Banner:

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Delegado de Cabo Frio ignora denúncia na TV sobre 02 viaturas abandonadas ao lado da delegacia

No dia 27/04/2010, o delegado recém chegado em Cabo Frio, Dr. Geraldo Assef, participou de um programa matinal "ao vivo" em Cabo Frio, no canal 10 (na TV a Cabo). O "Programa do Amaury", comandado pelo radialista Amaury Valério havia anunciado um dia antes que entrevistaria o novo delegado responsável pela 126ª Delegacia Policial de Cabo Frio. Logo cedo, pouco depois das 08h00, o apresentador do programa começou a conversar com o delegado. É comum o referido apresentador convidar autoridades policiais para o programa, quando acontece a troca de comando. Depois de algumas perguntas e respostas, liguei para o programa com o objetivo de também fazer perguntas ao ilulstre delegado, mas a direção da rádio me impediu de fazer isso. Resultado, fui obrigado a repassar as perguntas por telefone para uma pessoa da produção do programa, e esta transcrever em um papel e entregar ao apresentador. Feito isso, pouco tempo depois o apresentador fez as perguntas em meu nome.

Foram três perguntas, mas a de maior importância era exatamente sobre o esclarecimento do motivo de 02 viaturas estarem abandonadas ao lado da delegacia de Cabo Frio. A primeira (1ª foto acima), é uma picape cabine dupla S-10, utilizada para patrulhamento, placa KML-9369, do Rio de Janeiro, está ao lado da delegacia (com o pneu traseiro esquerdo furado); a segunda viatura (2ª foto acima), também uma S-10 cabine dupla, adaptada para translado de presos ou detentos, está estacionada debaixo de um pé de jamelão, com a placa LND-7694, de Cabo Frio. Nesta viatura pode-se ver a sujeira acumulada por toda a carroceria e o teto com acúmulo dos jamelões que caem sobre ela. Creio que as respectivas viaturas estejam no local há mais de 60 dias, sendo patrimônio público desvalorizado pela autoridade competente. (clique nas fotos para ampliar e ver detalhes)

Quando questionado através do apresentador do programa, o delegado negou que existisse o abandono de tais viaturas ao lado da delegacia, e disse ainda que se houvesse tal fato, a viatura deveria estar em estado muito ruim para ser utilizada. Com a resposta do delegado, acreditei que as viaturas já tinham sido retiradas para que fossem realizados os devidos reparos, conforme a necessidade de cada uma. No entanto, no mesmo dia 27/04/2010, às 20h45, quando passei pela 126ª DP de Cabo Frio, as duas viaturas continuavam no mesmo local, "imexíveis". Vale ressaltar que a Polícia Civil de Cabo Frio recebeu novas viaturas para o patrulhamento, dentre elas, uma picape cabine dupla para a Perícia Criminal e dois carros modelo Mégane Sedan, da Renault. Tavez por isso tenha ocorrido o abandono das viaturas das fotos aqui apresentadas, mesmo estando em um bom estado para ser utilizado normalmente na patrulha em defesa de todos os cidadãos.

Além do assunto das viaturas, eu tinha o objetivo de perguntar diretamente ao delegado por qual motivo os flagrantes de furtos em Cabo Frio eram registrados na cidade de São Pedro D'Aldeia, o que dispende tempo de locomoção e combustível, devido à distância, sem falar de que São Pedro já é outra comarca. Porém, surpreso pelo fato do delegado ter negado o abandono das viaturas que estão se deteriorando ao lado da delegacia, da qual ele é responsável, nem me preocupei com a resposta das outras duas perguntas. A terceira pergunta era sobre afixar na delegacia a relação das comarcas de plantão nos feriados e fins de semana.

Ainda tentei mostrar ao apresentador, em mensagem pela internet, que a resposta negativa do delegado sobre as viaturas não procedia, vez que eu fotografei as mesmas há quinze dias, proximadamente, e os veículos já estavam há mais de 20 dias estacionadas ("abandonadas" é o termo correto) ao lado da delegacia. No entanto, pelas respostas do apresentador às minhas declrações, percebi que ele duvidava do que eu estava afirmando. Infelizmente eu não pude falar diretamente ao delegado pelo telefone, vez que a direção do programa não permitiu. No entanto, alguns minutos depois, o apresentador colocou o atual prefeito de Cabo Frio "ao vivo" para falar sobre o astiamento da Bandeira Nacional no mastro situado no mirante do "Morro da Guia", retirada de forma arbitrária pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Assim, como é uma praxe do referido programa de TV, o prefeito aproveitou o momento para fazer um discurso improvisado, para se vangloriar, promovendo-se. Da mesma forma, o irmão do prefeito, que saiu da administração pública para concorrer a um mandato eletivo no ano de 2010, aproveitou o microfone da TV para expressar a sua "alegria". Na mesma hora enviei uma mensagem para o apresentador, em protesto, vez que o programa que impediu que eu fizesse as perguntas diretamente ao delegado, mas o prefeito teve o privilégio de falar o tempo que quisesse, sobre um assunto que já estava resolvido, apenas pelo promocional próprio (apesar da demora do prefeito em recolocar a Bandeira Nacional de onde nunca deveria ter saído. Talvez, o prefeito estivesse preocupado em ser acionado judicialmente novamente. É um trauma atual que o prefeito vive, diante de inúmeras ações judiciais que responde por irregularidades nas eleições de 2008).

Enfim, não podemos esperar muito de um veículo de comunicação que tem ligação com o governo local, onde pessoas (secretário de governo e coordenadores) do governo são chamadas para participar do programa apenas para fazer promoção do chefe do executivo, assim como, deixar de esclarecer os fatos verdadeiros que acontecem no governo local. Além disso, declarações explícitas em favor do governo são transmitidas diariamente, ao passo que as denúncias de irregularidades são ignoradas. O verdadeiro jornalista deve sentir náuseas ao ver tanta parcialidade em pessoas travestidas de jornalistas. LAMENTÁVEL!!!

"ENTRE A ADULAÇÃO E O RESPEITO HÁ UMA INCOMPATIBILIDADE ABSOLUTA: O QUE RESPEITA NÃO ADULA; O QUE ADULA NÃO RESPEITA!" (Ivanovska)

Nenhum comentário:

Postar um comentário