Banner:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Universidades particulares: caça-níqueis


O ensino superior nas universidades particulares tem demonstrado cada vez mais que é um verdadeiro caça-níquel. Não falo somente de qualidade de ensino. O tratamento, consideração, estrutura, postura e comprometimento para com os alunos, tem demonstrado que o interesse principal é a arrecadação de um maior número possível de mensalidades, ou seja, quanto mais alunos, mais dinheiro arrecadado.

Não existe preocupação na satisfação do aluno, com a estrutura apresentada, se condiz com o investimento mensal das mensalidades. A situação é tão alarmante, que o ensino superior particular mais parece um caça-níquel, uma contravenção... sendo assim, um crime. Não muito tempo atrás, foi divulgada amplamente o crescente número de universidades particulares, com qualidade duvidosa e em desacordo com requisitos exigidos para a sua criação. Não existe preocupação na formação de verdadeiros profissionais, de cidadãos que possam contribuir com a sociedade e oferecer seus serviços de forma satisfatória, e assim, mudar a perspectiva de um futuro promissor, e que vislumbre possíveis mudanças de paradigmas.

Mas a questão principal para os barões das universidades particulares é arrecadar, arrecadar e encher os seus cofres. Tais barões, se escondem atrás de títulos (que muitas vezes não têm), ou possuem algum cargo eletivo, sendo políticos renomados, escamoteando a verdadeira origem de suas conquistas. Utilizam-se da facilidade na crianção de universidades, do prestígio político, da incompetência ou falta de vontade do governo em oferecer o ensino superior para todas as pessoas. Porém, o engodo dos barões proprietários das universidades particulares muito mal consegue dobrar a esquina.

Desta forma, você cidadão, cidadã, busque conhecimento, invista em você, e não permita que dublê de político, ou que pseudo-educador mude seus ideais, ou ainda que contamine suas metas, seus objetivos. Não desista, pois o conhecimento é a única coisa que jamais conseguirão subtrair de você. Lembremo-nos: "SE VOCÊ FOR PLANEJAR POR UM ANO, PLANTE CEREAIS; SE O FIZER PARA UMA DÉCADA, PLANTE ÁRVORES; MAS SE FOR PLANEJAR POR UM SÉCULO, PLANTE CIDADÃOS!" (Frase anônima, com adaptação).

Um comentário:

  1. Quero parabenizar-te pela matéria de hoje!

    Realmente o que está faltando nas faculdades e nas escolas são profissionais que queiram e tenham o desejo de estimular os alunos a pensar.

    Com isso estão formando apenas repetidores de informações.

    Cleu

    ResponderExcluir