Banner:

domingo, 2 de maio de 2010

Continuação do dia do trabalhador: Projeto "LER ARTE", biblioteca comunitária no Jardim Esperança

Uma bela iniciativa foi inaugurada no dia 1º de maio na Praça do bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio: O Projeto "LER ARTE". Um espaço onde foi instalada uma biblioteca, idealizado por Edson, fundador da "JOVEM TV", um TV comunitária, transmitida pela TV a cabo para toda a cidade (canal 9, no Jardim Esperança; e canal 8 para a grande Cabo Frio). A JOVEM TV também é transmitida pela internet, no site www.jovemtv.com.br. A inauguração do espaço cultural foi exatamente no dia 1º de maio, data relevante para todos os trabalhadores, e contou com uma programação especial no sábado, com a transmissão "ao vivo" de várias entrevistas, com autoridades, anônimos, moradores, apresentadores da TV Jovem, jornalistas, apresentação de capoeira, e grupo musical de jovens, dentre outros. A transmissão "ao vivo", que foi da biblioteca, cujo projeto tem o nome "LER LARTE", se estendeu até às 22 horas do dia 1º de maio, uma inovação não só em Cabo Frio, mas na Região dos Lagos inteira.

O fundador da JOVEM TV, que mesmo sendo avesso a aparecer no vídeo ou falar nos microfones da emissora, esteve presente
no local da inauguração do Projeto "LER ARTE". Demosntrando muita humildade e falando muito pouco, ficou clara a dificuldade que o Edson tem para falar nos microfones, mesmo sendo de sua emissora. Uma situação muito interessante, pois ele, conforme foi relatado pelo apresentador Dionísio Quaresma (Programa Informe Local), tinha o grande sonho de fazer uma TV comunitária, o que acabou conseguindo. Primeiro, a transmissão era apenas no bairro Jardim Esperança, canal 9; depois, passou a ser transmitida pela TV a Cabo, através do canal 8, para o restante da cidade de Cabo Frio. A biblioteca comunitária está aceitando doações de livros, de qualquer assunto. E o projeto "LER ARTE" disponibiliza o seu acervo para todas as pessoas que se inscreverem no próprio local, fazendo um cadastro, que possibilitará então a retirada de qualquer exemplar pelo período de 15 dias fora da biblioteca, a uma mensalidade de apenas R$ 5,00. Maiores informações na própria biblioteca, na Praça do Jardim Esperança, ou pelo telefone da JOVEM TV, (22) 2629-2571.

A JOVEM TV já transmitiu outros eventos "ao vivo", dentre eles, o "Cabofolia" (foto ao lado), que é realizado em janeiro, na alta temporada em Cabo Frio, quando muitos turistas escolhem a cidade para passar o verão, férias ou folgas com família e amigos. Pessoas de todas os lugares do Brasil "invadem" Cabo Frio no verão, que chega a receber, aproximadamente, de 800 mil a 1 milhão de pessoas para assistiram aos "fogos" da vidada do ano, na Praia do Forte, a mais badalada da cidade, com areias brancas e águas límpidas (foto abaixo). Hoje, a praia tenta se recuperar de uma forte ressaca e mudanças no clima, que estreitou a espaço na areia, onde banhistas e ambulantes disputam espaço. Cabo Frio, apesar da péssima administração que assola a cidade, possui pessoas com visão empreendedora, e o setor privado tem se esforçado para melhorar a cidade. A cidade é considerada um "paraíso" para os cariocas e os turistas mineiros são maioria, chegando de todas as partes, desde do sul ao norte de Minas. (clique nas fotos para ampliar).

A emissora do Jardim Esperança passou a gravar as sessões legislativas, e toda terça e quinta-feira a emissora está na Câmara Municipal de Cabo Frio, às 18 horas, com presença marcada, com o objetivo de mostrar para toda a cidade o que os vereadores eleitos estão fazendo pela cidade. Muito criticada por somente votar "moções de aplausos" e "títulos honorários", os vereadores tentam mostrar serviço, e agora participam ativamente das sessões. Inclusive, muitos deles passaram a usar mais a "tribuna" para falar, aproveitando a transmissão da JOVEM TV. Segundo informaçõ
es da direção da emissora, em breve a transmissão das sessões da Câmara de Cabo Frio será realizada "ao vivo". Realmente, a contribuição que a emissora presta para a cidade é de grande valia, podendo o público, munícipes ou não, observarem tudo atentamente. Até os que normalmente acham monótono a sessão legislativa, agora mostram interesse em acompanhar tudo. Grande inovação que a JOVEM TV realiza e merece PÁRABÉNS!

Resta saber somente se existe algum projeto para acomodar a casa legislativa em outro local, vez que o prédio, antigo é tombado pelo patrimônio histórico e não comporta grande número de frequentadores na platéia. Os ilustres vereadores ficam confortavelmente acomodados em suas cadeiras no plenário da Câmara (foto ao lado), mas os que assistem a sessão têm que se contentar com um espaço reduzido, muito "apertado", tendo que pedir licença a várias pessoas até chegar a um local vazio, ou ainda, ficar de pé, em uma situação extremamente desconfortável. Até agora, não se fala em nenhuma mudança, mas é preciso atentar para essa possibilidade, com uma Câmara para um local maior. A cidade de Cabo Frio merece, pois é uma das mais importantes da região e tem capacidade para construir uma Câmara Municipal mais ampla, moderna e com conforto para todos aqueles que a frequentam, e não somente para os eleitos vereadores.

Quem sabe a JOVEM TV, com as transmissões contínuas acabe mostrando para os ilustres vereadores e ao presidente da Câmara a real necessidade de investimento em uma nova "Casa". Aproveitando a reportagem do Esporte Espetacular (programa esportivo das manhãs de domingo da Rede Globo), que gravou uma matéria no bairro Jardim Esperança, em 2007, mostrando a garotada encantada com a presença do jogador de futsal Falcão, repito aqui a bela mensagem deixada ao final: "JARDIM ESPERANÇA NUNCA FEZ TANTO JUS AO NOME!"

"TRABALHE E ESTUDE COMO SE TUDO DEPENDESSE DE VOCÊ, MAS ORE E CONFIE COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS!" (Martin Vanbee)

Nenhum comentário:

Postar um comentário