Banner:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O feriado de Corpus Christi e as mensagens dos tapetes em Cabo Frio

A tradicional comemoração do dia de Corpus Christi / Corpo de Cristo (latim / português) com os também tradicionais tapetes em Cabo Frio, nesta quinta-feira, dia 03/06/2010, contou com diversas mensagens. Comemoração realizada pelos católicos, com uma solenidade desde o Século XIII, com a necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A festa Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV (1195-1264), sendo o 183º Papa, com três anos como pontífice (imagem ao lado). Decretada em 1264, próximo à morte do referido Papa, e por isso, com pouca repercussão. No entanto, algumas igrejas aderiram à idéia, a exemplo da diocese de Colônia, na Alemanha, onde o Corpus Christi é celebrada desde 1270. A procissão surgiu naquela cidade da Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350. Assim, a procissão em via pública atende a uma recomendação do Código de Direito Canônino, que determina que o Bispo diocesano a providencie onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo". Desta forma, é recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, o Bispo não deve se ausentar da diocese que comanda. Muito interessante quando se pesquisa.

História à parte, costumes s
ão costumes... doutrinhas são doutrinas... Mas, para mim, CRISTO VIVE e não está morto! Não vou aqui entrar na questão religiosa, até porque, no dito popular, "religião não se discute!". Aqui, quero destacar o trabalho dos "ARTISTAS DOS TAPETES", que, com a utilização de sal, areia, tintas específicas, ornamentos diversos, e a criatividade de suas mentes, coloriram a principal rua da cidade de Cabo Frio. Aliás, foi na Avenida Assunção, que circunda a tão conhecida e famosa Praça Porto Rocha.

Fui verificar o trabalho das pessoas na Praça e aproveitei para fotografar alguns tapetes. São muitos, e não vou mostrar todos. O objetivo é destacar não somente as cores, desenhos, formatos;
mas atentar para as mensagens, com foco no tema da Campanha da Fraternidade de 2010, qual seja: ECONOMIA E VIDA; com o lema: VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO. Aliás, um tema indiscutivelmente BÍBLICO. Muito sugestivo e extremamente apropriado, principalmente por se tratar de um ano de eleições. Atenção candidatos, participem da campanha: DEUS ou DINHEIRO?!

Bem, o tema não é político, é apenas uma visão particular, exclusivamente minha (será?! - não tenho essa pretensão, ledo engano!). De qualquer forma, destaquei algumas frases, e registrei em fotos, que postarei aqui para todos verem. Além de focar o tema da Campanha da Fraternidade de 2010, os "artistas dos tapetes" enfatizaram a proteção da natureza, do meio ambiente, do Planeta que o ser humano "teima" em destruir. Os tapetes também clamaram por Paz, igualdade, liberdade e consciência humana.

E pasmem, até a SECRETARIA DE CULTURA, acreditem, estava presente com o seu tapete na festa. A mesma Secretaria de Cultura que o senhor prefeito Marcos Mendes havia excluída de Cabo Frio. No entanto, em ano de eleições, todos têm que aparecer, não é verdade?! Sim, confeccionaram o seu tapete de sal, apenas com o nome da respectiva Secretaria, e nada mais. Também, exigir o que dessa secretaria, se nem o prefeito queria que ela existisse?! Não poderiam escrever mais nada no tapete mesmo, "ora bolas"! - Osmar, você está exigente demais, não acha?! - (desculpe-me, foi a voz da minha consciência). Já está escrito, não vou apagar... "fica sendo" a mensagem do meu tapete, pronto!

Vejam os tapetes e suas mensagens:
(Clique nas fotos para ampliação)

Com o Lema da Campanha da Fraternidade 2010, conforme fotos acima, os "artistas dos tapetes" destacaram o desenho do Congresso Nacional, em Brasília, nossa Capital Federal, com a frase logo abaixo. Nada combinado. Apenas coincidência, claro.
=================

Nas fotos abaixo estão as mensagens sobre a proteção ao Planeta, que sofre destruição de todo o tipo, com o meio ambiente sendo desprezado e desfigurado paulatimamente. Os tapetes destacam os animais, aves, a mata (verde), acreditando e afirmando que DEPENDE DE CADA UM DE NÓS. É verdade!




































====================

E para findar, segue a foto abaixo do tapete da Secretaria de Cultura, a extinta que voltou. Ou foi a "volta dos que não foram?!". Vejam que na foto o tapete mostra um monumento-símbolo de Cabo Frio, e com o nome da respectiva Secretaria. Uma propaganda um tanto quanto... deixa pra lá. Fizeram o tapete, menos mal. Para completar, ao lado da foto da Secretaria está a foto do tapete do Governo Federal, exatamente em frente da Igreja Católica Matriz de Cabo Frio, representado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museu). Isso existe, povo brasileiro! E para se destacar, ficou no ponto nobre, e com a frase BRASIL. UM PAÍS DE TODOS, lema do governo "brasiliano" que eu não consegui focalizar na foto. Que fotógrafo é esse, meu Deus?! Mas eu não disse que é ano eleitoral?! Esqueceu?! Eu te disse, não te disse?! Eu te disse, não te disse?! Eu te disse, não te disse?! Eu te disse, não te disse?! (Lembra daquele desenho que um personagem fica repetindo isso direto?! - risos). ISSO É BRASIL!!!









====================

Assim, está completo o assunto sobre o feriado de Corpus Christi. E este deu trabalho, pois a postagem ficou complexa, com tantas fotos que demoraram para serem carregadas aqui no Blog.

Agora, vamos assistir o feriado prolongado, ponto facultativo para os funcionários públicos na sexta-feira, dia 04/06/2010, que causa questionamento de muitos... É isso aí, trabalha quem quer! Já disse, ISSO AQUI É BRASIL!!"

"NÃO EXISTE SUCESSO OU FELICIDADE SEM O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA E DA ÉTICA GLOBAL!" (Carlos Roberto Sabbi, professor universitário-RS, em ética, moral, gestão, inteligência emocional, marketing, planejamento e comportamento)

Um comentário:

  1. Prezado Osmar
    Perdoe- me pelo inconveniente, porém, como tenho acessado diversos seguidores, tentei publicar um comentário a respeito de uma notícia no Jornal O Resumo e pediria seu auxílio para o encaminhamento do mesmo já que não o consegui.
    Desde já, grato.
    Atenciosamente.
    cidadaocabofriense@yahoo.com.br

    Segue o comentário:


    A notícia em questão apresenta a apreensão de animais no Bairro do Jacaré, em Cabo Frio. Como cidadão desta cidade, venho denunciar o abuso que existe por determinados ocupantes de áreas ambientais , que deveriam ser melhor fiscalizadas, quando são invadidas no intuito da caça ilegal de espécies nativas de animais, no desmatamento e para adquirirem mais terras para, enfim, venderem- nas para outros aumentando, assim, a favelização, principalmente no Jacaré.
    As autoridades e responsáveis sequer tomam providências quando ocorrem denúncias como é o caso da retirada da cerca colocada pelo IBAMA e Sec de Meio Ambiente da Prefeitura em áreas de preservação permanente como é o caso do Morro do Telégrafo. Surgem acessos aos montes( como é o caso de uma passagem que foi deixada propositalmente´numa ladeira localizada à R. Samuel Bessa, núm 152- por onde o acesso é irrestrito a todos os tipos de pessoas desde irmãos evangélicos ou caçadores de animais silvestres ou até desocupados envolvidos com o tráfico de drogas que por ali escondem- se para fugir da polícia). Surgem cada vez mais áreas desmatadas onde são plantadas bananeiras ou colocadas algumas cabeças de gado ou cavalos a partir de onde há o aumento de propriedade invadida. Surge o descontrole total da área de perifieria que fica totalmente abandonada e sem a presença de qualquer órgão que limite o abuso por parte de seus ocupantes.
    É desagradável verificar que a realidade da Cidade de Cabo Frio é o crescimento urbano desorganizado, a devastação da natureza e ocupação irregular de áreas, que antes, eram aquelas que faziam com que nosso Município fosse o mais belo da região dos lagos.
    Atenciosamente.
    Cidadão Cabofriense( por motivos óbvios, não posso identificar- me).

    ResponderExcluir