Banner:

domingo, 6 de junho de 2010

Projeto do jornal esportivo LANCE! alegrou e 'agitou' as crianças em Cabo Frio

O jornal Diário Esportivo LANCE! com o projeto intitulado "LANCE! AGITA CABO FRIO", divertiu muitas crianças em Cabo Frio, por 15 dias. Hoje, domingo, dia 06/06/2010, no Ginásio Poliestportivo, em Cabo Frio (foto acima), foi o encerramento de projeto, com atividades esportivas na quadra. Professores, professoras e todos os voluntários investiram o tempo de domingo nas crianças, orientando a prática esportiva, estimulando nos exercícios e vibrando a cada simples conquista. A as crianças, por sua vez, queimaram calorias e se esforçaram para fazer o melhor possível. A iniciativa é excelente, pois é exatamente desse tipo de projeto que nascem GRANDES CAMPEÕES. "Não fico cansado" de repetir o que eu li em um livro: "ATÉ AS ÁGUIAS PRECISAM DE UM EMPURRÃO!". Neste caso, as crianças e jovens que participaram do projeto e se identificaram com alguma prática esportiva, podem ser tornar em "ÁGUIAS" em um futuro próximo, se tiverem a oportunidade de continuar a desenvolver a sua habilidade. (OBS.: clique nas fotos para ampliar)

É certo que o esporte é um grande forma de educação e de conscientização para que a criança tenha um compromisso com alguma coisa; mais do que isso, que a criança possa aprender a se relacionar com pessoas de diversos níveis diferentes, aprendendo sempre as diferenças, e que estas pode até se transformar em obstáculos, mas que não serão suficientes para impedi-las de buscar o que desejam. Para isso, é necessário um trabalho específico com as crianças, adolescentes e jovens. Este é um tipo de investimento que o retorno é muito gratificante. Pessoas formando pessoas! E todos aqueles que trabalharam neste projeto do jornal LANCE! (foto acima) sabem do seu significado.

No Ginásio Poliesportivo de Cabo Frio eu estive conversando rapidamente com uma das voluntárias, a Sílvia, uma colega de escola, da época do "ginásio" (5ª a 8ª série). A Sílvia relatou que o projeto foi muito bom, sendo realizado na praia e em Praças, a exemplo, da Praça de São Cristóvão, onde as crianças e jovens também participaram ativamente. Um evento realizado em um local fechado, requer outro tipo de divulgação, pois as pessoas passam e não estão vendo o que está acontecendo. De qualquer forma, mesmo no Ginásio Poliesportivo, as crianças marcaram presença. O entretenimeno foi realmente voltado para o esporte, com local para a prática de "Tênis de Mesa" (ping-pong), e o jogo de Futebol de Botão (fotos ao lado).

Para registrar o mo
mento de diversão das crianças e o trabalho dos voluntários, tive de arrumar um jeito para não registrar a Patrícia na foto, que foi uma das voluntárias. No entanto, lá estava ela, investindo seu tempo no projeto com as crianças, atendendo às pessoas que chegavam para praticar o Futebol de Botão. Além do projeto no Ginásio Poliesportivo, neste mesmo domingo, dia 06/06/2010, existe o encerramento da Exposição Fotográfica "Momentos LANCE!", que funciona de 12h00 às 20h00, na Casa de Cultura José de Dome, no Charitas, no Centro de Cabo Frio, onde estão expostas 40 fotografias feitas pelos melhores profissionais do maior Diário Esportivo da América Latina.

Nos dias 22 e 23/05/2010, o primeiro fim de semana do projeto, crianças e adolescentes, juntos com os pais, participaram das atividades de lazer promovidas pelo jornal LANCE!, e ainda levaram brindes pela participação. No segundo final de semana, dias 29 e 30/05/2010, foi a vez da melhor idade, que teve acesso à Tenda da Saúde montada na Praia do Forte. No jornal LANCE! deste domingo, dia 06/05/2010, saiu uma reportagem de uma adolescente, Daniele Alves, 12 anos, do bairro Itajuru, que aproveitou todas as clínicas esportivas do evento e falou: "Joguei futsal, participei do tênis de mesa e agora estou no futebol de botão. Mas o que mais gostei foi de jogar futebol na quadra, pois podemos nos mexer e nos alongar. Na escola é mais vôlei e corrida para as meninas.

Na mesma edição do jornal LANCE!, o gerente de mercado leitor do Diário, Everton Chaves ressaltou que o mais importante é o legado social que o projeto deixou para as crianças de Cabo Frio. Disse ainda que " há crianças que não têm muito acesso à diversidade de esportes e que no evento tiveram esta oportunidade. Receberam convites a partir desta clínica e, agora, serão absorvidas por projetos paralelos da prefeitura de Cabo Frio, voltados para estas atividades. O LANCE! AGITA CABO FRIO" dá à criançada uma nova diretriz, tirando-as da ociosidade das ruas.

O importante é a AÇÃO, a INICIATIVA, alguém tem que começar, "dar a largada"... e que o projeto seja continuado, com novos períodos para a criançada ficar ativa. Meus PARABÉNS a todos os voluntários e participantes!

"SE VOCÊ FOR PLANEJAR PARA UM ANO, PLANTE CEREAIS; SE O FIZER PARA UMA DÉCADA, PLANTE ÁRVORES; MAS SE VOCÊ FOR PLANEJAR PARA UM SÉCULO, PLANTE CIDADÃOS!" (Pensamento anônimo, com adaptação)

Um comentário: