Banner:

quarta-feira, 24 de março de 2010

Advogado criminalista afirma: "O povo é sádico!"

Em cobertura sobre o julgamento do caso "Isabella Nardoni", falecida em 2008, depois de ser estrangulada e jogada pela janela do 6º andar do partamento onde morava seu pai e madrasta, a mídia preparou plantões para divulgar detalhes do que estava acontecendo no Tribunal do Juri do Fórum Regional de Santana, em São Paulo.

A comoção da população é grande, e pessoas que não têm qualquer relação com a família, mostraram, de diversas maneiras, solidariedade e indignação com a barbárie cometida pelo pai e madrastas, até então, acusados. Inclusive, estudantes de Direito, profissionais da área, como advogados, promotores, juristas, e professores, foram consultados por diversas redes de televisão para explicarem com detalhes todo o procedimento que estava por acontecer no Tribunal em São Paulo.

Alguns dos profissionais consultados falavam até de que era o julgamento mais importante que o Brasil tem nos últimos tempos. Dentre os profissionais consultados por uma rede de TV, com notícia 24 horas (Record News), foi o advogado Filipe Fialdini (foto acima) - criminalista, professor de Direito Penal e Prática Forense Penal)-, que atua em São Paulo. O ilustre advogado, em sua participação no programa televisivo, respondeu diversas questões formuladas pelo jornalista que comandava a programação. Juntamente com o advogado, também estava presente um experiente promotor de justiça, Dr. Carlos Cardoso (31 anos de prática forense, sendo 10 atuando na função de advogado, e mais 20 anos como promotor de justiça).

Dois mais diversos temas e perguntas, os dois profissionais entrevistados demonstraram todo o conhecimento adquiridos na área. Porém, em determinado momento, o jornalista perguntou ao advogado que falasse sobre o sentimento do povo, de pessoas que sequer conheciam a Isabella, menina de 05 anos falecida e a sua família, e mesmo assim, demonstravam a sensibilidade e consternação com todo o ocorrido, e também, realizando manifestações e protestos a favor da condenação dos culpados. O advogado Fialdini mostrou um discreto sorriso e falou: "O POVO É SÁDICO!" (sic). Em seguida, começou a explicar o significado da sua afirmação, dizendo que as pessoas têm prazer em assistir coisa ruim, em ver coisas ruins. Continuando o pensamento, o advogado criminalista disse que o acontecimento ruim é a predileção do povo. Neste momento, o jornalista que comandava o programa, interrompeu o advogado e disse que realmente concordava com ele, e explicou que no primeiro momento até que as pessoas realmente tenham a reação de gostar de observar um acontecimento ruim, mas que depois, esse sentimento se torna em comoção, sentimento de solidariedade. Depois, o promotor Carlos Cardoso, também presente no programa que fazia a cobertura do julgamento do caso Isabella Nardoni, disse que estava na mesma linha de pensamento do advogado, e concluiu que fica evidente o momento posterior, onde os populares tentam se solidarizar com os familiares, com um sentimento de que a justiça seja feita, e de que os culpados sejam realmente condenados e que fiquem presos. Na minha humilde opinião, creio que o povo goste realmente de ver desgraça... de acompanhar o que é ruim... de ficar atento às tragédias e barbáries que acontecem no dia a dia.

A mídia é que se satisfaz com esse sentimento dos telespectadores, vez que descarregam desgraças nas residêndias das pessoas, buscando cada dia mais, alguma coisa que possa chocar a família que está em casa reunida depois de um dia de trabalho e toda a sociedade incrédula que ligam a TV e se contentam com este tipo de jornalismo. Isso, sem falar nos muitos programas de TV que são absolutamente ridículos, e o pior deles são os famigerados "Realitys Shows", onde um grupo de pessoas, famosos ou anônimos, ficam trancados em uma casa ou fazenda (de repente, um curral - dependendo das pessoas que são selecionadas), para ficarem sem fazer nada, passando menos conhecimento ainda, para pessoas que acham que estão contribuindo alguma coisa para a sua vida e de suas famílias.

A coisa chega ao cúmulo do absurdo, quando milhões de pessoas ainda gastam com telefonemas para os programas com o objetivo de eliminar um ou outro do jogo. Com o devido respeito aos índios, vou utilizar aqui uma frase popular: É tudo um "PROGRAMA DE ÍNDIO" mesmo!". Estou falando dos "BBB's" e "As Fazendas" da TV, dentre outros, para não dizer que são verdadeiros currais. Pra falar a verdade, os animais quadrúpedes que ficam em currais transmitem mais inteligência do que aqueles que ficam ociosos trancados em um local qualquer para fazerem as mais absurdas asneiras. Ou o povo toma um choque e desperte para a realidade, ou as coisas tendem a ficar ainda pior, sem perspectivas, sem luz, sem nenhum sinal de mudança.

"NENHUM PRAZER É UM MAL EM SI, MAS CERTAS COISAS CAPAZES DE ENGENDRAR PRAZERES TRAZEM CONSIGO MAIOR NÚMERO DE MALES DO QUE PRAZERES" (Epicuro - Filósofo, 341 a.C.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário