Banner:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A real necessidade de uma reforma política URGENTE no Brasil

A disputa eleitoral pelo "PODER" é muito grande em todo o País. Candidatos se elegem a determinado cargo com discursos entusiastas dizendo que tudo é para o povo e utilizam o nome de DEUS para afirmar a escolha d'Ele. Misturam política com religião, com Deus. Em Cabo Frio, um grupo político se une para buscar benefícios próprios, assim como o outro grupo político tenta buscar o seu Direito na Justiça, para deixar a Assembléia Legislativa e assumir o cargo de prefeito. O que se vê é um grupo acusando o outro pela "ganância ao poder". Minha avó, se visse essa cena diria: "é o sujo falando do mal lavado!". A situação administrativa de Cabo Frio hoje é deprimente, assim como a disputa política, onde o interesse principal é a vontade de estar e permanecer com o "poder". O mês de maio de 2010, tão comemorado como o mês das noivas e também o mês que tem o segundo domingo como comemoração ao dia das MÃES, agora ficará marcado como a maior grave e negativa cena política demonstrada pela Câmara Municipal de Cabo Frio.

Vereadores submissos às decisões do executivo, esquecendo-se que foram eleitos pelo povo, escolhidos por pessoas que os elegeram em confiança do que discursou em palanques por toda a cidade, na época das eleições, em 2008. No dia 11/05/2010, a sessão da Câmara de Cabo Frio viu os vereadores "faltosos" da sessão anterior falar em "UNIDADE", "LEALDADE"..., mas na verdade, interesses políticos estão por trás da decisão que fizeram com que 10 vereadores faltassem na sessão onde o presidente da Casa ou um membro da Mesa Diretora teria de cumprir a Ordem Judicial que determinava a diplomação do 2º colocado das eleições municipais de 2008 (Alair Corrêa). No entanto, somente os correligionários de Alair, o vereador Marcello Corrêa (PMDB, filho de Alair); e o vereador Taylor Jasmim (PMDB). Não houve sessão por falta de quórum. Na última sessão, dia 11/05/2010, os dois faltaram, e quando o presidente da Câmara, Alfredo Gonçalves, anunciou a justificativa da falta do vereador Taylor por questão de licença médica, ouviu-se gritos na sessão da maioria das pessoas dizendo "É MENTIRA... MENTIROSO!!!". Marcello Corrêa não justificou sua ausência.

Postei aqui, no dia 12/05/2010, com alguns detalhes, como foi a sessão e a fala d o s vereadores que usaram a tribuna para falarem alguma coisa. Esqueci de dizer que o vereador Silvan Escapini não justificou a sua ausência no chamado "Dia D", em 06/05/2010 (dia que faltaram 10 vereadores na sessão). O que eu vi na sessão da Câmara foi uma coisa totalmente diferente. Ali se e ncontravam vários secretários e sub-secretários do governo, devidamente cumprimentados pelo presidente da sessão, que falou nominalmente cada um, ao micro fone da presidência. Além dos secretários, vi também a presença de pessoas correligionárias do prefeito Marcos Mendes, inclusive, com uma bandeira (em formato de um coração - foto acima), com o nome do prefeito escrito ao centro, na cor amarela. A cada fala mais entusiasmada de determinado vereador ao microfone da tribuna da Câmara, aplausos e gritos eram ouvidos. Uma sessão muito diferente. O que leva pessoas a se manifestarem a favor de um grupo de vereadores que falta a uma sessão, supostamente de forma premeditada, e além disso, leva uma "bandeira" com o nome do prefeito a uma Casa Legislativa, que, em tese, deveria ser independente?!

O próprio vereador Silas Bento, quando utilizou a tribuna da Câmara para falar, assumiu que a semana de todo o imbróglio político em Cabo Frio ficaria para a história. Realmente foi algo histórico aqui por "essas bandas". Até mesmo a cassação de um prefeito (Marcos Mendes), por duas vezes, foi algo que esta Região dos Lagos nunca presenciou antes. Porém o "poder político" permitiu que fosse realizado uma "estratégia" para se "contornar" uma situação, que eles bem sabe, é temporária. Digo isso porque quem não conhece bem a matéria do Direito, explico que uma LIMINAR é concedida por tempo determinado, que pode ser revertida em instância superior, ou até mesmo no próprio tribunal onde havia sido concedida. No jargão do Direito, "CADA CASO É UM CASO". O que eu espero, como cidadão cabo-friense que sou, é que tudo seja resolvido para benefício do povo de Cabo Frio, que vê a cidade paralisada adminsitrativamente. Pior do que isso é o governante falar que está paralisada porque a o
posição não deixa trabalhar. Isso é o cúmulo do absurdo! Não administra ou é por incompetência, ou porque não quer mesmo fazer. Uma coisa ou outra. Não existe outra possibilidade!

Escrevo essas linhas para chegar exatamente onde eu quero: A REFORMA POLÍTICA NO BRASIL. Esta questão, que o presidente Lula vem tentando implementar e implorar para que seja realizada é primordial para o futuro da Nação. Mas também, a reforma política não pode ser uma "bandeira" para favorecimento dos políticos, e sim, para que a administração pública seja realmente uma coisa séria, tentando fazer com que o "desejo pelo poder" apenas seja diminuído. Pergunto: POR QUE UM CANDIDATO QUE É ELEITO, E DEVIDAMENTE EMPOSSADO, APÓS DOIS ANOS, QUER DEIXAR O CARGO ELETIVO QUE ASSUMIU PARA SE CANDIDATAR A OUTRO?! QUAL O REAL E VERDADEIRO MOTIVO DESSA ATITUDE?! Evidentemente que existem muitos interesses por trás disso tudo, e não é interesse de ajudar ao povo, simplesmente. A reforma política tem que acabar com essa situação. Ou seja, uma pessoa que for eleita para um determinado cargo político não pode pedir licença do referido cargo para se candidatar a outro no meio do mandato. Pois a atitude de deixar o cargo para o qual foi eleito trai, joga fora, não conduz com a confiança que o eleitor depositou no candidato para que ele fosse eleito e cumprisse o que discursou para todos na época da propaganda política. A mudança de cargo eletivo nada mais é do que interesse próprio, em realizações próprias, interesse de um grupo político exclusivo, e NÃO DO POVO.

Por isso, digo que a REFORMA POLÍTICA tem que acabar com essa facilidade de pessoas eleitas mudarem de cargo, podendo se candidatar a cada dois anos a cargo político diferente. Ou seja, vereador não pode deixar a sua vereança para se candidatar a uma cadeia da Assembléia Legislativa; assim como, deputado da Assembléia Legislativa não pode deixar o cargo para o qual foi eleito para se candidatar a uma cadeira de prefeito de uma determinada cidade. ISSO DEVE SER O PONTO PRINCIPAL NA MUDANÇA, DE UMA REFORMA POLÍTICA para que a GANÂNCIA PELO PODER seja diminuída (pois a ganãncia não acaba facilmente). Vivemos uma "DITADURA" pelo poder, onde quem está no poder quer sempre ter o privilégio, as concessões, em detrimento da DEMOCRACIA. Neste ponto, a ditadura ainda prevalece. Com os políticos eleitos para o Congresso Nacional resta saber o que lhes interessam mais: o poder ou o interesse do povo?! Mudar o pensamento mesquinho da maioria dos políticos é muito difícil. No entanto, cabe a cada um de nós, eleitores, buscar informação e ver a mudança que podemos fazer nas URNAS. Este ano de 2010 é a nossa vez... Podemos mudar ou começar a mudar isso que está aí!!!

"TALVEZ, PARA PURIFICAR A POLÍTICA, BASTASSE ADMITIR À CÂMARA APENAS GAGOS!"
(
Louis Latzarus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário