Banner:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Moradores de Tamoios se deixam enganar por atitude demagógica de deputados

Em Tamoios, 2º Distrito do município de Cabo Frio (visão aérea e alguns pontos turísticos na foto acima), os moradores aceitaram a política eleitoreira e demagógica dos deputados estaduais do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), Paulo Ramos (PDT), e Alcebíades Sabino (PSC). Os nobres deputados são autores do Projeto 3008/2010, que prevê a criação do município de Tamoio, sendo assim, desmenbrado de Cabo Frio. A estratégia dos três deputados é angariar votos nas eleições de 2010, e assim, atender a seus objetivos pessoais. No entanto, com o poder de persuasão, com meia dúzia de palavras, os políticos na caçada de votos, tentam enganar a população de Tamoios para criarem movimentos com o objetivo de emancição do Distrito.

Vejam bem, senhores eleitores, a que ponto chegam determinados políticos para conseguirem votos. Utilizam d
e diversos subterfúgios para tentarem realizar suas metas pessoais, seus próprios interesses. O projeto 3008/2010, promovido pelos deputados informados acima, foi colocado em votação em sessão extraordinária no dia 20/04/2010, véspera de feriado, na tentativa apressada de conseguirem a aprovação necessária. Mais do que isso, patrocinaram mais de uma dezena de ônibus com moradores do Distrito de Tamoios para que esses comparecessem na ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) para acompanharem a votação. É preciso perguntar às pessoas que foram na carreata à Capital Fluminense, quem pagou o respectivo transporte. Acredito que a maioria dos moradores mal informados que participaram da fatídica campanha de emancipação estejam frustrados, porque além de verem o projeto sair de pauta, a metade dos moradores de Tamoios foi barrada na Assembléia, e ficou do lado de fora esperando a sessão terminar.

O deputado Paulo Ramos, um dos autores do projeto, declarou que a emancipação é uma antiga reivindicação dos moradores de Tamoios, que diz que se sente abandonada e isolada de Cabo Frio, tendo inclusive que recorrer a outros municípios vizinhos para ter acesso a agência de Correios e Juizado Especial. Se a população do 2º Distrito realmente se encontra abandonada, situação que perdura por vários anos, porque o ilustre deputado não utiliza do próprio mandato qu
e lhe foi outorgado para resolver a questão e buscar resposta do abandono ao administrador do município de Cabo Frio?! Por que o deputado Paulo Ramos, nos seus longos anos de mandato, não utilizou do mesmo para que a população de Tamoios fosse ouvida em suas reivindicações?! Acontece que a justificativa do Paulo Ramos é medíocre, pequenina, exatamente do tamanho do projeto que ele mais dois colegas da Assembléia fizeram, vez que o único objetivo é angariar votos. Pior do que isso, é conquistar votos tentar enganar o povo com uma promessa reconhecidamente ILEGAL, INCONSTITUCIONAL! Isto porque o Congresso Nacional precisa editar uma lei complementar, que fixará critérios mais rígidos. Enquanto isso, a criação de novos municípios está proibida antes da edição de lei complementar, evitando assim que cidades sejam criadas de forma irresponsável, aleatória, e também, eleitoreira, como é o caso de Tamoios, aqui em questão.
Lembro-me aqui das palavras do ilustre Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Aiyes Britto (foto ao lado), que também postei neste Blog, quando manifestou seu voto pela permanência da prisão do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruada (sem partido), no dia 04/03/2010. Na oportunidade, o Ministro demonstrou perplexidade e foi brilhantemente enfático nas suas palavras: "... Há quem chegue às maiores alturas para cometer as maiores baixezas". Fazendo alusão a esta declaração, classifico a atitude dos deputados criadores do projeto para emancipação de Tamoios como sendo uma baixeza sem tamanho, diante do objetivo oportunista de somar votos, aproveitando ano eleitoral. Cabe ressaltar que "quanto maior for a altura, maior será a queda!".

É lícito os moradores de Tamoios reivindicarem a devida assistência e protestar pelo descaso e abandono dos longos anos por parte de vários governos omissos em Cabo Frio. No entanto, não se pode agir de forma irresponsável, na ilegalidade, e destruir um município todo. O dinheiro do petróleo é para ser investido em toda a cidade. Se esse é o motivo para o desejo de emancipação, que seja devidamente investigado o verdadeiro destino dos milionários royalties que Cabo Frio já recebeu e devidamente fiscalizado o que ainda irá receber. A ganância pode distruir uma cidade inteira, principalmente se o povo acompanhar determinados políticos que querem dividir uma população em troca de votos.

"A GANÂNCIA INSACIÁVEL É UM DOS TRISTES FENÔMENOS QUE APRESSAM A AUTODESTRUIÇÃO DO HOMEM" (Textos judaicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário