Hoje, domingo, vou reproduzir aqui mais uma síntese de uma história com uma pessoa que fez a diferença. Hoje é a história de LOUIS BRAILLE (1809-1852) - na gravura ao lado -, criador do sistema de leitura que levou o seu nome. A narrativa abaixo pode ser encontrada no livro VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO, que conta 101 histórias de pessoas que fizeram a diferença no Mundo. Apesar da infelicidade em sua vida, o já pequeno vencedor não se deixou abater e utilizou a adversidade para criar um dos mais importantes sistemas que auxiliou os cegos na leitura. Com sua própria experiência em um mundo "escuro", utilizou-se de tudo que era possível para buscar uma possibilidade de usar tudo a seu favor. E com isso, fez realmente a diferença na vida de milhares de pessoas com um sistema de escrita e leitura. Veja abaixo como tudo aconteceu para a criação do sistema BRAILLE, que a gente sabe o que é, mas como tudo começou:LOUIS BRAILLE
'Ele deu aos cegos um novo sistema de escrita e de leitura'
'Ele deu aos cegos um novo sistema de escrita e de leitura'
"Foi a frustração que instigou Louis a buscar soluções inovadoras - uma frustração que começou quando ele tinha apenas 4 anos de idade. Enquanto brincava com um furador de couro na loja de selas e arreios de seupai, Louis sofreu um acidente no qual furou um olho. A infecção se espalhou, e, antes do final do incidente, ele tinha perdido permanentemente a visão dos dois olhos.
Desde o início, Louis estava determinado a encontrar seu caminho sem precisar de uma bengala ou de ajuda das pesoas. Lenta, mas persistentemente, desenvolveu as habilidades motoras necessárias para se locomover pela casa, pelo quintal e pela cidade. Quando tinha idade suficiente, matriculou-se na escola municipal, onde ouvia com atenção e tentava memorizar cada palavra dita pelos professores. Louis, porém, não podia escrever nem ler e ficava frustrado por não conseguir acompanhar os colegas de classe.
Aos 10 anos de idade, Louis foi enviado a uma escola para crianças cegas em Paris. Gradualmente, foi se acostumando ao novo ambiente e tornou-se um estudante aplicado de embossing - um sistema no qual grandes letras eram esculpidas em baixo-relevo em papel grosso e pesado - o melhor sistema de leitura e escrita para cegos da época.
Louis sentia-se embolgado com a possibilidade de aprender a ler e escrever, mas ficava frustrado com a lentidão do processo. Encontrava maior satisfação recebendo aulas de órgão e piano e praticava durante horas. Então, Charles Barbier visitou a escola de Louis. Barbier tinha desenvolvido um sistema chamado "escrita noturna" (foto ao lado). Inspirado no sistema militar de transmissão de mensagens secretas à noite, o sistema se baseava numa série de pontos. Porém, era extremamente complexo e difícil de compreender. Os pontos representavam sons, e não as letras do alfabeto, e por isso se afastava um pouco da escrita convencional e não tinha meios de representar os sinais de pontuação e os números.Fascinado pelo sistema, Louis começou a experimentá-lo a fim de improvisar algumas modificações.
Dos 12 aos 15 anos, trabalhou durante longas horas - às vezes durante noites inteiras, em detrimento da própria saúde - para adaptar o sistema de Barbier. O sistema que ele desenvolveu também se baseava em pontos, mas era simples e completo, podendo ser escrito e lido rapidamente; além disso, oferecia a promessa de poder ser usado de muitas formas, além dos livros. Seus colegas da escola e os professores rapidamente dominaram o sistema, considerando-o como uma grande melhoria. Seu sistema era aplicável a qualquer linguagem, à matemática, para a escrita à mão ou tipográfica. Antes de completar 20 anos de idade, Louis já tinha aplicado seu sistema também às notas musicais.O maior desafio enfrentado por Braille foi político. Contratos importantes tinham sido firmados com os fabricantes do método embossing. Foram necessários mais vinte anos de esforços e frustrações até que o sistema de Braille fosse reconhecido publicamente como o novo padrão. Louis morreu aos 43 anos de idade, depois de anos de enfermidade, sem saber que seu sistema conquistaria aceitação mundial, mas sabendo em seu coração que dera o maior presente aos cegos. A placa em frente da casa onde passou a infância reconhece que ele 'abriu as portas do conhecimento para todos aqueles que não podem ver'."
Pessoas que mudam o mundo transformam problemas
e frustrações pessoais em soluções criativas.
Em tempo: perceba que na época, uma situação política tentou atrapalhar a firmação de um sistema que mudaria a vida de muita gente. Para atrapalhar, só político mesmo!
"NÃO TE DEIXES VENCER DO MAL, MAS VENCE O MAL COM O BEM!" (Romanos 12:21)
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