Banner:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

UERJ realiza vestibular em Cabo Frio, mas o Campus aqui continua sendo um sonho

No último domingo, dia 13/06/2010, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realizou em Cabo Frio um vestibular para vários cursos. A UERJ utilizou o prédio da FERLAGOS (Fundação Educacional da Região dos Lagos), Faculdade com sede próxima ao Terminal Rodoviário de Cabo Frio (acima, foto da entrada do Campus, na saída dos alunos das provas). Mas não pensem que o vestibular servirá para preenchimento de vagas na referida universidade pública da Capital Fluminense em Cabo Frio. Negativo! A instalação do Campus em Cabo Frio ainda continua na "guerrinha", e os responsáveis nada resolveram ainda sobre a vinda da instituição para a cidade praiana.

Porém, quem ainda não decidiu onde ficará a estrutura da UERJ foi o governo de Cabo Frio, que, através do professor Paulo Cotias, teima em instalar o Campus da universidade no prédio do Colégio Estadual Miguel Couto, na Av. 13 de Novembro, bem próximo à Praia do Forte. Paulo Cotias, que é formado em História na própria UERJ, trava uma "queda de braços" com a referida instituição. A UERJ, através do seu reitor, escolheu o bairro Tangará para a instação do Campus da Universidade. A idéia, segundo informações, é utilizar inicialmente a Estrutura do CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), mais conhecido como "Brizolão", que atende aquela comunidade, e, ao lado, em uma grande área, construir o Campus da UERJ. Porém, a "nata" da educação em Cabo Frio, lê-se, os mais "afortunados", "riquinhos", a cúpula do governo de Cabo Frio quer instalar no Centro da cidade. Talvez seja para ficar mais fácil para que os seus próximos tenham fácil acesso ao Campus. Assim, facilita até para que os "filhinhos de papai" possam ter uma boa desculpa, dizendo que irão estudar e assim, podem ir direto para a praia, que fica a menos de cem metros, aproximadamente.

Interessante é que fizeram uma programação para o início das atividades da UERJ em Cabo Frio, neste ano de 2010, a partir do segundo semestre, e PASMEM, nada, absolutamente nada foi realizado. Colocaram tudo no papel e esqueceram de agir. Procurei alguma informação no Blog do Paulo Cotias (foto ao lado) mas não encontrei nada sobre a UERJ. O professor também tem um cadastro no TWITTER, e resolvi acessar para saber de alguma informação. No seu Twitter, Paulo Cotias divulgou que no dia 26/05/2010 estava a caminho da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, e explicou: "representando nossa Cabo Frio!". No dia 28/05/2010, já presente no evento, Cotias deixou o seguinte comentário no Twitter: "Hoje na conferência de Ciência e Tecnologia defendi a criação de um fundo nacional do tipo FUNDEB para a área. Repasses do pré-sal". No mesmo dia 28/05/2010, às 12h31, postou o ilustre professor em seu twitter: "Último dia da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Evento de altíssimo Nível. Volto a noite para nossa amada Cabo Frio!".

Bem, como eu estava disposto a encontrar alguma informção relevante sobre a instalação da UERJ em Cabo Frio, contunei na empreitada. Assim, no mesmo dia 28/05/2010, às 12h31, o professor Cotias postou no Twitter um convite para que as pessoas fizessem um acesso ao blog da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário (www.cabofriociencia.blogspot.com). No recado seguinte, postado no dia 1º/06/2010, o professor universitário postou às 16h06: "AGORA ESTOU COÇANDO O OUVIDO ESQUERDO...". Não satisfeito em deixar as pessoas sem muita informação, novamente o professor Paulo Cotias, utilizou o twitter para escrever o seguinte: "BOM DIA. HOJE CAMINHADA PELO CORREDOR LÁ DE CASA, SEGUIDO DE ALMOÇO NA COZINHA. A TARDE VISITO TRÊS QUARTOS E TERMINO EM REUNIÃO NA GARAGEM".

Em respeito a quem procura informação sobre a instalação da UERJ em Cabo Frio, digo que não encontrei nada sobre o assunto no Blog da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia. Por favor, acesse e veja se você, prezado(a) leitor(a), consegue encontrar alguma coisa. Avise-me, por favor, em caso positivo. E sobre as informações inúteis postadas pelo professor Paulo Cotias em seu twitter, novamente, digo que, em respeito a todos, vou me abster comentar. Mas, fica claro o motivo da não resolução da questão da UERJ ainda não ter instalado o seu Campus em Cabo Frio. O professor em questão somente pensou em pedir verba no envento que participou em Brasília. A questão não é somente verba (se ela não existe, o que eu duvido), o problema é que o governo precisa de alguém habilitado para colocar os projetos em funcionamento. Caso contrário, a situação vai ser essa: INUTILIDADES e OCIOSIDADE. Muito Triste!

MEUS SENTIMENTOS NOVAMENTE, CABO FRIO!!!

"NÃO É OCIOSO APENAS O QUE NADA FAZ, MAS É OCIOSO QUEM PODERIA EMPREGAR MELHOR O SEU TEMPO!" (Sócrates)

Um comentário:

  1. Bom, eu sinceramente não gosto do Paulo Cotias, mas a idéia da instalação da UERJ no Tangará é assustadoraaaaaaaaaa! Eu fiz alguns trabalhos no Ciep do tangará e a experiência não foi das melhores... Todas as vezes que eu e minha equipe tentamos terminar nosso trabalho de cadastramento dos alunos, o "Brizolão" tinha que ser fechado por ordem do Dono da boca do bairro... Alguns ficam ensima do mudo do Colégio e olhar o asfalto de onde supostamente surgem suspeitos... Acho q estudar não seria muito seguro!!!
    OBS:"Não sou filinha de papai!"

    ResponderExcluir