Banner:

segunda-feira, 29 de março de 2010

Frequência dos vereadores da Câmara de Cabo Frio é 'fiscalizada' pela "JOVEM TV"

Surgiu uma grande idéia de gravar e transmitir as sessões da Câmara Municipal de Cabo Frio. Com a atuação da "JOVEM TV" nas sessões do legislativo, é grande as chances dos vereadores participarem ativamente das sessões, que são realizadas às terças e quintas-feiras, no horário inicial das 18h00. Com essa iniciativa, não só a população de Cabo Frio pode ver o que está acontecendo no legislativo, sobre processos de lei em andamento, como também poderá verificar a presença dos vereadores nas sessões. Normalmente, o quórum para votações dos projetos nem sempre são alcançados, e muitas sessões duravam não mais do que 15 minutos. Mesmo com as faltas às sessões, os vereadores continuam recebendo seus generosos salários. Agora, com a presença da "JOVEM TV", canal 8, de Cabo Frio, a tendência é que os vereadores "sumidos" reapareçam e apareçam na telinha da TV.

Verifiquei, pessoalmente, que as sessões da Câmara não tem votado nenhum projeto de relevância. Os vereadores não fiscalizam o executivo, como deve agir, e poucos utilizam a tribuna para esclarecimentos ou informações relevantes. No período legislativo anterior (2005-2008), Jânio Mendes (PDT), era o vereador que mais utilizava o tempo de tribuna para discursar ou explicar algum assunto ou acontecimento envolvendo a política da cidade. Quanto aos Projetos de Leis, os vereadores cabo-frienses estão fracos, e sabem apenas votar Moção de Aplauso ou Moção de Repúdio. Este último ato, inclusive, foi lembrando para, quem sabe, votarem uma Moção de Repúdio contra o deputado federal Ibson Pinheiro, que fez a famigerada emenda para retirar o dinheiro do petróleo dos Estados e municípios produtores. Os nobres vereadores de Cabo Frio também não se cansam de votar "Títulos de Cida
dão Honorários".

Moção de Aplausos é o que mais os vereadores sabem fazer. Não existe atuação efetiva na Câmara Municipal de Cabo Frio. Não são feitas averiguações de denúncias que são entregues no Poder Legislativo, de contratos assinados pelo municípios, do sistema de transporte ridículo e ineficiente, ao qual o município desenbolsa aproximadamente R$ 700 mil reais mensais. Aliás, a preocupação de determinados vereadores agora é com a cadeira da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) que podem concorrer ainda este ano, em outubro. Ou seja, quem foi eleito para ser vereador em Cabo Frio, vai ignorar os eleitores e vai tentar convencê-los que será melhor ele, candidato, ir para a Assembléia do Rio. Sim, melhor para ele, pois o salário, sem dúvida é muito maior, além dos benefícios que poderá dar a tantos outros aliados e correligionários.

Temos na Câmara Municipal de Cabo Frio vereadores com diversas formações profissionais, e temos também quem não declarou, até o presente momento, a sua profissão ou em que é formado. Ou seja, a profissão desse vereador é SER VEREADOR. emos também vereador que se gaba de ter cinco mandatos consecutivos, dando a entender que isso acrescenta alguma coisa na transformação de Cabo Frio. Basta fazer um levantamento para verificar que os 20 anos dos cinco mandatos eletivos não significam absolutamente nada. Apenas ganhou cinco vezes o cargo eletivo de vereador. Bem fez o ex-vereador Jânio Mendes, que não quis se eternizar na Câmara Municipal, buscando novos horizontes e crescimento na carreira política. Isso não é comum, vez que os vereadores profissionais preferem ficar recebendo o salário eletivo, se puderem, por toda a vida. Em Cabo Frio, temos alguns que pensam assim, que não contribuíram nada para o crescimento da cidade e que vivem até hoje usufruindo do salário daquele poder legislativo.

Na verdade, poliíticos dessa natureza pensam pequeno. O objetivo deles é conseguirem um lugar onde podem receber uma renda considerável durante o mês, sem muito esforço, sem contrapartida, e que a cobrança quase não exista. Mas agora, senhores vereadores, prestem atenção, pois a JOVEM TV está na área para mostrar todas as sessões onde todos os vereadores deveriam participar, salvo a falta devidamente justificada.

"A VERDADE ESTÁ TÃO OBSCURECIDA NESTA ÉPOCA E A MENTIRA TÃO ASSENTADA QUE, NÃO AMANDO A VERDADE, NÃO SE PODE CONHECÊ-LA!" (Blaise Pascal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário