Banner:

sábado, 1 de maio de 2010

1º de maio: dia dos trabalhadores. E qual é a comemoração a ser feita?!

Depois de andar pela cidade para ver os acontecimentos no dia dos trabalhadores, vou registrar aqui um pouco o que aconteceu. No dia de hoje, devemos agradecer a Deus e comemorar muito pela oportunidade de estarmos vivos, com duas pernas e dois braços para buscarmos nossos objetivos. Mesmo aqueles que não estão com todos os membros perfeitos, ainda assim, aproveitam e buscam a oportunidade para realizar o que deseja. Um dia de hoje, nada melhor do que uma "MARCHA PARA JESUS" (foto acima), um movimento evangélico que saiu da Praça de São Cristóvão, às 15 horas, percorrendo as principais ruas de Cabo Frio. Com dois trios elétricos, um trenzinho, e centanas de pessoas, a "Marcha para Jesus" alegrou e emocionou as pessoas que viam o grupo de pessoas louvando no evento. Pessoas em suas casas, portões, ou nas calçadas, observavam o movimento, acenando, mexendo os lábios, no acompanhamento dos louvores, em uma alegria contagiante! Na caminhada, houve parada em pontos estratégicos para a realização de uma oração específica. Na foto acima, a parada foi em frente da 126ª Delegacia Policial de Cabo Frio, onde um dos pastores pediu para todos orarem em prol das autoridades de Segurança Pública, pela vida de todos os profissionais envolvidos na segurança da população. Momento muito importante! ISSO SIM, VALE MUITO COMEMORAR! (clique em qualquer foto para ampliar)

Mais cedo, antes do meio-dia, estive na Praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio, onde os profissionais da educação estavam reunidos com os famíliares e pessoas da comunidade. Liderados pela sindicalista Luíza Gomide (foto acima, no coreto), os professores estavam organizando um grupo de pessoas para representarem o SEPE LAGOS (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação-RJ), entidade representante dos profissionais da educação da Região dos Lagos. A Líder da categoria estava com o microfone na mão, orientando as pessoas e esclarecendo a formação de um grupo de profissionais da educação, que irá representar o SEPE LAGOS em um evento INTERSINDICAL a ser realizado para a criação de uma nova central que representará toda a classe.

Com faixas espalhadas no coreto, os profissionais mostravam a indignação pelo salário que recebiam. Além das faixas de protesto, outra faixa fazia alusão a funcionários "fantasmas" e "laranjas" (foto - lado esquerdo) supostamente trabalhando no governo local. Ainda no evento, o SEPE LAGOS promoveu diversão para as crianças, com um carrinho de alimentação, chamado "HAMBURGUINHO", na cor laranja (foto abaixo), e um pula-pula, onde a criançada ficou livre para liberarem a energia. Uma iniciativa também muito boa. Uma classe realmente de uma importância elementar, mas pouquíssima valorizada. Observe bem que para qualquer pessoa almejar uma vaga em um concurso público ou empresa particular, com um salário mediano, necessário se faz concluir o ensino médio (antigo segundo grau), e ter conhecimento em informática. No entanto, para ser eleito como vereador, basta o ensino fundamental, e o privilegiado irá alcançar a quantia de aproximadamente R$ 5 mil por mês dos cofres públicos em Cabo Frio. Os professores, que além de uma boa formação, precisam sempre de reciclagem e atualização, ganham míseros (expressão deles próprios) R$ 1.024,51. É UM PARADOXO COVARDE, SEM LÓGICA e CRUEL!

E durante durante todo o dia, foi realizado um torneio de futebol com os funcionários do município de Cabo Frio, no Estádio Correão (foto acima), com os times sendo compostos pelo pessoal que trabalham em diversos setores administrativos e serviços da prefeitura. A população foi convidada e desde 09 horas da manhã estavam na arquibancada, podendo participar de um sorteio de brindes (cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, televisor, monitor de computador e bicicletas), através de um cupom que eram entregues às pessoas quando entravam pelas roletas do estádio Correão.o, no bairro São Cristóvão. Com duração de dois tempos de 15 minutos, os jogadores amadores corriam na busca da vitória para alcançarem o maior troféu, de 1º lugar. A data colaborou, vez que o time profissional da Cabofriense jogou na Ilha do Governador (RJ), contra o time da Portuguesa, precisando da vitória, e finalmente conseguiu, com o placar mínimo: 1x0. Assim, o Estádio Correão ficou livre para os trabalhadores brincarem.

Para finalizar o dia do trabalhador, a administração do município de Cabo Frio contratou o show do cantor Leonardo (foto ao lado), que fazia uma dupla sertaneja com o falecido cantor Leandro. O evento foi programado para acontecer no espaço localizado em frente ao Teatro Municipal, próximo da Feira de Artesanato. Portanto, um dos trabalhadores lá presente estará rindo à toa, e com o bolso "forrado", pois irá embolsar um belo "chachê" pela apresentação. Isso mesmo, o cantor Leonardo estará rindo de "orelha a orelha", vez que a sua conta, já "gorda", irá ficar mais "recheada", enquanto os cidadãos cabo-frienses, depois de cantarem e pularem, irão chorar na cama, que é quente, e voltar à rotina em uma cidade dominada pela incompetência administrativa, que prefere GASTAR DINHEIRO em show musical com um artista de mídia (sim, o referido show, na situação atual do município, não é investimento), em detrimento de cantores e artistas da região. Mais do que isso, o dinheiro jogado fora com o referido show, com certeza, seria muito melhor utilizado se fosse investido na região. Tem muito para ser feito, mas administração pública não é para qualquer um, por isso, a insatisfação da população é grande, e o show é uma espécie de "cala a boca", na tentativa de ludibriar todos os insatisfeitos. Desse evento, me reservo o direito de não participar, e não vou criticar quem fizer parte. Afinal de contas, a pobreza de bons eventos na cidade já faz aniversários. Nesse sentido, MEUS SENTIMENTOS, CABO FRIO!!!

O dia do trabalhador merece mensagens que transmitam a importância do verdadeiro trabalhador e de sua insatisfação. Por isso, selecionei as duas abaixo:

"A NOVA CULTURA COMEÇA QUANDO O TRABALHADOR E O TRABALHO SÃO TRATADOS COM RESPEITO!" (Máximo Gorky)

"HÁ UMA MILIONÁRIA DISTÂNCIA SEPARANDO O POLÍTICO E O TRABALHADOR. TALVEZ SEJA A MESMA QUE SEPARA OS COFRES PÚBLICOS DOS MICTÓRIOS PÚBLICOS!" (Soriano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário