Banner:

sábado, 4 de dezembro de 2010

Com uma vida dedicada aos estudos, seu 'investimento' salva milhões de vidas.

Mesmo com a demora do restabelecimento da internet, hoje o assunto é sobre MARIE CURIE (foto ao lado) que nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1867. Despois de muito estudo, suas descobertas no campo da radioatividade contribuíram para salvar muitas vidas, sendo a única pessoa a ganhar por duas vezes o Prêmio Nobel de Física. Naquela época a radioatividade ainda era um fenômeno pouco conhecido. Sem se importar com uma vida de posses e privilégios, superando dificuldades e tristezas, não deixou de se dedicar incansavelmente aos estudos. Com isso, utilizou o seu cérebro para fazer uma grande diferença positiva para a sociedade. Parte da vida desta cidadã, que eu reproduzo abaixo está no livro "VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO", que conta a história de pessoas que fizeram a diferença ao redor do mundo. Eis a história desta cidadã:

MARIE CURIE
(1867-1934)

"Ela não foi detida pela adversidades ou pelas tristezas"

"A pequena Marie não entendi por que sua linda e amorosa mãe nunca a beijava. Somente depois que sua mãe morreu - quando tinha 11 anos de idade -, descobriu que ela sofria de tuberculose. A morte da mãe aumentou a tristeza que Marie sentiu com a morte de sua irmã mais velha. A morte das duas foi a primeira de muitas adversidades e tristeza que ela teria de enfrentar durante sua vida.

Aos 19 anos, Marie abandonou seu lar pobre para trabalhar como governanta. Durante três anos, ensinou num ambiente que fazia com que se sentisse solitária e infeliz. Ela enviava cada centavo extra que recebia para que o irmão pudesse estudar. Ela enviava cada centavo extra que recebia para que o irmão pudesse estudar. Quando o irmão terminou os estudos, Marie economizou dinheiro para comprar uma passagem de quarta classe, só de ida, para Paris. Ali, ela iniciou seus estudos universitários. Descobriu que as pesquisas científicas, em especial, eram muito mais empolgantes do que qualquer fábula que já tinha ouvido.

Como estudante, Marie vivia de forma mais simples e barata possível, indo a pé para a universidade em todos os tipos de condições meteorológicas e passando as noites na biblioteca, a fim de não ter que aquecer seus pequeno quarto alugado. Ela manteve esse estilo de vida até terminar o mestrado e concluir mais duas graduações - em física e matemática -. Não parecia se preocupar com a própria pobreza. Ficava totalmente absorvida pelos estudos e os amigos, um deles chamado Pierre Curie, um colega cientista devotado à pesquisa. Os dois se casaram bem discretamente. De fato, quando um amigo insistiu em comprar um vestido de noiva, Marie disse: "Se você quer ser generoso o bastante para me dar um vestido de presente, compre um de cor escura e prático, de modo que eu possa usá-lo depois para ir ao laboratório".

Marie era incansável em seu propósito de isolar o rádio, desdenhando o cansaço e os problemas financeiros, para não mencionar a umidade e o frio congelante que tinha de suportar no laboratório de Curie. Muitas vezes, ela esquecia de dormir e de se alimenar. No final, teve sucesso - ela e o marido ganharam o Prêmio Nobel em 1903 pela descoberta do rádio - imagem ao lado, clique para ampliar -. Nenhuma mulher jamais tinha alcançado tal aclamação científica. Os Curie poderiam ter conquistado dinheiro e fama com a descoberta, mas decidiram não adquirir patente nem buscar lucro material com ela.

Somente três anos mais tarde, Pierre (na foto ao lado)  foi morto num acidente de rua em Paris. Aos 38 anos de idade, Marie entrou numa nova esfera de solidão e tristeza. No entanto, continuou seu trabalho sem se deixar dominar pela angústia. Em 1911, foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química, tornando-se a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes.

Quando começou a Primeira Guerra Mundial, Marie doou tudo o que tinha para ajudar a França. Ela instalava  seus aparelhos de 'raio X' onde havia maior necessidade e ajudava os médicos nas cirurgias. Estima-se que tenha instalado mais de 200 salas de radiologia, as quais foram usadas para ajudar mais de 1 milhão de soldados.

Nos seus últimos anos de vida, madame Curie sofreu com uma péssima saúde e com a degeneração da visão. Um professor observou: 'Madame Curie pode ser contada entre as eventuais vítimas da radioatividade que ela e seu marido descobriram'. Apesar disso, a descoberta deles sobre a radiação levou a tratamentos que têm salvado a vida de milhões de pessoas através dos anos."

'Pessoas que mudam o mundo abrem mão, muitas vezes, do conforto pessoal em busca das descobertas que ajudarão outros'

"ACEITAI O MEU ENSINO, E NÃO A PRATA, E O CONHECIMENTO, ANTES DO QUE O OURO ESCOLHIDO. PORQUE MELHOR É A SABEDORIA DO QUE JÓIAS, E DE TUDO O QUE SE DESEJA NADA SE PODE COMPARAR COM ELA". (Provérbios 8:10-11)

5 comentários:

  1. Osmar,

    A salineira(sempre ela), respondeu em um site de reclamação a uma senhora o seguinte: "(......)ADEMAIS O ARTIGO 9 DA LEI 4291/04 REGE QUE É OBRIGATÓRIO A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÔNICO NO EXERCÍCIO DO DIREITO À GRATUIDADE."
    Juro que eu não consegiu localizar essa lei no estatuto do idoso. Existe esse lei?


    Julio

    ResponderExcluir
  2. Osmar filho, que bom que voce tenha interessado sobre o tema, porem percebi que existe varios erros historicos como: ela nao enviou dinheiro para o irmao, pois esse fazia universidade em Varsovia; ela enviou para sua irma Bronia na França para que essa pudesse estudar Medicina. e foi bronia que lhe enviou dinheiro para que ela pudesse ir para a França. Um outro engano, é por conta das salas de radiologia.... nao foram salas porem carros equipados com aparelho radiologicos também conhecidos ou chamados carinhosamente pelos soldados de Petit Curie.... se nao for pedir muito tente buscar mais informaçoes a respeito dela. no mais ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Grato pela sua informação no comentário anterior. Ratifico que a história publicada foi retirada inteiramente do livro "VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO", conforme informei na própria postagem.

    No entanto, vou verificar suas informações e fazer as correções necessárias, se houver, ao final do assunto publicado, assim que possível.

    Infelizmente você não informou o seu nome ao final do seu comentário, para que eu pudesse citá-lo(la) no Blog.

    De qualquer forma, fica aqui meus agradecimentos.

    Um abraço e SUCESSO sempre!

    ResponderExcluir
  4. Ela é + 1 GRANDE exemplo pra mim!!!

    ATT:Stephany Barreto Cravo

    ResponderExcluir
  5. Prezada Stephany,

    Muito bom que você gostou do assunto publicado, e gostei de saber que a história de Marie Cure é um grande exemplo para você.

    Seja bem-vinda ao Blog e participe sempre.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    07/11/2011

    ResponderExcluir