Banner:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Esta data é comemorada com várias manisfestações pelo Brasil e no mundo. Depois de muita repressão por possuir o "sexo frágil" - que de frágil não tem nada -, as mulheres, gradativamente, vêm conquistando espaço nas mais diversas escalas de trabalho. Na política, sua participação também tem avançado muito, embora especialistas afirmem que a desigualdade ainda é grande. De qualquer forma as conquistas são grandes, desde o século XIX, mais precisamente em 1851, quando algumas mulheres iniciaram a luta pelo fim da escravidão, nos Estados Unidos da América. Dentre as conquistas marcantes, a mais comentada é a do voto, sendo a Nova Zelândia o primeiro país a conceder às mulheres o direito ao voto, em 1893.

No mesmo continente, a Austrália permitiu o mesmo direito, em 1902, apesar de algumas restrições. Na Europa, o primeiro país foi a Finlândia, em 1906. Na América Latina, o primeiro país que concedeu o voto às mulheres foi o Equador, em 1929. No Brasil, a emancipação feminina teve como líder a educadora leolinda de Figueiredo Daltro, da Bahia. Curioso é que, ao contrário dos outros países, o movimento pelo voto feminino foi através de um homem, o constituinte e médico, e também baiano, César Zama.

Ruy Barbosa - que foi um dos maiores advogados do Brasil -, e o Barão Rio Branco, se manifestaram na defesa da igualde política dos sexos. Em 03/05/1933, na eleição para a Assembléia Geral Constituinte, finalmente (ou inicialmente), em âmbito nacional, a mulher brasileira votaria e seria votada. Pelas conquistas e por tudo que representa na sociedade, PARABÉNS MULHERES!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário