Banner:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para os políticos, quanto maior for a desvalorização dos professores, maior a dependência do povo.

O título deste assunto, reflete exatamente o que pensa a classe política sobre a questão da valorização dos cidadãos professores, que são "formadores de opinião". Classe importante para que toda a população cresça com informação e cultura, para serem verdadeiros formadores de opinião e contribuir para o crescimento do País, como um todo, é utilizada ou lembrada apenas em época de eleições. Mas, por que será que os políticos não realizam a efetiva valorização desta classe tão sofrida?! Qual é o motivo da desvalorização, ano após ano, da classe mais importante para o crescimento de um País, se todos os políticos são uníssonos em seus discursos, "bradando" para todos os cantos que irão buscar a valorização dos professores?!

Bem, a reposta está exatamente no início do parágrafo anterior, pois tais profissionais, ou seja, os professores, são verdadeiros "formadores de opinião". Os professores são os responsáveis diretos pela informação que toda a população recebe, quando, evidentemente, estão interessados em receber as informações devidas. Por isso, se o povo, de uma maneira geral, não receber informação, o ensinamento, ou o conhecimento, como queiram, ficarão sem condições de analisar qualquer tipo de fato ou acontecimento. Além disso, o povo ficará sempre dependente dos discursos demagógicos e promessas hipócritas em época de eleição. Ou seja, a população, ficando órfã de EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, ou ESCLARECIMENTO, será sempre presa fácil dos exploradores políticos, que, na maioria das vezes, são bem formados e com grau de instrução acima da média.

Um exemplo bem próximo do que eu estou escrevendo está aqui em Cabo Frio mesmo, e basta fazer uma consulta rápida no site da Câmara Municipal de Cabo Frio, para saber como está formado o grupo político que legisla, ou diz que legisla atualmente. Existe vereador que, sequer, informa a sua profissão; outros, não concluiram nem o ensino médio (antigo 2º grau); e tem também aqueles que vivem da política, ou de cargo político por vários mandatos, sem a preocupação de fazer algo para a cidade ou para o povo que o elegeu. Quer o mandato eletivo apenas para receber os benefícios de um cargo eletivo. E você me pergunta, mas, o que uma coisa tem a ver com outra?! Respondo: para os políticos, é bem melhor almejar uma candidatura e uma eleição, sendo popular ou não, buscar um "cabide" de emprego seguro, nada realizar ou enganar que realiza, tentar uma reeleição seguida da outra, continuar a ganhar todos os benefícios de um político, e, tudo isso, SEM PRECISAR ESTUDAR!

Fato é que, se o político pouco instruído ou não, com ou sem diploma universitário, não valoriza a EDUCAÇÃO, os PROFESSORES, porque acredita que um povo educado e instruído não é interessante para eles, qual o motivo para os políticos se preocuparem em valorizar os professores, já que eles mesmos, políticos, não têm o conhecimento que a população tanta almeja, e não querem que ninguém seja tão instruído a ponto de não mais os elegerem?! Esta situação vira uma "ciranda", sem parar, e ano após ano, eleição após eleição, todos os políticos prometem, mas o objetivo, "por baixo dos panos", é exatamente NÃO VALORIZAR O PROFESSORADO, classe mais importante de qualquer País. Atrevo-me a dizer, mas não me recordo o nome do País asiático, onde NINGUÉM, absolutamente ninguém tem um salário maior do que um PROFESSOR, nem mesmo o presidente do País. Aí está a importância de um professor, que, bem preparado e valorizado, faz um país ser transformado, com um povo inteligente, bem informado e com opiniões capazes de fazerem muita diferença.

Eu, particularmente falando, aluno que sou e pretendo ser até o fim dos meus dias, sendo eterno aprendiz, vou sempre querer aprender algo novo, informações novas, com aprendizado que enriqueça meu conhecimento para que possa ser repassado para tantas outras pessoas quantas forem necessárias. Desta forma, aquele professor que passou a informação, alcançou tantas outras pessoas, através dos alunos que ele INFORMOU e FORMOU. A questão é simples, pois se transforma em um ciclo, onde as gerações enriquecem outras gerações, não apenas com a herança financeira daqueles que se foram, mas, sobretudo, com o conhecimento que os antecedentes tiveram e repassaram para os seus descendentes. Tudo muito simples, mas que não é de interesse nenhum para os políticos que querem ficar no poder, sem trabalhar, sem transformar nada, sem nada contribuir para a sociedade, mas, tão somente, se enriquecem e distribui a riqueza para todos os seus grupos seletos.

Portanto, prezado(a) leitor(a), adquira conhecimento, busque informação, questione, se informe, eduque-se, transmita seu conhecimento, repasse as suas informações, tranforme pensamentos, forme opiniões, modifique seu paradigma, mude seu bairro, transforme sua cidade, dinamize o seu Estado, enriqueça seu País, com tudo aquilo que Deus permitiu que você alcançasse, ou seja: EDUCAÇÃO. Acredito que cada um de nós possa fazer a parte que lhe cabe, desde que queira, somente isso! FAÇA A SUA PARTE e obtenha o SUCESSO, que, como eu já escrevi aqui, é muito maior do que a simples fama. E lemre-se, o CONHECIMENTO será seu para sempre, pois ninguém tem o poder para lhe tirar, exceto Deus; e Este, não quer um povo igorante! Siga em frente e busque a transformação que você é capaz de fazer, sem medo, sem restrição, pois é possível! CREIA SOMENTE!

"SE VOCÊ ACHA QUE A EDUCAÇÃO É CARA, TENHA A CORAGEM DE EXPERIMENTAR A IGNORÂNCIA!" (Derek Curtis Bok, advogado e educador da Universidade de Harvard, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário