Banner:

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Qual é a utilidade do Título de Eleitor no Brasil?

No dia de ontem, 30/09/2010, quinta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou que não existe a necessidade da apresentação de dois documentos do eleitor para votar. Com isso, basta apenas apresentar um documento de identidade com foto (RG, Carteira de habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Classe, ou ainda, Passaporte). Com essa decisão, o STF acaba inutilizando o Título de Eleitor, embora a ministra Ellen Gracie tenha dito que o seu voto, a favor da apresentação de apenas um único documento do eleitor, com foto, não extingue o respectivo documento de eleitor. Aliás, tal documento só serve para informar a Zona Eleitoral e a seção onde deve votar o portador. É muito pouco para um documento tão importante. E por qual motivo o Título de eleitor não tem foto? Por que existe local para colocar a digital do polegar direito do eleitor que não é utilizado. Só no Brasil mesmo!

Até então, creio que as fraudes foram muitas, pois apenas era exigido a apresentação apenas do hoje "inútil" Título de Eleitor. Assim, os "criminosos do voto" tinham a facilidade de colocarem outra pessoa para votarem em lugar dos verdadeiros eleitores. Isso sem falar nos criminosos que votavam no lugar de pessoas falecidas. Uma verdadeira "quadrilha" que conseguiam mais votos para "políticos espertos". Esperto é sinônimo de bandido, já escrevi isso aqui. Pior do que isso é saber que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) gastou dinheiro para divulgar nos meios de comunicação que todo eleitor deveria levar dois documentos para o dia da votação, ou seja, o próprio Título de Eleitor e um documento de identificação com foto. Hoje, tudo muda, e todo o dinheiro e tempo gastos não adiantou de nada. Dinheiro do povo jogado no "lixo". E assim caminha a humanidade, ou melhor, a desorganização!

E para que serve o Título de Eleitor? Para  o(a) cidadão(ã) apresentar quando precisa provar que está "em dia" com a Justiça Eleitoral? Para isso, basta requerer a Certidão Eleitoral, que hoje é emita até pela internet, ou ainda, apresentar os comprovantes de votação, que o eleitor recebe após informar seu voto nas eleições. Fato é que os governantes e administradores desse país, vendo tanto dinheiro do contribuinte entrar nos "cofres públicos", acabam fazendo um monte de asneiras, e "torram" fortunas com futilidades. Quanto é gasto em papel para imprimir os títulos eleitorais? Quanto tempo gastam as pessoas para irem ao Cartório Eleitoral para adquirirem o Título de Eleitor ou para requerer a 2ª Via do respectivo documento? Eu mesmo, pouco tempo atrás, fui até o Cartório Eleitoral para retirar a 2ª Via do Título. Mas, hoje, não é mais necessário. COISA DE DOIDO ISSO! 
 
E muitos cidadãos eleitores estão indignados com essa situação. Um deles acabou escrevendo em um blog (Radar Político) do jornal "Estadão", de São Paulo. IGOR MÁXIMO, autor da reclamação, escreveu o seguinte em um assunto do referido blog: "Domingo eu vou usar o meu título de eleitor para limpar as minhas nádegas, já que o PT conseguiu desmoralizar até o documento mais importante em uma eleição, que é o título de eleitor!". Tá certo que a reclamação deixada pelo cidadão eleitor é forte, mas demonstra a insatisfação com a inutilização do documento, embora membros do STF queira dizer que não. Outro eleitor reclamou dizendo que "o Título de Eleitor sem foto é uma aberração brasileira!". Enquanto isso, o governo utiliza o dinheiro do povo de maneira irresponsável. Depois, esse mesmo governo fala que não tem dinheiro para aumentar o salário mínimo, ou os valores que recebem os aposentados e pensionistas, dentre outras coisas. É A HIPOCRISIA GOVERNAMENTAL!

"NÃO ESPERE QUE A SOLUÇÃO VENHA DO GOVERNO. O GOVERNO É O PROBLEMA!" (Ronald Reagan, ex-presidente americano)

4 comentários:

  1. Olá Osmar Filho!

    Já que estamos falando de documentos oficiais, vou lhe contar um absurdo, já que você tem conhecimento na área de direito: A minha mãe tem mais de 60 anos e tem garantida por lei federal o transporte gratuito - de acordo com lei basta apresentar a sua carteira de identidade, ok?
    Mas algum tempo minha mãe está enfrentando um problema sério. Ela já possui um cartão de gratuidade de idoso, que foi retirado com a sua carteira de identidade do IFP (não tem validade). Agora toda vez que ela vai renovar a carteira de gratuidade, ele está tendo problema: a carteira dela é renovada apenas por 3 meses. Os atendentes (SETRANSOL ou Salineira?) pedem para que ela se dirija até ao DETRAN, para retirar de uma nova carteira para que possa se renovada por um ano. Acontece que a carteira da minha está em perfeito estado físico (dados legíveis) é aceita nos bancos nas repartições públicas, etc. e tal. Segundo a minha mãe eles estão implicando com a foto - Eles precisam aprender avaliar o estado físico da carteira e não da pessoa - foto não acompanha o processo de envelhecimento da pessoa, nem nos países desenvolvidos descobriram essa "fórmula". Se estive com problemas na identificação dos dados, eu pediria para que fosse retirada outra e não uma “imposição’ dessa empresa de ônibus que se acha uma autoridade.
    Se você pegar a carteira da minha mãe e olhar para a fisionomia, verá que não tem tanta mudança - Nessa empresa, se cortar ou pintar o cabelo tem que tirar uma nova identidade? Que absurdo!
    Agora eu não entendo essa confusão se a culpa é da Salineira ou desse SETRANSOL que fica coladinha com essa empresa - parecem irmãos siameses.
    Já reclamei com as autoridades dessa cidade e ninguém faz nada! Será que vou ter que contratar um advogado em Niterói ou no Rio para resolver esse problema banal?
    Como é dura a vida dos idosos nessa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Leitora, o que está acontecendo com a sua mãe é um ABSURDO. Essa empresa MONOPOLISTA chamada SALINEIRA manipula a SETRANSOL. Acredito que você precise procurar um advogado mesmo para uma possível reparação, ou ainda, procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO para a denúncia. Obrigado pela participação! Vou postar um assunto sobre a sua reclamação. Pena que não se identificou para falar o seu nome. De qualquer forma, espero que tenha êxito nas suas ações contra essa famigerada empresa de ônibus.

    ResponderExcluir
  3. Até a década de setenta o Título de Eleitor' tinha foto, sei que não é do seu tempo. Depois resolveram acabar para alguém ganhar dinheiro. Pra que serve o Título de Eleitor? É uma boa pergunta, né! Serve para que a cada eleição o cidadão portador de um seja assediado de todas as formas pelos políticos.

    Como você mesmo disse: "Aliás, tal documento só serve para informar a Zona Eleitoral e a seção onde deve votar o portador. É muito pouco para um documento tão importante". Digo mais, é importante demais para ser usado para escolher nossos dirigentes que riem da nossa cara depois que recebe o voto. Nós não merecemos isso!

    Também fiz como você, dirigi-me até o cartório eleitoral para imprimir a 2ª via do dito cujo, hoje nem precisava dele. Isto é uma falta de respeito com o cidadão.

    Assim como o TSE divulgou de início a obrigatoriedade da apresentação de um documento oficial com foto, teve de fazer o mesmo em rede nacional para dizer ao contrário. Isto é o Brasil! O dinheiro torrado sai do bolso dos contribuintes brasileiros que tem a maior carga tributária do mundo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado Araújo,

    Obrigado pelo comentário. Meu pai não me falou que um dia o título tinha foto. (risos)

    De qualquer forma, obrigado pela informação e participe sempre!

    Quanto a você fazer a transcrição em seu blog do que eu escrevo aqui, não tem problema, pois você está dizendo a fonte.

    Um abraço!

    ResponderExcluir