Banner:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Albert Einstein, apenas um mito da física? Um cientista?! Não! Foi um ser humano persistente que aprendeu muito com a humildade

Gosto muito de ler... tanto que aprendi a escrever mais e mais, linhas e linhas... (risos). Procuro inteirar-me de diversos assuntos e tenho alguns livros que comentam sobre a vida de pessoas muito conhecidas pelo mundo, e outras nem tanto. Vou passar a compartilhar aqui com os ilustres leitores algumas dessas histórias que realmente vale a pena conhecer. E vou começar com uma pessoa muito conhecida, inclusive por muitos estudantes, de qualquer nível: é o mito ALBERT EINSTEIN, 1879-1955 (foto acima), físico alemão, que tornou-se mundialmente famoso por desenvolver a teoria da relatividade. O texto abaixo foi extraído do livro "VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO", Com 101 histórias com pessoas que fizeram a diferença. Pouso é divulgado da vida do Sir Einstein, que durante sua vida mostrou o que um ser humano pode fazer de diferente, independentemente das suas dificuldades ou adversidades que são encontradas durante a caminhada. Um exemplo de grandiosidade cheia de humildade. Verdadeira amostra para aqueles políticos que batem no peito e dizem que são "AUTORIDADES" (isso tem em Cabo Frio). Exemplo também de que o estudo é fundamental. Leia abaixo uma parte da história dele, por favor:

"ELE REVOLUCIONOU A CIÊNCIA MODERNA"

"Desde a infância, Albert Einstein descobriu ser um curioso sobre o "mundo estranho e enorme". Ele voltou sua curiosidade na direção do estudo da física. Depois de terminar a universidade, trabalhou como contador durante o dia e, à noite, trabalhava em suas próprias idéias. Em 1905, aos 26 anos de idade, começou a publicar jornais científicos explicando suas novas teorias. Algumas pessoas zombaram dele, especialmente quando souberam que não era professor universitário. Outras pessoas ficaram intrigadas e começaram a testar suas hipóteses. As observações delas confirmaram suas teorias, e dentro de seis anos ele era uma estrela científica e ganhador do Prêmio Nobel de Física.

A partir da época em que as teorias de Einstein começaram a ganhar notoriedade, ele se
viu envolvido no mundo da política. Opôs-se abertamente à Primeira Guerra Mundial e, quando o Partido Nazista subiu ao poder na Alemanha, na década de 1930, foi para os Estados Unidos e se tornou professor na Universidade de Princeton. Sendo judeu, usou sua influência para ajudar milhares de judeus a fugirem da Europa e trabalhou para o estabelecimento de um Estado judeu na Palestina. David Ben-Gurion, primeiro-ministro de Israel, pediu que ele fosse o primeiro presidente; embora se sentisse honrado, Einstein recusou, dizendo: 'Eu sou um cientista, e não um político!'.

Embora Einstein seja considerado um gênio, demorou tanto para aprender a falar que seus pais já estavam alarmados. Na escola, foi classificado como 'desajustado'; seus colegas de classe o evitavam, e ele tirava notas baixas. Foi reprovado no primeiro exame que fez de admissão para a universidade. Em vez de completar as tarefas rotineiras, preferia sonhar de olhos abertos em cavalgar sobre um facho de lu
z; de fato, esses sonhos de olhos abertos levaram à Teoria da Relatividade e sua fórmula famosíssima: E=mc² (energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz).

As teorias de Einstein sobre energia e massa foram usdas por outros cientistas para criar o poder nuclear. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando Einstei ouviu que os nazistas estavam de
senvolvendo armas atômicas baseadas em suas teorias, ele escreveu ao presidente dos Estados Unidos alertando-o. Einstein desejava que suas teorias descobertas relacionadas à energia atômica fossem usadas para fins pacíficos; posteriormente ele expressou pesar pelo uso militar que elas receberam. Depois da Segunda Gerra, ele disse: 'Nós ganhamos a guerra, mas não conquistamos a paz!'.

Durante toda a sua vida, Einstein foi conhecido pela sua humildade. Quando a revista científica Scientific American ofereceu um prêmio de 5 mil dólares para a melhor explicação da Relatividade
em 3 mil palavras, Einstein disse: 'Eu sou o único em meu círculo de amigos que não vai concorrer. Não creio que conseguiria fazer isso'. Certa vez, ele deu a seguinte fórmula para o sucesso: 'SE "a" FOR SUCESSO... EU DIRIA QUE A FÓRMULA SERIA: a=x+y+z, sendo x=trabalho e y=diversão'. E o z? 'Manter a boca fechada'.

Uma garota de
10 anos de idade procurava Einstein regularmente para que ele a ajudasse com suas lições de matemática. Ela explicou: 'As pessoas disseram que naquela casa morava um grande matemáticao, que também é um bom homem. Eu pedi a ajuda dele. Ele se mostrou solícito e me explicava tudo muito bem. Ele disse que eu podia procurá-lo sempre que tivesse um problema difícil demais!'. Quando a mãe da menina o procurou para se desculpar pela intrusão da filha, Einstein respondeu: 'Aprendi mais nas conversas com ela do que ela comigo!'".

Pessoas que mudam o mundo raramente vêem sua própria
influência em termos de mudanças no mundo.

"NO TRATO DE UNS COM OS OUTROS, CINGI-VOS TODOS DE HUMILDADE, PORQUE DEUS... AOS HUMILDES CONCEDE A SUA GRAÇA" (1Pedro 5:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário