Banner:

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hemolagos em Cabo Frio não tem estrutura para captação de sangue

O Hemolagos de Cabo Frio, fica no Hospital Santa Izabel (foto ao lado), não tem condições para fazer campanha para captação em massa de doação de sangue. Vez ou outra a instituição recorre à campanha em rádio e TV para suprir seu estoque de sangue na Região dos Lagos, mas a deficiência para atender a demanda não suporta isso, vez que a estrutura para atender aos doadores não permite um bom atendimento, e os doares ficam um bom tempo na sala de espera para a colega do sangue. Além disso, quando o doador entra na sala de captação, percebe o ambiente sem espaço, e vê como o profissional que vai coletar o sangue tem dificuldade de se locomover, procurando a melhor forma para realizar o trabalho. Se, por acaso, o profissional que for coletar o sangue quiser verificar os dois braços do doador, para buscar a melhor veia, vai ter de disputar espaço com a parede ou outros móveis do local da coleta.

O que mais chama a atenção é que o referido espaço é utilizado há anos, e as autoridades nada fazem para melhorar a situação. Os responsáveis pelo órgão captador sabem da situação precária, mas também não resolvem a situação. Eu mesmo deixei um documento com a responsável pelo Hemolagos, pedindo informações sobre a questão e solução para o problema, mas fui ignorado e até agora não obtive resposta. O que fizeram é permitirem uma campanha de doação, divulgada por um jornal local, onde um filho do diretor da empresa de transporte urbano em Cabo Frio aparecia na foto, incentivando a doação. Uma propaganda para promover a empresa de ônibus, nada mais do que isso.

Quando chega o período de verão, férias, e feridados prologandos, o Hemolagos sempre fala da necessidade da doação de sangue. Mas os políticos de toda a Região dos Lagos, que utilizam o sangue coletado em Cabo Frio nada oferecem ou propõe para resolver o problema. É preciso que alguma coisa seja feita, e que haja uma união de todo o município para a instalação do órgão em local espaçoso, digno para que os doadores possam participar melhor, e os profissionais coletores possam trabalham em um ambiente profissional adequado. Fazer propaganda para uma determinada empresa de ônibus não me parece uma boa solução. Além disso, a justiça proibiu uma campanha de um apresentador de TV, em Cabo Frio, em período eleitoral. Os aproveitadores de plantão não perdem a oportunidade e tentam se aproveitar da desgraça alheia, e com isso, receberem algo em troca pela suposta ajuda na doação de sangue. Não precisa aparecer para a mídia para ser doador, basta comparecer ao órgão para expressar a vontade e fazer parte do cadastro de doadores de sangue na Região dos Lagos. É simples, mas não tão rápido, em virtude da pouca estrutura oferecida pelo mencionado órgão.

"CUMPRA NÃO APENAS O SEU DEVER; FAÇA UM POUCO MAIS, E SEMPRE TERÁ SUCESSO!" (Andrey Carnegie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário