Banner:

sábado, 24 de abril de 2010

Carnaval fora de época em Campos com suspeita de irregularidades na liberação das verbas

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro teve uma programação de Carnaval fora de época neste feriadão de 21/04 (Tiradentes, feriado nacional) e 23/04/2010 (Dia de São Jorge, feriado estadual). Essa questão virou uma discussão em Campos, e cidadãos da cidade estão revoltados com a distribuição de dinheiro para a realização do carnaval fora de época, dizendo que "o dinheiro do povo não é capim". Em comentários enviados para "blogueiros" de Campos, moradores estão criticando muito a atual prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, reclamando da falta de fiscalização por parte do legislativo, permitindo irregularidades explícitas, e ainda pedem para que a "Srª prefeita abra o olho, e tenha dó dos campistas!". As arquibancadas vazias (foto acima) é um forte motivo para que os moradores de Campos fiquem indignados, confirmando a tese defendida de que o carnaval no município não tem qualquer valor referencial.

Ainda sobre a série de reclamações enviadas pela internet, os moradores de Campos não acreditam que o dinheiro disponibilizado para realizar a festa popular, o carnaval, não irá surtir nenhum efeito significativo para a cidade. A crítica contra a realização do carnaval fora de época é tão forte que chegamos ver afirmações contundentes e irônicas, como por exemplo, um morador que, apesar de muito insatisfeito, ainda fez ironia dizendo "que podem colocar milhões nos 'bolsos' das agremiações, não vai resolver, dinheiro não levanta difunto. O carnaval de Campos MO-RREU!" (sic). A palavra "morreu", escrita separadamente pelo morador indignado, faz alusão ao comediante "Tiririca" (foto acima), quando este utiliza sua "marca registrada", ao pronunciar a palavra de forma pausadamente engraçada. Ou seja, moradores da importante cidade do Norte Fluminense talvez acreditem que a administração municipal virou uma palhaçada, com o devido respeito aos palhaços, evidentemente, que são exímios artistas circenses, e não têm nada a ver com toda essa história.

O questionamento dos munícipes de Campos tem fundamento, vez que o dinheiro liberado dos cofres públicos para subsidiar a festa carnavalesca fora de época,- e cá pra nós, fora de propósito também-, põe em dúvida qual é a verdadeira intensão do governo municipal daquele município. A realidade é que
a população de Campos reclama que os hospitais não têm médicos suficientes, com poucos técnicos de enfermagem, sem remédios, com postos de saúde sem ambulâncias, dentre outras coisas que são ditas durante as reclamações. eu mesmo, me perguntei se todas as pessoas que trabalham e desfilam no carnaval em Campos têm casa própria. O dinheiro para a festa carnavalesca deveria ser investido nesta área, o que seria louvável!

A revolta aumenta porque os responsáveis que receberam dinheiro do município para realizarem o carnaval fora de época do ano de 2009 não prestaram contas do que foi gasto, e, mesmo com dinheiro do ano de 2010 tendo sido bloqueado, por motivo justo, a administração pública de Campos, liderada pela prefeita Rosinha Garotinho (foto ao lado) solicitou à procuradoria do município uma forma "legal" para o repasse da verba aos carnavalescos. Isso aconteceu devido ao forte protesto realizado pelos "administradores" do dinheiro público, que ameaçaram não colocar as agremiações carnavalescas no desfile. Rosinha Garotinho acreditou que se a verba não fosse liberada, "os verdadeiros carnavalescos não poderiam ser prejudicados com a desorganização de seus representantes!". A resolução da questão parece inusitada, e o povo fica indignado, dizendo que o dinheiro está sendo "jogado no lixo", com "fantasias, enfeites, bonecos" e outros adereços abandonados pelas ruas do município.

Pelos dados divulgados nor jornais locais e da Capital Fluminense, estima-se o "investimento" de R$ 1,5 milhões para a realização do carnaval fora de época em Campos. Valor considerável, se formos analisar tudo aquilo que os moradores reclama
m sobre a péssima situação em que se encontra aquela "cidade petrolífera". Os idealizadores do carnaval fora de época,convidaram a Comissão de Frente da G.R.E.S. Unidos da Tijuca (foto ao lado), campeã do carnaval da cidade do Rio de Janeiro, para fazerem uma apresentação especial em Campos. A referida escola foi muito elogiada e inovou ao levar para a avenida um show de ilusionismo, encantando a todos presentes, tanto no dia do desfile especial, quanto no desfile das campeãs, este, realizado no sábado seguinte ao resultado das apurações. O show de ilusionismo foi amplamente divulgado por toda a imprensa do Brasil, nos mais diversos meios de comunicação. No entanto, o convite realizado tem um preço, e acredito que boa parte do milhão e meio de reais destinado à folia campista, foi para os cofres da argremiação carioca.

A questão é delicada, pois envolve dinheiro público, com suspeita de liberação irregular, tanto que existe críticas aos vereadores do município de Campos que, segundo moradores, foram omissos, permitindo irregularidades na liberação da verba de 2010 sem que a prestação de contas do ano anterior fosse realizada da forma exigida. Ou seja, é muito possível que tenha alguém, ou algumas pessoas extremamente contentes pela verba liberada pela prefeita para subsidiar o carnaval fora de época em Campos. No meio dessa confusão, o marido da prefeita de Campos, ex-prefeito de Campos e ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho (PMDB), tem debate público agendado no dia 26/04/2010, segunda-feira, às 15h00, em Cabo Frio (dois dias depois da postagem desse assunto neste Blog), a ser realizado no Hotel Malibú, situado em área nobre, de frente para a Praia do Forte. Quem sabe não seja um bom momento para realizar questionamentos sobre o ocorrido em Búzios, vez que a proximidade do casal (a esposa prefeita, e o marido ex-prefeito e ex-governador) pode ser permitido no referido debate. Será que alguém fará algum questionamento sobre o assunto ao candidatoa governador?! Aguardemos!

"A POLÍTICA É COMO O SHOW BUSINESS: VOCÊ TEM UMA ESTRÉIA FANTÁSTICA, DESLIZA POR ALGUM TEMPO, E ACABA NUM INFERNO!" (Ronald Reagan, 1911-2004, ex-presidente dos EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário