Banner:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vereadores de Cabo Frio já pensam em reeleição para 2012.

A sessão plenária de Cabo Frio que é retransmitida pela JOVEM TV já mostra estratégias de vereadores para o pleito eletivo de 2011, que definirá os próximos "legisladores" em Cabo Frio para 2012-2015. O primeiro vereador a declarar a tentativa de reeleição foi Silvan Escapini (PSC). Em entrevista na JOVEM TV, após a sessão do dia 12/08/2010, Silvan aproveitou a pergunta do repórter da emissora e falou sobre o seu trabalho na Câmara Municipal, dizendo que a população, se gostar do seu trabalho, pode fazer com que ele volte para a Câmara nas próximas eleições. Assim, pouco mais de dois anos para o fim do mandato eletivo, vereadores já estão preocupados com a reeleição. Quanto aos trabalhos realizados pelos ilustres vereadores, nada é significante.

O comentário é geral pela cidade, e a atual formação da Câmara Municipal mostra a fraqueza do legislativo de Cabo Frio. Órgão tradicionalmente utilizado para votar leis e fiscalizar o executivo, se tornou em uma "casa de interesses pessoais". Local do maior escândalo político de toda a sua grande histórica, a Câmara de Cabo Frio atual, com seus 12 vereadores, 10 deles mostraram qual era o objetivo real da eleição: ATENDER AOS INTERESSES DO PREFEITO MARCOS MENDES. O vereador Alfredo Gonçalves (PPS), atual presidente da câmara, que sai desta cadeira no final de 2010, claramente apoiado pelo prefeito de Cabo Frio, já articulou a sua candidatura para prefeito de Cabo Frio em 2012. Para isso, como todos já sabem, deixou de concorrer à eleição para deputado estadual, dando a esfarrapada desculpa que não poderia abandonar o mandato atual, entrar na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, se fosse eleito, e depois sair da ALERJ para assumir a possível cadeira de prefeito, em 2012.

Alfredo Gonçalves (foto ao lado, na cadeira da presidência), que de bobo não tem nada, evidentemente, quis transmitir aos eleitores a sua preocupação com o mandato. Na verdade, o jogo de interesses pessoais é bem mais forte do que o interesse de atender a toda comunidade de Cabo Frio. Alfredo Gonçalves, que ainda não mostrou a que veio, não parece ser o candidato ideal para uma possível candidatura a prefeito em Cabo Frio em 2012. Porém, como em Cabo Frio e no resto do Brasil a capacidade, muitas vezes, não conta, o "poder financeiro" da "máquina administrativa", nas mãos do seu aliado político, Marcos Mendes, fará uma grande diferença. Não se sabe, porém, que os mesmos ilícitos cometidos pelo atual prefeito nas eleições de 2008 serão toleradas pela atual Lei Ficha Limpa. De qualquer forma, os políticos não estão se intimidando, e desafiam toda e qualquer legislação que tenta coibir as irregularidades.

Voltando a falar sobre a mensagem de Silvan Escapini, vereador que já "prega" a reeleição, o ilustre político disse em sua última entrevista no plenário da Câmara que os atuais componentes do Legislativo estão mais unidos. Isso, ele nem precisava falar, pois foi demonstrada a referida união quando houve aquela "debandada" de 10 vereadores da sessão que possivelmente empossaria o segundo colocado nas eleições de 2008, vez que o prefeito Marcos foi cassado pela Justiça. Com o "sumiço organizado", foi a estratégia suficiente para a defesa do prefeito conseguir uma Liminar para prosseguir na cadeira do Executivo. Portanto, UNIDOS os vereadores comandados pelo EXECUTIVO estão mesmo. Desta forma, os vereadores em Cabo Frio podem unir os interesses pessoais com o interesse de seus grupos políticos, que buscam dominar o panorama político na região. Não existe interesse para trabalhar em favor da comunidade, mas os acordos firmados estão cada vez mais fortes, e a tendência deve ser a atuação da "máquina pública" nas eleições de 2012, pois o governo está "economizando" nas obras da cidade, para investir forte no último ano deste mandato.

Enquanto os vereadores aliados do prefeito se preocupam com o fortalecimento do atual grupo político, e observando que o atual prefeito não terá mais força política se não eleger seu sucessor, existe o interesse do surgimento de novas lideranças política na cidade. Mas, para isso, necessário é ter qualidade, o que a atual Câmara Legislativa de Cabo Frio está bem longe de conseguir. A "POBREZA" de Projetos de Leis e indicações oferecidas para votações é muito grande, e mostra o quão fraca é a atual Câmara de Cabo Frio, com relação à representar o povo de uma cidade importante da Região dos Lagos. A situação é tão absurda que, existem vereadores que são efusivos em seus discursos sobre educação, mas alguns deles sequer ultrapassou o ENSINO FUNDAMENTAL. Os vereadores também pregam um melhor sistema de saúde para a cidade, mas não tem idéia do que podem fazer, a não ser utilizar a tribuna para fazer meras reclamações. A incompetência é geral, e os vereadores mostram vergonhosamente a total incapacidade para representar um povo tão necessitado, mas que não tem nenhuma consciência política, e se vende, com único objetivo de atender também seus objetivos pessoais. Povo corrupto tem político corrupto, nada mais justo, não acham?!

Falando dos demais candidatos, posso lembrar aqui o culto vereador Luiz Geraldo (PPS) - foto ao lado -, colega de partido do também ilustre e culto vereador Alfredo Gonçalves. Porém a cultura do vereador, que tem excelentes projetos na área da saúde, direcionado para crianças, não foi suficiente para que os significantes projetos fosse aprovado de forma rápida na Câmara Municipal. Assim, passaram-se 05 (cinco) longos anos para a aprovação de projeto de tratamento dentaário e saúde bucal para as crianças de Cabo Frio, o que é um absurdo. Por outro lado, a votação para destinar dinheiro a clube de futebol e para a escolas de sambas e blocos da cidade, a coisa é bem rápida, pois envolvem muitos interesses políticos, e o não atendimento de tais pedidos, pode custar a não eleição de vários vereadores. Desta forma, podemos ver que não basta um bom projeto para ser votado, é preciso que o projeto seja importante para os grupos políticos diversos, que querem aparecer na mídia para falarem do seu "EU", e esquecem de trabalhar para a população.

Com isso, prezados LEITORES e ELEITORES, a importância na busca de informação sobre o que acontece em nossa cidade é primordial para que seja feita uma limpeza na atual situação política de Cabo Frio. Nós, cidadãos eleitores, devemos ficar atentos a todos os acontecimentos, e analisar todos os fatos, com único objetivo de nos preparar para o próximo pleito eleitoral que acontecerá no final de 2011. Os políticos que se unem para formar grupos que visam apenas a atender interesses deles próprios devem ser EXTIRPADOS da vida pública. Para isso, o nosso interesse deve ser fundamental, para buscarmos as informações corretas e cobrarmos de forma firme e ininterrupta a atuação de todos os políticos que representam toda a cidade, e não apenas determinados grupos, que nada mais querem do que se perpetuarem no poder. Se nós, eleitores, ignorarmos a nossa atuação, sempre veremos a foto de um político na urna que poderá até "cheirar mal", ou seja, a urna vai literalmente FEDER!

Em tempo: Os demais vereadores de Cabo Frio não fazem nada; então, NADA a declarar sobre os mesmos.

"A POLÍTICA É TALVEZ A ÚNICA PROFISSÃO A QUAL SE PENSA QUE NÃO É PRECISO NENHUMA PREPARAÇÃO!" (Robert Louis Stevenson)

2 comentários:

  1. Somos,320,guardas concursados que estudamos e sofremos,para passar no teste fisico,estamos aguardando no quadro de reserva,sabemos que o efetivo,quando eramso contratados,eram 650,guardas.Porque o prefeito não convoca logo os 320.

    ResponderExcluir
  2. Sr Vereadores e candidatos a Prefeito da Cidade de Cabo Frio,somos 320 Guardas que estamos aguardando nossas covocações,e bom lembrarmos aos Sre,que somos feche de familia e somos eleitores do municipio,ambos tem um propósito,ser convocados.Digo pelos 320 guardas rejeitados e ulmilhadas.Quem nús ajudar certamente será ajudado,isso temos certesa.

    ResponderExcluir