Banner:

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sem ter o que fazer, presidente Lula 'paparica' jogadores de futebol. O que a sociedade ganha com isso?!

Na segunda-feira, dia 23/08/2010, o presidente Lula, teve um encontro programado com dois jogadores do Santos Futebol Clube, na Capital Paulista (foto acima). Na oportunidade, o presidente Lula, talvez, sem ter o que fazer, elogiou a atitude do Santos e dos jogadores Neymar (à direita de Lula) e Paulo Henrique Ganso (à esquerda de Lula), pela permanência dos referidos jogadores no Brasil, ao continuar jogando no clube do litoral paulista. Desta feita, o evento foi amplamente divulgado na mídia televisiva e na internet, talvez também, por falta de assunto, mostrando a fala do presidente e dos jogadores. O tema foi a declaração do presidente Lula, pela suposta "coragem" do presidente do Santos em recusar proposta milionária de clube do exterior, assim como, a atitude de Neymar e Ganso por resolverem ficar no Brasil jogando no Santos.

Em entrevista à imprensa, Lula disse: "Foi uma atitude corajosa da diretoria do Santos. Ela brigou para que eles ficassem, pois são meninos extraordinários. Foi uma lição que o Santos deu, e espero que outros sigam". O encontro, segundo informações, não durou mais que dez minutos em um hotel de São Paulo, com uma conversa bem informal. Lula, inclusive, teria perguntado aos dois jogadores sobre a praia que mais frequentam em Santos e qual era o dia do confronto do Santos com o Corinthians, time que o presidente da República é torcedor. Ou seja, realmente, foi um encontro muito "aproveitador", "relevante", e de "significativa" importância para todo o povo brasileiro. O assunto interessa a poucas pessoas que lucram muito com o negócio chamado "FUTEBOL".

Observando a reportagem e analisando os fatos, fiquei questionando qual seria o significado de tal encontro, tais declarações, e o que os jogadores tinham feito de extraordinário que valesse a pena a mídia divulgar várias vezes. Tudo não passa do que eu chamo de "CULTURA INÚTIL". Nada de relevante está na atuação do presidente do Santos, assim como, das atitudes dos jogadores em continuarem jogando no Brasil. Primeiro, os dois jogadores já ganham muito bem fazendo o que fazem. A proposta que eles recusaram foi para que não viajassem para a Inglaterra, e, em menos de uma ano, voltassem para o Brasil ou pedissem para serem transferidos para outro clube, por falta de adaptação. E, para unir o "útil" ao "agradável", um aumento salarial considerável para os dois jogadores fez com que o belo salário que já ganhavam aumentasse ainda mais. Assim, os dois jogadores ficam ainda mais endinheirados. Repito, assim APENAS OS DOIS JOGADORES FICAM COM UM SALÁRIO BEM POLPUDO". Torcedores, que pagam ingresso, e o resto da população, não ganham absolutamente nada!

E qual foi o ensinamento que os jogadores deram ao povo brasileiro?! Respondo: NENHUM! A bem da verdade, a única coisa que eu posso interpretar de tudo isso é que qualquer cidadão brasileiro é capaz de obter sucesso no que faz EM SEU PAÍS, basta ser devidamente reconhecido. A questão de ter sucesso em outro país ou não é muito relativo e não determina, necessariamente, que seja um fracasso, se não conseguir. Além disso, quais são os brasileiros que podem ter acesso a um estilo de vida que têm determinados jogadores de futebol?! Aliás, qual é o ensinamento, cultura, ou exemplo que um jogador de futebol transmite?! Eu, como crítico de situações desse tipo, digo que pouco exemplo a gente pode destacar dessa classe, sem qualquer tipo de discriminação. Afinal, o futebol não muda e não vai mudar a vida de um País. situação isolada como a dos jogadores do Santos não transforma a vida de um País, pelo contrário, mostra claramente como é a desproporção na distribuição de riqueza no Brasil.

Enquanto Lula estava em São Paulo, em um hotel de luxo, conversando com dois jogadores "endinheirados", o povo do "Vale do Jequitinhonha", por exemplo, no norte de Minas Gerais, passam fome, sem emprego, com crianças desnutridas e sem educação. Em São Paulo, assim como em outras capitais do país, existem jogadores ganhando verdadeiras fortunas, e falando em entrevista algumas aberrações do tipo "nós vai" ou "a gente fomos". Da mesma forma, o pai de Neymar (jogador do Santos), foi o primeiro a fazer com que o filho parasse de estudar para jogar futebol. Neste primeiro semestre, em uma partida do campeonato paulista, irritado com uma expulsão, o jogador Neymar mostrou a sua personalidade, e berrou no ouvido do arbitro do jogo: "Filho da p...". Com 18 anos de idade, e sem muito conhecimento do que é a vida, o jogador ficou dislumbrado com o assédio da imprensa e se sentiu um "deus"; assim, começou a falar um monte de bobagem, pois o cérebro já começava a ser atrofiado pelo dinheiro.

E a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o que vai mudar?! Bem, isso é um outro tema muito bom. Mas, uma coisa já vou adiantar: A CONTA-CORRENTE DOS EMPREITEIROS ESTÁ FICANDO MAIS GORDA, E OS POLÍTICOS QUEREM UMA BOA FATIA TAMBÉM! E o povo?! Bem, esse, como sempre, vai PAGAR A CONTA!

"JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO E GRAMÁTICO!" (Vicente Mateus, 1908-1997, folclórico ex-presidente do Corinthians)

Nenhum comentário:

Postar um comentário