Banner:

sábado, 20 de março de 2010

UERJ em Cabo Frio: Parte 1 - Histórico completo e apenas promessas

Esse assunto é extenso, e por isso, está divido em duas partes. Vamos à primeira, que demandou um bom tempo de pesquisa para divulgar agora. Eis o resultado:

Exatamente no dia 15/05/2009 começou a promessa dos políticos de Cabo Frio e da Capital Fluminense sobre a UERJ em Cabo Frio, quando o site do município de Cabo Frio divulgou o seguinte encontro: "Marquinho Mendes e reitor da UERJ discutem instalação da universidade em Cabo Frio". Na divulgação, foi informado o encontro no gabinete do prefeito Marquinho Mendes com o deputado estadual Paulo Melo (PMDB/RJ), e o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, para iniciar as negociações sobre a implantação de um campus avançado da Universidade Estadual no município de Cabo Frio.

Segundo informações no site, o encontro foi resultado da primeira edição do Projeto Cidade Viva, elaborado pelo jornal "Folha dos Lagos", com a participação da cúpula do governo municipal. Um dos cursos para iniciar a empreitada em Cabo Frio seria Engenharia, conforme informou o digno reitor. Ao final, o reitor ainda falou que havia escolhido a "prefeitura certa" (esperamos que sim... vamos ver!).

No dia 30/06/2009, o governo municipal (e não a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, - como está escrito no site oficial do município -, pois Prefeitura é simplesmente um local, prédio, sede, estrutura onde é instalada o governo), através do site oficial, "convida os veículos de comunicação para participar do encontro norteador para a implantação do pólo UERJ - Cabo Frio", a ser realizado no dia 09/07/2009, às 14h00, "no auditório da própria Prefeitura" (agora sim, correto... portanto, confirma que realmente Prefeitura é um local e não pode convidar ninguém). Observe bem que o convite foi direcionado apenas aos veículos de comunicação. No entanto, no dia 08/07/2009, novamente no site do município de Cabo Frio, a secretária de Ciência e Tecnologia, professora Laura Barreto, confirmou o evento (foto ao lado), mas, corrigiu e estendeu o convite, informando o desejo do prefeito de Cabo Frio em ter presente toda "a população falar, participar e contribuir para uma escolha consolidada, que atenda a vontade da maioria". Disse ainda que a respectiva reunião tinha o objetivo de iniciar a educação á distância no 1º SEMESTRE DE 2010, e no 2º SEMESTRE, inaugurar a unidade, promovendo os cursos de graduação já existentes, além de criar cursos para desenvolver a região".

Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia na época, no dia 24/08/2009 seria realizada uma "mesa redonda" com os prefeitos da região litorânea e com o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves. O reitor, na oportunidade, disse que expôs a sua vontade de instalar o pólo da Universidade em Cabo Frio para atender a região litorânea. Ainda foi divulgado que, em outro encontro com membros da sub-reitoria, houve a sugestão de consultas públicas e aos secretários de educação da região para detectarem os cursos desejados pela maioria da população.

A referida consulta pública seria realizada através de instalação de computadores nas ruas para opinarem sobre os cursos. Também foi avisado previamente pela então secretária Laura Cardoso, que o curso de medicina não será instalado "por ser muito caro". No dia 11/08/2009, novamente é divulgado no site do município de Cabo Frio um convite a todos os orgãos de imprensa de Cabo Frio e da Região dos Lagos para participarem de uma reunião extraordinária no dia 14/08/2009, na "SALA VIP" da coordenadoria, no bairro braga (antiga sede do governo). tendo como objetivo a apresentação dos detalhes da programação e dos tópicos que serão "discutidos durante o II Seminário de Integração da UERJ com as Prefeituras, marcado para acontecer nos dias 24 e 25 de agosto" (2009): dia 24, de 09h00 às 12h00 "mesa-redonda dos prefeitos da região com o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves", com apresentação das expectativas e necessidades. Logo depois, "ALMOÇO DOS PREFEITOS DA REGIÃO, DAS AUTORIDADES CONVIDADAS PELO PREFEITO DE CABO FRIO, MARQUINHO MENDES, E DA REITORIA DA UERJ (acompanhada de sua comitiva dos setores e departamentos).

No mesmo dia 24/08/2009, apresentação pública dos setores, departamentos e curso da UERJ à sociedade. No dia seguinte, 25/08/2009, de 09h00 às 14h00, para "apresentação formal das propostas e sugestões dos representantes das Prefeituras e das entidades representativas de Cabo Frio". Por fim, a nota no site termina com uma solicitação para que os "profissionais de imprensa confirmem sua participação na reunião do dia 14, até às 17h de quinta-feira, dia 13 "(13/08/2009). E por último, informaram também um número de celular para a confirmação dos profissionais de imprensa no evento. No dia 14/08/2009, dia da "reunião extraordinária" com os jornalistas, o site do governo de Cabo Frio repetiu tudo sobre o evento a ser realizado no dia 24 do mesmo mês, convocando os jornalistas para confirmarem presença pelo mesmo número de celular divulgado. No dia do evento, 24/08/2009, outra divulgação no site sobre o evento a ser realizado nos dias 24 e 25/08/2009. Já no dia 25/08/2009, segundo e último dia do II Seminário de Integração UERJ e Municípios do Rio de Janeiro, novamente o site do município de Cabo Frio divulgou a promessa, digo, a questão da implantação da conceituada Universidade Estadual na Regiãol dos Lagos, especificamente, em Cabo Frio, e a então secretária Laura Barreto declarou: "A vinda da UERJ para Cabo Frio deixou de virar um sonho, já é uma realidade de acordo com o protocolo de intenção apresentado, mas queremos ressaltar a importância dessa ação não só para nossa cidade, mas para atender uma necessidade regional".

Sobre a pesquisa que seria feita com COMPUTADORES DISTRIBUÍDOS PELAS RUAS de Cabo Frio, não foi bem assim, prezados leitoress. A pesquisa foi realizada pelo professor Paulo Cotias, então Coordenador de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, que questionou 1.553 estudantes do ensino médio, sendo 1.165 somente do município de Cabo Frio. Entre outras informações, de acordo com a pesquisa feita pelo referido coordenador, os cursos de graduação mais procurados foram: "Administração, Artes Visuais, Ciências Tecnológicas, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Informática, Jornalismo, entre outras". No dia 17/11/2009, é divulgado no site do município de Cabo Frio a inauguração do Escritório Técnico da UERJ no dia 16/12/2009, "para a assinatura do convênio de parceria entre a Universidade Cabo Frio". A divulgação mostrou os acordantes, representantes do governo de Cabo Frio e da UERJ (foto ao lado). Segundo informações no site, o prefeito de Cabo Frio "destacou que a iniciativa confirma definitivamente a implantação do primeiro campus de uma universidade pública de qualidade em Cabo Frio", e declarou: "A cada dia vejo mais concretizado o sonho da UERJ na nossa região... Eu não vou deixar este sonho ir embora. Quando no passado eu falava que ia trazer a universidade para Cabo Frio, diziam que era papo de campanha. Contudo, as pessoas esqueceram aqui existe um prefeito determinado e quer o melhor para a sua população".

Para o Coordenador Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, Paulo Cotias, "a inauguração do escritório encurta ainda mais a distância entre a Prefeitura e a Universidade e agiliza os trâmites e conclusão dos estudos de viabilidade sócio-econômica necessários para a instalação do campus". Afirmou ainda Paulo Cotias: "A Região dos Lagos tem grandes expectativas com a vinda da UERJ, pois consolida uma universidade pública aqui de fato, o que causará um estrondo impacto na cultura local. Também confirma Cabo Frio como a cidade-universitária da região".

Após a solenidade de inauguração, a comitiva que integrou a reunião foi para a sede da Secretaria de Cultura, na Fazenda Campos Novos, para um ALMOÇO (outro almoço) com o secretário da pasta, Beto Nogueira, para "avaliar questões relativas aos cursos na área de Biotecnologia" (essas pessoas avaliam projetos na hora do almoço). Virando o ano, nenhuma PROPAGANDA no site do município de Cabo Frio sobre a implantação do campus da UERJ em Cabo Frio, exceto, no dia 03/03/2010, quando foi divulgado que a UERJ, através do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), em parceria com a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia de Ensino Universitário de Cabo frio e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), cujo objetivo é oferecer curso de extensão voltado aos profissionais da educação da Rede Pública, abordando a temática de gênero, sexualidade e igualdade éticnico-racial.

Portanto, não tem nenhuma relação com o tal projeto do campus da UERJ em Cabo Frio. Ja estamos no meio do 1º semestre de 2010, e nada foi implantado ainda. Mas, a propaganda agora, digo, a questão levantada agora é saber qual é o melhor lugar em Cabo Frio para ser instalada a estrutura da UERJ. Representantes do governo de Cabo Frio e da UERJ divergem, e têm idéias diferentes, escolhendo lugares extremamente diferentes. Mas, esse já é um outro assunto, e que você poderá verificar a continuação dessa propaganda toda do governo de Cabo Frio, na Parte 2 deste assunto.

Confira e tire suas próprias conclusões, após receber as informações complementares publicadas aqui neste Blog, no dia 21/03/2010: UERJ em Cabo Frio: Parte 2 - Qual o melhor local para o campus? Antes, leia e reflita a seguinte frase: "A MENTIRA PODE SER MUITO BEM VESTIDA PARA PARECER COM A VERDADE, MAS A VESTIMENTA APARECERÁ SEMPRE GASTA!" (Eleanor Doan). A quem o governo de Cabo Frio pensa que está enganando?! Ou tudo isso é incompetência mesmo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário