Banner:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Universidade Estácio de Sá é desorganizada, NÃO cumpre contrato e NÃO respeita ORDEM JUDICIAL. Polícia Acionada!

Campus da Estácio de Sá em Cabo Frio,
com 'visitinha' da POLÍCIA
Aos leitores e interessados que desejam ingressar em uma universidade, devem pensar muito antes de escolherem a instituição de ensino. O que vou escrever aqui já serve de parâmetro para suas escolhas. A Universidade Estácio de Sá, que gasta uma verdadeira "fortuna" em uma propaganda que pode ser considerada enganosa, utiliza também o seu "poder financeiro" para tentar prejudicar alunos. Porém, este aluno aqui que vos escreve, talvez seja um dos mais "perseguidos" pela instituição, pelo péssimo atendimento pela Direção do Campus, que tem um diretor "fantasma" e que não resolve nada, pela continuidade de reclamações do péssimo trabalho administrativo realizada pela instituição, feitas pessoalmente e através de e-mail diretamente para a Matriz, que fica no Rio de Janeiro, bem como, das vitórias seguidas em AÇÕES JUDICIAIS propostas contra a universidade, contrariando a vontade de seus proprietários em se ENRIQUECEREM através da ILEGALIDADE. Aliás, ESTÁCIO DE SÁ, possivelmente, já na próxima edição do dicionário Aurélio, seja sinônimo de ILEGALIDADE. Hoje, quinta-feira (08/03), foi dia de acionar a polícia.

A ARBITRARIEDADE da instituição este ano de 2011 começou quando incluiu uma cobrança no meu registro de aluno de um determinado período que eu não estudei na universidade. Porém, mesmo assim, foram lançados débitos irregulares, o que me impediu de fazer a matricula para o primeiro semestre do ano de 2011. Argumentei com a gerente administrativa do Campus de Cabo Frio, e esta se negou a retirar os débitos incluídos de forma irregular. Desta forma, no dia seguinte ingressei com uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS e PEDIDO LIMINAR URGENTE, em 25/02/2011. O Juiz Titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Cabo Frio intimou a direção do Campus para se manifestar em 10 dias. No entanto, a direção da universidade ficou INERTE, e não respondeu ao chamado da Justiça. Em seguida, REITEREI o PEDIDO LIMINAR, que foi logo despachado pelo magistrado, determinando a matrícula no prazo de 05 (cinco) dias com multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais) por descumprimento. Mas, ESTA DECISÃO LIMINAR a universidade cumpriu sem problemas. (imagem acima - clique na imagem para ampliar)

Parte da SENTENÇA
A questão é uma decisão em SENTENÇA, de fevereiro de 2010, cujo processo a faculdade também não se manifestou quando intimada pela Justiça, exceto na AIJ (Audiência de Instrução e Julgamento), onde o juiz decidiu a causa, reconhecendo que eu já poderia cursar as disciplinas de Direito Civil II, Tópicos de Direito Civil, e Ética Geral e Profissional (imagem acima - clique para ampliar). A faculdade bloqueou essas três disciplinas, de forma arbitrária, alegando que eu não havia cursado as disciplinas de pré-requisito. No entanto, o pré-requisito das duas primeiras disciplinas (Direito Civil II e Tópicos de Direito Civil) eu consegui PROVAR com documentos que eu já havia cursado em outra instituição de ensino superior; e a disciplina chamada de ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL, não tinha pré-requisito estabelecido, podendo cursar normalmente também. Com a análise feita pelo magistrado, o mesmo acabou por DETERMINAR o DESBLOQUEIO das três disciplinas para que eu pudesse cursar quando desejasse. O juiz analisou também sentenciou um valor indenizatório por Danos Morais sofridos por mim e a Universidade Estácio de Sá NÃO cumpriu o pagamento da indenização no prazo determinado, o que gerou uma multa de 10% sobre o valor, cujo TOTAL agora já foi depositado em juízo, aguardando tão somente o MANDADO DE PAGAMENTO para o recebimento do valor em banco oficial.

Parte final da SENTENÇA,
com o pedido principal atendido,
cumulado com o DANO MORAL arbitrado
Porém, contudo, todavia, entretanto... a Universidade Estácio de Sá, após cumprir  nova DECISÃO, em sede LIMINAR, nesta semana, para efetivar a minha matrícula, como já informei no segundo parágrafo acima, NÃO quer DESBLOQUEAR as três disciplinas que o juiz expressamente DETERMINOU na sentença de fevereiro de 2010 (imagem acima da sentença - clique para ampliar). Alegou a gerência do Campus que a disciplina foi liberada no 2º semestre de 2010 e eu não cursei, estando, portando, INDISPONÍVEIS as três disciplinas na minha grade escolar. Acredite, prezado(a) leitor(a), a instituição que "prega" o Direito e tenta "ensinar" o Direito, sequer tem uma assistência jurídica capaz de interpretar uma sentença. Veja na imagem postada acima que a SENTENÇA é "CLARA COMO A LUZ SOLAR", e DETERMINA o DESBLOQUEIO das três disciplinas, SEM mencionar o dia, hora, ou ano para que eu possa cursar. DESBLOQUEIO é DESBLOQUEIO e "ponto final". No entanto, a ilustre gerente administrativa da Universidade Estácio de Sá informou que o setor jurídico não vai cumprir a sentença por ter entendido que as disciplinas estavam liberadas no semestre anterior e que não foram cursadas pelo aluno, que sou eu. ISSO É PIADA ou a BURRICE IMPERA NA ESTÁCIO DE SÁ?!

Estácio,
Caso de
POLÍCIA!
Fato é que eu imediatamente liguei 190, informando para o policial que eu estava no Campus da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio, solicitei uma viatura no local, pois estava com uma SENTENÇA JUDICIAL na mão para ser cumprida, e solicitei uma viatura policial no local para registrar o ocorrido. Em pouco menos de trinta minutos a viatura chegou ao local para ouvir os fatos relatados por mim e pela gerente administrativa, que ficou com receio de ser encaminhada à Delegacia Policial para prestar esclarecimentos. No entanto, o policial Roney, alegando que não poderia realizar uma prisão porque a sentença judicial não mencionava isso, encaminhou-me para a 126ª Delegacia Policial para fazer a ocorrência. Para a minha surpresa, o policial civil que lá estava, informou que não poderia registrar o ocorrido. O próprio policial militar foi quem registrou tudo em um "TRO" (Termo de Registro de Ocorrência), para que eu pudesse requerer o cumprimento da sentença na própria Justiça. A cópia do "TRO" será disponibilizada na próxima semana, para que eu possa fundamentar uma NOVA AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS, sendo o meu TERCEIRO PROCESSO contra a Estácio de Sá, além de Executar a Sentença que não foi cumprida, com pedido de MULTA e/ou PRISÃO do responsável pelo Campus de Cabo Frio, ou seja, o DIRETOR ou o seu substituto imediato, que é a GERENTE ADMINISTRATIVA.

Não bastasse essas irregularidades, a Universidade Estácio de Sá ainda tem a "mania" de NÃO cumprir contrato, deixando de aplicar ESTÁGIO aos alunos no período correto durante o semestre de estudo, conforme pode ser visto no COMUNICADO afixado em vários murais e nas salas de aula da instituição (imagem ao lado). Isto também ocorreu em outro semestre, quando fiz uma reclamação formal, por escrito, junto com a entrega do meu relatório de Estágio à respectiva professora responsável. Todos os documentos estão em cópias e serão anexados a um outro processo de INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL que eu vou mover contra a Estácio de Sá, totalizando até então, e por enquanto, QUATRO AÇÕES JUDICIAIS em menos de dois anos de estudo na instituição. Por tudo isso, este aluno que vos escreve está sendo alvo de PERSEGUIÇÃO MESQUINHA, um REVANCHISMO MEDÍOCRE, como exatamente escrevi na segunda Ação que fiz contra a universidade em questão. Uma instituição de ensino superior que "teima" em agir de forma COVARDE, MEDÍOCRE e TOTALMENTE FORA DA LEI. E como eu NÃO gosto de "CHUTAR CACHORRO MORTO", divulgo aqui tudo que a Universidade Estácio de Sá realiza de ILEGAL, se valendo do seu grandioso poder financeiro. O bom disso tudo é que eu acabo pagando as minhas contas e, principalmente, as mensalidades da Faculdade com as indenizações arbitradas pela Justiça, e ainda pode sobrar alguma coisa para que eu possa comemorar, degustando "PICANHAS NA TÁBUA" lá no "Restaurante do Zé", quem sabe!

Lembrem-se, prezados(as) leitores(as), na próxima edição do dicionário "Aurélio", possivelmente, a palavra ILEGALIDADE já apareça como "sinônimo" de ESTÁCIO DE SÁ; e cuidado na escolha da instituição de ensino superior onde quer estudar. De preferência, NÃO estude na Estácio. Cuidado com a PROPAGANDA ENGANOSA! ...ESTÁCIO DE SÁ, eu NÃO RECOMENDO! E se for estudar na Estácio, não permita as ARBITRARIEDADES cometidas, procurando seus DIREITOS.

"PRATICAR A JUSTIÇA É ALEGRIA PARA O JUSTO, MAS ESPANTO PARA OS QUE PRATICAM A INIQUIDADE." (Provérbios 21:15)

238 comentários:

  1. Também estou sendo vítima da Estácio de sá, e vou até o fim contra eles.
    Para que fique melhor entendido, fiz a minha matrícula no dia 28 de julho, para o curso de Serviço Social a distância na Estácio de Sá. Inicialmente tive a minha taxa de matrícula isenta de pagamento, como todos que ali estavam. No mesmo dia perguntei se o material seria entregue e se o boleto de pagamento seria disponibilizado logo, fui informado que receberia tudo em casa. Concluindo. Até o dia 17 de agosto nada de material e com as aulas já iniciadas desde o dia 08 de agosto, como irei estudar? Como acompanhar os estudos sem o material? Solicitei o cancelamento da matrícula no mesmo dia, pois percebi que teria dificuldades. No dia seguinte recebi um email da Estácio de Sá me cobrando o pagamento da mensalidade de agosto, para que a minha matrícula seja cancelada. Eu quero saber o que eu usei para ser obrigado a pagar essa mensalidade? Pois a única coisa que eu sei é que segundo o Art. 35 do Código de defesa do consumidor, tenho direito de rescindir o contrato, pois a Instituição não cumpriu a sua parte de entregar o material a tempo do início das aulas, não quero tecer mais nenhum comentário em relação a faculdade, apenas quero o direito que me é assegurado por lei de não estudar mais nesta instituição e ter a minha matrícula cancelada, uma vez que não cumpriu o proposto.

    ART. 35 – Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta,
    apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

    pelo visto esta Faculdade só visa dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode contar comigo não cumprem as determinações da constituição Federal para agradar a professores PERDEM as provas de alunos panelinha de professores jaja to processando também

      Excluir
  2. Gente é o seguinte, eu vou entra com duas ações contra a Estácio Fic, pq em priemeiro fui reprovada em regime mespecial, motivo? Minha coordenado da epoca viajou para europa, pq estava com depressão e não informou ao meus prfessores q minha situaçã. detalhe Isso por @ semetres consecutivos, e hoje descubri q foi a colação da minha turma, o q pior não tem uma informção nem no site, e nem email.Agora imaginem q vou ter q pagar 70 (setenta reais), pra uma possivel colação especial. Por favor, se alguém me ajude, pq não aguento mais!!!
    Ana Wládia Moreira (wlae_74@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim pode entrar com o pedido com a diretoria mais se não funcionar entra imediatamente com uma ação de danos morais

      Excluir
  3. Rj ,curso tecnólogo em radiologia ta uma palhaçada também ,qualquer curso técnico cobre o dosimetria para estágios,a facudade com curso não que cobrir o gasto repassando para o aluno ,isso e um absurdo não entrem no curso galera e monopólio puro ,estou muito triste com o curso só não desisto pois estou em reta final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha Fé e não desista reúna o máximo de alunos possível entre em contato com a Une ou movimentos estudantis se não funcionar entra com mandato de segurança em uma das varas pra conter os abuso da reitoria

      Excluir
  4. Fiz minha matricula no curso de estética e cosmética, na terceira vez que fui no campus Praça Onze, me disseram que o curso não é mais oferecido!!! Pior, aceitei a tranferencia p/curso de Estética mas não fizeram até hj e chegou um boleto cobrando 7 materias as quais não são relatadas no boleto. Quero o dinheiro da matricula de volta e não vou pagar esse boleto q chegou, referindo-se ao m~es de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente entra com uma a ação procura outros alunos que tem o mesmo problema uma instituição de nível superior deve respeitar os alunos não somos descartaves vamos lutar pelos nossos direitos

      Excluir
  5. Estou tendo problemas na Estácio do Ceará. Caso não consiga resolver meu cancelamento de matrícula (Devido, obviamente ao péssimo atendimento) vou mover uma ação na justiça por perdas e danos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Erilúcia,

      Não exite em acionar o judiciário para restabelecer o seu DIREITO.

      Obrigado pela participação e SUCESSO, sempre!

      Nesta oportunidade, parabenizo-a pelo Dia da Mulher!

      Osmar Filho.
      08/03/2012

      Excluir
    2. Isto aqui no Rio de Janeiro eles se acham desrespeitam o código de processo civil pra atender as suas vaidades trata aluno Superior como se fôssemos fabrica de dinheiro não são cordiais agressivos e se não forem contidos a democracia será um mero objeto de especulação

      Excluir
  6. Só para você espalhar o que a FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ(NATAL-RN)esta fazendo:ATENÇÃO ISSO É CRIME FEDERAL,FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ (NATAL-RN)CAMPUS CÂMARA CASCUDO,FATERN E FAL,PRINCIPALMENTE CAMPUS CÂMARA CASCUDO,esta cobrando pela inscrição no site do FIES NO VALOR DE 200,TEM GENTE COBRANDO LÁ,ISSO É CRIME FEDERAL,O FIES E DE GRAÇA,GRAÇA,A ESTÁCIO DE SÁ EM NATAL PRINCIPALMENTE CAMPUS CÂMARA CASCUDO E CONIVENTE COM ISSO,ATENÇÃO:REPITO ISSO É CRIME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) leitor(a) Anônimo(a),

      Tudo que você relatou em seu comentário acima não foi denunciado às autoridades?!

      Osmar Filho.
      16/04/2012

      Excluir
    2. Sim é crime vamos criar um movimento para continuar lutando por uma geração de Brasileiros Formados é que a Estácio entenda que é a genitora do conhecimento e dona da ciência

      Excluir
  7. já sim,estão tomando as providências,mais se puder espalhar para o presidente da estácio,eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ele tem da gestão pra equipe a universidade tem tudo pra ser um lugar super legal mais as pessoas que trabalham lá torna a vida do aluno um inferno

      Excluir
  8. Bom dia amigos! Alguém saberia esclarecer o seguinte: A mensalidade de julho, na verdade taxa de renovação, é no valor das minhas mensalidades anteriores. O valor é o somatório das matérias que cursei no primeiro período, ou seja, estas matérias eu já cursei e sendo assim, porque o somatório destas matérias é a taxa de renovação para o segundo período?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,

      As Universidades/Faculdades têm contratos SEMESTRAIS com os alunos. A renovação de matrícula nada mais é do que a PRIMEIRA MENSALIDADE do semestre seguinte, que é a continuação do seu curso.

      Se existem disciplinas do semestre anterior incluídas em boleto do semestre seguinte, pode haver uma equívoco/erro na emissão. Isso deve ser verificado.

      Mesmo que o aluno não estude o PRIMEIRO MÊS ou apenas freqüente algumas aulas do PRIMEIRO MÊS do semestre seguinte, existe a obrigação do pagamento da renovação (1º mês do semestre) em virtude do contrato firmado com a instituição de ensino, seguindo as Normas Legais.

      Infelizmente é assim que funciona.

      Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail do blog ou deixe novo comentário no assunto em questão.

      Obrigado!

      Um abraço e SUCESSO!

      Osmar Filho.
      17/07/2012

      Excluir
  9. Olá!
    Poderia me ajudar com uma dúvida?
    Na minha grade curricular deste período tenho 6 matérias para fazer, porém 2 delas são no mesmo dia e horário, sendo assim consigo fazer só uma delas.
    No lugar da outra eles incluiram uma matéria que nem existe na minha grade em nenhum período. E essa materia que não posso fazer por erro deles é pré requisito de outra matéria do proximo semestre, sendo assim no proximo semestre nao poderei fazer a matéria. O que posso fazer em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Bruna,

      Quero pedir desculpa pela demora na resposta ao seu questionamento, mas o dia hoje foi “corrido”.

      Primeiro, o sistema eletrônico da Estácio não poderia incluir para você DUAS DISCIPLINAS em um mesmo horário, pois daria CONFLITO exatamente no horário. A solução seria encontrar outro horário para uma das DUAS disciplinas. Pode Ser no mesmo dia, mas o horário OBRIGATORIAMENTE deve ser diferente. Se houve ERRO EXPLÍCITO da Estácio em relação à inclusão de DUAS disciplinas em um mesmo dia e horário e você não conseguiu, evidentemente, assistir as aulas das duas, você pode, ADMINISTRATIVAMENTE, procurar a COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO, explicar a situação e pedir no próximo período a QUEBRA DE REQUISITO DA DISCIPLINA que você não cursou por ERRO da instituição. Explique que lhe causaram um prejuízo. Que você foi prejudicada. Por isso, a Estácio terá por obrigação QUEBRAR O PRÉ-REQUISITO da disciplina em questão.

      Desta forma, querida Bruna, você irá cursar as duas disciplinas em um mesmo período. Ou seja, a disciplina de PRÉ-REQUISITO que você ficou impossibilitada de assistir no período seguinte, por ERRO EXCLUSIVO da Estácio e a disciplina do período subseqüente, que será cursada por você normalmente. As duas disciplinas, obviamente, em HORÁRIOS diferentes.

      Se não houver o reconhecimento por parte da Estácio em QUEBRAR O PRÉ-REQUISITO, a situação pode ser levada à Justiça, vez que houve prejuízo para você e já lhe caracterizou um DANO. Portanto, imprima tudo que puder do período que você cursa ou cursou e que deu problema, para fazer prova em Juízo, se necessário for. Previna-se, pois a ESTÁCIO é COVARDE desde “mil novecentos e antigamente”.

      Quero lembrá-la, vencedora Bruna, que será necessário preencher um REQUERIMENTO no famigerado “SIA” sobre a QUEBRA de PRÉ-REQUISITO, informando a DISCIPLINA e o motivo.

      Não perca tempo e não deixe que a Estácio “empurre com a barriga”. Haja de forma firme, SEM perder a razão e SEM medo. Mas converse com calma explicando tudo ao(a) COORDENADOR(A) do Curso para que ele(a) RESOLVA a situação.

      Espero ter esclarecido sua dúvida, mas, se precisar de qualquer outro esclarecimento, também pode enviar sua dúvida para o e-mail do blog que responderei.

      Anote, por favor: blog.osmarfilho@bol.com.br

      Um abraço e muita SAÚDE & SUCESSO!

      Osmar Filho.
      26/07/2012

      Excluir
  10. Em 08-08-2012 recebi um email da estacio informando ter sido aprovado em ultima chamada para cursar DIREITO com bolsA DE 100% PELO prouni,E AO CHEGAR LA NO DIA 09-08-2012 O COORDENADOR DO PROUNI.informou que não se tratava de bolsa e sim lista de espera,bom não fui unico a receber e sim mais de 100 pessoas estiveram no local tentando fazer sua matrícula e a estacio se negou informando que seriam chamados de acordo com a colocação no meu caso estava emntre os primeiros no dia 13 recevbi novamente outro email e fui ate a estácio que novamente se negou a fazer a matricula,desta vez acionei a força policial pelo 190 e foi autuado o TRO e encaminhado a delegacia para prestar um BO contra a Universidade,e fui informado que deveria tambem procurar a polkicia federal pois se tara de crime contra o estado,possivelmente desvio de bolsas do prouni para beneficio de terceiros.,acontece que novamente do dia seguinte recebei um novo convite para compararecer desta vez para o curso de engenharia,bom eu me inscrevi para direito ,e não engenharia,como dia limite para efetuar a matricula era dia 15-08-2012 fui informado pelo juridico de outra universidade e pelo proprio presidente da oab de minha cidade,niteroi se tratar de documento legal pois leva autenticação eletronica da universidade,e que deveria ´roceder da forma que eu estava fazendo,e mais entrar com um mandado de segurança e ainda depois acionar no civel pelos danos causados ,pela perda da bolsa do curso de direito integral,pois o ano letivo ja começou a 30 dias e hoje 18-08-2012 recebi outro email desta vez do prouni para ir na universidade ver a situação da bolsa,mas possiv elmente mais un engodo da universidade para enganar as pessoas,ai sim se trata de crime federal,e a estacio vai se lascar,no civel no criminal e na delegacia federal,pois acredita-se que pessoal dentro da universidade escolherm quem deve receber as bolsas ou estejam repassando para terceiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Piven, Boa noite, aconteceu a mesma coisa comigo, só que entrei com processo contra a Fic de danos morais e materiais e estou aguardando o juiz responder

      Excluir
  11. Muito boa esta sua declaração Osmar.

    Estou vivenciando algo parecido com o seu primeiro problema com a Estácio. Foi adicionado no meu registro débitos de um semestre no qual não cursei, impedindo a minha matricula neste semestre 2012.2.

    Fui em busca de resolver o problema pelo atendimento agendado, antes disso eu tinha ligado e até enviado e-mails, todos informaram que eu deveria agendar uma visita e ser atendido. Porém eles apenas informaram que por eu ter aceitado no portal o contrato este debito deverá ser pago.

    Realmente fui lesado em ter aceitado algo pelo portal do aluno, sem ter a consciência de que estaria efetuando uma matricula. Agora tem um débito absurdo para ser pago e não posso me matricular devido a isso. Me sinto bastante prejudicado.

    De acordo com sua experiência e conhecimento, quais são suas dicas para me ajudar a resolver este problema??

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leitor Sheeter,

      Se você EFETIVAMENTE não estudou no período em que foram colocados os DÉBITOS na sua matrícula e não consegue efetivar a sua matrícula por motivo do débito, anote, por favor: AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e PEDIDO LIMINAR.

      - Cabe uma OBRIGAÇÃO DE FAZER para EFETIVAR A SUA MATRÍCULA para o período que você quer estudar, Cumulada com uma INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e EXCLUSÃO dos débitos indevidos.

      - Procure um advogado ou você mesmo pode ingressar com a AÇÃO no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL da sua cidade e assinar, com o valor da causa até 20 salários mínimos (R$ 12.440,00). Com advogado o valor pode ser até 40 salários mínimos no Juizado Especial Cível.

      - PROVE que no período ou você não era aluno da instituição ou você fez o trancamento de matrícula. (Não sei qual foi o seu caso)
      Qualquer dúvida, envie e-mail para o blog: "blog.osmarfilho@bol.com.br" que explico suas dúvidas, se houverem.

      Grato pela participação e espero que tenha esclarecido seu questionamento.

      Sucesso!

      Osmar Filho.
      04/09/2012

      Excluir
  12. Boa noite,
    Gostaria de saber se a Universidade Estácio de Sá pode disponibilizar apenas 3 matérias para um aluno fazer, devido tais "pré requisito" que me parece absurdo e arbitrário. Pois um aluno tem cinco anos para cumprir o nível superior e por conta de uma determinada matéria, ou seja processual Civil fica presa por mais 2, 3, 4 até 5 anos a mais...Isso parece arbitrário, ilegal ou sei lá o quê...não sei o que devo fazer, já que fui diretamente à Coordenadora do curso do meu Campus e ela disse não poder fazer nada, mas, sei que é possível, pois outras pessoas conseguiram fazer mais do que 3 matérias, inclusive tive colegas que estavam fazendo a mesma que eu e puderam cursar aquelas que até agora eu não consegui mesmo sendo ela pre requisito do tal processual civil, dito no início.Diante disso quero gritar educadamente e calçada juridicamente falando. Então o que devo fazer? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor Anônimo,

      Existe a possibilidade de "QUEBRA DE REQUISITO" para que você possa cursar duas disciplinas em um mesmo período, ou seja, a DISCIPLINA que é PRÉ-REQUISITO e a DISCIPLINA SEGUINTE (do semestre seguinte).

      Para tanto, você deve explicar a situação ao coordenador do Curso, mostrando o prejuízo que terá se não houver a "Quebra de Pré-requisito".

      Tanto é que no "SIA" (Sistema de Informação ao Aluno) da Estácio de Sá, pela internet, você encontrará essa OPÇÃO. Procure informações na secretaria do seu Campus e converse também com o DIRETOR do Campus explicando sua situação.

      Qualquer dúvida, pode também enviar e-mail para o blog que eu responderei: "blog.osmarfilho@bol.com.br".

      Grato pela participação e SUCESSO.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      02/02/2013

      Excluir
    2. Obrigada Sr. Osmar.
      Vou tentar agora falar com o Diretor do Campus para resolver a questão, já que a coordenadora do curso diz nada poder fazer e tendo eu a certeza de que é possível, haja vista outros alunos terem conseguido,senão vou ter que ficar presa na faculdade por mais 3 ou 4 anos e, isso não acho justo e legal para com um aluno que tem lá suas dificuldade em pagar uma faculdade e com muitos sacrifícios.

      Existe alguma norma legal que dá a instttuição esse direito de prender os alunos por máximo de tempo ou é apenas uma maneira de ganhar mais e mais dinheiro?

      Excluir
    3. Prezada Luciana,

      Respondendo a sua pergunta no comentário acima, NÃO existe nenhuma Norma Legal que proteja a Faculdade, já que o que ela pratica é a ARBITRARIEDADE, contando com o seu PODER FINANCEIRO. E pratica isso para "EXTORQUIR" os alunos, cobrando mais mensalidades.

      Cabe a cada um de nós buscarmos nossos DIREITOS, na forma LEGAL.

      Não perca a RAZÃO!

      Isso mesmo, vá conversar com o DIRETOR do seu Campus, explique a sua situação, o prejuízo e solicite a QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO da disciplina que você precisa.

      Sucesso e um abraço!

      Osmar Filho.
      03/02/2013

      Excluir
  13. Estou tentando resolver um problema desde o dia 15/01 e ate o momento NADA! Faço dois cursos na estácio um presencial e outro ead, e no ead eu deveria ter isenção de 85% das disciplinas, abri requerimento e solicitei a isenção das mesmas que segundo a coordenação e a supervisão do campus a isenção era devida.Porem mais de um mes depois a Estácio deu como indeferido o meu requerimento alegando não poder isentar disciplina em 2 matriculas ativas. Tenho histórico do chat e e-mails que dizem que poderia ser isentas SIM! Fui até a coordenação ead, levei os comprovantes e a mesma foi buscar informação a Secretaria adjunta Vanessa que confirmou que o indeferimento era devido. Indaguei que esta informação não consta no contrato, e qual o embasamento utilizado e critério para o indeferimento , e recebi a seguinte resposta: Não esta escrito em lugar algum , apenas não pode! Resumindo, estou perdendo aulas, paguei 3 mensalidades e não estou cursando, e NÃO querem cancelar a minha matricula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Aline,

      Sua questão, pelo que me contou, somente JUDICIALMENTE.

      Se quiser enviar um e-mail para o blog, posso lhe explicar o procedimento, embora você esteja perdendo aulas.

      Escreva para o e-mail "blog.osmarfilho@bol.com.br" para maiores informações.

      Um abraço e aguardo o contato.

      Osmar Filho.
      05/03/2013

      Excluir
  14. BOM EU INFELISMENTE TAMBEM NÃO TIVE SORTE COM A TÃO FAMOSA ESTÁCIO DE SÁ.. POIS FAÇO BACHAREL PRESENCIAL E MEU CURSO SEMPRE EFETUEI PAGAMENTO ANTERIO O VENCIMENTO,E SEMPRE NO VALOR DE 300, 400 REAIS E NUNCA FIZ MAIS QUE 6 MATÉRIAS. E SIMPLISMENTE A "ESTÁCIO" ME ENVIA UMA FATURA COM VALOR DE 1,259,00 PARA PAGAR! E ENTÃO FUI A SECRETARIA E PEDI EXPLICAÇÃO DO VALOR E ME AFIRMARAM QUE EU DEVERIA PAGAR POIS É ESPELHO DE MATÉRIAS E BOLETOS ANTERIORES. E ENTÃO NO MEU BOLETO VEIO UM "CRÉDITO NO VALOR DE 700 REAIS AO QUAL NEM A ´SECRETARIA SOUBE EXPLICAR E NEM ELES LIGANDO PARA O RIO E PEDIR EXPLICAÇÃONÃO SOUBERAM FALAR NADA E NAO RESOLVERAM NADA! ENTÃO É ASSIM.. VC É OBRIGADO A PAGAR UM BOLETO DESSA ALTURA SENDO QUE PARA JUSTIÇA E LEIS NÃO EXISTE ESPELHO DE NADA PARA PAGAR!E OUTRA QUE ME APARECEU AGORA FOI : TENHO UMA MATÉRIA CHAMADA ESTÁGIO SUPERVISIONADO E EXIGEM RELATÓRIO DE UMA VISITA TÉCNICA A PICO DA BANDEIRA E ENTÃO PERGUNTEI NA UNIVERSIDADE AO PROFESSOR SE EU NÃO FOSSE , SE EU PODERIA FAZER ALGUM TRABALHO PARA RESPONDER ESSE RELATÓRIO E A RESPOSTA FOI : SE VOCÊ NÃO FOR VC REPROVA!!! AGORA ME FALA UMA SEGUINTE QUE TIPO DE UNIVERSIDADE É ESTA EM QUE QUER OBRIGAR A UM ALUNO A PAGAR UM BOLETO DE MIL REAIS E AINDA PAGAR 480,00 REAIS DE VISITA TÉCNICA? POR QUE ISSO NÃO PASSA DE UMA PALHAÇADA! E NÃO VOU FICAR PARADA OLHANDO ISSO NÃO! IREI VALER MEUS DIREITOS COMO CIDADÃ NA JUSTIÇA SE A SECRETARIA FAZ QUESTÃO DE FAZER CARA FEIA QUANDO QUERO RESOLVER NUMA BOA E AINDA TE TRATAM COM ABUSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora,

      A cobrança INDEVIDA de mensalidade que a Estácio fez contigo você facilmente reverte isso na JUSTIÇA.

      Não fique preocupada com "CARA FEIA" ou qualquer outro tipo de INTIMIDAÇÃO de funcionários da Estácio, porque muitas das vezes eles NÃO resolve absolutamente NADA!

      Se for preciso, procure o DIRETOR do Campus para resolver qualquer problema seu. E documente tudo.

      E ingresse na JUSTIÇA para requerer o reparo do DANO MORAL que a Estácio tem feito você sofrer.

      Grato pela visita e participação no blog.

      Um abraço e NÃO desista dos seus objetivos!

      Osmar Filho.
      18/03/2013

      Excluir
  15. Muito Obrigado Osmar pelas palavras! irei sim recorrer na justiça essa falta de respeito e danos morais contra minha pessoa, e sinceramente estou até desistindo de continuar minha graduação por que quando não é isso, é uma matéria em que exige que o aluno pague 480,00 e se não fizer ainda é reprovado! onde este mundo vai parar? eu ja contactei meu advogado e o procon o mesmo me orientou pagar este valor por causa dos juros e na justiça vão ter que me idenizar pelo abuso e o boleto. to muito nervosa com essa faculdade que só diz ter nome e não é nada!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde,

    eu mandei minha documentacao para segunda graduacao na estacio e assinei o contrato em Novembro/2012. Porem como trabalho offshore com regime de 14 x 14 - queria conversar antes com o coordenador do curso.
    Em fevereiro quando coordenador voltou de ferias 25/02/2013 fui ate a faculdade e conversei com o mesmo e ele informou que nao concordava que eu fizesse o curso.
    Nao paguei entao a matricula e as aulas comecaram em 25/02/2013.
    Hoje 06/04/2013 recebi email de um professar avisando as datas das provas - entao por curiosidade acessei o site da estacio e falei com um atendente e com o meu CPF ele informou que eu estava matriculada e que devo pagar as mensalidades de fev/mar/abril - entao questionei dizendo que nao havia feito a matricula - entao ela respondeu que a matricula foi isenta pela estacio.
    ou seja nao fui avisada - nao sabia desta isencao e anda tenho que pagar - como posso proceder?

    sds

    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Elaine,

      Recebi seu e-mail com a apresentação do seu problema acima.

      Desta forma, favor verificar seu e-mail e, caso não tenha recebido, irei postar a resposta do e-mail aqui nos comentários.

      Aguardo sua reposta por e-mail.

      Grato por sua visita e participação.

      Osmar Filho.
      06/04/2013

      Excluir
  17. Bom dia, recebi a informação de que estou com débitos nessa faculdade, só que minha matricula foi trancada a mais de um ano, eles reabriram minha matricula sem minha autorização, quando entro no SIA aparece o contrato de prestação de serviço, que por inúmeras vezes clico em NÃO ACEITO, o que não adianta pelo visto.
    Agora recebi a informação de que tenho um débito de R$ 1.262,25.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lígia... Bom dia!

      O seu caso é mais uma ILEGALIDADE praticada pela Estácio.

      Peça o Cancelamento/Exclusão do débito pelo SIA, através de um requerimento, explicando que sua matrícula está cancelada.

      Imprima o requerimento para você e guarde. Espere o prazo para o atendimento do requerimento que você fizer sobre o assunto.

      Se, contudo, não for resolvido o caso na forma administrativa. Com os documentos que você tem guardado, inclusive o requerimento sobre o trancamento, você pode ingressar JUDICIALMENTE contra a Estácio requerendo o Cancelamento/Exclusão do débito inexistente e cobrança ILEGAL, bem como, na mesma Ação, uma Indenização pelo Dano Moral sofrido.

      Sobre a Ação, detalhes eu explico quando você precisar e se precisar, pelo e-mail do blog, conforme costumo fazer para aqueles que desejam requerer seus direitos na esfera Judicial.

      Um abraço e SUCESSO, sempre.

      Grato pela sua participação!

      Osmar Filho.
      17/04/2013

      Excluir
  18. Boa tarde amigo

    Também estudo na Estacio e estou tendo varios problemas, escolhi ensino precensial, e tenho uma materia on line, reclamei e a Estacio informou que esta dentro da lei do mec de colocar 20% do curso on line, depois tive o problema de professores postarem em seus blogs particulares uma coisa e no SIA, que por sinal nao funciona direito outra coisa, porém o do SIA estava errado, confundiu a cabeça de todos da turma, depois na renovação da matricula me tiraram 20% de desconto e so consegui recuperar 10% dos 20% retirados, agora nessa prova de AV1 a professora combinou uma avaliação de prova valendo 8 pontos e trabalho valendo 2 pontos na aplicação da prova tinha varios erros que foi solicitado aos alunos que fizessem a correção(rasuras), so que ela cometeu um erro maior ainda formulou uma prova valendo 9 pontos e na entrega da prova com as notas disse que tinha cometido um erro que formulou uma prova valendo 9 pontos e que o trabalho so valeria 1 ponto, tirando 1 pontos de todos para consertar seu erro, e assim prejudicando varios alunos, fui ate a estacio e fiz uma reclamação a estacio me respondeu essa semana que minha reclamação tinha sido indeferida, parece que na Estacio estão sempre um defendendo o erro do outro com isso ate mesmo desanimando os alunos a estudar, inclusive hoje me dia se fala muito que os formandos de hoje serão pessimos profissionais, mais se fala de uma maneira que a culpa é dos formandos e nao se analisa o tipo de ensino que também é dado a eles, que no caso da Estacio tem sido ate então pessimo:

    Amigos um grande abraço e desculpa o desabafo

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Renato,

      Seu caso pode e deve ser resolvido na forma administrativa, se a Estácio quiser, claro.

      O curso presencial pode realmente ter disciplinas on line. No curso de direito, salvo engano, fiz apenas 02 disciplinas on line, que não eram aulas de Direito.

      A questão sobre os professores que utilizam blogs para postarem uma coisa referente às aulas e no SIA informar outra coisa, isso NÃO pode ocorrer, pois causa grave dano aos alunos (Conflito de informações). Desta forma, você e seus colegas devem organizar um abaixo-assinado com a assinatura de todos, explicando o que aconteceu na referida disciplina com o professor.

      Faça uma síntese do problema em uma folha, explicando o fato e mostrando que os alunos subscritos (que assinaram a folha logo abaixo) NÃO concordam com o fato ocorrido e que requerem a resolução do problema pela coordenação. Para agilizar a questão, entregue o documento para o(a) coordenador(a) do seu Curso com uma cópia para a Direção.

      Atenção, quando vocês forem entregar o documento, tire uma cópia de cada, para que a pessoa que for receber possa assinar na cópia que irá ficar com os alunos, como prova de que a Coordenação e a Direção da Estácio receberam o referido documento, ok?!

      Nesse documento em que os alunos vão explicar o ocorrido, relate tudo, brevemente, inclusive, sobre a mudança de pontuação da prova, que não pode ocorrer da forma que foi, devendo a professora, manter o que foi acordado anteriormente. A mudança não pode prejudicar os alunos.

      Depois disso, se na sua Turma não tiver um Líder de Turma, reúna os alunos e forme uma comissão com 02 ou 03 alunos representando todos, para que estes possam representar todo o grupo junto à Coordenação do Curso e na Direção.

      Se nada for feito de forma administrativa, cada aluno pode ingressar JUDICIALMENTE contra a Universidade para requerer a reparação do dano causado pela instituição, bem como rever tudo que foi feito de errado.

      Sobre a Ação, depois da via administrativa, envie e-mail para o blog que posso explicar como pode ser feita.

      Um abraço e espero que resolva a questão na forma mais breve possível.

      Qualquer dúvida sobre o que foi escrito acima, envie e-mail para o blog ou faça outro comentário solicitando as explicações pertinentes.

      Sobre a deficiência de alunos, em serem maus profissionais... tudo é muito relativo. Se o aluno se esforçar, mesmo que o professor não seja o melhor e não tenha didática para ensinar, o próprio aluno pode compensar isso buscando informações e tirando dúvidas com profissionais da área ou buscando informações em livros e na própria internet mesmo.

      Cada um deve acreditar que é capaz e não permita que ninguém impeça de alcançar o OBJETIVO. Continue o caminho e busque o DIREITO que cada um julga ter. Não deixe que as ILEGALIDADES desanimem vocês.

      Um abraço a você, extensivo a todos os seus colegas da Turma.

      Sucesso a TODOS!

      Osmar Filho.
      17/04/2013

      Excluir
  19. Bom Dia!

    Infelizmente eu estou sendo vítima dessa... também.

    eu a pouco tempo bem no finalzinho das provas AV3 do 1º periodo solicitei o trancamento da minha matricula, pois minha intenção era ir para outra faculdade.

    Sendo que a data que foi para solucionar o trancamento (indeferiu), daí chega a fatura de renovação de matricula para o proximo período.Eu fui na gerencia academica me informei e expliquei a situação a pessoa na qual me atendeu disse que era para não efetuar o pagamento se não ativaria minha matrícula, mais depois de 1 semana retornei para solicitar outro trancamento de matricula que está (em andamento),então ok até então não estava tão preucupada

    No mesmo mês ( 07/2013) me chega outra fatura insistindo para pagar o valor da renovação, NÂO efetuei o pagamento, sendo que esta me procupando,

    Agendei um antendimento apouco tempo para retirada dos meus documentos em 24/07/2013 tipo: Declarações, situações academicas, historico escolar etc. e tive ainda que pagar R$ 60,00 pelas documentações. Gostaria de algum conselho sobre a minha situação.
    séra que deveria pagar esta fatura? ficarei muito grata.

    ResponderExcluir


  20. Prezada leitora,

    O mês 07/2013 é mês de renovação. É preciso saber o que diz no boleto. Normalmente vem escrito "REMATRÍCULA".

    Procure a Direção do Campus para verificar a sua situação novamente. Se a secretaria não resolve, procure a DIREÇÃO.

    Na minha opinião, NÃO PAGUE, exceto se você tiver algum débito que você ainda não quitou.

    Sobre o valor de R$ 60,00 que você pagou, normalmente é cobrado R$ 10,00 por documento. Não sei se modificou alguma coisa da época que eu estudei.

    Qualquer dúvida, pode enviar e-mail que eu responderei: blog.osmarfilho@bol.com.br

    Um abraço!

    Osmar Filho.

    21/07/2013"

    ResponderExcluir
  21. Olá, faço o curso de Direito nesta instituição e queria uma informação, quantas disciplinas eletivas preciso fazer.Já perguntei a várias pessoas e ninguém sabe responder, nem a coordenadora do curso. Fiz apenas duas eletivas e cinco optativas, grata.Anne.

    ResponderExcluir
  22. "Anne, sinceramente, não fiz nenhuma disciplina "ELETIVA", muito menos "OPTATIVA".

    Fiz somente as disciplinas regulares (OBRIGATÓRIAS) para a conclusão do curso. Não me lembro o nome técnico das disciplinas consideradas regulares. Você não precisa cursar NENHUMA disciplina "OPTATIVA" para a graduação.

    Creio que seja melhor você procurar o DIRETOR da instituição para esclarecer a sua situação.

    Grato pela participação.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    22/07/2013"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Osmar. As matérias obrigatórias aparecem no SIA como MÍNIMAS.Também não estou cursando matérias Eletivas ou Optativas.Mas verificarei se irão condicionar essas matérias à liberação das matérias mínimas.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Prezada Cristiane, seu caso é mais um exemplo de desrespeito ao aluno.

    Ingresse com uma AÇÃO JUDICIAL para que seus trabalhos e provas sejam devidamente corrigidos e com pedido de INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL sofrido pela instituição.

    Não se deixe intimidar pelas ameaças de qualquer pessoa por parte da Estácio.

    Se quiser alguma outra informação sobre a Ação Judicial, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei.

    Um abraço e sucesso na empreitada.

    Osmar Filho.
    28/07/2013"

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!
    Gostaria que me ajudassem então, faltam 02 matérias para finalizar minha graduação, o problema é que pela segunda vez não tem turmas para as matérias( no caso, Projeto final que agora dividiram em duas matérias), sendo que da primeira vez tive que trancar e fiquei trancado por quase 2 anos e agora se eu não fizer as 2 matérias, por falta de turma, eles poderão me jubilar?

    ResponderExcluir
  26. Prezada Cami,

    É outro absurdo que fizeram contigo. Você precisa ingressar com uma Ação Judicial (AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL) para que a Faculdade aplique as disciplinas para você terminar a graduação. Cabe também o pedido de indenização moral cumulado.

    Faça isso rapidamente. Qualquer dúvida sobre a AÇÃO JUDICIAL, favor enviar e-mail para o blog que lhe responderei: "blog.osmarfilho@bol.com.br"

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    31/07/2013"

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de também reclamar da Estácio de Sá, Interlagos/SP
    Ela tem um grade de disciplina fechada, e no ultimo semestre inclui duas disciplinas que eram eletivas como obrigatoria. Logo, ficamos indignados com o absurdo, pois foi feito um procedimento sem comunicar aos alunos. Desta forma, vamos entrar com uma ação na justiça contra a estacio de s.paulo também.

    ResponderExcluir
  28. BEM ESTOU INTERESSADA A FAZER GRADUAÇÃO DE FARMACIA NESTA UNIDADE DE ENSINO MAIS RESPECTIVAMENTE ESTOU RECEOSA EM TER PROBLEMAS POIS MEU MARIDO TEM DIREITO A 30% DE DESCONTO E MEU IRMÃO CURSA DIREITO NO RJ E TEM UM TAL DE DESCONTO FAMILIA DE 10%...OS ESCLARECIMENTOS SÃO OTIMOS E A ATENÇÃO É PRORIDADE...MAIS JÁ FIQUEI UM POUCO RECEOSA PELO ATENDIMENTO DO RECEPCIONISTA POR SER SECO EM PALAVRAS COMO SE FOSSE UM ROBO OU ALGUÉM QUE SÓ PODERIA FORNECER TAIS RESPOSTAS..BEM A ESTACIO FICA AKI NO RECIFE NA AV. ABDIAS DE CARVALHO ME AJUDE COM UMA SUGESTÃO AGRADECIDA!!!

    ResponderExcluir
  29. FIZ A MINHA INSCRIÇÃO NA ESTACIO PARA FAZER GRADUAÇÃO DE FARMACIA...E DEPOIS DE TANTAS RECLAMAÇÕES E INSATISFAÇÃO FIQUEI COM RECEIO...MEU MARIDO TEM DIREITO A 30% DE DESCONTO PELO O CONVÊNIO COM A EMPRESA E MEU IRMÃO FAZ DIREITO EM RJ E POR ESSE MOTIVO GANHO UM TAL DE DESCONTO FAMILIA DE 10% FOI TUDO MUITO BEM EXPLICADO PELO O TELEFONE MUITOS AGUARDE POR FAVOR..OBRIGADO..E NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO O RECEPCIONISTA POIS FIZ A INSCRIÇÃO NA PROPRIA ESTACIO, PARECE-ME MUITO ELETRONICO...COM PALAVRAS QUE TALVEZ MUITO USADAS NO SEU DIA-A-DIA E RISPIDEZ...BEM ME AJUDE NESSA INDECISÃO POIS DEPOIS DE TANTAS RECLAMAÇÕES FIQUEI DESISTIMULADA...A ESTACIO FICA EM RECIFE NA AV.ABDIAS DE CARVALHO..AGRADECIDA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora, você precisa marcar horário para conversar com o Diretor do Campus onde você estuda ou fez a sua inscrição.

      Não se intimide com tratamento "animal" feito por algum funcionário ou funcionária da Estácio, pois isto é bem comum nesta instituição. No entanto, anote o nome do(a) funcionário(a) para que possa reclamar na direção do Campus.

      Busque seus direitos e não deixe se enganar com falsas promessas que não são cumprida pela Estácio.

      Sucesso na empreitada e grato por sua participação no blog.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      22/08/2013

      Excluir
  30. Boa noite. Estou indignada com a Estácio! Minha colação de grau seria no dia 31 de agosto, ao chegar hoje na campus para buscar os convites, fui informada que estava devendo 4 horas de oficina de leitura, sendo que eu fiz até mais do que o necessário. Verifiquei que a última não foi computada, mas não tenho como provar que fiz, já que a Estácio não da nenhum recibo de oficina de leitura. O mais engraçado é que eu recebi e-mail e mensagem por celular informando a necessidade de eu ir buscar os convites pois minha formatura estava chegando! Estou trabalhando num escritório como advogada e ganhando como assistente mesmo já tendo passado na OAB pq a Estácio não poder fazer a colação antes da data oficial da cerimônia. Tô perdendo dinheiro com isso, já que ainda anão pude dar entrada na carteira da OAB pq não tenho a certidão de colação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora, respondi o seu comentário acima por e-mail, já que você me enviou a mesma informação. Espero que a resposta a ajude a resolver a sua questão urgente.

      Qualquer dúvida, favor fazer novo comentário ou enviar outro e-mail que responderei.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      23/08/2013

      Excluir
  31. BOM DIA ! TENHO PASSADO AQUI EM SÃO PAULO POR MUITOS COSTRANGIMENTOS NA ESTÁCIO, ESTOU NO 4 SEMESTRE DO CURSO DE RH E AGORA FUI INFORMADO QUE NÃO IREI CONCLUI CURSO NO 4 E SIM NO 5 SEMESTRE PORQUE A GRADE QUE A FACULDADE ESTÁ OFERTANDO NÃO BATE COM A GRADE QUE PRECISO CURSAR PRA FINALIZAR. NEM SEI QUE FAZER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hugo, não tenho dúvidas de que a ESTÁCIO está te enganando em relação à GRADE CURRICULAR.

      Compare a grade do INÍCIO do seu CURSO e a GRADE que a Estácio está lhe IMPONDO agora, no final.

      Se houver diferença, cabe a você o CUMPRIMENTO da GRADE preliminar (inicial). Se isso não for acatado, você terá de ingressar com uma AÇÃO JUDICIAL para resolver a questão, inclusive, com possível INDENIZAÇÃO pelo dano sofrido, qual seja, atraso na conclusão do Curso.

      Qualquer dúvida, favor fazer novo comentário ou enviar e-mail para esclarecer os fatos: blog.osmarfilho@bol.com.br

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      28/08/2013

      Excluir
  32. ENTÃO OSMAR A COORDENADORA ME INFORMOU QUE A FACULDADE NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE COLOCAR UM PROFESSOR EXCLUSIVO PARA ME DAR AULA, JÁ QUE A GRADE QUE ELES ESTÃO OFERTANDO ESSE SEMESTRE EU JA CURSEI NA ESTACIO DE SALVADOR,MAIS QUANDO A COORDENADORA ACEITOU MINHA TRANSFERENCIA A MESMA ME INFORMOU QUE EU ME FORMARIA ESSE ANO ,SO QUE GORA A HISTORIA MUDOU COMPLETAMENTE, FOI UMA SUCESSÃO DE ERROS DESDE DA MINHA MATRICULA UM FUCIONARIO ME MATRICULOU NUM CURRICULO ERRADO, ISSO ESTOU COM 2 MATERIAS A MAIS QUE A TURMA,EU MANDEI UM EMAIL NA OUVIDORIA DA ESTACIO RECLAMANDO DE TUDO QUE VENHO PASSADO E CHAMEI A PESSOA QUE FEZ A MINHA MATRICULA DE INCOMPETENTE, DEPOIS DISSO O DIRETOR SE OFENDEU E PARECE QUE NEM QUER ACEITAR MAIS A MINHA MATRICULA, O ULTIMO DIA DE MATRICULA FOI NO DIA 30, O MESMO FICOU DE ME DA UM RETORNO E NADA ATE AGORA, TENHO CERTEZA QUE QUANDO ELE ME RETORNAR VAI DIZER QUE PERIODO DE REMATRICULA JÁ PASSOU, DIANTE DISSO QUE DEVO FAZER .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hugo, o seu caso será resolvido apenas com uma AÇÃO JUDICIAL, já que a Estácio continua teimando com a IRREGULARIDADE. Além disso, a Faculdade lhe prejudicou em relação à grade. A COVARDIA contigo é GRANDE e não deixe isso passar em "branco".

      Cabe uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER e INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e você pode ingressar no Juizado Especial Cível da Cidade onde você mora.

      Para explicar como você faz, me envie um e-mail que lhe responderei. (blog.osmarfilho@bol.com.br)

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      01/09/2013

      Excluir
  33. gostaria de uma orientação, estou preste a perder o fies pela desorganização da fic, no segundo semestre, eu fiquei gravida e sofri um acidente com meu marido, e quase perco meu bebê, precisei ficar de repouso absoluto, quando eu fui deixar o atestado para entrar no regime especial o sistema da fic não aceitou, e a moça do atendimento muito inguinorante disse que eu tinha vizinha para ir deixar, como se fosse a dona da fic, então fui ao meu coodernador que ficou responsavél, mais o inresponsavél simplesmente perdeu meu atestado, detalhe fiquei reprovanda no semestre todo por falta e por falta de nota. gostaria de uma orintação a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora,

      Sua situação é delicada, mas a IRRESPONSABILIDADE da Faculdade (FIC) é impressionante!

      Sobre o atestado, se você não fez uma cópia antes de entregar, resta requerer, por escrito, a cópia completa do seu PRONTUÁRIO MÉDICO de todo o período que você ficou internada no hospital, pelos problemas de saúde que teve, e que impediu você de estudar. O Hospital é OBRIGADO a lhe entregar uma cópia do PRONTUÁRIO MÉDICO, desde que você faça o requerimento. Veja o procedimento do Hospital e peça a cópia completa do seu PRONTUÁRIO MÉDICO.

      Acredito que seja bom também você conversar diretamente com o DIRETOR do HOSPITAL para explicar o assunto e pedir uma DECLARAÇÃO ou, se possível, novo atestado médico, confirmando a situação, já que o atestado que você recebeu foi extraviado pela Faculdade.

      Para resolver a questão da REPROVAÇÃO, você poderá ingressar JUDICIALMENTE contra a Faculdade para requerer o DANO MORAL SOFRIDO, provando que houve IRRESPONSABILIDADE da instituição ao extraviar o ATESTADO MÉDICO e não lançar no sistema da sua incapacidade de frequentar as aulas naquele período.

      Neste caso, você vai precisar de PROVAR que entregou o atestado médico na Faculdade e a irresponsabilidade foi da instituição. Sobre o seu problema de saúde, a CÓPIA do PRONTUÁRIO MÉDICO irá PROVAR o fato.

      Não tem como voltar o tempo perdido, mas houve DANO a você e deve ser reparado. Qualquer esclarecimento sobre a AÇÃO JUDICIAL, envie e-mail para o blog que eu explicarei possíveis dúvidas ou detalhes: "blog.osmarfilho@bol.com.br".

      Lamento por esta situação. Isso prova bem o DESPREPARO das pessoas que trabalham nas instituições de ensino. Mas não deixe a situação ficar esquecida. Busque seus DIREITOS, SEM MEDO.

      Um abraço e Deus a abençoe na caminhada!

      Osmar Filho.
      09/09/2013

      Excluir
  34. Olá Osmar.

    Realmente, ninguém merece o tratamento que a Estácio dá aos seus alunos.
    Cumpri todos os requisitos para a colação de grau e na semana passada quando fui buscar os convites da colação que será amanhã, descobri que o meu nome não estava na lista de formandos. Voltei na Estácio na sexta e fui informada que eu poderia participar da cerimônia, mas que não poderia assinar os papéis para pegar um certificado de conclusão do curso e dar entrada no diploma. A responsável disse que por eu ter entregado meus documentos tardiamente, não deu para ela me incluir na lista. Isso é mentira, pois entreguei tudo o que faltava em junho e teve um colega de turma que entregou o documento que faltava para ele no último dia para a entrega que foi em agosto. No dia 1 de outubro tenho que abrir requerimento para fazer colação especial. Por incompetência deles, vou ter dois trabalhos: ir à faculdade no dia que eles determinarem para a colação especial e outra para pegar o diploma. Estou muito aborrecida, pois cumpri todos os requisitos para a colação de grau oficial. Posso entrar com uma ação de danos morais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora,

      O que fizeram contigo é outro ABSURDO!!! Você PODE e DEVE ingressar com uma AÇÃO POR DANOS MORAIS, sem dúvida nenhuma.

      Não deixe a situação ficar do jeito que está, sem que a Estácio responda por essa ARBITRARIEDADE e COVARDIA comuns que ela pratica constantemente. Uma pergunta: é a Estácio Cabo Frio?

      Qualquer dúvida sobre a AÇÃO JUDICIAL, envie e-mail que eu lhe explicarei os detalhes. (blog.osmarfilho@bol.com.br)

      Um abraço e agradeço a sua participação!

      Osmar Filho.
      12/09/2013

      Excluir
  35. Olá Osmar, por favor poderia me dar uma orientação. Também estou sendo vítima da ilegalidade da Universidade Estacio de Sá.No 2 semestre do ano passado, iniciei a graduação EAD de Gestão de processos. No entanto,no mês de outubro/2012 eu precisei fazer uma viagem a trabalho e por este motivo precisei abondonar o curso.Fiquei com débitos de R$660,00 referente aos meses de out/ nov e dezembro.Devido o tempo que fiqui fora acabei perdendo os boletos dos meses de out e nov, só tinha o de dezembro. Realizei o pagamento do mesmono valor de R$ 220,00. Restaram então R$440,00 de débitos referente aos meses de out e nov. Procurei pessoalmente a instituição para acertar os débitos restantes e fui informada que uma negociação já havia sido ralizadae minha matrícula renovada com os débitos diluídos para o 1 semestre de 2013, num total de R$ 1150,00.Gostaria de deixar claro que em nenhum momento eu fiz nenhum tipo de negociação e Não renovei a minha matrícula. Não fiz nenhum tipo de ativação e não estudei. Por várias vezes fiz contato com a administração da universidade para resolver o problema, pedi a revisão dos débitos, eles sempre enrolaram a solução do problema e por final informaram que não tinham como retirar os débitos. Me sinto muito prejudicada, pois o que eu mais quero é pagar a minha dívida , mas quero pagar o valor justo. Por favor, me de uma orientação de como proceder. Desde já agradeço sua atenção.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, seu comentário foi respondido por e-mail, já que você enviou o mesmo relato para o e-mail do blog.

      Um abraço e obrigado pela participação!

      Osmar Filho.
      26/09/2013

      Excluir
  36. Olá, Osmar, boa noite!

    Poderia fornecer alguma informação sobre o caso que acredito eu seja de cobrança indevida?
    Estão me cobrando retroativamente, desde julho, duas matérias que só iniciaram em outubro. As matérias são estudo dirigido e tenho e-mails pra confirmar que o primeiro contato do professor foi no dia 10 de outubro. Além disso, o valor das disciplinas "por e-mail" são iguais às presenciais, o que também é um absurdo.
    Existe alguma prerrogativa legal para esse meu caso?
    Nesse mês com os "acertos de débito" estão me cobrando 3 mil reais!!!!!
    Muito obrigada.
    Abraço, Joana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Joana, acredito que a cobrança sobre a disciplina incluída no meio do semestre seja INDEVIDA sim.

      A disciplina deveria ser incluída no início do semestre. Se foi incluída em outubro, a cobrança deveria ser feita a partir do mês de outubro, isso é a lógica. Mas para a Estácio isso não funciona assim.

      Desconheço a regulamentação sobre o valor entre uma disciplina presencial e outra à distância. De qualquer forma, você deve procurar a COORDENAÇÃO do seu curso ou, em último caso, a esfera administrativa, o DIRETOR do CAMPUS.

      Pergunte sobre o preço cobrado para a disciplina cursada à distância e a presencial. Além disso peça para excluir a cobrança retroativa no acerto do seu débito.

      Se nada for feito na forma ADMINISTRATIVA, ingresse com uma Ação Judicial para acertar a sua situação.

      Qualquer dúvida, pode enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei.

      Grato pela visita ao blog e um abraço!

      Osmar Filho.
      30/10/2013

      Excluir
  37. Olá Osmar, boa tarde.
    preciso muito da sua orientação e tire-me desse sufoco que estou vivendo.
    Fiz minha matricula atrvés do site da Universidade Estacio, pra cursar Direito em Salvador-ba, fiz a matricula e enfim fiz o pagamento no qual estou confirmando a minha matricula. Quando chegou o inicio das aulas não pode ir cursar, e logo eles me ligaram e eu expliquei a algumas dessas atendentes que não ía cursar que tinha desistido e nenhuma delas me orientaram a vir aqui na unidade, enfim começaram vir boletos em meu nome. elas ligavam todos os meses e eu explicava que não tava estudando não cheguei a estudar e elas diziam que só ligvam pq contava meu nome ainda no sitema mais iriam retirar, nenhum momento elas falaram que os boletos tinha sido gerado pq efetuei o pagamento da matricula. agora em dezembro veio um boleto e um da empresa SPSC, em que meu nome esta sendo incluso no SPC pela empresa Esatcio de Sá, ele querem que eu pageu por uma coisa que eu não usei, nunca cursei nem um só dia, não ultilizei do produto, não consumi e eles dizem apenas que eles não podem fazer nada que eu devo quitar o débito pra fico ok com a empresa. me oriente, posso mover um processo de pequenas causas contra essa empresa ou não eu realmente deveria ler todos os termos antes de firmar pagamento. lembrando que não assinei um só documento, tudo que fiz foi eletronico. me ajude obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Colega,

      Você teria de ir na unidade para a qual você fez a matrícula e realizar o TRANCAMENTO de matrícula quando decidiu que NÃO poderia estudar. Se você não fez isso, a faculdade entende que você é aluna regular.

      Agora você terá de explicar a situação, mostrar que NÃO frequentou as aulas e pedir a EXCLUSÃO dos débitos, pessoalmente, na unidade.

      Infelizmente a Estácio pode NÃO atender o seu pedido e você então terá de ingressar JUDICIALMENTE se NÃO conseguir resolver o problema da forma ADMINISTRATIVA.

      Se precisar de mais alguma ajuda, envie e-mail para o blog que eu responderei. (blog.osmarfilho@bol.com.br)

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      13/12/2013

      Excluir
  38. Boa noite. Eu percebi q vc teve muitos problemas com a Estácio e tem se saido bem. Eu tambem tenho tido muitos problemas com ela sendo esses o principal o trancamento. Eu fiz meu pedido de trancamento pois co seguir passar numa faculdade particular. Depois de fazer duas solicitações e esperar quase um mês pra cada solicitação ser indeferida eu fui na Estácio e fui pedir o trancamento. Mesmo assim nao deu em nada e a mulher q me atendeu falou q era so eu nao pagar os boletos q seria trancado automaticamente. Fiz o pedido em 2012.1. Janeiro. Hoje eles estão me cobrando 1 período e colocando meu nome no SPC. Eu descobri, se nao tiver enganado, que existe uma lei q faz com q a Estácio nao possa me proibir de trancar a matricula por causa de falta de debito com esta faculdade, vc q é um bom entendendor e sabe de advogacia podia mostrar o caminho:

    Art. 6o São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.

    Abaixo segue minha solicitação negada pela a Estácio.
    https://www.dropbox.com/s/erx26i94wm7fmnj/trancamento%20estacio%201.jpg

    Espero muito sua opinião. Nao sei o q faço
    Att
    Andre Chalhub

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André,

      A Faculdade NÃO pode impedir o seu trancamento de matrícula. Se você tem os documentos que PROVAM o seu trancamento e a Faculdade NÃO quer efetuar o trancamento, ingresse com uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e ANTECIPAÇÃO DE TUTELA no Juizado Especial Cível da cidade onde você mora.

      Sobre o fato do inadimplemento, enquanto estiver em vigor o contrato semestral, a Faculdade NÃO pode impedi o aluno de fazer quaisquer provas ou atividades pedagógicas. Também NÃO pode impedir de entregar quaisquer documentos escolares ao aluno, inclusive o Histórico Escolar completo para motivo de transferência. Qualquer débito com a Faculdade, a mesma deve utilizar os meios legais para efetuar a cobrança, como por exemplo, uma Ação de Cobrança Judicial.

      Sendo assim, tudo que a Estácio faz contigo é ILEGAL. Ingresse judicialmente e faça valer seus direitos.

      Qualquer dúvida sobre a Ação Judicial a ser intentada contra a instituição, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu esclarecerei.

      Um abraço e SUCESSO!

      Osmar Filho.
      14/12/2013

      Excluir
  39. Estou tendo um problema com a Estácio de Sá de Cabo Frio, Este mês recebi um e-mail e uma carta da mesma dizendo que meu nome estaria sendo incluído no spc por divida. Não entendi pois tranquei minha matricula antes da primeira prova iniciar, não frequentei nenhuma aula, porque me puseram em turma errada. Fui até a instituição ter informações, um atendente com uma cara de tacho e sem informações não me explicou nada.
    Vou procurar meus direitos, não aguento mais isso, a Estácio e muito desorganizada,tem seus funcionários que são o cartão de entrada da instituição mal informados e hostis.
    Peço orientação, desde já agradeço.
    Fabiana Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!

      Faça isso, busque seus direitos... vá até à instituição e mostre o seu comprovante de TRANCAMENTO DE MATRÍCULA, o que impede a cobrança de mensalidades a partir de então.

      Peça, administrativamente, a EXCLUSÃO dos débitos indevidos cobrados a você.

      Veja na ACIA, se a instituição incluiu seu nome no CADASTRO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC/SERASA).

      Se a instituição "negativou" seu nome indevidamente, ingresse com Ação Judicial pedindo a exclusão e a consequente indenização pelo dano moral causado.

      Qualquer dúvida, envie e-mail que lhe responderei.

      Grato por sua participação!

      Osmar Filho.
      17/12/2013

      Excluir
  40. Infelizmente tambem estou sendo vítima da estacio fic via corpvs de Fortaleza,POIS DIA 19/12/13 comparecí á mesma para fazer uma prova de vestibular e hoje quando entrei no site para saber o resultado, consta que fui reprovada por não comparecer do dia da prova e a unica alternativa que dão é para eu fazer uma nova prova isenta de taxa,mas não quero isso ,a única coisa q me interessa é que aqueles inresponsáveis dêem minha nota.Logo no dia da prova percebí que a organização era "zero",pois mesmo com o comprovante de pagamento de inscrição em mãos,o nome de oito pessoas não estava na lista de inscritos na prova,daí mandaram agendar outro dia mesmo tendo como provar,mas depois de tanto "vai' e "vem"deixaram que essas pessoas fizessem a prova.Se aconteceu isso comigo,imagina com esses que nao tinha o nome na lista.estou indignada.O que pode ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja a Elita Coelho, que deixou o mesmo comentário em outro assunto que envolve a Estácio.

      É também lamentável a situação que aconteceu com você. Se ainda tive o comprovante do vestibular, você pode pedir JUDICIALMENTE o resultado do seu vestibular, pedindo, inclusive, pagamento pelo DANO MORAL sofrido, já que a instituição informou que você estava AUSENTE.

      Procure alguém que tenha feito vestibular contigo para testemunhar a seu favor. É difícil fazer alguma coisa quando não se consegue PROVAR o FATO.

      De qualquer forma, se precisar de mais informações, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei.

      Grato pela participação!

      Osmar Filho.
      06/01/2014

      Excluir
  41. Olá Osmar, boa tarde!

    Estou com problemas com a Estácio de Sá também. Ocorre que vim transferida de uma outra instituição para a Estácio, e, naquele momento foi feito estudo de caso, pelo qual fui dispensada (isenta) de algumas disciplinas que já havia cursado na instituição anterior.
    Continuei o curso normalmente. Concluí todas as disciplinas que me foram solicitadas...minha colação seria no próximo dia 19, porém não será possível porque fui informada pelo coordenador do curso, na data de 10 de janeiro que houve um erro no sistema e tenho mais outras duas disciplinas para fazer. Chateada ao extremo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá Osmar, tudo bem?
    Eu também tenho uma uma enorme reclamação a fazer sobre a Estácio (e quem não tem?).

    ResponderExcluir
  43. sou evelin.. os professores comandam a instituiçao da estacio seama.. e o atestado medico nao serve para nada aki.. alem de que os professores fazem o que querem e os que eles dizem nao se poe em mesa pos na hora de ser cobrado deles, a coordenaçao nem manda chamarem.. ja fui prejudicada varias vezes.. os professores nao sao punidos por falhas, o aluno sai prejudicado.. meu professor dic que nao precisava do atestado medico, por que minha prova valeria 10 pontos pra mim.. e eu dexei de entrar com requerimento por que ele deu a palavra, no dia da entrega da prova nao valeu 10 pontos para mim. e o professor avisou, nisso sair prejudicada pos nao tinha nota da atividade para somar com a prova.. o professor faltou com a palavra e saiu impuni,
    me chamo priscila evelin

    ResponderExcluir
  44. Na quarta-feira 19 de fevereiro de 2014 no meu e-mail encontrei este e-mail: de ProUni Estácio data de envio 18 de fevereiro, assunto: Você foi pré-selecionado! Entregue sua documentação dias 19 e 20/2 e percebi também que havia recebido uma mensagem de celular semelhante a esse e-mail um dia antes de ler o mesmo. No mesmo dia 19 de fevereiro compareci a Estácio Fic - Via Corpvs, levando comigo uma pilha de documentos para comprovar os dados que informei no ato da inscrição no site do ProUni 2014.1. Chegando Estácio Fic - Via Corpvs em 19/02/2014 no local de comprovação de informações dos candidatos da Lista de Espera do ProUni 2014.1 quando fui atendido eu já tinha boa parte da documentação exigida, e me pediram mais 3 documentos, mesmo além de ter achado tão desnecessária a solicitação dos mesmos consegui entrega-los no dia seguinte e quitando assim a pendência de documentos. Eu recebi em seguida a entrega da documentação pendente um documento constatando a entrega dos mesmos, ficando assim aprovado na comprovação de informações da inscrição ProUni 2014.1, neste dia quem me atendeu me informou que o resultado da seleção da lista de espera sairia ''quarta no site do ProUni'' (26/02/2014), Achei esquisito o fato de ser informado que o resultado sairia no site ProUni, pois pelo que eu sei quando é lista de espera é para a faculdade se encarregar de toda informação e não através do site de inscrição mas sim no site da própria Faculdade ou outras formas de resposta ao candidato e sendo tudo a critério da própria. Desconfiadíssimo e ansioso resolvi logo ir na segunda feira 24/02/14, conseguindo perguntar a uma funcionaria do ProUni 2014.1 da Estácio Fic - Via Corpvs a respeito do resultado dos selecionados a bolsa prouni 2014.1 da Lista de Espera na Estácio Fic - Via Corpvs esta me informou que eu me encontrava em 6ª colocação, disse também que eu estaria classificado. Pelo que sei eram 15 bolsas remanescentes que restaram da 1ª e 2ª chamada do ProUni 2014.1 na Estácio Fic - Via Corpvs para serem preenchidas pela lista de espera do mesmo. O esquisito é que fui novamente informado que o resultado sairia no site do ProUni 2014.1 na quarta-feira 26/2/14.
    Chegando a quarta-feira 26/2/14 ao entrar no site do ProUni 2014.1 eu não vejo possibilidade nenhuma de acessar tais informações do resultado dos selecionados da seleção da lista de espera, repito o mesmo processo por varias vezes, dando a entender que fui lesado por falsa informação passada por competentes da cordenação do ProUni 2014.1 Estácio Fic - Via Corpvs, Fortaleza - Ce. Na quarta-feira a tarde quando consegui informações com a funcionaria do ProUni 2014.1 Estácio Fic - Via Corpvs a mesma que recebeu minhas documentações pendentes no dia 20/2/14 e também sendo a mesma que pediu para confiar na outra funcionaria do ProUni 2014.1 que afirmou oralmente que eu estava 6ª colocação e que eu pela certeza dela eu já estaria aprovado a receber a bolsa do ProUni 2014.1 pela lista de espera do mesmo na Faculdade Estácio Fic - Via Corpvs, me informou para aguardar a resposta na quinta-feira 27/02/2014.
    Será isso enrolação para sobrar bolsa e eles venderem? Como devo proceder para não perder essa chance de ganhar a minha bolsa ProUni Integral do curso de Fisioterapia na Estácio Fic - Via Corpvs, Fortaleza-Ce. me responda por favor.
    DE: Elivando.

    ResponderExcluir
  45. Oi estou com um problema tbm.
    Fiz a minha matricula no dia 12/02 e já paguei, ai a menina me informa que a primeira mensalidade é a matricula tbm no valor de 376 pelo mais estudo. Semana passada veio um boleto p vencer dia 05/ 03 ai hj chega um boleto p vencer dia 10/03. Entro nas info financeiras no SIA, realmente tá la dois boletos p pagar esse mes ? Sendo q as aulas nem começaram, vão começar dia 06/03. Ai oq eu paguei está mostrando q seria de janeiro, essas outras duas q tenho q pagar agora, seria uma p fevereiro e março. Mas como assi ? Janeiro eu ainda estava pensando se ia estudar nessa faculdade ou em outra. Eles não podem simplesmente cobra dois boletos em um mês. Eu não vou pagar, não está certo isso.

    ResponderExcluir
  46. Prezado leitor,

    A matrícula é referente ao mês de janeiro, que deve ser paga, embora não tenha aulas neste período. A mensalidade de fevereiro deve ser cobrada no início de março. Normalmente, os "veteranos" (alunos antigos) começam a estudar antes dos "calouros" (novatos) nas universidades. Ou seja, as aulas começam em meados de fevereiro para os chamados "veteranos" e no início de março para os "calouros".

    Creio que o boleto que você recebeu com data de 05/03, seja referente ao mês de fevereiro.

    O boleto com data de 10/03, se não for um complemento do boleto do dia 05/03, então, tal cobrança é INDEVIDA e você deve pedir explicações na SECRETARIA ou com o próprio DIRETOR do Campus sobre o fato, pedindo para EXCLUIR tal cobrança de seu ambiente virtual, bem como, CANCELAR o boleto que lhe foi enviado com a data do dia 10/03. (antes, porém, faça cópia dos boletos para guardar para uma eventual Ação Judicial se o caso não for resolvido administrativamente)

    Espero ter esclarecido a questão. De qualquer forma, se houver dúvidas, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu lhe responderei.

    Um abraço e SUCESSO!

    Osmar Filho.

    01/03/2014

    ResponderExcluir
  47. Olá Osmar,
    Estou com um problema, que não sei se chega a ser um problemão. Ano passado eu comecei o curso de Gestão de RH EAD pela estácio, cursei o primeiro período todo. Esse ano eu decedi mudar de curso para Administração, e como as matérias do 1º período de Gestão do RH são basicamente as mesmas matérias de administração, eu supus que estava no 2º período, já que estou cursando 6 matérias do 2º período e 2 matérias do 1º período. Eu consegui um estágio, e esse estágio me pediu uma declaração da faculdade constando que eu estava no 2º período. Só que para a minha surpresa no sistema está como se eu ainda estivesse cursando o 1º período de administração. E eu preciso muito desse estágio e dessa declaração correta. O que eu posso fazer?
    Grata,
    Camila.

    ResponderExcluir
  48. Prezada leitora Camila,

    Você deve solicitar administrativamente, a "adequação" para o período que você está efetivamente cursando. O termo correto não é "adequação", mas é nessa linha de raciocínio. Creio que seja um AJUSTE de período.

    Converse com a coordenação do seu curso ou mesmo, com o diretor do Campus.

    Faça o pedido por escrito e informe a necessidade de AJUSTAR o período correto que está cursando, qual seja, o 2º, para ingressar em ESTÁCIO.

    Espero ter ajudado.

    Um Abraço.

    Osmar Filho.
    21/03/2014

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde!

    Em janeiro recebi uma ligação da estácio cancelando uma das minhas matérias (Contabilidade e Custo) da grade devido a alteração no horário, até ai tudo bem... depois do carnaval fui procurar o coodernador para ele incluir uma nova matéria no lugar nesse caso foi a matéria de Direito e ao mesmo tempo ele olhou a minha grade e disse que eu não podia cursar a matéria de Matemática Financeira sem cursar T.G.A antes... ele disse que ia fazer as alterações e que não ia ser cobrado nenhum valor a mais e nem a menos por isso... só que o boleto de abril veio cobrando a matéria que eles cancelaram (Contabilidade e Custo), a matéria de Direito e T.G.A veio com cobrança referente ao mês de Janeiro, Fevereiro e Março mais a de abril, veio cobrando a matéria que ele cancelou e as outras que não foram mexidas... Meu boleto veio o dobro do que eu pagava, fui procurar o coordernador e ele me mandou procurar o financeiro, cheguei no financeiro eles falaram que eu tinha que agendar atendimento... meu boleto vai vencer, não vou ter dinheiro pra pagar esse absurdo. Não sei o que fazer.

    Podem me ajudar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode resolver administrativamente, agendando atendimento no SIA, pela internet e explicar toda a situação, pedindo para retirar os valores indevidos e a emissão do novo boleto com os valores corretos e com nova data, para não pagar possível multa ou juros, vez que a solução do problema pode ultrapassar a data de vencimento.

      Caso não seja resolvida a questão adminstrativamente, você pode ingressar com Ação Judicial no Juizado Especial Cível no Fórum onde você mora.

      Qualquer outra dúvida, favor enviar e-mail "blog.osmarfilho@bol.com.br" ou fazer novo comentário.

      Osmar Filho.
      01/04/2014

      Excluir
  50. Boa noite, estudo na faculdade de Santa Catarina, no curso de Arquitetura e Urbanismo. No final do ano passado fui reprovada em uma matéria onde 60% da turma também ficou nessa situação, no começo deste ano tivemos uma nova chance pelo alto índice de reprovação e por terem encontrados falhas no método de correção dos projetos, mas mesmo assim de 22 alunos sendo de três turmas e fases diferentes foi aprovados 8 alunos. Mesmo com meu projeto passar por todas as fases, em que não havia erros mas no final apareceu coisas que não tinham sido encontradas nem no ano passado.
    Como a revolta era vista, encaminharam e-mail aos alunos que não concordavam com a nota marcando uma reunião, não pude participar da mesma além de que não morro na mesma cidade e as aulas não tinham iniciado ainda. Conversando com colegas falaram que não tinha acontecido nada na reunião. Uma semana depois sou aprovada e alguém comunicou a coordenação que não compareci a reunião assim a coordenadora do curso que é a professora desta mesma matéria diz que não posso fazer a matéria pois foi um engano, mas comenta que se ninguem tivesse falado nada eu tinha passado.
    Gostaria de saber se posso fazer algo para reverter essa situação, pois o curso é muito caro e já ouve muitos outros inconvenientes no curso onde a maioria dos alunos desiste ou pede transferência do mesmo.

    Obg. desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Aluno,

      Que situação. Administrativamente, você pode tentar fazer um pedido de revisão de nota, mas acredito que o prazo para isso já tenha expirado. Verifique essa possibilidade na instituição.

      Se há a confirmação de que a instituição reconhece que houve ERRO ou "FALHAS" no método de correção de projetos, você pode solicitar nova avaliação JUDICIALMENTE. Creio que isso possa ser feito ADMINISTRATIVAMENTE também. Neste caso, você deverá falar com a coordenação do curso ou com o próprio DIRETOR do Campus para uma solução para o caso.

      Acredito que se todos os alunos se reunirem com a coordenação, a situação ficará mais fácil para os alunos. A UNIÃO é importante para que todos consigam resolver o problema. Não adianta divisão.

      Se tiver alguma dúvida sobre a Ação Judicial, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu explicarei como poderá ser feita.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      01/04/2014

      Excluir
  51. Boa noite,


    Agradeço desde já a sua atenção. Gostaria que me indicasse, caso seja possivel, alguma forma de entrar com uma ação judicial contra a Estácio. Meu caso foi o seguinte: Ganhei uma bolsa de 75% que foi concedida a empresa que eu trabalho que consiste em um curso pré-vestibular e os diretores me "presentearam". Me matriculei no curso de pós-graduação em docência do ensino superior EAd, fiz as disciplinas até o dia de marcar a prova. Conclui com absoluto sucesso todas as quatros. O problema vem agora, ao marcar as Av1, marquei as quatro para o dia 31 de março de 2014. Eu estava em Cuiabá e meu vôo era dia 30 de março, só que o perdi, devido a construção do Arena Pantanal e suas implicações perdi tal vôo. Ok. Tentei entrar em contato com a Estácio no Rio de Janeiro e a central me informou que deveria ser pessoalmente a resolução do problema. Tentei remarcar a minha passagem para o dia seguinte (31.03), só que os preços estavam horrendos então decide sair por Campo grade, pois os preços estavam quase 80% menores. Chegando em Fortaleza dia 06.04 entrei em contato com a Estácio e desde o 1 e-mail até a presente data os envolvidos estão "enrolando" e só me dizem que não existe a possibilidade de reagendamento, pois eu estava viajando de férias. Ah, vale lembrar que a primeira resposta da coordenação ead foi, a própria coordenadora ou quem responde os e-mails foi lamento o ocorrido. Mais terá que repetir as disciplinas. Tentei novamente comunicação com a coordenação e disse que cada caso é um caso tenho notas que variam de uma escala de 4 a 4.5 de uma escala de 1 a cinco acredito ser injusto ser reprovado. Falei que iria cancelar devido acreditar ser injusto tal ato. A coordenadora respondeu caso queira cancelar, cancele não haverá problema algum. Tenho chekins, remarcação, recibos, requerimentos via SIA. E sempre respostas assertivamente negativas e de forma mecanicista. O que posso fazer? Agradeço a atenção.


    Joseildes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseildes,

      Se na forma administrativa você não teve êxito, vez que a Estácio de Sá coloca obstáculos, resta a alternativa JUDICIAL.

      Você pode ingressar com uma Ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização por Danos Morais.

      Envie um e-mail para mim, no "blog.osmarfilho@bol.com.br", dizendo que fez este comentário no blog que eu o responderei a maneira que deve fazer a Ação Judicial.

      As passagens aéreas, "Chekin", servem como prova para solicitar através da Ação Judicial, as avaliações que você não fez por força alheia à sua vontade.

      Agurado o e-mail.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      25/04/2014

      Excluir
  52. A estácio tem me importunado com e-mails e outras formas de contato sobre esse curso de farmácia que deixei de cursar desde 2013. tenho comprovante de cancelamento e tudo mais.
    Tem me importunado também, com o aditamento do fies, que o mesmo suspendi logo quando tranquei a matricula .
    Segundo um atendente, consta que estou ativo como aluno e pelo fies. E ambos não estou ativo de fato.
    Quero providencias!!!

    Me arrependo de ter conhecido esta instituição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcelo, formalize um pedido na secretaria informando a sua situação, anexando as cópias dos documentos referente o trancamento de sua matrícula e o cancelamento do FIES. Se isso não solucionar o problema, ingresse judicialmente contra a Estácio no Juizado Especial Cível da sua cidade.

      Lamentável essa situação também. A Estácio não me surpreende mais!

      Um abraço e grato pela visita ao blog.

      Osmar Filho.
      13/05/2014

      Excluir
  53. andreazuchelli@hotmail.com26 de junho de 2014 às 12:57

    Boa tarde.
    Gostei muito de encontrar seu blog.Meu filho está tendo problema com a Estácio,ele passou no vestibular no fim de 2011 para engenharia ambiental,mas contávamos que conseguiriamos o credito estudantil pois não podiamos pagar a mensalidade.A partir dai fui vendo com esta faculdade era desorganizada,moro em Cordeiro/rj que fica a 1 hora de Nova Friburgo onde se localiza a Estacio.Fomos la umas 3 vezes para dar entrada no credito e cada vez faltava um documento.Meu filho resolveu dar baixa na matricula ,somente eu pelo tel liguei 2 vezes para isso e depois fui la pessoalmente.Meu filho não frequentou nem um dia a faculdade e agora em junho de 2014 recebe um carta do SPC dizendo que o nome dele foi negativado pq deve a Estacio quase R$5000.00 da mensalidade de fevereiro de 2012 ,sendo que ele nunca frequentou um dia de aula.O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Andrea,

      É lamentável a INCOMPETÊNCIA e DESORGANIZAÇÃO da Estácio. Mais uma, aliás!

      Se o nome do seu filho foi "negativado" no SPC, vá até à sede de Diretores Logistas ou onde faça consulta ao SPC para documentar a inclusão do nome do seu filho. Isso é PROVA de "negativação" indevida.

      Se o seu filho NÃO fez a matrícula, NÃO pode existir mensalidade. Se fez a matrícula e NÃO fez o trancamento, mas também, NÃO estudou ou NÃO foi registrado frequência, TODO o valor cobrado referente a qualquer mensalidade, deve ser EXCLUÍDO pela Estácio, porque a cobrança é ILEGAL.

      Enfim, se NÃO fizerem isso administrativamente, faça na forma JUDICIAL.

      Você pode escolher:

      1- Ir na estácio com requerimento escrito pelo aluno e assinado, explicando a situação e pedindo a EXTINÇÃO do débito, vez que o seu filho NÃO estudou. Faça este documento em duas vias e entregue na Estácio, com uma via sendo o seu protocolo, assinado por um funcionário da Estácio e com carimbo, que será a sua prova;

      2- Você pode reunir os documentos para provar tudo que aconteceu e ingressar diretamente na JUSTIÇA contra a Estácio.

      Qualquer dúvida, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei, bem como, explicarei como você pode fazer para ingressar judicialmente contra a Estácio, sendo a opção 2 acima.

      Espero ter ajudado e aguardo resposta por e-mail.

      Um abraço e busque o seu DIREITO, o DIREITO do seu filho.

      Osmar Filho.
      26/06/2014

      Excluir
  54. Pessoal, estou com problemas relacionados a uma avaliação que fiz na Estácio FIC- Ce, e o professor não devolveu as provas, simplesmente saiu reprovando todo mundo sem explicação e não devolveu as provas para que pudéssemos recorrer, já tentei de todas as formas contato com o coordenador do curso pedindo minha prova para que eu pudesse recorrer da nota que tirei e ninguém se manifestou, sendo que este professor tem uma forma de aplicar provas com questões muito vagas, que deixam dúvidas em sua interpretação.

    ResponderExcluir
  55. Olá, eu li vários comentários do seu blog não encontrei um igual o meu, vou relatar o meu.
    Para começar em 2013 fiz pesquisa sobre a faculdade dos meus sonhos, segundo a pesquisa que fiz das universidades decidi pela estácio 40 anos no mercado e tal pronto estava resolvido.
    No dia 07 de março fiz minha matrícula e tive que pagar no mesmo instante a primeira mensalidade e fui informada que no mesmo mês tinha que pagar mas duas a de janeiro e fevereiro até ai tudo bem ela me explicou que o pagamento é por semestre. No dia 04/04/2014 fui na gerência para cancelar minha matrícula porque fiquei sem internet e meu material didático não tinha chegado no meu endereço, então a moça da gerência olhou no sistema e disse que as apostilas estavam lá e que eu poderia me basear nelas e tinha 2 meses pra isso e depois eu faria as provas normalmente. Então não havia necessidade de cancelamento.
    Quando chegou o dia fiz o agendamento das provas pelo sia continuei pagando as mensalidades em dia.
    Finalmente chegou o dia das provas.
    Para minha surpresa o meu nome não constava na lista mas, mesmo assim a moça diz que era pra eu entrar para tentar abrir o meu sia não consegui logo apareceu um contrato dizendo se aceita ou não aceita fiquei com receio mas a moça clicou em aceita e abriu minha página não encontrou nada.
    Ela foi até a gerência entrou no meu sia e disse que não constava nada nem o agendamento que fiz e que eu estava matriculada só para o 2014.2 e que minhas provas só começaria em agosto eu disse a ela que não que me matriculei em março então ela disse pra voltar no dia seguinte para falar com o coordenador, voltei e ele não estava então me pediu que voltasse no dia seguinte porém no dia seguinte voltei era outra moça expliquei pra ela e disse que eu ia falar com o coordenador ela me disse que no sábado ele não vai ela também entrou no sistema e nada.
    Disse a ela que precisava de uma solução ela disse que seria só com o coordenador e que eu voltasse na segunda feira.
    Então fiz o agendamento para segunda-feira para trancar minha matrícula. Chegando lá expliquei tudo preenchi o papel e tinha que passar em 2 setores na secretaria a moça pediu que eu preenchesse um termo de pagamento da Multa pelo trancamento porque está no contrato. Eu disse o motivo o qual eu estava trancando eu fui para fazer a prova mais não pude porque meu nome não constava na lista e se mesmo assim eu teria que pagar essa multa ela falou que era pra eu voltar na gerência disse que tem que seguir o protocolo falei de novo que fui impedida de fazer a prova e minhas mensalidades estavam em dia e tinha o agendamento em mãos e se mesmo assim eu teria que pagar essa multa de 50% da mensalidade que também estava errada a mensalidade é R$ 234,00 é estavam me cobrando R$ 330,00 não justificado.
    Então ela fez umas anotações e disse que iria tentar me isentar da multa mas, não tinha certeza que conseguiria então voltei pra casa.
    Acompanhei pelo financeiro do sia de fato ela conseguiu
    a última fatura sumiu fiquei satisfeita com isso mas não estou satisfeita com os valores que investi em vão no meu grande sonho.

    Agora te faço uma pergunta.

    Tenho o direito de receber meu dinheiro de volta?

    Espero resposta.

    Grato, Aldete

    ResponderExcluir
  56. Prezada Aldete, você tem direito de receber tudo que pagou, já que NÃO recebeu o serviço devidamente correto pelo pagamento.

    Aliás, a sua paciência foi muita... e a famigerada e INCOMPETENTE Estácio, uma verdadeira "PORCARIA"!

    E tudo que você pagou deverá ser pago a você, em DOBRO, cumprindo o que está disciplinado no art. 42, parágrafo único, do Códico de Defesa do Consumidor (CDC), Lei 8.078/1990. Além de requerer a devolução do valor em dobro, pode aproveitar a mesma Ação Judicial para pedir INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, diante do que você relatou ter sofrido para regularizar a situação, sem êxito e com a INÉRCIA da Estácio de Sá.

    Ingresse com uma Ação no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL, que pode ser sem advogado, em ação até 20 salários mínimos, ou seja, o R$ 14.480,00.

    Qualquer dúvida sobre a referida Ação Judicial, envie e-mail p/ "blog.osmarfilho@bol.com.br" que lhe explicarei.

    Um abraço e grato pela participação.

    Osmar Filho.
    23/07/2014

    ResponderExcluir
  57. A Estácio de Sá é um lixo! Solicitei transferência, e simplesmente não cumpriram o prazo. Além de outros problemas que já me causaram. Corro risco de perder o financiamento do meu curso por culpa da incompetência deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora Deborah Holanda,

      Se você continuar sendo prejudicada, procure SEM MEDO, os seus direitos, NA LEI e para mostrar à famigerada ESTÁCIO, que a LEI é para TODOS e, principalmente, para os COVARDES, AUTORITÁRIOS e IRRESPONSÁVEIS.

      Qualquer dúvida sobre como procurar seus direitos, seja na forma ADMINISTRATIVA ou JUDICIAL, escreva para o e-mail "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu explicarei.

      Um abraço e obrigado por sua participação!

      Osmar Filho.
      24/07/2014

      Excluir
  58. Osmar tranquei minha Mary icula a quase um ano tendo em vista que quitei todos as minhas pendencias com a Estacio de Sá, mas quando foi dia 06/06/2014 me chegou um boleto com um valor me informando que estou com pendencias com essa instituição. Entrei no SIA que por incrível que pareça contava como trancado mas não consegui fazer a solicitação de baixa. Mandei um email para a gestora pedindo baixa dessas mensalidades, já posso entrar com uma ação judicial pedindo danos morais? Tendo em vista que já me desgaste para trancar a matricula e agora vejo que vou passar por aborrecimentos novamente com esse pessoal.

    ResponderExcluir
  59. Osmar lhe mandei um email pedindo ajuda, meu nome é WEUDES F. RAMOS

    ResponderExcluir
  60. Fui taxado como inadimplente depois de ter fechado ( Trancafo) minha matricula na Estácio. O que posso fazer? Tenho o boleto que chegou quase 1 ano depois que tranquei o meu curso.

    ResponderExcluir
  61. Esta é uma denúncia grave, e resume o caos que os estudantes da estácio Recife sofrem diariamente foi enviada à vários lugares, não posso me identificar pois estou sofrendo retaliação da maldita faculdade até reprovada em disciplina fui por falar "demais" como eles dizem! Tens algum e-mail para que conversemos?

    Situação de calamidade na Estácio do Recife pedimos socorro !

    A faculdade Estácio do Recife é uma calamidade, como disse no texto anterior da página do MEC, até quando o próprio MEC vai à faculdade eles dispensam os alunos para que nós não tenhamos chance de esclarecer as verdades sobre esta faculdade que é uma fraude e nem deveria ter autorização para funcionamento, são apenas dois meses de aula em todos os semestres, somos obrigados à renovar com antecipação de dois meses o próximo período de curso, sem nem ao menos saber se seremos aprovados nas disciplinas, os professores são péssimos passam assuntos intermináveis porque faltam e querem repor o assunto com aulas também intermináveis, temos uma disciplina por dia, e, a aula inicia de 9:00 até 12:30 da tarde, mas em dia de reposição que sempre acontece, a aula inicia às 7:00 e vai até 12:30 de uma mesma disciplina!!
    Não há qualquer tipo de comunicado da direção ou coordenação, o diretor acadêmico é invisível, sempre que o procuramos nunca está ou se diz em reunião interminável, o coordenador do curso de direito não emite nenhum comunicado, pelo contrário se omite! Temos uma página para acesso porque tudo é virtual, nada é presencial quanto mais o caráter e lisura da administração.
    Não existe estrutura faltam banheiros os dois são improvisados não são higienizados adequadamente (fétidos e imundos), as alunas contraem Cistite com freqüência (infecção urinária), faltam portas nos banheiros, torneiras quebradas amarradas com sacos plásticos, mal cheiro e o esgoto permanece à céu aberto para que toda a comunidade que freqüenta seja testemunha, sujeira impregnada no chão, sabonete liquido = detergente de pratos e colocados em uma garrafa de plástico com furo na tampa, pois não há porta sabonete líquido, não há áreas comuns para uso dos alunos, quando chove as salas ficam alagadas, as provas não correspondem ao nível dos professores, pois como escrevi anteriormente elas vêm do Rio de Janeiro, e estamos em Recife, então não há como acompanhar o ritmo dos docentes que estão no Rio de Janeiro.
    Pagamos o semestre (6 meses) e só temos aulas na correria durantes dois meses, é um verdadeiro inferno em vida.
    Somos reprovados à revelia, pois não há como recorrer, não existe segunda chamada, prova final, nem recuperação como em qualquer outra instituição, e é a nota que o professor quiser colocar, e interessa a faculdade reprovarmos para pagarmos mais semestres.
    Peço que leiam com atenção e visitem a faculdade para falar exclusivamente com os alunos que tenho certeza estarem descontentes e receiosos de estarem sendo prejudicados pela tamanha falta de responsabilidade do proprietário e demais administradores da faculdade Estácio, não quero que se repita o que ocorreu nas faculdades que encerraram suas atividades por inúmeras irregularidades e os alunos nem conseguiram transferência para outras (Gama Filho) por exemplo real!
    Não me exponham pois sofremos retaliação da instituição caso sejamos descobertos.
    Grata, aguardo PROVIDÊNCIAS urgentes!
    Pedimos socorro à todas as autoridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora, a situação que você relata é estarrecedora e merece denúncia aos órgãos competentes.

      Favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que conversaremos sobre o assunto, de forma reservada, não se preocupe.

      Um abraço e grato pela participação no blog com o assunto.

      Aguardo seu e-mail.

      Osmar Filho.
      17/09/2014

      Excluir
  62. Enviei e-mail pra você e não respondeu...O que houve?
    Se recebeu me avise....

    ResponderExcluir
  63. Qual foi o dia que você enviou e-mail? Favor enviar novamente porque creio não ter recebido. Se for uma LEITORA, sobre o último comentário feito, realmente NÃO recebi o e-mail.

    Envie e-mail para: blog.osmarfilho@bol.com.br

    Aguardo e um abraço!

    Osmar Filho.
    19/09/2014

    ResponderExcluir
  64. Estudo na Estácio Radial de Curitiba e também aqui temos um péssimo atendimento no curso de engenharia elétrica. Nesse semestre temos um professor que leciona uma matéria importante, e teriamos 4 aulas na sexta feira, e o mesmo, leciona apenas duas, sendo que não há planejamento das aulas, tudo é feito de qualquer jeito... e tem mais, ele persegue alguns alunos, onde a mesma questão para uns está certa e para os perseguidos os critérios mudam... ele é um dos protegidos na instituição. Já é costume na faculdade uma matéria do semestre ser por nós alunos considerada jogada dinheiro fora, pois sempre tem uma que é dada de qualquer jeito... e quando chega perto do enade, eles querem que os alunos se matem de estudar para a faculdade ficar com notas boas, quando na verdade deveriam avaliar melhor seus professores, pela fraca qualidade do ensino de algumas materias. tem ótimos professores na instituicao, mas dois são campões de reclamações entre os alunos pela péssima qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  65. Prezado Osrmar.
    Também estou enfrentando problemas com a desorganizada e omissa Estácio de Sá, estou no 8 período e ontem enviei um e-mail. Quanto puder me responder te agradeço, sou aluna do Menezes Cortes ,no centro do Rio ,Direito. O título é ajuda sobre a Estácio.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  66. Prezada LEITORA,

    Verifiquei a caixa postal do e-mail do blog e não tem e-mail seu. Por favor, veja na caixa de "ENVIADOS" do seu e-mail e reenvie o e-mail para "advogado.osmar@bol.com.br" que eu responderei.

    Grato pela visita ao blog e um abraço!

    SAÚDE, sempre!

    Osmar Filho.
    10/10/2014

    ResponderExcluir
  67. Caros colegas,
    estou me formando em Direito pela rede Estácio no ES e só tenho reclamações.
    Foram 5 anos de muito cansaço emocional com a faculdade.
    A mensalidade começa com um valor baixo, com "bolsas" etc.. no decorrer dos semestres, vão aumentando desarrazoadamente. Quem entra para o mesmo curso paga x, quem está lá paga 3x (Meio de recuperar o valor da suposta bolsa..).
    A desorganização é algo surreal.. até para conversar com eles dependemos de um sistema que não funciona. Já quase perdi um semestre por lançar valores inexistentes. Houveram vários professores que faltaram no semestre e não houve reposição, quiça o reembolso.
    Poderia ficar horas falando.. mas me limito as esse desabafo.
    Pensei em acionar a justiça, mas, tenho fé que esse martírio acabará em breve, apesar da repulsa que me causou.
    Att

    ResponderExcluir
  68. Prezado Osmar.
    Estudo Gastronomia na Estácio BH, entrei como bolsista pelo Prouni, fiz o primeiro período sem problemas, porem agora ao tentar realizar a renovação de matricula no SIA me surpreendi ao ver que as matérias que eu devo cursar agora no segundo período não tem disponível em nenhuma turma o horário em que eu cursei o primeiro, e detalhe que hoje ao que me parece foi o primeiro dia que o sistema liberou para a inclusão de matérias para renovação, ou seja não tem como já ter lotado todas as turmas, e outra só consegui ver no sistema uma matéria liberada para o meu turno e essa matéria é do quarto período. Você teria alguma luz para me ajudar??! A Estácio deixa muito a desejar nas informações!

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Tiago, você precisa falar o problema com o DIRETOR do Campus para que resolva a situação da inclusão de disciplina de forma imediata. Não espere mais de uma semana.

      Procure conversar também com o coordenador do curso. Faça prova de tudo imprimindo documentos da internet com os problemas, caso precise provar a situação na justiça.

      Se não for resolvido da forma administrativa, você terá de buscar a justiça para resolver a questão, incluindo reparação pelo dano moral sofrido.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e grato por sua participação aqui!

      Osmar Filho.
      21/01/2015

      Excluir
  69. Eu tenho 6 matérias nesse semestre e no mês de janeiro, me cobraram 4 matérias com os 10% de desconto da renovação antecipada. Eu não tinha percebido isso e fiquei feliz com o valor. Sendo que agora tive que incluir uma matéria e eles estão me cobrando retroativo, sendo que o erro foi deles. E o pior é que ainda falta entrar uma matéria que não está disponível pra mim e eles vão querer cobrar três vezes e eu não tenho condições de pagar isso. Eu posso entrar com uma ação judicial contra a Estácio por cobranças o indevidas? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Prezada Karine, você PODE e DEVE ingressar com a Ação por cobrança indevida. E se você pagou algum valor indevidamente, pode pedir a DEVOLUÇÃO EM DOBRO e INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL.

    Um abraço e grato pela participação!

    Osmar Filho.
    07/02/2015

    ResponderExcluir
  71. Oi, Brena! Vi seu e-mail antes do comentário aqui, rsssss!

    E-mail respondido.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    01/03/2015

    ResponderExcluir
  72. É incrível a desorganização deles. To terminando meu curso no PRONATEC, pela estácio, e todos os problemas (por incrível que pareça) são com a Estácio. Nem a passagem de 50% depositaram. Também resolvi que não vou me esquentar com passagem, porque só falta 1 mês pra conclusão.
    Mas fui indicada pela minha coordenadora atual pra estudar com 30% de desconto, fazendo uma graduação da área ambiental, que é a área que faço o curso técnico. Poréeeem, minhas aulas começam quarta-feira, já fui inúmeras vezes me matricular, mas sempre dizem que tem algo na documentação faltando. Já fui até em cartório autenticar comprovante residência, e nada! A mensalidade já foi paga, minha documentação continua pendente "EM APROVAÇÃO" e a matrícula pra ingressão de turma nunca é efetivada. Nem comecei o curso e já estou tendo problemas. Quero procurar meus direitos, mas tudo é demorado, e vai acabar passando do prazo. Vou perder aula e não vou ter resolvido isso. :(
    É triste como eles simplesmente não ligam pros alunos, donos que não pensam na educação, e sim, apenas no financeiro.

    ResponderExcluir
  73. Natasha, estive com problemas no micro para responder ao seu comentário.

    Não perca tempo e ingresse com uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER com PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para forçar a Estácio de Sá resolver qualquer pendência do problema relativo à rematrícula.

    Não deixe passar tempo.

    Um abraço e grato pela participação!

    Osmar Filho.
    09/03/2015

    ResponderExcluir
  74. eu fiz a matricula pessoalmente na estacio e deixei bem claro que queria o contrato para estudar a distancia totalmente ead e eles colocaram flex, vou la cancelar o contrato amanha e ja chegou 2 boletos que vence dia 15 ,sou obrigada a pagar esses boletos,sou obrigada a pagar alguma coisa para cancelar o contrato?Porfavor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for desistir do curso e ainda mais por erro da instituição na hora da matrícula, você não deve pagar absolutamente nada. E o que pagou, pode requerer a devolução, vez que você não assistiu a nenhuma aula.

      A retenção de qualquer valor por parte da instituição é ENRIQUECIMENTO INDEVIDO.

      Você deve explicar o ERRO da Estácio e pedir a devolução do dinheiro pago.

      Faça um requerimento por escrito e com cópia, para que seja usado judicialmente, caso a Estácio não devolva o dinheiro na forma administrativa.

      Osmar Filho.
      11/03/2015

      Excluir
  75. Boa tarde, eu sou caloura paguei a matricula em janeiro, e agora em março estão me cobrando a mensalidade de fevereiro e março, sendo que minhas aulas só irão começar no dia 14 de março. Devo pagar a mensalidade de fevereiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contrato com a instituição de ensino superior é semestral. A matrícula representa o primeiro mês do ano e a rematrícula representa o primeiro mês do segundo semestre (julho).

      Se você recebeu um boleto com duas matrículas juntas, deve procurar a administração para diluir as matrículas (parcelar) em duas ou três vezes.

      Você deve explicar o fato e pedir explicação sobre a cobrança de dois mês em apenas um. Procure resolver o problema rapidamente. Procure a Direção do Campus, se for necessário.

      Osmar Filho.
      11/03/2015

      Excluir
  76. As minhas aulas começam em.março devo.pagar a mensalidade de fevereiro?

    ResponderExcluir
  77. A matrícula ou rematrícula são referentes ao primeiro mês do ano letivo (janeiro) ou o primeiro mês do segundo semestre (julho). O contrato é semestral e se você fez a matrícula em fevereiro ou se o semestre começou em fevereiro, deve pagar a matrícula.

    Espero ter esclarecido. Você precisa verificar o seu contrato para ver o que está escrito.

    Osmar Filho
    11/03/2015

    ResponderExcluir
  78. Eu tambem estou sendo vitima da faculdade estacio de sa jf.Fiz a matricula e fui cancelar antes do inicio das aulas,estao me cobrando um valor de mensalidade.Que absurdo

    ResponderExcluir
  79. Osmar estou com problemas para me formar ,pois eu q tenho q conseguir estagio ,isso é constitucional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlucia,

      A própria faculdade deve disponibilizar o ESTÁGIO, com indicação de lugar e o período do curso a ser feito. Não entendi a sua dificuldade em estágio. Qual curso está fazendo?

      Qualquer dúvida envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei.

      Grato pela participação.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      24/03/2015

      Excluir
  80. Realizei minha inscrição/matrícula em um curso de graduação(FISIOTERAPIA) na Estácio. Entreguei meus documentos (nem todos) POR E-MAIL. No entanto, liguei para a Estácio, para cancelar minha matrícula, por questões pessoais e financeiras, eu não queria mais seguir em frente com o curso, queria cancelar minha matrícula. Mas, ao ser atendida pela Estácio, sobre o cancelamento, fui informada que não poderia fazê-lo por telefone, deveria ir a uma unidade da Estácio, e para piorar moro no interior e fico impossibilitada de ir ao pólo da Estácio em Ssa. Enfim, falei com diversas atendentes e nenhuma delas resolveu meu problema. Elas afirmam que não possuem autorização para fazer cancelamento e que eu deveria ir presencialmente a Estácio. Como vocês podem ver isto não está de acordo com a lei do consumidor que coloquei lá em cima. A Estácio está agredindo nosso direito de consumidor! Até então não tinha passado sete dias, POR LEI, se eu solicitei esses serviços fora do estabelecimento comercial, eu tenho o DIREITO de no prazo de sete dias de desistir do meu contrato com a Estácio, especialmente por telefone ou a domicílio. Falta pouco tempo pra completar 1 mês, e ainda não resolvi essa bola de neve que a própria instituição criou. O que faço? Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora, se você souber o número de sua matrícula, pelo próprio site da Estácio você pode fazer o requerimento do cancelamento da matrícula, através do "SIA" - Sistema de Informação ao Aluno. Por telefone você pode pedir para as atendentes as instruções para fazer o cancelamento através da internet.

      Além disso, você pode redigir um documento, identificando-se com RG e CPF, além do número de sua matrícula, assinar o documento e enviar por correio, através de "AR" - Aviso de Recebimento ao endereço do Campus da Estácio.

      Prefiro a primeira opção, vez que você registrando o pedido de cancelamento no site da Estácio, de forma imediata, você terá documento para provar o requerimento, podendo fazer a impressão. Já o pedido por correio, vai depender da chegada do pedido ao Campus, que podemor mais alguns dias.

      Qualquer dúvida, escreva para o e-mail do blog "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei também.

      Grato pela participação!

      Osmar Filho.
      25/03/2015

      Excluir
  81. bom dia
    gente estou passando pelo mesmo problema e ainda nao sei o que fazer...Escolhir essa faculdade estacio de sa pois a vi como uma oportunidade para mim, fiz a prova do vestibular e passei sem ao menos tentar entrar em outra instituição, fiquei muito feliz pois tinha pouco tempo que eu tinha concluido o ensino medio...mas na realidade a faculdade nao avalia os alunos e sim a quantidade...vejo muitas pessoas que dizem que nem sabe como elas passaram no vestibular...bom o caso e a faculdade nao tem compromisso nenhum com os academicos,,,pois eles sempre mandam boletos pra mim sem ao menos completa 1 mes...cobram mais que cobrador de crediario..kkksem falar nos juros altissimo,e muito compricado para mim trabalho o dia todo para poder pagar minhas mensalidades e ainda acontece uma coisa dessa...ja tou pra pirar, no momento tenho uma disciplina cujo nao tem professor , e isso ja faz tres mes,,,excluir essa materia ja faz duas semana entrei com requerimento pois tava pagando a materia que nao tem professor...ate agora nada enquanto issso mas boletos pela frente....estou sinceramente pensando em tracar a faculdade, e tentar em outra ,ou ,dseja uma melhor...tentei me escrever no fies mas sempre fora do sistema,nao tinha tentado antes pois nunca havia feito o enem....boa sorte ao alunos que estao passando por situação parecida e pra mim e claro

    ResponderExcluir
  82. Boa noite Sr. Osmar!
    Sou aluna da Estácio e bolsista prouni, e pela primeira vez me encontro tão aflita; fiquei mais aliviada ao encontrar o seu blog, preciso muitíssimo de sua orientação. Este é meu último semestre, estou cursando Gestão Ambiental presencial e me formo agora em 07/2015. No meu curso está incluído algumas disciplinas EAD, que faço tranquilamente, porém para o meu espanto, recebí um email da Estácio na semana passada, informando que uma das disciplinas ead foi suspensa por não haver formação de turma e que essa disciplina será disponibilizada no próximo semestre!? O problema é que este é meu último semestre e dependo desta disciplina para me formar!!! Além disso, já concluir 50% da disciplina ead, participei das avaliações, respondi os fóruns, inclusive já fiz a primeira prova AV1. O mais desesperador e revoltante é que além do que já foi citado acima , a faculdade tirou essa disciplina do sia, e sumiu com todas as minhas participações na mesma.
    Me ajude, por favor, preciso me formar juntamente com a minha turma, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora, estou com muitas dificuldades de responder os comentários aqui no blog lor erro no sistema.

      Favor enviar um e-mail lara "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eh lhe responderei explicando como você pode e deve defender sejs direitos.

      Aguardo o seu e-mail.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      21/04/2015

      Excluir
  83. A Estácio de Sá é uma piada de mal gosto, um antro de desorganização, e um lugar onde ninguém respeita ordem judicial. Estou com uma ação contra a Estácio tramitando por cobrança indevida. Fiquei 8 meses comprovando pagamento de UMA mensalidade e eles não se moveram para nada. Não adianta abrir chamados, reclamar no Atendimento, falar com Diretor de Curso, funcionários, gerentes de departamento, NADA!!!
    Era para eles pararem de me cobrar e constranger devido a uma liminar. O Judiciário estabeleceu até multa diária por isso e eles continuaram. Ainda não chegamos ao fim, e eles ainda estão me cobrando. Vou ficar muito satisfeita de vê-los pagar tais multas.

    ResponderExcluir
  84. quando um aluno paga matricula de uma universidade particular e não vai as aulas, decide desistir do curso, ele fica devendo algo pra escola? Estou mto preocupada, pois estou sendo cobrada e ameaçada de ter meu nome colocado no Serasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno precisa fazer o TRANCAMENTO da matricula. Não pode simplesmente desistir do curso. Se não fez o trancamento e não foi às aulas, o aluno terá de provar que não frequentou as aulas para pedir o cancelamento dos boletos judicialmente referente aos meses cobrados, por enriquecimento sem causa por parte da faculdade.

      Ou seja, a faculdade não pode receber as mensalidades sem a contrapartida do serviço.

      Qualquer duvida envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei.

      Osmar Filho.
      25/06/2015

      Excluir
    2. Osmar Filho, parabéns pela iniciativa.
      Salvou minha vida.

      Excluir
  85. Estudo na faculdade Estácio de Sá West Shopping de - Campo Grande Rio de Janeiro, Sou estudante entre na estacio de sa em 2012 faço poucas matérias devido ao meu trabalho.Estou desesperada pois faço o fies a professora analise textual seus foruns participei três trabalhos ela não me deu os pontos de participações detalhe terceira vez que faço essa matéria estou com muita tristeza no meu coração parece que estou parada no tempo procuro não falta as aulas mesmo assim esta muito é difícil estudar na estácio o que me parece ser que o objetivo instituição somente que te prejudica até não da mais.

    ResponderExcluir
  86. Oi Osmar,
    Como faço mpra acionar a justiça contra estacio e mec?
    Tive bebe no dia do enade e a coordenadora esqueceu de justificar. minha falta no enade...e agora não consigo tirar meu diploma. ...onde recorro? Posso fazer sozinha ou só con advogado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christiane, basta vc comprovar judicialmente que avisou à coordenadora antecipadamente o motivo da sua ausencia e ela nao avisou ao ENADE.

      Se vc não tiver esse documento, peça uma declaração da maternidade ou hospital onde vc ficou internada para o parto, especificando o período.

      Com este documento vc podera ingressar na Justiça para requerer o diploma e uma vel indenização por dano moral se vc provar que avisou a coordenadora ou faculdade.

      Quanto à Ação Judicial, pode ser feita sem advogado no Juizado Especial Cível do fórum da sua cidade.

      Envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu lhe explicarei como vc pode fazer.

      Aguardo k seu e-mail

      Abraço!

      Osmar Filho.
      07/07/2015

      Excluir
  87. MEU NOME E KARINE MORO EM VITORIA-ES E FAÇO SERVIÇO SOCIAL EAD NA ESTACIO , E TENHO ENFRENTADO VARIOS PROBLEMAS COM A INSTITUIÇAO, MAS O QUE MAIS ME ENCOMODA CARO OSMAR, E QUE CHEGUEI NA PARTE DO ESTAGIO SUPERVISIONADO , E ACHEI A INSTITUIÇAO IRIA ME OFERECER ESSA OPORTUNIDADE AFINAL E UMA DISCIPLINA ALIAS SAO 3 MOMENTOS DE ESTAGIO OU SEJA 3 MATERIAS, MAS PARA SUA INFORMAÇAO QUEBREI A CARA TIVE QUE BATER DE PORTA EM PORTA BUSCANDO UM ESTAGIO VOLUNTARIO PORQUE REMUNERADO E RARISSIMO, ATE CONSEGUIR 1, POREM NAO CONSIGO ACEITAR QUE A ESTACIO TRANSFIRA PARA MIM UME RESPONSABILIDADE QUE CABE A ELA, GOSTARIA DE SABER SE LEGALMENTE JURIDICAMENTE E ASIM MESMO QUE DEVE ACONTECER OU A ESTACIO ESTA NEGLIGENCIANDO ALGO, SERA QUE CABE AO ESTUDANDE QUE TRABALHA A SEMANA TODA , FAZ ENSINO EAD POR NECESSIDADE, E AINDA ENCONTRA ESSE DESAFIO GIGANTE POIS A ESTACIO NAO OFERECE VAGAS DE UMA MATERIA QUE PERTENCE A GRADE CURRICULAR, FAZ PARTE DO PROGAMA PEDAGOGICO DO CURSO MAS SOBRA PARA MIM, POR FAVOR AMIGO SE PUDER ME ORIENTAR ME MOSTRE UMA LUZ, DESDE JA TE AGRADEÇO;MEU EMAIL E karineguetler@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Karine, vc tem razão em reclamar a falta de estágio por parte da instituição de ensino, que é quem oferece o curso. Responderei seu comentário completo em seu e-mail.

      Abraço!

      Osmar Filho
      09/07/2015

      Excluir
    2. Karine, tentei enviar e-mail para vc, mas retornou ppr algum erro no seu e-mail que vc informou no comentário acima.

      Favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu lhe responderei.

      Grato!

      Osmar Filho.
      09/07/2015

      Excluir
  88. OLA BOA NOITE SOU ALUNO DA ESTACIO 2015 1 FUI REPROVADO POR 8 DECIMOS SO PQ O PROFFESSORNAO ON IDEROU UMA QUESTAO CERTAO E ZERANDO FUI A COORDENACAO E A DIRETORA DO AMPUS E NADA NAO POSSO FAZER PENAL 1 E CIVIL 1 POR UM ERRO DO PROFESSOR POSSO FAZER ESTAS MATERIAS OM UMA LIMINAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi esse comentário no seu e-mail que informou em comentario separado. Aguardo resposta para saber se é amesma pessoa.

      Mas o fato é que vocêe conseguirá a LIMINAR se provar os fatos que alega. Envie e-mail ara "blog.osmarfilho@bol.com.br" que explicarei o procedimento aser utilizado para conseguir a Liminar.

      Abraço!

      Osmar Filho.
      18/07/2015

      Excluir
  89. MURILOTRADICOM@IG.OM.BR

    ResponderExcluir
  90. Sou aluna de Engenharia nesta intstituicao (NAO por escolha, mas por transferencia assistida da GAMA FILHO), e desde o dia em que pus o pe la, sofro uma serie de abusos - financeiros e academicos.
    Assim como vc, sugiro que as pessoas que sofrem qualquer tipo de absurdo na ESTACIO DE SA, recorram ao JUDICIARIO (sim, pq, assim como vc, essa sera minha SEGUNDA acao judicial - em menos de um ano! - visto que os senhores do financeiro parecem ignorar o fato que 3% de aumento NAO sao 10%!). Enfim, gente, nao deixem passar os abusos, esse lugar e uma piada e formado por uma quadrilha!

    ResponderExcluir
  91. Osmar por favor, me tire uma duvida. Sobre o ESTAGIO SUPERVISIONADO, que temos de cumprir 80 horas e que e obrigatorio, como devo proceder para que a faculdade me forneca isso?

    Eu ja sai do meu estagio nao obrigatorio tem uns 5 meses (e fiz cerca de 300 horas ou mais) e ainda nao ingressei em outro (estou empreendendo...) e gostaria de saber como realizar esse procedimento.

    Esytou no nono periodo e semstre que vem, no maximo, devo puxar a matria de estagio. NO ENTANTO, ate hoje nao aparece uma vaga de estagio obrigatorio no meu SIA.

    Se vc puder esclarecer essa duvida, fico grata.

    Meu email: engproducao04@gmail.com


    Ps: o estagio supervisionado tem uma obrigatoriedade de ser feito simultaneamente a materia de estagio. Ou seja, minhas horas de estagio anteriores a esse periodo ficam "invalidadas" para comprovacao de experiencia pratica na area. Isso me parece muito suspeito, Tambem e outra duvida que gostaria de esclarecer...

    ResponderExcluir
  92. Bom dia Osmar!

    Tenho sido vítima das contrariedades da Estácio, mesmo que tenha escolhido a 3 anos atrás a Uniseb, que veio a ser comprada pela estácio.

    Queria uma informação no sentido de esclarecer se existe algum órgão público onde eu possa ingressar com ação judicial, já que moro em cidade pequena e também não tenho condições financeiras de arcar com gastos de advogado.

    Aguardo uma orientação neste sentido, se possível...

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlinha!

      Para resolver a sua situação, procure o Fórum de sua cidade e veja o atendimento no Juizado Especial Cível, o setor que atendente as pessoas que querem ingressar com Ação Judicial sem advogado. Leve cópia de sua documentação pessoal e cópia dos documentos que você tem para fazer PROVAS contra a Estácio e que você possui.

      Para maiores esclarecimentos sobre esse procedimento, envie e-mail para o blog, em "blog.osmarfilho@bol.com.br" que lhe enviarei as informações pertinentes com detalhes.

      Envie o e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br".

      Grato pela visita ao blog.

      Abraço e SUCESSO, sempre!

      Osmar Filho.
      19/08/2015

      Excluir
    2. Obrigada!

      Vou providenciar a coleta dos documentos.

      Excluir
    3. Olá! Acabo de enviar uma carta para Estácio com cópia ára seu email. Dependendo do desfecho desta solicitação entrarei em contato novamente para pedir orientação.
      Obrigada

      Excluir
    4. Carlinha, moro em BH e estou com problema exatamente por causa da venda da UNISEB para a Estácio. Sumiram minha documentação, não consigo destrancar a minha matricula e ninguém sabe ou quer dar qualquer informação. Hoje, depois de mandar um reclamação para o Ministro da Educação pelo site do MEC resolvi que vou mover uma ação contra a Estácio antes que perca o prazo do PROUNI.

      Excluir
  93. Fiz a prova da Universidade Estácio de Sá e passei, depois fiz minha matrícula(um contrato), porém como eu acabei passando na Federal, tentei cancelar desde MARÇO, disseram que eu tinha que pagar o mês de Fevereiro, como assim se eu não assisti nenhuma aula?
    ai falaram que eu podia negociar em Junho, porém quando eu vi o valor, quase desmaiei (quase 2900 reais), eu não vou pagar por algo que não usufrui.

    Alguém me ajuda.
    Posso processa-los?
    quais procedimentos preciso seguir?
    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitor sobretudo, cabd uma Ação de Obrigação de Fazer para pedir o cancelamento dos boletos de cobrança, já que vc não utilizou os serviços da Estácio.

      Cabe tb um ledido de indenização por dano moral. Se quiser saber como ingressar com a Ação, envie e-mail que esclarecerei os detalhes para fazer.

      Abraço e grato lelas considerações em relação ao meu trabalho o blog.

      Osmar Filho.
      02/09/2015

      Excluir
  94. Boa tarde prezados!

    Tirem-me essa dúvida por favor. Fiz uma transferência para Universidade Estácio de Sá EAD em jan de 2015, Envie a documentação online, fiquei isento da primeira mensalidade(quanta bondade), mesmo sendo o msm curso anterior, com uma grade quase q 90% igual, me passaram do 5º periodo(faculdade anterior) para o 1º periodo(Estácio), como se não tivessem recibido qlq documentação. Como não havia ficado satisfeito com isso, não concluir a matricula, não assinei nenhum vinculo, contrato, contato telefônico, sinal de fumaça, nada. Mesmo assim chegam boletos mensais de cobrança em minha residência, nunca nem se quer acessei o campus virtual. Alem do mais chegam emails com ameaças de inclusão em orgãos de proteção ao crédito. Estou aguardando pra ver até onde eles vão.
    Tentei contato telefônico, mas a atendente não soube me explicar o q houve, só me disse que estou em debito com a faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego Costa. A Estácio é especialista neste tipo de atitude.

      Entre com uma AÇÃO JUDICIAL no Juizado Especial Cível requerendo uma ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para cancelar todos os boletos, já que você não assinou contrato e nem qualquer outro documento e a mensalidade da matrícula foi gratuita. Se você não estudou, ou seja, se não utilizou os serviços da Estácio, então não há o que cobrar. Caso contrário, configura-se ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA por parte da Estácio.

      Um abraço e grato pela participação no blog.

      === Qualquer dúvida sobre a Ação Judicial, envie um e-mail para '"blog.osmarfilho@bol.com.br" que esclarecerei os detalhes para você entrar com a Ação procurando diretamente o Juizado Especial Cível do Fórum de sua cidade.

      Osmar Filho.
      03/09/2015

      Excluir
  95. Olá, gostaria que me ajudasse,fiz minha matricula em uma faculdade no último período de Letras, meu material didático foi enviado,mas meu nome não veio na lista de chamada, ao procurar a faculdade ela me informa que não posso prosseguir por conta de dependências,dependencias essas que a mesma faculdade disse que ofertaria no último período, o que posso fazer para continuar, já que passei em um concurso público e preciso concluir ainda esse ano,Por favor me ajude,,,,obrigada.

    ResponderExcluir
  96. Olá, estou com um problema com minha faculdade e gostaria de contar com sua ajuda,estudo letras e era para estar cursando o último período nesse semestre, paguei minha matricula meu material didático foi enviado, mas meu nome não veio na lista de chamada, ao procurar a secretaria da faculdade me informaram que era devido a dependências, dependências essas que a própria faculdade em outro momento disse que pagaria essas dependências no último semestre, agora a funcionária diz que isso nunca foi dito, estou sem saber o que faço, pois passei em um concurso público e preciso terminar meus estudos ainda esse ano, por favor me ajude, já procurei o procon, e disseram que tenho direito de assistir as aulas, mas a faculdade disse que não...o que devo fazer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Delane... se você não conseguiu resolver a questão na forma ADMINISTRATIVA, deve ingressar com uma AÇÃO JUDICIAL para requerer o seu direito. Procure o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL no fórum de sua cidade para resolver a questão. Leve cópia dos seus documentos pessoais, inclusive comprovante de residência e documentos que tiver em relação ao seu curso e a dependência que diz que tem que cumprir.

      Não confie em nada VERBAL por parte da instituição de ensino que você depois fica sem provar o que diz, ok?

      Abraço e grato pela participação no blog.

      Osmar Filho.
      03/09/2015

      Excluir
  97. Olá, gostaria que me esclarecesse a dúvida se possível...
    Fiz matrícula academica na Estácio de Sá em salvador, com o intuito de me beneficiar com o FIES mas assim não o consegui.
    Ocorre que, nunca efetuei pagamentos para que minha matrícula fosse efetivada, eeagora estão me cobrando mensalidades, e negativou o meu nome que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se você não fez matrícula e não teve os serviços da Estácio (não assistiu aulas), não deve haver cobranças. Se o seu nome foi 'negativado', procure o Juizado Especial Cível no Fórum de sua cidade para ingressar com uma Ação Judicial.

      Se quiser saber como funciona o Juizado Especial, escreva para o blog no e-mail "blog.osmarfilho@bol.com.br" que lhe informo os detalhes e a forma que você deve fazer.

      Um abraço e grato pela participação no blog.

      Osmar Filho.
      25/09/2015

      Excluir
  98. Oi
    Solicitei o trancamento da matrícula 2014.2 no início das aulas e reabrir 2015.1 sendo que a Estácio está me cobrando o período que minha matrícula estava trancada. Fui me informar no atendimento, me informaram que tinha trancado no período de provas, então de falei que tinha nem 2dias de início das aulas quando solicitei o trancamento. Pediram para retornar no dia 25 de Setembro. Retornei no dia agendado, a atendente veio com outra desculpa dizendo que tenho que efetuar o pagamento agora porque antes de trancar eu tinha feito a renovação porém não assistir nenhuma aula e tinha aproximadamente 2dias que tinha iniciado às aulas. Tenho que efetuar esse valor de2187,00? Esse débito procede?
    Fico no aguardo
    Priscila Batista,

    ResponderExcluir
  99. Priscila, entendo que não há motivo para a cobrança, já que você realizou o trancamento. Não se pode cobrar pelo serviço que NÃO foi prestado. Cabe uma AÇÃO JUDICIAL para o cancelamento da cobrança, com indenização pelo dano moral sofrido, principalmente se houver uma "negativação" do nome no SPC/SERASA.

    Se tiver o documento do TRANCAMENTO DA MATRÍCULA, é o suficiente para provar o que você está dizendo.

    Qualquer dúvida sobre a AÇÃO JUDICIAL, escreva para o e-mail do blog, no endereço "blog.osmarfilho@bol.com.br" que responderei explicando como você pode procurar os seus direitos no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL no fórum de sua cidade.

    Um abraço e grato pela participação!

    Osmar Filho.
    29/09/2015

    ResponderExcluir
  100. Olá Osmar muito bom encontrar pessoas como vc dispostas a ajudar os outros.
    Eu estou com um problema com a Estácio que tem tirado meu sono e prejudicado minha vida social no trabalho e em casa pois não sei o que fazer me sinto vítima de uma fraude.
    Me inscrevi para o curso de ciências contábeis ead pela nota de enem, passei mas resolvi não realizar a matrícula.
    Então começaram uma enxurrada de emails, telefonemas em casa e no trabalho da Estácio solicitando que eu fizesse a matricula me prometendo rios e fundos e desconto mas sempre recusei.
    Agora para minha surpresa descubro atraves de um email que estou matriculada sendo que nunca assinei nem cliquei em nada que fizesse isso e muito menos mandei documentação alguma.
    Estou indignada em como eles usaram meus dados da inscrição para fazer a matrícula, estou triste e tensa não consigo dormir. Não sei a quem recorrer pois hj chegou um boleto de cobrança em minha residência, estou muito balada, segunda feira vou tentar que faltar serviço pra tentar resolver me ajude Osmar por favor o que faço?
    Meu nome é Rafaela moro em belém Pará

    ResponderExcluir
  101. Rafaela, esse é mais um ABUSO e COVARDIA da Estácio de Sá.

    Faça cópia dos seus documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço), além do boleto que cobrança que recebeu em casa e procure o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL do Fórum de sua cidade explicando o fato e que você não tem advogado.

    Pode ser feita uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para cancelamento do boleto e também para que seu nome não seja incluído no SPC/SERASA.

    Se quiser saber detalhes desse procedimento, favor enviar e-mail para o blog que lhe explicarei como funciona esta Ação Judicial.

    Lamento pelo transtorno. Grato pelas considerações em relação ao blog e pela visita.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    03/10/2015

    ResponderExcluir
  102. Preciso de uma ajuda, estou matriculada na Estácio Fic desde Julho e estou em regime especial, estava matriculada em uma disciplina presencial e tive que excluir ela e incluir uma online para fazer em casa, tentei fazer pelo site da Estácio e não consegui por conta da minha filha que nasceu não pude ir lá e resolver isso, quando conseguir fazer ele estão me cobrando o valor retroativo mês 07 /08 / 09 e só incluir em setembro, nessas condições o que posso fazer? Está certa essa cobrança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Thamiris, se você não conseguiu resolver na forma administrativa, vai na judicial.

      Terá que mostrar que não conseguiu fazer a mudança pela internet e que depois vc teve filho.

      Pode procurar o JUIZADO ESPECIAL CIVEL no fórum de sua cidade com os seus documentos pessoais e k documengo comprovando a sua internação e qje a impossibilitou de fazer o cancelamento.

      Tente imprimir tambem a sua ausencia nas ajlas neste periodo pelo site para mostrar que vc não assisgiu as aulas por causa da gravidez e do parto e internação.

      O objetivo é o cancelamengo das cobranças.

      Qualqjer duvida sobre a ação judicial, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que responderei.

      Abraço e grato pela participação.

      Osmar Filho.
      07/10/2015

      Excluir
  103. Joerbeth Oliveira,
    Bom dia Osmar filho, Quero deixar aqui minha insatisfação com a unidade Estácio - Ilha do Governador, estou a quase trinta dias tentando ter acesso as aulas EAD, e não consigo, já fui várias vezes na unidade e não resolvem meu problema, manda eu ficar em casa aguardando contato ou e-mail, não mandam e-mail e nunca ligam, isso e um absurdo, a atendente jackline foi uma que pediu para aguardar em casa o contato, fiquei uma semana esperando e nada, depois fui novamente na unidade e me pediram para procurar o coordenador do curso, conversei com a raquel conceição, que no primeiro instante se mostrou super atenciosa e jurou que ia me ajudar, pegou meus dados,telefone e e-mail e disse que me ligaria com uma posição, caramba, passou cinco dias e eu passei uma e-mail pra ela, e resposta qual foi ?? " para maiores informações, procura a secretaria ", unidade completamente bagunçada, sem organização nenhuma, minha bolsa foi renovada pra esse semestre, mas só aparece no ambiente do aluno 2016.1, e o último atendente que me atendeu, disse se eu não resolver isso, vou perder a minha bolsa, olha a minha situação, como vou cursar já depois da metade do semestre e ainda corro o risco de perder a bolsa, como pode isso ?? além de a bolsa ser lançada no meio do semestre, e as provas ser agora apartir do dia 11/11/2015,por isso que eu digo, essa unidade e muito enrolada, atendentes desinformados e despreparados para atender os estudantes, e eu tenho que ficar igual um maluco indo 1 ou 2 vezes por semana na unidade pra tentar sanar minha situação,gostaria de sua ajuda e saber se cabe processo e como proceder nesta situação, desde-já, agradecido.

    ResponderExcluir
  104. Preciso de ajudar urgente Osmar... eu fiz o vestibular da estacio em Março, passei e me matriculei no intuito de conseguir o fies, fui pagar a matrícula (porque sei que tem que pagar ate conseguir o fies) e eles simplesmente disseram que não era para eu pagar, que me deixariam estudar sem pagar ate conseguir o fies ... e então comecei, porém eu nao estava conseguindo o fies e resolvi trancar, solicitei o cancelamento pelo SIA um pouco antes do prazo que eles me deram, porem o meu atendimento so foi marcado para alguns dias depois, tentei antes, mas nao tinha vaga, então perguntei a secretaria o que fazer ja que aquela data de atendimento seria depois do prazo que eles me deram, e ela me disse que nao teria problema, porque o que importava era o dia que eu estava pedindo o cancelamento. ..dai eu fui no dia agendado e conclui o trancamento, perguntei se teria que pagar algo e eles disseram que nao, perguntei se ainda precisava ir la e tambem me disseram que nao,to com o papel e tudo ,e agora eles estão me mandando varias mensagens me cobrando as mensalidade do semestre todo, liguei para la e eles me informaram que foi porque eu fiz o trancamento depois do prazo, mas eu ja tinha solicitado antes, nao tenho culpa se eles nao puderam me atender antes, o que faço? Tenho que pagar por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, se você tem todos os documentos comprovando o fato, o erro é da faculdade.

      Se eles NÃO querem CANCELAR os boletos de cobrança INDEVIDOS, então você terá de ingressar com uma AÇÃO JUDICIAL para reparar isso, inclusive, pedindo uma INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL.

      Procure o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL na cidade onde você mora, com a cópia dos seus documentos pessoais e comprovante de endereço, levando também a cópia de todas os requerimentos que fez através da internet ou pessoalmente na secretaria da faculdade.

      Qualquer dúvida sobre esse procedimento, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu explicarei, sem problema.

      Espero ter ajudado e aguardo o e-mail para esclarecer alguma possível dúvida sua.

      Um abraço e grato pela participação no blog.

      === OBS.: Você enviou dois comentários com o mesmo conteúdo e publiquei apenas este)

      Osmar Filho.
      06/11/2015

      Excluir
  105. Olá Joerbeth, seu caso, como muitos outros, já deveria ter sido resolvido na forma ADMINISTRATIVA, sem problemas.

    Se não foi ainda, cabe uma AÇÃO JUDICIAL na questão. Uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER com PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA e INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL SOFRIDO. A citada Ação visa pedir de forma IMEDIATA a liberação das disciplinas EAD para você cursar.

    Você pode procurar o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL de sua cidade, com a cópia dos seus documentos pessoais e comprovante de endereço e matrícula, além da cópia dos documentos que comprovam que você solicitou tudo na forma administrativa e não foi atendido.

    Qualquer dúvida, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que esclarecei os detalhes do procedimento.

    Um abraço e grato pela participação!

    Osmar Filho.
    06/11/2015

    ResponderExcluir
  106. Muito legal a concentração de informações a respeito das táticas obscuras da Estácio. Registro aqui o caso da minha esposa:
    A Estácio inicia turmas quadrimestralmente para as turmas ead (2015.1, 2015.2, 2015.3 e 2015.4).
    Minha esposa se inscreveu em setembro para a turma de 2015.4, cujo início das aulas seria em outubro/2015 e com a promessa de que teria isenção das duas primeiras mensalidades.
    Já em setembro, a Estácio disponibilizou as aulas. Indagada sobre a antecipação em mais de um mês, a responsável argumentou que seria para ir "adiantando".
    Minha esposa acessou uma vez ou outra, sem qualquer pressa, pois ainda faltava bastante tempo para o início "oficial" das aulas.
    Para sua surpresa e algum tempo após, verificou que o calendário da instituição indicava que o período de provas já tinha se encerrado (antes mesmo da matrícula) e que ela perdera várias avaliações e exercícios obrigatórios.
    A p... da Estácio a inscreveu por engano no período de 2015.3, ao invés de 2015.4.
    Acreditando que seria um simples erro de sistema, fomos ao campus (Copacabana - Rio de Janeiro) para acertar o problema, pois houve recusa de tal procedimento via telefone.
    Os péssimos e mal preparados atendentes pareceram entender a situação (depois de exaustivas explicações) e lá ficamos por uma hora aguardando os acertos no sistema. A "saída" seria cancelar o curso e realizar nova inscrição. Tudo seria feito na hora.
    Alguns dias antes, a despeito da isenção prometida, fizemos o pagamento de uma mensalidade. Confesso que - de início - não entendi bem a situação e acabei sugerindo inadvertidamente que minha esposa pagasse a primeira cobrança.
    Quando tudo parecia resolvido, daí vem a surpresa: com a nova inscrição, minha esposa perderia o valor já pago e as duas isenções de mensalidade, porque aquela promoção "já tinha expirado". Do contrário, deveria "permanecer no curso atual" (pagando, lógico), aguardar a sua reprovação e reiniciar o primeiro semestre no ano seguinte. Loucura total!
    Na mesma hora, solicitamos o cancelamento do curso e a devolução do valor pago. É óbvio que não devolveram. E mais óbvio ainda que cobram outros valores com ameaças de inserção de dados nos órgãos de restrição de crédito.
    Sou bacharel em Direito e a auxiliei na propositura de demanda junto ao Juizado Especial Cível. Havendo decisão favorável, consigno a informação aqui no blog. Este espaço é uma importante compilação de casos esdrúxulos da Estácio, cujas artimanhas não são facilmente encontradas no Dr. Google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, João Moritz... grato por compartilhar as informações aqui que serve de base para outras pessoas, vítimas da Estácio de Sá.

      Fico no aguardo sobre as informações do processo de sua esposa, após a sentença.

      Se optar enviar cópia da sentença para publicação no blog, com omissão de algumas informações a possa identificar, suprimindo o nome e campus, favor enviar para o e-mail "blog.osmarfilho@bol.com.br" que terei o prazer se fazer a publicação neste blog.

      No dia 06/11/2015, com a autorização de uma leitora, publiquei aqui no blog a sentença da Ação Judicial que promoveu contra a Estácio, parabenizando-a.

      Grato pela visita e pelas considerações feitas em relação a este espaço de orientação e informações aos interessados.

      Um abraço e SAÚDE, sempre!

      Osmar Filho.
      05/12/2015

      Excluir
    2. Osmar, registro que minha esposa e a Estácio celebraram acordo nos seguintes termos: houve a devolução do valor pago em dobro e pagaram R$ 1.000,00 a título de indenização por danos morais. No mais, cessaram os e-mails de cobrança, sob pena de aplicação de multa a ser arbitrada pelo juiz.
      Antes mesmo da homologação judicial (a demora decorre da displicência do Cartório), a Estácio honrou o depósito e suas obrigações de não fazer.
      Att,
      João Paulo

      Excluir
  107. Realmente a Estácio é horrível, faço ciências contábeis e fiquei na AV3 em contabilidade comercial e financeira, estava doente e fui fazer a prova, o que me arrependo muito, pois foi aplicada de forma totalmente errada, primeiro o professor tinha um aniversário pra ir e ficou a prova toda nos pressionando para acabarmos logo, levou o filho dele na aplicação da prova, deixou em cima da hora quem tinha o material utilizar, sendo que eram poucos( muito injusto é desonesto com os demais alunos) deixou utilizar o celular para "acessar o material online" sendo que se o seu celular não tivesse internet 3G e bateria está ferrado, conclusão foi uma baderna de alunos colando por WhatsApp e Google, fiquei completamente desnorteada e me sentindo completamente injustiçada, pois em uma prova deve ser aplicado o mesmo critério de avaliação a todos e não beneficiar a alguns. Não consegui atingir a média e fui reprovada com nota 5,9, faltou 0,1 décimos e por isso não pude fazer duas matérias muito importante, não sei o que fazer e como recorrer, quero ter o direito de fazer uma nova AV3, mas a faculdade me nega!

    ResponderExcluir
  108. Prezada Jana,

    Você registrou fotos dos alunos em consulta ao WhatsApp para realizarem a prova? Você não conseguiu utilizar o seu aparelho celular?

    Poxa, por um décimo não conseguiu a aprovação... e isso não é fácil.

    Creio que você possa tentar recurso administrativo, informando as irregularidades na aplicação da prova, ferindo o PRINCÍPIO DA ISONOMIA (igualdade) para os alunos.

    Caso não surja efeito na esfera administrativa, pode ingressar com uma AÇÃO JUDICIAL contra a Estácio, relatando as IRREGULARIDADES ocorridas, o privilégio dado a alguns alunos em detrimento de outros, incluindo você.

    Qualquer dúvida sobre o procedimento judicial, favor enviar e-mail para 'blog.osmarfilho@bol.com.br' que eu responderei a forma que deverá fazer para buscar a tutela jurisdicional em seu Município.

    Não se deixe desanimar por essa adversidade. Sei que não é fácil, mas acredite no seu potencial e busque a resolução do problema. Siga em frente!

    Aguardo o e-mail para lhe responder.

    Grato pela participação no blog.

    Abraço e SUCESSO!

    Osmar Filho.
    22/01/2016

    ResponderExcluir
  109. Prezado Dr.
    Venho sofrendo cyber crime com troca de notas no sistema e reprovação ...Não consigo me formar...Há omissão da Universidade em solucionar o problema...
    há inclusão de matérias e mudanças de currículum todo o semestre, redundando em impossibilidade de conclusão de curso ...há anos!!!Reclamada no Procon , a UNESA não deu resposta até a presente data!!!Só cabe a Ação Consumerista ao caso!!!Grata. Dra.Christine de Mello Esteves Fisioterapeuta - ACADÊMICA DE DIREITO UNESA UNIDADE NITERÓI-RJ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Drª Christine, mais uma situação lamentável.

      Veja bem... tudo que você relatou também é questão de se fazer prova da ARBITRARIEDADE e COVARDIA praticada contra você, universitária.

      Veja se você tem a relação das disciplinas cursadas no semestre anterior e as disciplinas cobradas posteriormente ou no meio do curso, sendo alteradas sem qualquer sentido ou de forma irregular, descumprindo as regras do MEC.

      Busque informações com outros alunos ou com a própria coordenação do Curso no qual está matriculada.

      Não espere muito tempo e ingresse judicialmente contra a Universidade no Juizado Especial Cível da sua cidade.

      Quaisquer informações que você quiser sobre a Ação, tendo as provas necessárias, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que lhe passo as informações para você mesma ingressar com a Ação, sem necessidade de advogado.

      Aliás, você pode procurar, inclusive, o atendimento no Juizado Especial Cível, com assistência jurídica.

      De qualquer forma, estou à disposição para informações no endereço eletrônico informado acima.

      Abraço e SUCESSO na empreitada. SAÚDE para novas conquistas que se avizinham!

      Grato pela visita no blog!

      Osmar Filho.
      27/01/2016

      Excluir
  110. Olá , Estou com problemas , fiz a inscrição ano passado pelo site no curso EAD Gestão Hospitalar,mas não fui em nenhum polo entregar a documentação, ou seja não realizei a matricula, para minha surpresa me ligaram hoje informando que tem 4 boletos em aberto e que eu deveria pagar para poder continuar cursando, informei que nunca acessei nenhuma aula, nunca entreguei a documentação para efetivar a matricula, não tem o porque ter cobrança. o atendente informou que era para ligar no telefone da central, 0800 880 68 68 mas não consigo falar com ninguèm.
    Como faço para resolver isso o mais rapido possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... prezada Luciene...

      Se você não realizou a matrícula e nem frequentou ou não teve acesso a nenhuma aula, NÃO há motivo para cobranças.

      Se houver cobrança sem prestação de serviço como contrapartida, caracteriza-se ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA por parte da Universidade.

      É preciso pedir o CANCELAMENTO dos boletos. Porém, necessário verificar se o seu nome foi "NEGATIVADO" no cadastro de restrição de crédito (SPC/SERASA).

      Se houver essa restrição por cobrança ilegal por parte da Universidade, também caberá uma AÇÃO POR DANO MORAL.

      Ou seja, se você não conseguiu resolver a questão na forma ADMINISTRATIVA, poderá ingressar JUDICIALMENTE, no fórum de sua cidade, no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL, com atendimento gratuito.

      Qualquer dúvida sobre esse tipo de Ação Judicial, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que explico detalhes de como você mesmo poderá ingressar com a Ação, sem advogado.

      Grato pela participação no blog.

      Um abraço e SUCESSO na empreitada!

      Osmar Filho.
      28/01/2016

      Excluir
  111. Boa tarde! Estou informando a todos na Estácio sobre seu blog.Tenho lhe acompanhado pelos últimos meses. Caso seja possível, tem como colocar todos os artigos sobre a Estácio em um link/pasta/opções do blog?
    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog, e agradecer por esclarecer minhas dúvidas sobre as matérias mínimas, eletivas e optativas, as duas últimas estavam me gerando custos muito altos.
    Um grande abraço

    Elen Brandão
    Graduanda em Direito pela UNESA (Estácio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ellen... sou grato por suas considerações em relação ao blog. O objetivo foi denunciar todas as arbitrariedades que sofri com as divulgações aqui das 04 ações judiciais que promovi contra a Estácio enquanto aluno graduando, igual a vc é hoje.

      Recebo diversos comentários aqui no blog e por e-mail com alunos de toda a parte do Brasil com a maioria sendo reclamações e pedidos de ajuda e esclarecimentos por causa da Estácio.

      Respondo a todos, mas somente alguns me dão retorno sobre a solução do problema ou de possivel ação judicial para que me autorize a divulgar aqui no blog para servir também de orientação para outros colegas universitários.

      E você é uma das pessoas que fez esse retorno. Agradeço por isso também!

      Quanto ao seu pedido sobre a relação das postagens no blog de assuntos com a Estácio, você tem duas opções:

      1- você pode utilizar a barra de PESQUISA que fica na lateral direita da tela do blog onde você plde digitar ESTÁCIO e após pesquisa, aparecerá uma tela com jma relação de publicações feitas da ESTÁCIO. ASSIM, pode clicar nos links que aparecerão na relação para acessar cada assunto postado.

      2- Posso separar os links com os assuntos publicados no blog sobre a Estácio e lhe enviar por e-mail. Peço apenas que você escreva para o e-mail do blog para que eu responda ao seu e-mail. Não coloque seu e-mail pessoal aqui no comentário para não tornar público.

      E-mal do blog: blog.osmarfilho@bol.com.br

      E continue com a divulgação das informações que você teve aqui no blog para que mais pessoas tenham conhecimento e que também possam ajudar outras pessoas, exatamente como você pretende fazer. Parabenizo você por isso!

      O DIREITO é isso: SOLIDARIEDADE.

      É uma honra para mim conhecer uma graduanda em Direito e futura colega de profissão da sua estirpe.

      Favor informar também por e-mail de qual Estado do Brasil você escreve, bem como, quaisquer outras dúvidas ou pedidos de informações que lhe responderei.

      Grato por sua participação... desejo SAÚDE para que a sua jornada seja VENCEDORA!

      Forte abraço!

      Osmar Filho.
      03/02/2016

      Excluir
  112. Novamente fui vitima da Estácio. Semestre passado foi pago 2015.2 foi pago 1664, pagamento do Mês 10. Por algum erro deles, não foi identificado o pagamento e eu perdi a minha Rematricula. Tendo que passar por uns puta transtorno. Pensando em seriamente sair da Estácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) leitor(a),

      Não permita que esse ERRO GRAVE fique sem punição. Se você tem o comprovante de pagamento, ingresse JUDICIALMENTE contra a Estácio para buscar uma REPARAÇÃO DE DANOS.

      Qualquer dúvida, escreva para o e-mail do blog (blog.osmarfilho@bol.com.br) para lhe explicar o que você pode e DEVE fazer para buscar seus direitos.

      Um abraço e grato pela participação no blog.

      Osmar Filho.
      11/02/2016

      Excluir
  113. Osmar. Boa tarde.
    Pelo jeito a Estácio faz "caca" onde chega né. Ganhei em 2013 uma BOLSA INTEGRAL DO PROUNI da UNISEB de Ribeirão Preto para cursar Pedagogia. Para minha tristeza, a Estácio comprou a UNISEB. Resultado, não consigo nem por reza fazer minha matrícula. No mês de setembro de 2013, coincidentemente o mês de compra da UNISEB pela Estácio, não houve formação de turma. Depois da "venda" não existia ninguém capacitado a me fornecer informações corretas, coerentes e ninguém sabia da minha documentação.Já estamos em 2016 e nada, cada dia uma desculpa, mas nenhuma informação ou minha matrícula no curso. Hoje resolvi mandar uma reclamação para o Ministro da Educação e acabei chegando no seu blog, resolvendo que irei fazer uma ação contra a Estácio de Sá, UNISEB. Absurdo isso. vou acabar sendo considerada como "evadida ou desistente" sem ser por minha responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Andrea Dell,

      Junte toda a documentação que você tem, faça uma cópia e vá ao atendimento do JUIZADO ESPECIAL CÍVEL no Fórum de sua cidade para que você posso ingressar com uma Ação Judicial contra a ESTÁCIO.

      Peça a sua matrícula com a devida bolsa, comprovando com documentos que você tiver, além de REPARAÇÃO PELO DANO MORAL sofrido.

      Qualquer dúvida sobre esse procedimento, favor enviar e-mail para o blog, no endereço "blog.osmarfilho@bol.com.br" que respondeirei por e-mail.

      Um abraço e agradeço a sua participação!

      Osmar Filho.
      11/02/2016

      Excluir
  114. Boa tarde Osmar e boa tarde a tds, gostaria de sua ajuda em me indicar um adv que já tenha experiência contra a Estácio, pois no período passado 2015.2 no campus C. Frio onde curso Direito, tive vários dissabores e prejuízos, sendo os principais, o fato de não ter tido aula de direito penal até quase a data da av1, e quando apareceu quem fosse nos dar aula, veio uma professora fraquíssima, muito mal humorada e totalmente incompetente pra tal matéria, vindo a minha turma a praticamente ficar sem conhecimento algum em direito penal I.
    logo após também sem aula até próx. a av1 o mesmo fato ocorreu em português instrumental, só que neste caso os fatos foram piores ainda, por ser muito fraca, não ter conhecimento da matéria e a menor condição de lecionar a professora é uma louca, totalmente lunática,e pra piorar começou a pegar no meu pé dizendo que eu estava reprovado, antes mesmo d'eu fazer minhas avaliações, me dando falta quando na verdade eu estava presente em suas aulas, nos chamou diretamente na sala de aula de burros e semi analfabetos muito louca, rsrsrsrs.
    e pra completar tanto ela quanto a professora de ciência política, deram as av1 e av2 a culha, não fizeram as devidas revisões de prova e não aceitaram minhas solicitações de correção de questões que eu havia acertado e elas corrigiram errado, a de ciência política saiu distribuindo aumento de notas pra quem ela achava devia, quem tirou 2,5 ela subiu pra 5,00 / 6,00 fez o que quis e reprovou quem ela não foi com a cara, kkkk
    Eu estou com direito constitucional trancado por conta de c. política e Redação trancada por conta de P. instrumental, preciso urgentemente de um bom advogado(a) para processar a Estácio, caso você ou alguém se solidarize com minha situação agradeço muitíssimo a ajuda.
    meu nome é Ernilson, meu telefone é (22) 99603-1314 e meu email: nilsonspa@hotmail.com.
    um forte abraço a vc e tds que leem e participam do seu blog que é de grande presteza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ernilson, realmente é difícil entender o que se passa na mente desses pseudo professores. Lamento muito a sua situação.

      No entanto, diante de tanta ARBITRARIEDADE, vejo que falou UNIÃO dos alunos ou, simplesmente, desconhecimento dos seus respectivos DIREITOS.

      Creio que esteja no início do curso de Direito e por isso a dificuldade de enfrentar a situação.

      Fui líder de turma, enquanto fui universitário em Minas Gerais e sei bem o que é isso. A COVARDIA ou o EGOÍSMO, faz com que determinados(as) alunos/alunas não se UNAM em torno de um objetivo ou, simplesmente, enfrentar um possível regime DITATORIAL de determinados professores.

      Professor ou professora que possivelmente "persiga determinado aluno ou aluna é algo simplesmente ridículo. Uma "pobreza" de espírito espantosa!

      Contra a arbitrariedade da professora, bastava ingressar com um REQUERIMENTO DE REVISÃO DE PROVA, no prazo estipulado, para que sua prova fosse analisada. Isso é feito pelo SIA (Sistema de Informação ao Aluno), pela internet.

      A ofensa praticada pela professora, é passível de DANO MORAL, arrolando testemunhas em Ação Judicial, podendo ingressar contra a ESTÁCIO DE SÁ e a PROFESSORA que praticou a ofensa. A Estácio de Sá responde de forma SOLIDÁRIA.

      Quando ao blog, resolvi postar aqui todas as minhas dificuldades em relação à Estácio de Sá e se não fosse as 04 ações judiciais, a ARBITRARIEDADE tinham me consumido mais 02 anos de cursos SEM necessidade.

      Portanto, busque o seu direito, sem medo!

      Você pode procurar o Juizado Especial Cível no Fórum de Cabo Frio, mas com o atendimento pela Universidade Veiga de Almeida, próximo ao caixa eletrônico do Bradesco, dentro do fórum, perto do elevador, lado esquerdo após passar pela segurança.

      Ou procure um advogado de sua confiança.

      Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre quaisquer informações, envie e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br".

      Grato pelas considerações em relação ao blog e por postar a sua situação, que pode ser igual a de outros colegas que buscam a solução.

      Um abraço e SUCESSO, com SAÚDE, sempre!

      Osmar Filho.
      16/02/2016

      Excluir
  115. Olá Dr. Os,ar, que luta hein?! Mas pelo que vi venceu com louvor esta ripo de passagem, e hoje já é advogado. Querido, tenho problemas com a Estacio, neste semestre, relativo ao quantitativo mínimo em que se deve ter para abrir turma, não li em meu contrato algo que pudesse favorecer a Estácio a tal prática, somente uma cláusula de que: "poderá rescindir o presente contrato na hipótese de não haver a quantidade mínima de alunos, estabelecida no Edital do Vestibular, quando do início das aulas da turma do primeiro período" veja que menciona 1º período e vestibular, nada referente a continuidade do curso em que me encontro, 7ºp, portanto estou neste momento sem aulas, porque não há matriculados suficientes, o que acha? Trata-se pleito em que posso obrigar a Estácio a matricular-me e assim ter minhas aulas juntos com os outros na mesma situação? Desde já grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor "Unknown",

      NÃO tenho dúvidas que você PODE e DEVE ingressar com uma medida judicial para pedir a OBRIGAÇÃO da Estácio em efetuar a sua matrícula e iniciar as aulas com a respectiva grade escolar referente ao período subsequente, qual seja, o 7º período, como você afirmou.

      O próprio contrato da Estácio já menciona isso. E mesmo que o contrato fizesse menção a outros períodos mais adiantados, tal cláusula poderia ser considerada ABUSIVA e, portanto, ignorada na esfera judicial, na forma legal.

      Desta forma, creio que você deva ingressar com uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL e PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para que o juiz determine a Estácio de Sá a realizar a sua matrícula no período subsequente, bem como, cumprir a carga horário com as aulas das respectivas disciplinas do período a ser cursado (7º).

      Se você conhecer outros colegas que também estão na mesma situação, ingressem todos juntos ou em ações individuais, no mesmo dia, no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL do Fórum da Comarca onde você reside, pois o juiz irá verificar que existem mais alunos sendo prejudicados, o que demonstrará a IRRESPONSABILIDADE e ARBITRARIEDADE da Universidade.

      Lembro que par esta Ação Judicial, pode ser feita SEM advogado, sendo o valor da causa até 20 salários mínimos (R$ 17.600,00), que é o valor máximo que você pode pedir em INDENIZAÇÃO.

      Com advogado o valor pode subir para até 40 salários mínimos.

      Espero ter ajudado com as informações.

      No entanto, se tiver alguma outra dúvida e como é o procedimento para ingressar no Juizado Especial Cível, favor enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu responderei as dúvidas por e-mail.

      Grato por suas considerações e pela participação no blog.

      Um abraço, sucesso e SAÚDE, sempre!

      Osmar Filho.
      19/02/2016

      Excluir
  116. Acredite se quiser existe uma tipo de cumplicidade na Estácio de Cabo frio eles fazem um tipo de jogo com o finge que o culpado das irresponsabilidades é o aluno perde provas cobranças indevidas o Sia que a maior bosta professores analfabetos todo semestre tenho que corrigir provas com erros grotescos na verdade o objetivo é que o aluno reprove pra pagar a matéria de novo tem esquema de reprovação porque ai a Estácio recebe de novo o valor estamos de olho se acontecer isto entra com ação na justiça e REÚNE ALUNOS COM PROBLEMAS PARECIDOS entra com mandato de segurança pode contar comigo

    ResponderExcluir
  117. Boa noite Dr. Omar, gostaria de saber o que faço pois estou passando por um problema na Estácio- CE.
    Em janeiro abriu a matricula fiz minha matricula nos horários que a instituição abriu vagas, me organizei, ficou tudo certo, em seguida a disciplina mudou o dia, porém no mesmo horário, mas agora a faculdade quer mudar de horário os dois dias da disciplina e os horários vão chocar com mais 4 disciplinas que curso e todas são pré-requisito, o que devo fazer, a coordenadora enrola, enrola e não resolve nada, desaparece.Enquanto isso ficamos sabendo por terceiros.
    Aguardo resposta!
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora...

      Oficialize a reclamação sobre o seu problema com um documento, explicando a situação e dando prazo de 07 (sete) dias para a instituição resolver a questão.

      Coloque data, assine e protocole na Secretaria ou na Coordenação do Curso. Peça o protocolo da secretaria ou da coordenação com data de recebimento e carimbo.

      Converse diretamente com a coordenação que formalizou a reclamação e aguarda a resolução do problema.

      Guarde a sua cópia porque o documento servirá de prova para reclamar contra a Estácio JUDICIALMENTE. Não deixe passar muito tempo, caso contrário, o prejuízo será maior para você.

      Grato pela participação no blog.

      Qualquer dúvida, pode também enviar e-mail para "blog.osmarfilho@bol.com.br".

      Abraço!

      Osmar Filho.
      27/02/2016

      Excluir
  118. osmar, vc poderia me ajudar
    fui estudande da estacio em 2003 a 2005 fiz RH.- pedi correcao de uma nota em 03/2005 e somente em 04/2009 eles me responderam no SIA como indeferido. como posso cobrar isso judicialmente? já procurei a estacio que me informou que tenho que repetir a disciplina, mas a estacio nao tem mas RH presencial, somente online. e a minha matricula era de presencial.

    ResponderExcluir
  119. Prezado leitor "Anônimo", tudo depende da forma que foi indeferido o seu recurso. É preciso ver a resposta correta da questão para questionar isso na forma JUDICIAL.

    Se você entender que a questão que foi corrigida de forma errada está EFETIVAMENTE CORRETA, faça cópia da prova e ingresse judicialmente para você tentar obter os pontos da prova.

    Grato pela participação!

    Osmar Filho.
    16/03/2016

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde! Estou passando por uma dúvida de crebilididade do curso da estácio. Faço design de moda na estácio de São José - SC e conversando com uma ex aluna ela me informou que desistiu do curso há dois anos pois o mesmo não era reconhecido pelo MEC. Entrei no site o MEC e nenhum curso com o nome design de moda consta na minha cidade. O curso que consta é apenas "moda", mas o curso ofertado e o que consta na minha grade curricular é design de moda. Devo ficar com um pé atrás? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIQUE.Fique com os pés atrás, com as mãos, cabeça, todo o corpo e todos os seus sentidos em relação a esta Faculdade...ai que ódioooooooo que estou dela....sem noção, sem respeito, sem administração.

      Excluir
    2. Aconselho a você tirar as dúvidas com a própria Estácio, exigindo documento de que o curso que você menciona é reconhecido pelo MEC, ou mesmo, pedir informação direto ao MEC, em Brasília, pelo site.

      Grato pela participação e desculpe-me pelo atraso na resposta porque estou com dificuldade de responder a comentários no blog.

      Abraço!

      Osmar Filho.

      Excluir
    3. Aconselho a você tirar as dúvidas com a própria Estácio, exigindo documento de que o curso que você menciona é reconhecido pelo MEC, ou mesmo, pedir informação direto ao MEC, em Brasília, pelo site.

      Grato pela participação e desculpe-me pelo atraso na resposta porque estou com dificuldade de responder a comentários no blog.

      Abraço!

      Osmar Filho.

      Excluir
  121. Osmar. Boa noite. Estou tão indignada, tão sem rumo e sem chão que está difícil até para digitar.Ganhei uma bolsa de estudos 100% PROUNI para fazer Gestão em RH pela UNISEB. Maldita hora a estácio comprou a Faculdade. Simplesmente sumiram minha documentação, não sabiam meu numero de matrícula, abriram aula no EAD e fecharam, resumidamente, hoje fui ao EAD estudar e não tem materia, não sou aluna. Você poderia me dar uma fundamentação legal para ajuizar uma ação? Não quero só obrigação de fazer/não fazer. Quero detonar a estacio na justiça, mas o JESP mg é muito complacente a favor das empresas e contra os consumidores.Por isso quero uma fundamentação forte, violenta, sem possibilidade de questionamento, se possivel Tutela "inaudita altera pars". Fiz PRINT de tudo, guardei cada email, desde o inicio estava sentindo o cheirinho de "M" da situação. Se puder me dá um help, ok. Agradeço d+. Me add face se puder...Andréa Dell' Areti Espeschit, email: andreadell7@msn.com pra eu poder te CHATear com um monte de perguntas...kkkk. Por enquanto, obrigada.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite a todos, passo por inúmeros problemas com a instituição, no momento estou 15 dias sem estudar uma vez que a Estácio tem prazo para transferência. Tive problemas familiares e tive que me mudar do interio do Rj para o centro do Rio de Janeiro solicitei a transferência e até agora não obtive resposta, alegam que o prazo para transferência de capum acabou. Gente é um absurdo eu perder um periodo inteiro por conta disso. Tive problemas sérios e os comprovei até a presente data eles não me deram nenhuma resposta.Agradeço a quem puder me ajudar com proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laryssa, desculpe-me a demora em responder seu comentário. Estou com problemas no meu micro.

      Sobre a sua situação, informo que NÃO existe prazo para a Transferência, vez que isso pode ser feito a qualquer tempo, assumindo o estudante o ônus de qualquer atraso de conclusão de disciplina, se estiver no meio de um semestre, sem terminá-lo. O normal é fazer a transferência logo após um semestre terminado.

      Aconselho a reunir as provas que você tem sobre o PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA e outros documentos/pedidos que não foram cumpridos pela Estácio, inclusive, testemunhas (outros alunos que saibam da sua situação e possam dizer isso em Juízo).

      Desta forma, você conseguirá ingressar Judicialmente contra a Estácio, requerendo uma ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para realizar a Transferência, bem como, no mesmo processo, pedir uma INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, diante da ARBITRARIEDADE e IRRESPONSABILIDADE da Faculdade.

      Qualquer outra dúvida, pode enviar e-mail para o blog, no endereço "blog.osmarfilho@bol.com.br" que eu lhe responderei.

      Grato pela participação e espero que consiga resolver a sua situação.

      Osmar Filho.
      11/06/2016

      Excluir