante todo o curso. Nada que a faculdade fornece é de GRAÇA. Tudo é devidamente cobrado e tem de ser pago. Portanto, a estrutura oferecida dever ser de primeira, com tudo funcionando bem, e com os problemas com dia certo para serem solucionados, salvo acontecimento de caso fortuito ou força maior, evidentemente. E mesmo que fosse de Graça, isso não daria à respectiva instituição o direito de não cumprir contratos e de realizar irregularidades de forma culposa ou dolosa que possam prejudicar os alunos. Uma instituição que ensina o DIREITO não pode, em hipótese nenhuma realizar qualquer IRREGULARIDADE. Ou seja, ela não pode pregar o CORRETO e fazer o ERRADO.

Falando da estrutura, a Estácio de Sá não oferece as carteiras corretas para os alunos, vez que, no curso de Direito, o aluno fica impossibilitado de manusear livros ou códigos com as leis, pois não tem como fazer o acompanhamento da aula na forma adequada. Ou se utiliza a carteira para fazer as anotações necessárias qu
e o professor fala, ou manuseia o código, procurando determinada lei ou artigo. A carteira oferecida na Estácio de Sá é aquela de "braço", onde só é possível escrever, e não possibilita o aluno utilizar o código de Leis para acompanhar a aula de forma natural, objetivando anotar tudo que for possível.

FATO 3/4: Como eu disse no ponto anterior, a universidade Estácio de Sá não cumpre contrato. Ou seja, no contrato assinado entre aluno e o campus universitário, as partes devem cumprir em todas as cláusulas. O Aluno deve cumprir a seus deveres como aluno, frequentando o curso, fazendo as atividades necessárias e pagar a mensalidade. A universidade, por sua vez, deve fornecer os serviços contratados, que, além de toda a estrutura, deve cumprir co
m as exigências do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e também toda a assistência necessária ao aluno para que o seu curso seja devidamente realizado de forma normal, solucionando todas as pendências em prazo razoável. ISSO A UNIVERSIDADE NÃO CUMPRE. AS SUAS OBRIGAÇÕES NO CONTRATO, A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ SIMPLESMENTE IGNORA.
Uma das provas do não cumprimento de um compromisso firmado em contrato é a SUSPENSÃO do ESTÁGIO, que faz parte do curso, e, portanto, é cobrado na mensalidade. No entanto, a Universidade Estácio de Sá, suspendeu o Estágio obrigatório para cumprimento de carga horária do curso de DIREITO. O referido estágio é realizado no Fórum, numa sala destinada à instituição, para os alunos do 7º ao 10º período, sendo classificado em estágio I, II, III e IV. Simplesmente, sem qualquer justificativa, a Estácio de Sá afixou no quadro de avisos do curso de Direito e nas salas de aula, vários comunicados informando sobre a suspensão, e sem data de previsão de retorno (foto acima do comunicado da suspensão do estágio - clique na foto para ampliar).
FATO 4/4: A aula teletransmitida da Disciplina de Língua Portuguesa não tem acompanhamento de TUTOR em sala de aula para esclarecimento do que está sendo lecionado pelo(a) professor(a) que está em outro Campus, e falando, via-satélite, para vários outros Campus espalhados pelo Estado do Rio de janeiro. Ou seja, em Cabo Frio, a Estácio de Sá ignora a presença do TUTOR em sala de aula, prejudicando o aluno ou aluna que necessita esclarecer dúvidas. No entanto, este mesmo aluno que foi ignorado, assiste a outros colegas, de outros Campus, fazerem as suas perguntas e terem as suas dúvidas devidamente esclarecidas, pois no Campus deles tem um TUTOR em sala de aula, que possibilita uma interferência ON LINE, através do computador, feita pelo TUTOR presente na sala, para fazer a pergunta ao professor que está ministrando a aula. Por que alunos de uma mesma universidade têm tratamento distintos?!

Por tudo isso, eu pergunto novamente: É UMA PIADA OU NÃO o aviso de que a universidade Estácio de Sá não irá aumentar o valor da mensalidade?!
Na verdade, a universidade deveria ter VERGONHA do anúncio que fez, e ter consciência em cumprir primeiro o que foi estipulado em contrato. Aumentar a mensalidade se aproveitando de Lei que autoriza o respectivo aumento é, no mínimo suspeito. Ou a Estácio de Sá não pode provar o aumento do custo operacional, ou o anúncio do NÃO aumento da mensalidade é HIPOCRISIA, DEMAGOGIA mesmo! Está fazendo um "joguete barato" para que os alunos pensem que ela é "boazinha"! Aqui, bem claro, posso dizer tranquilamente: PARA MIM, ISSO É UM TEATRO, UMA VERDADEIRA PIADA! Na verdade, a Estácio de Sá deveria DEVOLVER parte do que o aluno paga para estudar, diante de toda as irregularidades realizadas por seus administradores. Isto é fato, e pode ser provado!

"DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAR-SE O PODER NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A RIR-SE DA HONRA, DEANIMAR-SE DE JUSTIÇA E TER VERGONHA DE SER HONESTO!" (Ruy Barbosa, 1849-1923, um dos maiores juristas do Brasil)

15 comentários:

  1. Concordo plenamente. estou cursando Direito Constitucional I, a professora titular da cadeira passou no concurso da Universidade Rural, o que lhe garante a estabilidade, já que ministrar aula nessa Universidade caça-níquel é um trabalho instável.

    a Estácio para economizar, resolveu não contrata outro professor especialista na Disciplina e sim colocando uma professora - tampão, para apenas preenher a vaga. já que essa Coordenadora é especialista em outra Disciplina.diga - se de passagem que a aula é uma lástima.
    moral da história estudando em casa e comparecendo só no dia da prova(já que não faz chamada) tirei 10.
    meu conceito sobre todas as Universidades: quem faz é o aluno, a Universidade apenas orienta.

    ResponderExcluir
  2. Na Universidade que estou os problemas também não são poucos, estou trocando e para isso fui consultar os amigos que estão em outras instituições para ver a melhor opção e percebi que todas tem suas mazelas. Acho que perfeita não existe...infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, hoje estou indignada. Depois de receber os telefonemas da Estácio, resolvi fazer minha matrícula e levei o resultado do Enem já que foi isso que me pediram e me informaram que eu teria 50% de desconto no primeiro perìodo.Fui 3 vezes nessa faculdade e na última quando fui fazer matrícula me informam que o meu desconto é só de 35%.Eu disse a atendente que não fui eu quem contactou o estabelecimento e sim o estabelecimento que me contactou, portanto... Eles gostam de nos fazer de palhaços, pois estava no mesmo momento acontecendo com um rapaz. Eu não entendo, fazem isso verbalmente para que a pessoa compareça e chegando lá muda todo o assunto. Estou revoltada, mesmo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É UM ABSURDO MESMO! Eu estou buscando informações para transferência, na estácio não fico. E eu que defendia essa instituição "de ensino".

    ResponderExcluir
  5. O que esta acontecendo por ai nao é nada em comparação do que ocorre aqui na Estacio de Sergipe, como exemplo cito o caso de uma professora de Direito do Trabalho que ficou mais de duas semanas sem trabalhar, ou seja, ministrar aulas, porque machucou o pé, e mais ainda durante mais duas semanas seguidamente a problema do pe dela ocorreram dores de garganta, problemas psicologicos etc, resumo chegou a hora de aplicar a AV2, cadê assunto, o pior ainda que paguei a mensalidade completa de aulas que nao tive.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Meu nome é Sandro Santos. Sou aluno do 7 período do curso de Direito do extinto campus de Vila Valqueire. Fui humilhado pela Sr. Tânia Lima, gerente administrativa do Campus Madureira, a referida senhora estava em substituição ao Diretor SR.Antônio Carlos. Fui resolver um problema de minha esposa que também é aluna e a referida senhora disse que eu tinha perdido a razão por aumentar o tom de voz com uma funcionária da recepção, após solicitar ser atendido pelo diretor do campus, após descupar-me com a funcionária e com a Sr. Tânia, fui maltrado, pois esta senhora disse que não ia me atender, questionei-a , e disse que era aluno do curso de direito e que também estava com um problema que não causei,ela virou-se de costas berrando para que fosse chamado os seguranças e que me expulsasse da Universidade.Estou estarrecido. Nunca fui tratado dessa maneira por ninguém. Como pode uma pessoa que responde na ausência do diretor ser tão despreparada e tratar um aluno dessa maneira.Assestarei uma ação judicial em face da Universidade pela atitude dessa senhora, aliás a segunda ação assestada por mim em face dessa péssima Universidade. Não aconselho a Universidade Estácio de Sá nem para o Diabo.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Sandro Santos,

    O simples fato de você ter aumentado o tom de voz não caracteriza, necessariamente, a "perda de razão", exceto se você utilizou palavras de baixo calão. Fez muito bem em pedir desculpas à funcionária, pois não tem culpa das irregularidades que a famigerada Universidade pratica.

    Fato é que pessoas que estão assumem cargo diretivo ou de coordenação na Estácio de Sá, acabam por terem o cérebro "atrofiado" em função do cargo, do "poder". São pessoas despreparadas, verdadeiramente "PEQUENAS", com atitudes MEDÍOCRES, iguais a que tiveram contigo.

    Você deveria ter acionado a polícia, registrado ocorrência e ingressar com uma Ação reparadora pelos danos sofridos, se já não o fez.

    Não deixe esse episódio ficar em "branco"; busque todos os seus direitos e de sua esposa, sem medo!

    Agradeço sua participação no blog!

    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Fim minha matrícula dia 8, fiquei sabendo por outra que vai vir um boleto para pagar dia 18, e, já no dia 05 do mês vindouro, já terei uma mensalidade denovo. Primeiro nãop avisaram nada durante o preenchimento da matrícula, não avisam nada sobre isso nas suas propagandas e muito menos no contrato de prestação de serviços.
    Absurdo...
    Em menos de 30 dias eu pagar tres valores e nem assisti nem uma aula.

    Isso aconteceu aqui em Petrópolis.

    =/

    ResponderExcluir
  9. Também estudo na Estácio de Cabo Frio e estou descepcionadíssima com a administração do Campus. Vim transferida de Niterói há um ano e não tenho nenhum elogio a fazer, digo, tenho sim, às professoras Adrianne (Direito Civil II) e Cláudia Faissal (Direito Penal III), que ministram uma excelente aula, de resto mais nada. O atendimento é péscimo, a limpeza nem se fala, e os ratos, também são alunos da Estácio? Circulam debaixo da rampa de acesso as salas e na cantina, com direito a serem filmados e tudo o mais. A livraria fechou, a Xerox está pedindo pelo amor de Deus para ser vendida (desde que entrei consta lá o papel de " Passo o ponto"). Não entendia o porque de pipoca fazer tanto sucesso em Cabo Frio,rsrs.. Mas não é em Cabo Frio, mas sim na Estácio, porque nem pão com polenguinho se pode comer naquela cantina e saír satisfeito, sería cômico se não fosse trágico. O professor Otávio de Redação Forense, chama aluna de diaba e desgraçada em sala de aula e a direção ainda diz que tem que dar mais uma chance para ele, pois ele era novo na Universidade, ou seja, precisava que chamassem a sua atenção para ele saber que esta atitude não é correta? E o conteúdo da matéria, que ele não ministrou todo e o pouco que ministrou foi de péssima qualidade?! E ainda chamava aluno de burro na sala de aula, ou seja, ainda denegriu a imagem da Universidade, já que se o aluno não sabe nem ler nem escrever direito, como passou no vestibular?
    O fato é que me parece que alguém está desviando dinheiro da administração do Campus de Cabo Frio, já que eu estava fazendo minha renovação de matrícula e ouvi um funcionário dizer que só recebem R$500,00 para compras de papelaria, como pode isso? E outra, não me lembro de entrar uma vez sequer no campus de Niterói e nem em qualquer outro, e o ar condicionado estar desligado. O que é isso, contenção de despesas? Quantas vezes alguém já viu um funcionário da limpeza trabalhando lá no campus? O cheiro daqueles banheiros com a tampa do vazo na cor preta (que não se vê mas dá para imaginar como estão de sujeira)? Fiz uma reclamação ao Fale Conosco do SIA e a resposta que eu tive, além de demorada foi uma verdadeira piada, e olha que me disseram que era o único meio pelo qual eu podería ter uma solução. Estou pedindo transferência para a Veiga de Almeida, pode até não ser a "melhor", mas com certeza está melhor que a Estácio. E a propósito, a professora Fabiane Manhães que nos ministrava aulas de Direito Constitucional II na Estácio, está ocupando o cargo de Coordenadora do curso de Direito na Veiga de Almeida de Cabo Frio, e por sinal fazendo um excelente trabalho. Já estou indo a Veiga desde a semana passada para acompanhar meu marido no processo de matrícula (já que ele está cursando Gestão Imobiliária lá), e o tratamento que tivemos lá foi dos melhores, e não se tratou de sorte, já que todos os funcionáros que nos atenderam foram super atenciosos. Posso até vir a ter problemas lá (espero que não), afinal não existe perfeição, mas com certeza os mesmos que estou passando na Estácio de Cabo Frio não terei.

    ResponderExcluir
  10. Prezada Marina,

    Realmente, o serviço da Estácio de Sá é DEPRIMENTE. Esta semana ainda estarei ingressando com nova Ação Judicial contra esta Universidade MERCENÁRIA, que pratica a ILEGALIDADE, ARBITRARIEDADE e DESOBEDECE ORDEM JUDICIAL.

    Quanto à Veiga de Almeida, tive ótimo atendimento quando lá estudei, na época que o Dr. Carlos Cruz, mineiro, era Diretor. Por motivos pessoais, transferi o curso para Minas Gerais, com a ajuda do referido Diretor.

    Lamento os sofrimentos que teve na Estácio de Sá, e desejo SUCESSO em todo o seu aprendizado, seja onde for, com a Benção de Deus.

    Agradeço sua participação com o comentário no blog. Participe sempre!

    ResponderExcluir
  11. Em tempo, Marina;

    Seja muito bem-vinda como leitora assídua deste humilde blog.

    Meus agradecimentos!

    E lembre-se, se tiver algum assunto/denúncia para ser escrito nesse blog, envie para o e-mail do blog (blog.osmarfilho@bol.com.br) que eu publicarei.

    Novamente, Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Sou aluna do campus Cabo Frio e me sinto uma idiota. Fui várias vezes a Coordenação do curso de Direito para pedir quebra de pre requisito para a Professora Maria Clarice e ela negou alegando que eu não tinha maturidade acadêmica. Minha colega com o mesmo dilema, mesmas matérias, mesmas quantidades de creditos cursados conseguiu imediatamente. O que é isso ? Tratamento diferenciado para iguais ?

    Aliás, bem disse a colega acima.. Essa coordenadora Maria Clarice dá uma péssima aula, dá uma prova para retardados, oferta notas altas, não faz chamada, aprova todo mundo. Sequer oferece palestras ou atividades de valor no campus, e, depois fica pedindo pelo amor de Deus para o aluno avaliar o tal da CPA pelo SIA.

    Essa é a hora galera, da gente se rebelar e ninguem avaliar nada...

    ResponderExcluir
  13. Queria deixar minha denuncia contra a diretora do campus cabo frio de nome Libia .

    Reabri minha matricula depois de varios semestrees trancado, não fui aceito pois constava um debito já pago.

    Falei com o rapaz da secretraia que informou que naquela epoca, um ex-funconario chamado Carlos Andre, roubou varios cheques dos alunos em negociação e pediu demissão. Por isso consta no sistema um saldo devedor , já que ele não repassa a verba para a faculdade.

    Eu fui procurar a mesma para reclamar sobre o assunto e depois de muito bate boca para a cinderela dessa diretora me receber, que se acha uma deusa, acima de todos. Disse que eu deveria era aguardar a soluçaõ do caso.

    Me sinto lesado, por que o mesmo funcionario me informou que naquela epoca essa diretora era a gerente financeira do campus. Como hoje pode alegar desconhecimento ?

    Me ajude a denunciar os ladrões que estão do outro lado do balcão da estacio de sá.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou aluno de Cabo Frio, mas, sou envergonhado daquela organização.

    Tô cansado de ir até o coordenador Fernando Pereira e ele mandar a gente ir processar a estácio, por que reclamar de boca não adianta.

    Pra voces verem, pro Coordenador mandar a gente processar o proprio empregador dele, é porque nem ele acredita na estacio.

    Tô revoltado com o curso de direito, e professores que não sabem ensinar nada. se é que sabem alguma coisa : Marcio de Direito Civil é um bosta ! Otávio de TCC com aquela cara e aparencia de um cachaceiro ! Maria clarice com aquele ar de pedante, como coordenadora deveria dar o exemplo.

    EU ODEIO A ESTACIO DE ACBO FRIO !

    ResponderExcluir
  15. Prezados Colegas,

    Reúnam todos os documentos para provar a ilegalidade e acionem a JUSTIÇA contra essa FACULDADE que pratica a ILEGALIDADE. Precisamos criar uma comissão de alunos para denunciar todas as arbitrariedades.

    (Façam contatos no e-mail do blog e vamos tentar nos reunir para realizar uma forte denúncia no MP)

    O Campus não existe diretor atuante, e a administradora só sabe é prejudicar os alunos com uma atitude enganosa dizendo que quer ajudar.

    JUSTIÇA nessa universidade ridícula... e continuem comentando e denunciando as IRREGULARIDADES!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir