Banner:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A história da bailarina cabo-friense, a incompetência do governo de Cabo Frio e a inexistência da Secretaria de Cultura

No mês de maio/2010 eu recebi um comunicado de Cris Monsores, do Blog "Prosa, Café & Poesia", sobre uma notável bailarina, Carolina Souza Bastos (foto acima), que precisava de ajuda para a realização de um sonho. A sua mãe, Célia, tentou cumprir as exigências para a viagem da pequena notável aos Estados Unidos, onde se apresentaria após ser escolhida para uma das 30 (trinta) vagas que competia com 400 (quatrocentos) brasileiros, em março de 2010. As vagas foram oferecidas pela JOFFREY BALLET SCHOOL, uma das mais importantes escolas de dança de Nova Iorque, cidade americana. Com a excelente colocação, a estudante deveria embarcar para os Estados Unidos da América para curso de verão de três semanas naquela escola norte-americana. Tudo muito bom, não fosse a AUSÊNCIA de apoio do município de Cabo Frio, que não ofereceu apoio cultural para o talento cabo-friense.

Certo é que no dia 22/06/2010, às 10h00, a mãe da Carolina, dona Célia, devolveu as passagens doadas pelo prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes, vez que não tinha como viajar sem o dinheiro necessário para permanecer na América do Norte com a filha bailarina, no período do curso de verão. Segundo informações, a mãe da "pequena notável", apesar dos esforços para conseguir o dinheiro necessário para a viagem, com programação de feijoada e chá beneficentes, a quantia foi suficiente apenas para regularização de documentos. Ou seja, conseguiu algo em torno de R$ 1.253,00 (um mil, duzentos e cinquenta e três reais). A conta-corrente divulgada aqui neste blog e no blog da Cris Monsores não recebeu nenhuma doação.

Bem, aqui neste Blog eu não vou ficar postando informações e notícias sem comentar sobre o assunto específico. Aqui eu não tenho o costume de ficar reproduzindo notícias ou informações. A minha isenção ou imparcialidade não está no fato de comentar ou nã o qualquer tipo de assunto aqui postado. Portanto, expresso aqui a minha insatisfação pelo abandono e desleixo que a Secretaria da Saúde oferece a todos os artistas de Cabo Frio. É vergonhosa a atuação, ou melhor, a FALTA DE ATUAÇÃO desta Secretaria de Saúde de Cabo Frio. Não se sabe o motivo da reativação da Secretaria de Saúde em Cabo Frio, vez que foi extinta pelo prefeito Marcos Mendes. Talvez, o retorno da Secretaria de Saúde tenha sido para "abrigar" alguns cargos comissionados, entre diversas "portarias", todas indicadas pelo atual prefeito, ou por seus correliogionários, com o objetivo de "agradar" a mais algumas pessoas e "fortalecer" o tal GRUPO POLÍTICO do prefeito. Não encontro outra explicação para a falta de atuação da Secretaria de Cultura.


Interessante que, para a aprovação do dinheiro referente ao carnaval deste ano de 2010, foi realizada inclusive uma sessão extraordinária, matinal, onde deveria ser aprovada a subvenção para a liberação do dinheiro PÚBLICO que seria destinado às escolas de samba e blocos de Cabo Frio (foto ao lado, sessão matinal da câmara). Desta forma, determinado grupo cultural de Cabo Frio foi beneficiado. No caso da Carolina, bailarina de destaque em Cabo Frio, nada foi realizado pelo poder público de Cabo Frio para que fosse providenciado a ida da jovem para a apresentação em Nova Iorque. Ou seja, quando existe interesse, muda-se até o horário da sessão da Câmara de Cabo Frio; mas quando não existe qualquer interesse, sequer existe a vontade de ajudar em qualquer tipo de atuação. Não vi nenhum vereador falar sobre o assunto; não vi prefeito buscar qualquer tipo de ajuda, além do simples bilhete de pass agem; não vi o órgão da Cultura em Cabo Frio assumir a responsabilidade e agilizar o que fosse preciso para que a jovem bailarina tivesse reservado o direito de viajar para representar a cidade de Cabo Frio em terras estrangeiras.

A bem da verdade, a falta de consideração com o povo cabo-friense já não é de se estranhar. o interesse em Cabo Frio é garantir "portarias" e "portarias" a quem vota, a quem quer participar de falcatruas na estratégia para manter o atual grupo no poder. A coisa é tão absurda que existe dinheiro público para pagar mais de R$ 300 mil reais para publicidade e propaganda mentirosa na TV, mas não tem dinheiro para custear a Cultura e investir apoio a pessoas que realmente podem representar a cidade em qualquer parte do mundo, com trabalho honesto e dedicação. Para tanto gasto desnecessário, a gente se pergunta se existe desculpas para a falta de investiment o na Educação e Cultura em Cabo Frio. Chega a ser uma questão de polícia, diante de tanta falta de responsabilidade no gasto de dinheiro público.


Para a bailarina Carolina eu digo para ter persistência, e que a sua mãe, Célia, sem dúvidas, continue a incentivar o desejo da filha para realizar os sonhos que tem. Mesmo sem apoio dos representantes do povo, que hoje percebe-se que não têm qualquer valor, diante da omissão e descaso com o que se passa na cidade, o importante é continuar com a persistência, a tenacidade que somente os vencedores têm. Depois, esses mesmos vereadores e administradores irão tentar "aparecer" na foto com a vencedora bailarina, e se Deus permitir, postarei aqui a DEMAGOGIA e HIPOCRISIA dessas pessoas que envergonham a nossa cidade. Políticos que brigam pelos interesses de um GRUPO que pode se tornar em QUADRILHA, de tanto que enganam o povo. A justiça divina é certa, e não tem escapatória!

"NUNCA SE AFASTE DE SEUS SONHOS, POIS SE ELES SE FOREM, VOCÊ CONTINUARÁ VIVENDO, MAS TERÁ DEIXADO DE EXISTIR!" (Charles Chaplin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário