Banner:

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto importante, 'Centro Odontológico Municipal' em Cabo Frio fica na 'teoria' por 05 anos.

Foi anunciado no site da Câmara Municipal de Cabo Frio, no dia 09/08/2010, que "sairá do papel o Projeto de Lei nº 75, que prevê a criaçãodo Centro Odontológico Municipal de Assistência à criança". Segundo informações da própria Câmara Municipal, o referido projeto, cujo autor é o vereador Luis Geraldo (PPS) - na foto ao lado -, foi aprovado em outubro de 2005, e até o final deste ano de 2010 deverá ter o início de seu funcionamento. O próprio autor do projeto aprovado informa que o objetivo é atender as crianças da rede municipal de ensino entre zero e doze anos, evitanto problemas de saúde futuros. No site da Câmara foi postado o seguinte comentário do vereador Luis Geraldo sobre o projeto aprovado: "Quando se trata de crianças carentes a situação é ainda mais grave. Se verificarmos sa saúde, por meio do processo odontológico, as estatísticas apontam o crescimento de doenças provenientes da inexistência de atendimento por parte do poder público".

Ainda sobre o projeto, Luis Geraldo declarou o seguinte: "Essa é uma reivindicação antiga que fazemos no plenário da Câmara Municipal e o prefeito me autorizou a procurar um local para a implantação do Centro Odontológico em Cabo Frio. Cheguei a dizer na tribuna da Câmara que o meu mandato só valeria a pena se esse projeto fosse implantado. Agora, com a possibilidade real da concretização desse meu sonho em benefício da criança cabo-friense, posso dizer que me sinto realizado enquanto vereador". A redação do projeto aprovado em 2005 informa que "as despesas necessárias para a viabilização do Centro em questão correrão por conta das dotações orçamentárias do exercício financeiro vigente". Mas, o que causa espanto, é o tempo que se leva para colocar o projeto em AÇÃO! Um projeto sinificativo como é o Centro Odontológico não pode ficar tanto tempo para ser iniciado, diante de sua importância para a população.

Cinco anos para iniciar um projeto relevante é um verdadeiro ABSURDO, vez que outros projetos são aprovados com uma rapidez "invejável". Exemplo de rapidez são os projetos para liberação de dinheiro para as escolas de samba e blocos de carnaval em Cabo Frio, e a verdadeira "fortuna" que o município de Cabo Frio paga ao clube de futebol profissional Associação Desportiva Cabofriense (ADC), que disputou o campeonato da 2ª divisão de 2010. Várias parcelas de R$ 170 mil foram pagos ao respectivo clube, mensalmente. Enquanto isso, o projeto do Centro Odontológico Municipal fica na "gaveta", fazendo "aniversário", ano após anos, desde quando foi aprovado, em 2005. Aliás, o atual governo de Cabo Frio só coloca em andamento aquilo que é interesse exclusivo próprio ou de pessoas ligadas ao governo. O dinheiro público está sendo colocado à disposição de pessoas que possam oferecer algo em troca ao atual prefeito, Marcos Mendes.

Por outro lado, apesar de ser autor do importante projeto aprovado, parece que o vereador Luis Geraldo se acomodou e deixou que se prolongasse o início das atividades, mesmo sabendo da importância da SAÚDE BUCAL PARA AS CRIANÇAS. Poucos projetos apresentados na Câmara Municipal de Cabo Frio são importantes, e quando existe um, não se pode comemorar muito, pois não se tem certeza da sua concretização, ou seja, não se sabe quando poderá ser inicializado, dependendo da "boa vontade" dos políticos de Cabo Frio, principalmente, do chefe do executivo, que deve agilizar todo o processo para dar início ao projeto aprovado. O vereador Luis Geraldo informou que o prefeito já lhe pediu para verificar uma área onde poderá ser implantada a estrutura para atender as crianças de Cabo Frio, mas até a presente data, o local ainda não foi escolhido.

Enquanto isso, projetos pouco ou quase nada significativos como "nome de rua", "moção de aplauso", "dia comemorativo de alguma profissão ou religião", e outros, estão sendo apresentados na Câmara para votação. Ao que se sabe, o atendimento no serviço de saúde continua precário; obras de manutenção não estão sendo realizados; as obras para a reconstrução da orla da Praia do Forte está mais lenta do que uma tartaruga; e a administração do município de Cabo Frio vai de mal a pior. A preocupação do prefeito Marcos Mendes, como eu já disse aqui em outros postagens, é se defender dos inúmeros processos que tem na Justiça Eleitoral, e também, a eleição do seu irmão à Câmara Federal, e tudo, com a ajuda dos servidores públicos ou contratados, representados pelos detentores de portarias, que movimentam suas famílias para votarem no candidato do prefeito. Esta época é propícia para os "políticos enganadores de plantão", que fazem muita "sujeira" para conseguirem seus objetivos pessoais. O povo, que muitas vezes gosta de ser enganado, este sim, fica sempre em ÚLTIMO PLANO!

"AS BOAS RESOLUÇÕES NÃO GANHAM NADA EM SER ADIADAS!" (Jules Romains, poeta e escritor francês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário