Banner:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio é histórico, porém, ultrapassado

Já faz tempo que o prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio não comporta mais as sessões legislativas. É evidente que o prédio representa muito na história de Cabo Frio, pela sua antiguidade, sendo uma grande relíquia do município. No entanto, a situação fica cada vez mais difícil, vez que as sessões estão sendo frequentadas de forma a lotar todos os lugares disponíveis, deixando várias pessoas desconfortamente de pé (foto acima). O aumento da presença do público deve-se também às transmissões da JOVEM TV, canal 8 para Cabo Frio, na TV a Cabo Costa do Sol. A situação que já presenciei, inclusive, na foto acima, onde estou de camisa verde (em pé), em uma das últimas sessões, ou melhor, a primeira, logo após o episódio da falta de 10 vereadores no dia 06/05/2010.

O prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio não comporta mais as sessões legislativas e há muito tempo não oferece conforto aos ouvintes participantes das sessões. A situação vem se arrastando a vários anos e ninguém ainda falou (oficialmente) em se construir ou deslocar a atual sede do legislativo para outro local. O desconforto já começa pelo acesso. Já na escada disponibilizada para o público ter acesso ao plenário é cometida uma atrocidade aos visitantes. Uma escada íngrime demais, com degraus super estreitos, impedindo que pessoas idosas subam com segurança. Qualquer outra pessoa, de qualquer idade, se não tiver cuidado na hora de subir ou de descer, principalmente, pode levar um tombo e despencar de onde estiver. Chegando ao topo da escada, existe um local ainda mais estreito para que a pessoa se sirva com água, bem ao lado de um banheiro, também igualmente apertado, sem a separação de banheiro para homens e mulheres. Por falta de espaço para colocar a galeria dos últimos presidentes da Câmara, na parede do local onde é a porta de entrada no plenário, exatamente ao lado do banheiro, foram colocadas todas as fotos (foto ao lado).

Por outro lado, confortavelmente instalados estão os vereadores (foto ao lado). Com cadeiras reclináveis, água geladinha e um cafézinho feito na hora, os ilustres vereadores tem todo o conforto possível nas sessões legislativas. Sinceramente, não sei como os vereadores não se sentem incomodados, observando pessoas de pé assistindo as sessões. Aliás, quem está sentado nas acomodações (que mais parece penitência) destinadas ao público também não tem conforto algum. O local é horrível, desconfortável para se acomodar, além de uma pessoa ter que pedir licença a várias pessoas para alcançar um lugar vazio. O caminho para chegar até um local e se acomodar é estreito e de difícil acesso (foto abaixo, na direita), tendo que um cidadão pedir licença a várias pessoas pelo caminho. Existe a necessidade clara de se construir outra Câmara Municipal, deixando este prédio para visitação pública de todos, inclusive dos estudantes, onde aprenderiam sobre tudo que ocorreu ali (inclusive o episódio da falta dos 10 vereadores, que entrou para os anais daquela Casa Legislativa), como gostam de falar os nobres vereadores.

Falando também do projeto CÂMARA CULTURAL (foto abaixo, na esquerda) espaço criado para que os artistas pudessem expor suas criações, a referida iniciativa é louvável, mas ao mesmo tempo, pouco significativa, em virtude do espaço destinado ao projeto. No local, foi utilizado o corredor d
e entrada para a exposição dos trabalhos nas paredes. Passando pela escada que dá acesso ao Plenário da Câmara, no fundo do corredor, foi aproveitada uma sala, onde foi instalada aproximadamente 12 cadeiras, com uma tela de TV LCD na parece, onde serão apresentados filmes nacionais antes das sessões legislativas, que são realizadas às terças e quintas-feiras, no horário das 18 horas. Além disso, o povo está preocupado com trabalho que possibilite colocar alimentos dentro de casa. Sem trabalho não haverá alimentação, não havendo alimentação, não há quem saia de casa para frequentar um espaço de movimento cultural, seja qual for. Exemplo: se todos que frequentam a sessão plenária resolverem participar da amostra de um filme no ESPAÇO CULTURAL, no térreo da Câmara, não vai ter espaço para acomodação. Então, o local deve ser revisto. Exceto, se o espaço for puramente ELEITOREIRO! De barriga vazia, o eleitor não vota.

"A HIPOCRISIA É UMA ARTE POLÍTICA!" (Alla Nazimova, atriz russa, 1879-1945)

Nenhum comentário:

Postar um comentário