Banner:

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jânio Mendes e Marcos Mendes estão juntos?! O sobrenome já é igual

Muito se fala na cidade de Cabo Frio sobre um suposto "ACORDÃO POLÍTICO" arquitetado pelo prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes. Inclusive, foi noticiado amplamente nos jornais e blogs da região uma reunião entre o grupo de Marcos Mendes - a moda é ter um grupo, o perigo é isso se tornar em QUADRILHA - e o pessoal do PDT, tendo como "sede" do encontro, a prefeitura de Búzios. No dia 12/06/2010 eu escrevi aqui neste blog um pouco sobre esses "acordos políticos" que visam exclusivamente interesses pessoais. Com o título "ACORDOS POLÍTICOS OU NEGOCIATAS ESCANDALOSAS?! SEJA O QUE FOR, OS INTERESSES SÃO PESSOAIS", escrevi que tudo está claramente definitido, e os políticos da região, assim como de outras localidades, estão preocupados mesmo em permanecerem no poder, praticar uma "política profissional", e o povo... bem, o povo que se dane! Esta é a visão desses GRUPOS que são formados. Tanto é que, atualmente, a conversa é sobre as eleições de 2012, que ainda está distante. Por enquanto, até agora, um ano e meio depois das eleições de 2008, nenhum político eleito em Cabo Frio quer trabalhar.

Voltando ao tema que escrevi no dia 12/06/2010, lá tem um comentário de um leitor, que infelizmente não se identificou. Indignado, o leitor escreveu "ACORDÃO VERGONHOSO TÍPIDO DE TRAÍRAS". Logo abaixo da declaração ele enumerou o nome dos possíveis participantes do referido acordo, conforme a seguir:

1 - MARCOS MENDES
2 - JÂNIO MENDES
3 - ALFREDO GONÇALVES
4 - PAULO MELLO
5 - CARLOS VICTOR

Depois dessa relação, o leitor finalizou com o seguinte aviso: "QUE A POPULAÇÃO GUARDE NA MEMÓRIA OS NOMES DESTES VENDILHÕES ELEITORAIS... SE ELES SE REUNIRAM E PROMOVERAM TAL ACORDÃO... COISA BOA PARA A POPULAÇÃO NÃO É!".

Observando e lendo tudo ou quase tudo que é noticiado pelos jornais e blogs da região, aguardei pacientemente a manifestação do senhor ex-vereador de Cabo Frio, ex-secretário de finanças de Armação dos Búzios e atual pré-candidato JÂNIO MENDES. Após uma entrevista no Jornal de Sábado, que tem uma edição semanal, a mesma foi disponibilizada também no site do referido jornal e reproduzida por Jânio Mendes em seu Blog pessoal. A entrevista de Jânio foi no dia 12/06/2010, e coincidiu com o que eu escrevi aqui, no mesmo dia, sobre os acordos interesseiros. Li a entrevista de Jânio no "Jornal de Sábado" e cheguei a comparar com o que foi postado por Jânio no seu próprio Blog. Talvez isso seja um pouco estranho, mas fiz isso para ver se não faltava nada, se a entrevista era aquela mesmo ou alguma coisa foi suprimida por ambas as partes. NEGATIVO, as postagens eram iguais. Parecia que a entrevista era com o personagem "Rolando Lero", da extinta "Escolinha do Professor Raimundo"; você se lembra?! É o personagem da foto acima, interpretado pelo falecido Rogério Cardoso. O personagem, ao ser questionado pelo professor sobre determinado assunto, e sem saber a resposta correta, procurava enrolar o professor, com palavras bonitas e expressões pouco usuais, tentando "falar difícil". No entanto, jamais conseguiu responder corretamente as questões e nunca era objetivo.

Na verdade, não foi uma entrevista longa. O pré-candidato respondeu a sete questões, e duas delas tiveram respostas curtas e objetivas, e que não tinham nenhuma relevância. A quinta pergunta realizada pelo "Jornal de Sábado" ao Jânio Mendes tinha o objetivo de saber sobre o tal "ACORDÃO". Eis a pergunta que eu reproduzo na íntegra:

JS (Jornal de Sábado) - "Ficamos sabendo que para que Alfredo retirasse a sua candidatura, preparam três reuniões e que em uma delas o senhor esteve presente. Qual foi o tema?"
(sic)

Eis a resposta de
Jânio Mendes, também na íntegra:
"Eu participo de reunião hoje, né? A gente está no PDT, na base do governo Lula. Nós hoje estamos apoiando a candidatura, a reeleição do governador Sérgio Cabral, essa por definição partidária. Nós estamos na chapa majoritária para o senado com o José Bonifácio, inte
grando a suplência do Lindberg Faria, integrando o corpo da coordenação da campanha do Sérgio Cabral. Então, aqui no município você tem vários partidos e lideranças que estão nessa base de aliança. Nós queremos participar de reuniões que promovam a construção civilizada de um palanque político abrigando essas bandeiras para defender o processo de construção. Nós participamos de reunião nesse direção. Agora, todas as vezes que em discussão estiver, a eleição de 2010, nós estamos abertos a participar do diálogo com qualquer setor da sociedade. Eu sempre digo uma coisa: eu tenho plena segurança do que sou, do que faço e do que penso, por isso não tenho medo algum de conversar com quem quer que seja, certo de que aquilo não vai mudar o meu entendimento, responsabilidade, de ver a coisa, o meu modo de agir o meu modo de pensar. Então, conversar faz bem desde que você se deixe iludir pelo canto da sereia". (sic)

Distinto(a) leitor(a), depois de ler a resposta, volte para a pergunta acima e leia novamente, por favor. Leu?! Pois bem, agora, por favor, procure a resposta da pergunta na "fala" do Jânio Mendes logo acima. Encontrou?!

O Jânio Mendes falou, falou, e continuou falando, mas não respondeu a pergunta do entrevistador. Ou ele não participou da mencionada reunião, ou ele não quis falar o que foi realmente discutido no famigerado encontro. O Jânio Mendes, por ser uma pessoa inteligente, advogado, político com quatro mandatos de vereança cumpridos, articulador, com uma alta capacidade de discursar e expor idéias... acaba abusando disso tudo para tentar explicar uma coisa simples. HOUVE OU NÃO HOUVE REUNIÃO?! QUAL FOI O CONTEÚDO DA REUNIÃO, O TEMA, OBJETIVAMENTE FALANDO?! O Jânio Mendes, em sua resposta, simplesmente falou de sua ideologia, da ideologia do seu partido, e a quem este mesmo partido apoia. Os cidadãos, as pessoas da sociedade estão cansados de tantas conversas onde nada se oferece de concreto. (Clique depois no link do "Jornal de Sábado", colocado na relação de Blogs e 'sites' que leio da região, na coluna do lado direito da página deste Blog, e veja a entrevista completa do Jânio Mandes)

Tenho percebido que o ilustre Jânio Mendes foge das perguntas e assuntos que têm certa polêmica, que podem comprometê-lo de alguma forma, ou que ainda possa prejudicá-lo diante de uma sociedade que pode interpretar seus pensamentos de uma outra forma. Na verdade, ele não quer nenhum desgaste com quem quer que seja. Na minha humilde opinião, Jânio Mendes quer agradar a "gregos e troianos". Aproveito para fazer essa ilustração, pedindo licença ao Jânio, já que ele, em suas respostas, gosta sempre de "florear", mas não responde com objetividade as perguntas. E você, leitor, o que acharia de um político que vê um Gari na rua trabalhando e o chama de "CATADOR DE LIXO?" Qual seria seu pensamento, ilustre leitor(a), se um candidato experiente olhasse para um(a) auxiliar de serviços gerais e o visse como um(a) simples "LIMPADOR(A) DE SUJEIRAS?!" O que dizer de um político, da mesma estirpe, que soubesse que uma pessoa alcançou dignamente uma aprovação em concurso público para trabalhar na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, e fosse chamado de "BABÁ DE PRESO"? Tais situações são muito tristes! Porém, uma coisa é certa: neste tipo de político eu não voto, NUNCA MAIS. (clique na charge acima para amplicar)

Pois é, o que acontece é que nem sempre aquilo que a gente vê, pode ser veradadeiramente o que é apresentado. Pode ser falso. Cabe a você, a mim, a todos da sociedade, ficarmos atentos a tudo, especialmente nesses dias de concorrência eleitoral, onde a fala inteligente ou o discurso "politicamente correto" pode esconder uma grande ARMAÇÃO CONTRATUAL ENTRE GRUPOS DISTINTOS. Se o Jânio Mendes (foto acima) e o Marcos Mendes, prefeito de Cabo Frio fizeram o tão falado "ACORDÃO POLÍTICO" eu não sei; mas, posso afirmar que, se isso for realizado, Marcos Mendes ganhará um forte aliado em termos de fazer discurso com eloquência, assim como, aprenderá a responder determinadas perguntas sem dar a resposta. Fiquemos de olhos bem abertos, pois muitos políticos acreditam que o povo continua burro, ou continua ignorante, exatamente como mostra a charge acima, com o desenho do animal no parágrafo anterior, e que é muito condenado, coitado!

"EM POLÍTICA, O QUE NÃO É POSSÍVEL, É FALSO!" (Antonio Cánovas del Castillo)

4 comentários:

  1. Um absurdo. Janio sempre se mostrou íntegro em sua vida, tanto é verdade que em 4 mandatos como vereador ele não enriqueceu ilicitamente. Sempre morando no mesmo lugar, sem esbanjar dinheiro e carros importados, nem criando avestruz.

    Lendo a resposta dele, deixa claro q ele participou dessa reunião. E mais claro ainda que ele não irá compactuar com essa sujeirada que é a política cabofriense.

    ResponderExcluir
  2. Bebeto Cardozo

    Quando Lemos afirmações absurdas sobre supostos acordões feitos com a adesão de Janio mendes,fica claro que tais afirmativas partem daqueles que tentam denegrir o nome de Janio com medo do seu crescimento político, que com certeza levará nossa cidade a novos rumos,onde os recursos publicos serão bem utilizados e as mamatas e falcatruas politicas, como as que observamos ao longo de 16 anos irão acabar. Janio está no caminho certo, que levará nossa cidade ao lugar que ela merece, que com certeza não é o noticiário policial nem os tribunais como hoje acontece.

    ResponderExcluir
  3. Povo que não tem nada pra fazer é fogo né! --' Pelo menos Janio não fica de porta em porta de igreja, um dia catóica, evangélico, espírita ...pedindo voto que nem 'outros' candidatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aproveitar para responder aos três acima e que apenas um teve a dignidade de se identificar, que foi o Cardozo, que eu conheço.

      O primeiro anônimo deve estar arrependido de ter feito o comentário, porque hoje o Jânio Mendes mostra o verdadeiro "OBJETIVO" a qualquer custo.

      Cardozo, por sua vez, não está arrependido de nada, porque acompanha o Jânio aonde ele vai. Fiel escudeiro, nem que o apoio seja de um "GOVERNO VAGABUNDO". Poxa, como o Cardozo mudou de opinião rapidinho, depois de criticar tanto o governo. Qual é o "caminho" de Jânio, Cardozo?

      E o terceiro anônimo tenta enganar a ele próprio. Jânio está andando em todos os "terreiros", com foto e tudo.

      Jânio político e NADA é a mesma coisa!

      Osmar Filho.
      05/09/2012

      Excluir