Banner:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enquanto determinadas pessoas nao têm atendimento médico, vereadores em Cabo Frio utilizam-se da influência para 'agilizarem' atendimento para outras

A situação caótica da saúde em Cabo Frio é bem aproveitada pelos "vereadores de plantão". As famílias que não podem contar com planos de saúde e dependem do município para atendimento têm que se humilhar e buscar ajuda com os vereadores que têm influência nos órgãos públicos. Apesar de que o tratamento particular também não está funcionando bem, e no dia 02/05/2010, em pleno domingo, tive de chamar a polícia para registrar uma ocorrência de omissão de socorro no Hospital Santa Izabel. Mas isso será resolvido na justiça, não chamei vereador nenhum para me atender, e se eles dependerem disso para terem meu voto, vão ficar esperando.

Aliás, essa prática é muito utilizada por pessoas que precisam de uma vaga de UTI, ou uma marcação de consulta "agilizada", ou "facilidade" de se conseguir um exame que a prefeitura não costuma autorizar. Tudo muito escancarado e "viciado". Aliás, este tipo de estratégia, que é uma POLITICAGEM, não é utilizada somente pelos vereadores, mas também, por demais pessoas que detém algum
cargo no município e têm influência em outros órgãos da prefeitura de Cabo Frio. Agora, o vereador utilizar dessa prática para atender a determinadas pessoas em detrimentos de tantas outras não é o caminho correto. Sou radicalmente contra essa prática, que, a bem da verdade, classifico como "TRÁFICO DE INFLUÊNCIA". Sendo assim, isso vira caso de severa apuração por parte dos órgãos competentes.

Desta forma, fica claro e evidente que o importante para determinados vereadores que o sistema da SAÚDE não funcione mesmo. Vou além disso: acredito que para esses vereadores o melhor é que o sistema da saúde NUNCA FUNDIONE. Como já se conhece, tem vereador que até incorporou o nome "Saúde" ao seu nome, inclusive, em campanha eleitoral, para se destacar nesse ramo. Estou falando do vereador "FABINHO DA SAÚDE" (foto ao lado), a quem eu já me referi, dias atrás, em outro assunto aqui no blog. Nada pessoal contra o vereador, pois não escrevo falando da pessoa. A questão está na atitude do vereador que, sendo uma autoridade no município, eleito para fazer o que for possível para a população, apenas limita-se em utilizar da influência que tem no setor da Saúde em Cabo Frio para conseguir um atendimento "aqui e outro ali", para pessoas que o procuram. Na minha concepção, vereança não é isso. Ou se atende toda a população, ou o trabalho realizado visa apenas a satisfação de uma minoria, em detrimento da maioria, e tudo com interesse em um possível próximo pleito eleitoral.

O vereador acima mencionado, e todos os seus "pares", deveriam se preocupar com o atendimento médico em Cabo Frio, que ficou terrivelmente ruim quando foi inaugurada a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas). Um sistema Estatudal de Atendimento Médico padronizado que foi implantado também em Cabo Frio, mas que originou o fechamento do atendimento do Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão, além da PEDIATRIA, logo ao lado, que também foi transferido para ser atendido juntamente com as pessoas na UPA. Essa decisão do governo municipal "abarrotou" a UPA, criou um colapso no sistema que a UPA tenta implantar em Cabo Frio, e a população começou a usar "trombone" para denunciar a demora de atendimento na UPA. Enquanto isso, o governo de Cabo Frio, tenta explicar a própria atitude, ou melhor, a própria incompetência de ter fechado o atendimento médico de urgência no Hospital São José Operário. Interessante é saber o que fez o prefeito de Cabo Frio com o dinheiro que era destinado ao atendimento médico no Hospital São José Operário.

As atuações dos vereadores estão sendo constantemente contestadas pelos meios de comunicação em geral, especialmente na internet. Com isso, o vereador Fernando "do Comilão" (foto ao lado) utilizou a tribuna da Câmara para falar aos munícipes que, antes de criticar os vereadores na internet ou em programas de televisão, que procurem os legisladores na Câmara Municipal para externarem a insatisfação pessoalmente. O vereador Fernando (PSDB) está incomodado com a situação e quer saber quem são as pessoas que estão insatisfeitas e que acabam por utilizar os meios de comunicação para desabafar a fraca atuação dos representantes do povo que foram eleitos. Porém, mesmo tendo a possibilidade de se reunirem para dirimir as questões que envolvem problemas crônicos em Cabo Frio, os vereadores não se interessam ou não estão realmente interessados em resolver. A prática deles é, talvez, percorrer alguns bairros, verificarem que não têm calçamentos, esgoto, e assim, formularem uma simples "indicação" na Câmara para que o prefeito realize o respectivo trabalho. Um tipo de coisa que qualquer cidadão pode fazer.

Nesses últimos dias, o que está mais está sendo falado é a tal eleição de 2010. É um assunto que os atuais vereadores mais comentam, em vez de trabalharem pelo município nos quatro anos de mandato que lhes foram outogardos. Na verdade, os vereadores estão preocupados em firmarem acordos que, ou visam alianças para uma possível candidatura a uma cadeira na Assembléia Legislativa ainda em 2010, ou buscam uma força política para uma possível oportunidade ao Cargo de prefeito em 2012. Tudo em prol deles mesmo; mesmo assim, costumam discursar, de forma HIPÓCRITA, na tribuna ou em programas de TV, que "tudo será feito pelo bem da população". Passam anos e anos e o discurso é o mesmo, aliás, além do discurso, as atitudes acompanham os "políticos de ocasião", que acabam se tornando em profissionais em bem pouco tempo.

Voltando ao assunto da saúde, a questão de utilizar a influência para conseguir atendimento médico a determinadas famílias, deixando outras sem qualquer assistência, é, no mínimo, irresponsável. É uma questão que deve ser denunciada na justiça. Em breve, terei notícias de algumas providências que foram tomadas, e pretendo divulgar aqui o que possivelmente está escondido no sistema da Saúde em Cabo Frio. A responsabilidade dos políticos é grande, mas os profissionais da educação não é menor. Digo isso porque fizeram o "juramento" quando foram diplomados, e não podem se omitir diante do descaso e de tantas irresponsabilidades por aqueles que deveriam trabalhar para buscarem uma melhor forma de gerir o dinheiro público e atender a população, a todos, sem qualquer privilégio. Os responsáveis devem responder pela irresponsabilidade, independente de quem seja. - (clique em qualquer imagem para ampliar) -

"TODA A POLÍTICA DO GOVERNO É CERCAR-SE DE GARANTIAS PARA SE MANTER NO PODER!" (Adão Myszak, escritor
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário