Banner:

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aprovado 'ESTATUTO da IGUALDADE RACIAL' sem COTAS específicas

Na quarta-feira, dia 16/06/2010, foi aprovado o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL no Senado Federal, em uma sessão extraordinária. O projeto aprovado pelos políticos daquela casa legislativa determina garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. Na área educacional, será incorporada o no currículo de formação de professores, temas que possam incluir valores de respeito à pluraridade ETNORRACIAL e cultural da sociedade. No entanto, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) retirou o trecho do projeto que tratava de reserva de vagas para negros em partidos políticos e o que estabelecia políticas específicas de saúde para a população negra, assim como, a CRIAÇÃO DE COTAS PARA NEGROS NO ENSINO PÚBLICO. Isto aconteceu porque o texto alcançou a aprovação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), passando sem alterações no plenário da Casa. Agora, depois da aprovação do projeto, excluindo as exigências de "cotas" pela classe negra, o mesmo segue para a sanção do presidente Lula. (divulgação no portal G1, UOL e BOL)

O senador Paulo Paim (PT-RS), - de óculos - e os afrodecendentes (foto no topo do assunto) comemoram a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. O referido senador, que foi o autor do projeto original, falou à Agência Senado sobre a aprovação do projeto, dizendo que "concorda com a posição da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Social, vinculada à Presidência da República (SEPIR-PR), segundo a qual o estatuto representa um avanço, embora não contemple a POLÍTICA DE COTAS RACIAIS". O senador refere-se à exclusão das cotas para negros em PARTIDOS POLÍTICOS, tratamento específico para a classe negra na SAÚDE, e cotas para negros no ENSINO PÚBLICO.

O referido Estatuto de Igualdade Racial, segundo informações, tramitou no Congresso Nacional por sete anos, e foi aprovado por meio de ACORDO na comissão e no plenário. A questão é interessante, pois, segundo o deputado federal Edilson Santos, ex-ministro da Secretaria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, a nova Lei atendem às reivindicações da comunidade negra. Com isso, prezados(as) leitores(as), pode-se verificar que são os próprios negros que praticam a DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ou o RACISMO, como é falado em todos os setores da mídia. No meu entendimento, os negros - ou a comunidade negra, como disse o deputado Edilson -, se esquivocam quando pedem tratamento diferenciado em relação aos BRANCOS, ou ao restante da população aqui no Brasil.

Requisitar espaço para negro em partido político, tratamento específico para a classe negra na saúde, e cotas para estudantes negros em universidades públicas é o mesmo que a própria classe negra declarasse que são INFERIORES E COMPLETAMENTE INCOMPETENTES PARA CONSEGUIREM O ESPAÇO QUE ALMEJAM NA SOCIEDADE. Para mim, na minha modesta opinião, os pedidos dos negros sobre cotas, que foram retirados do texto original, e o próprio projeto, em si, que foi aprovado no Senado, é uma autêntica DISCRIMINALIZAÇÃO LEGALIZADA. Ou seja, legaliza uma discriminalização que todos querem extirpar da sociedade. A própria classe política, a pedido dos próprios negros, através de determinado projeto ou estatuto aprovado, OFICIALIZAM QUE OS NEGROS SÃO REALMENTE DIFERENTES, INFERIORES E QUE PRECISA DE REGULAMENTAÇÃO PARA FAZER UMA TENTATIVA DE IGUALDADE COM OS DEMAIS SERES HUMANOS. Sinceramente, isto é uma ABSURDO SEM TAMANHO! Pegando emprestado o "bordão" do jornalista Bóris Casoy (aquele que também discriminou o Gari e sua classe, "ao vivo", no final de 2009), falo bem alto: "ISTO É UMA VERGONHA!".

Alheios a tudo isso e TALVEZ pensando exclusivamente nos votos que a classe negra tem para oferecer, os políticos da Capital da corrupção, lê-se BRASÍLIA, os senadores aplaudem a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na sessão do dia 16/06/2010 (foto ao lado). A situação é incrível, e não sei como tais representantes da sociedade não observam que, em tese, podem ter aprovado e legalizado a DISCRIMINAÇÃO RACIAL no Brasil. A volta do RACISMO pode estar decretada, e tudo a pedido da própria CLASSE NEGRA, que pediu um projeto, uma lei específica para os NEGROS. Não sei o que os políticos pensam, mas, certo é que eles acreditam que não podem perder votos e negar uma lei específica para uma sociedade que é tão numerosa no país: A SOCIEDADE NEGRA.

Interessante que, na foto acima, mostrando o plenário do Senado, em Brasília, bem no canto direito da foto anterior (plenário do Senado), de cabelos grisalhos e aplaudindo a aprovação do projeto, está o deputado federal Antonio Roberto (PV-MG), psicólogo, orientador e motivador de pessoas, um político da Capital Mineira, Belo Horizonte. O referido deputado tem um programa na TV Alterosa, afiliada do SBT, de Belo Horizonte, com o nome de "Antonio Roberto e Você" (foto acima, com a colega de programa), que eu já assisti várias vezes, na época em que eu morava em Ipatinga-MG. No respectivo programa, Antônio Roberto atende e responde a diversos telespectadores, por carta, e-mails, ou entrevistas nas ruas, falando sobre comportamento humano e sentimentos diversos que todos nós temos em determinada fase da vida. Não entendo como uma pessoa esclarecida como ele, concorde na aprovação do referido Estatuto de Igualdade Racial. Mas, respeito, cada um tem uma opinião, e sabe o que é bom no momento, dependendo do interesse envolvido. Perceba que ele saiu da Câmara Federal e estava no Senado aplaudindo. Qual o interesse?! Acredito que isso seja um PARADOXO.

Veja abaixo, sintéticamente, o que foi aprovado com o Estatudo da Igualdade Racial, no Senado:

EDUCAÇÃO:
*Obriga escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, a ensinar história geral da África e da população negra do Brasil.

TRABALHO:
*Incentivo de atividades produtivas rurais para população negra;
*Proíbe empresa de exigir "aspectos próprios de etnia" para vagas de emprego

ESPORTE:
*Reconhece a capoeira como esporte e o governo terá que destinar recursos para a prática.

RELIGIÃO:
*Reitera o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana e libera assistência religiosa aos seguidores em hospitais.

INTERNET:
*Além de multa para quem praticar crime de racismo na internet, prevê interdição da página na internet.

QUILOMBOS:
*Garante às comunidades dos quilombos direitos de preservar costumes sob a proteção do Estado;
*Comunidade terão linhas especiais de financiamento público.

PODER PÚBLICO:
*Prevê criação de Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial para acompanhar implementação de medidas.

*Estabelece que o Estado adote medidas para coibir violência policial contra a população negra.

Bem, se o Estatuto aprovado não é DISCRIMINAÇÃO, não sei mais qual é o significado da palavra RACISMO! Novamente, MEUS SENTIMENTOS, BRASIL!

"EU SONHO DE VER MEUS FILHOS JULGADOS PELA SUA PERSONALIDADE, E NÃO PELA COR DE SUA PELE!"
(Martin Luther King, Líder negro americano, 1929-1968)

Um comentário:

  1. INSPIR (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial)
    O Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial – INSPIR – é uma entidade civil de interesse público, de âmbito internacional, que tem como principal objetivo contribuir para o diagnóstico, o aperfeiçoamento, o desenvolvimento e a adoção de políticas públicas e privadas de promoção da igualdade racial. É também objetivo do INSPIR a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, especialmente nas relações de trabalho.

    Endereço: inspir@terra.com.br
    Sítio: www.inspir.cjb.net

    ResponderExcluir