Banner:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Alfredo Gonçalves participa do programa Radar Público da JOVEM TV

Mais uma vez eu destaco aqui o segundo assunto em um dia. Acredito que essa seja a terceira vez que faço isso. Para realizar o segundo assunto em um mesmo dia, o tema tem que merecer um destaque, caso contrário, o deixo para o dia seguinte. Porém, Neste dia 18/05/2010, terça-feira, o vereador Alfredo Gonçalves (foto oficial ao lado) participou do programa RADAR PÚBLICO, que vai ao ar "AO VIVO" pela JOVEM TV, do bairro Jardim Esperança. Presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, o vereador passou a ser mais um candidato nas eleições de 2010 que ocupa espaço na mídia, explicando e esclarecendo acontecimentos políticos de Cabo Frio. Na oportunidade o vereador falou sobre a transparência do legislativo (nem tanto se vê isso, e, mais uma vez, como exemplo, lembro o fato da ausência de 10 vereadores no dia 06/05/2010) e os feitos realizados durante a sua passagem como presidente da Casa, que vai até dezembro/2010 (são dois anos como presidente da Câmara).

Aproveitando a oportunidade de participar do programa "AO VIVO", por telefone, resolvi questionar o vereador Alfredo Gonçales sobre o documento (de 10 laudas) que eu lhe entreguei em agosto de 2009, com REPÚDIO contra o serviço de transporte coletivo realizado pela MONOPOLISTA SALINEIRA. De imediato, Alfredo Gonçalvez afirmou que o monopólio da empresa SALINEIRA não foi criado por ele. No entanto, digo que o MONOPÓLIO da salineira tem a ajuda do LEGISLATIVO, vez que a nova concessão aprovada pelos senhores VEREADORES foi de 50 anos. Isso mesmo, leitores, cinquenta anos; e com a aprovação da Câmara Municipal (neste momento, eu não estava mais na linha para falar isso ao nobre vereador). Vou repetir aqui que na verdade existe uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA na 2ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, com sentença do dia 02/09/2004, condenando o município de Cabo Frio a realizar LICITAÇÃO no prazo de 24 meses. A referida sentença está suspensa, devido a um recurso impetrado pela defesa da empresa monopolista.

O apresentador do programa Radar Público, Alessandro Teixeira, perguntou o vereador Alfredo Gonçalvez, de quem partiu a idéia para colocar os gastos da Câmara de forma pública, na internet, onde é divulgado para qualquer pessoa ver, em um relatório mensal. Na resposta, o vereador disse quem era o pai da criança, e foi efusivo: "MINHA!" (em relação à idéia). Logo depois, menos efusivo, tentou corrigir a resposta, e disse com uma expressão diferente: "QUER DIZER, NOSSA, DA CÂMARA!". Aproveitando esta resposta, questionei sobre a desatualização do site da Câmara, e que os meses dos pagamentos de março e abril/2010 ainda não estavam disponíveis na internet. Para esta pergunta, tive a seguinte resposta: "Osmar, tempos atrás você não tinha esse acesso; agora você pode ter isso na internet" (foi mais ou menos isso que ele respondeu). Pelo tom da resposta e a forma que foi dada, parece que o Alfredo não gostou muito deste questionamento. Não sei o movito, mas presumo que a disponibilização na internet dos valores gastos pela Câmara foi um ato de FAVOR e não de OBRIGAÇÃO (pelo menos, foi o que eu pressenti, diante da resposta do vereador Alfredo).

Uma outra pergunta que fiz (fiz três questionamentos de uma só vez para ele responder e um comentário para ele esclarecer) ele acabou se esquecendo. Apesar do apresentador Alessandro falar que eu iria lembrá-los, não consegui linha desocupada para falar novamente com eles no programa. Mas a pergunta versava sobre os gastos de combustíveis que a Câmara tem com os veículos oficiais (não sei se abastece outros carros, pois no relatório na internet não tem esses dados). No mês de abril/2010, último mês disponibilizado no "site" oficial da Câmara, consta o pagamento de R$ 14.095,00, pagos no dia 10/02/2010 (creio que seja referente ao gasto do mês de janeiro/2010). A questão não era exatamente sobre os valores pagos, mas sim, o motivo se serem pagos a somente um posto de gasolina em Cabo Frio, ou seja, para o POSTO ITAJURU (bandeira SHELL), próximo ao local conhecido como "FONTE DO ITAJURU". Na mesma pergunta eu queria saber também se o referido posto oferecia um preço diferenciado dos demais postos. Infelizmente não obtive resposta porque o vereador não se lembrou da pergunta, o que é muito natural, pois foram três perguntas diferentes. Aproveito para escrever também que o site da Câmara está todo dia desatualizado, com notícias antigas, sem qualquer informação sobre atualidade. De forma direta, posso dizer que o site deveria ser mais valorizado pelos próprios mantenedores. Mas isso, aliás, nem isso eles fazem bem, infelizmente!

O comentário que eu fiz ao telefone para Alfredo Gonçalvez esclarecer foi sobre o que outras pessoas falam comigo, quando comento sobre o assunto da Salineira e o monopólio que perdura por muitos anos. Falei o seguinte: "HÁ QUEM DIGA QUE O SENHOR NÃO VAI ENFRENTAR A PODEROSA EMPRESA SALINEIRA, EM VIRTUDE DAS ELEIÇÕES DE 2010. O QUE O SENHOR TEM A FALAR SOBRE ISSO?!". Na resposta sobre esse assunto, ele esclareceu que tem vários amigos na empresa Salineira, incluindo funcionários. Além de outras coisas, falou que "amigos são amigos, negócios a parte!"; disse também que irá fazer o que for necessário em relação ao assunto da Salineira, independente de qualquer coisa. VAMOS AGUARDAR ENTÃO!

Por falar nisso, lembro que no dia 26/02/2010, foi informado o pagamento de R$ 232,00 ao vereador Aires Bessa (do PSDB, na foto oficial ao lado), REFERENTE A UM DIA DE DIÁRIA PARCIAL PARA PARTICIPAR DE UM INTERCÂMBIO COM A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO NA ALERJ". Interessante é saber o motivo do vereador participar de tal comissão, vez que a Câmara Municipal de Cabo Frio votou pela RENOVAÇÃO DE CONTRATO por mais 50 anos (UM VERDADEIRO ABSURDO! - Por que 50 anos?!). Ao que tudo indica, a referida COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO não adianta muita coisa, exceto (e somente isso), se o ilustre vereado Aires Bessa votou contra a renovação de contrato da MONOPOLISTA SALINEIRA, em detrimento da LICITAÇÃO, conforme sentença do juiz Walnio Pachedo, de Cabo Frio, conforme já escrito no 2º parágrafo acima. No entanto, se o vereador Aires Bessa, que está no sétimo mandato, votou a favor da renovação do fatídico contrato de 50 anos, o dinheiro gasto com a participação dele na referida Comissão de Licitação foi jogado literalmente no LIXO, com o devido respeito.

De qualquer forma, o transporte público será um dos assuntos que vou abordar no dia 25/05/2010, no mesmo programa Radar Púlico, às 11h30, comandado pelo Alessandro Teixeira, na JOVEM TV. Está confirmada a minha participação no programa pelo próprio apresentador. Na oportunidade eu falarei sobre dois outros assuntos: A SAÚDE PÚBLICA e PRIVADA em Cabo Frio; e também, sobre irregularidades em uma UNIVERSIDADE PARTICULAR, também em Cabo Frio. Espero que dê tempo para falar sobre tudo isso, já que o programa tem uma hora de duração. Se não ocorrer nenhum imprevisto, no presente momento, está confirmada a oportunidade que me foi dada para fazer algumas denúncias com o objetivo de conscientizar os interessados, e, evidentemente, buscar soluções. Até lá!

"SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE O DEVER MORAL!" (Immanuel Kant, filósofo alemão, 1724-1804)

Nenhum comentário:

Postar um comentário