Banner:

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jânio Mendes quer ser deputado, prefeito, ou voltar para uma secretaria em Búzios?

A expectativa do grupo de Jânio Mendes (PDT) e do próprio deve ser mesmo grande em relação ao referido político assumir uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, como deputado estadual. A possibilidade é grande, já que existe a movimentação para que algum político eleito do PDT seja chamado para assumir alguma secretaria no governo de Sérgio Cabral, como eu já escrevi aqui antes. No entanto, é importante saber se o candidato Jânio Mendes irá assumir a "cadeira" de deputado e depois abandoná-la para se candidatar a outro cargo político, ou seja, concorrer nas eleições municipais de 2012, buscando o poder executivo de Cabo Frio, sendo prefeito. Acredito que o Jânio faça o que a maioria esmagadora dos políticos sempre fez, que é ficar "pulando" de "galho em galho" até conseguir uma "vaguinha" como político eleito, em qualquer cargo.

Eu, particularmente, já declarei que não voto mais em Jânio Mendes, e pelos motivos que já escrevi aqui no blog. Vejam bem que o discurso do Jânio foi de trabalhar para a Região dos Lagos, com projetos, ouvindo sempre a sociedade civil organizada. O discurso dos políticos é de que se deve privilegiar os candidatos da cidade, ou da região na qual os cidadãos eleitores votam. A reclamação é de que existem muitos candidatos "de fora", que aparecem aqui apenas nas eleições e depois não voltam mais. Porém, Cabo Frio, assim como as demais cidades da Região dos Lagos estão carentes de candidatos que possam fazer aquilo que os eleitores querem. Acordos diversos entre grupos políticos que mais parecem QUADRILHAS comprometem a credibilidade de muitos candidatos, que nem isso têm mais.

Com os votos obtidos nessas eleições de 2010 para deputado estadual, apesar da quantidade de votos ser bem abaixo do que esperavam, Jânio Mendes é suplente imediato a uma "vaguinha" na ALERJ. E bem que recebeu ajuda até de Paulo Melo, do PMDB, que em um dos comícios, sabendo que já estaria eleito novamente, acabou praticamente pedindo para que os ouvintes votassem em Jânio Mendes, para fortalecer a candidatura do candidato do PDT, Jânio Mendes, fazendo com que alcançasse os votos necessários para a sua eleição. Pode-se ver que o objetivo de levar Jânio Mendes para a Assembléia do Rio de Janeiro é até de candidato de partido diferente. No entanto, não é de se estranhar, pois o atual prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes, que é do PSDB, vive de "mãos dadas" com governador do Rio, Sérgio Cabral Filho. De repente, Marcos Mendes vote até em Dilma (PT) para presidente e não no candidato do PSDB, José Serra. Tudo é uma questão de conveniência, claro.

Existe também uma forte crítica ao Jânio, quando alegam que ele ficou "desfigurado", deixando de ser o político que "lutava" contra as irregularidades na cidade de Cabo Frio, e passou a agir passivamente, tentando ser um político "paz e amor". Até a empresa de coleta de lixo, que recebera uma verdadeira fortuna em Cabo Frio, parece que encontrou apoio de Jânio Mendes para se instalar também em Búzios, quando este político lá ocupou uma secretaria no governo de Mirinho Braga (PDT), prefeito de Búzuios. Talvez, Jânio Mendes tenha percebido que se não dá para ir contra os "poderosos", quem sabe, junto deles as coisas possam "melhorar"? Tudo é uma questão de conveniência pare ele, claro. O importante é assumir um cargo político rapidamente. Confesso que fiquei até surpreso de Jânio Mendes não ter voltado para uma secretaria em Búzios ainda. Mas creio que a expectativa é tão grande quanto à "vaguinha" na ALERJ  em fevereiro/2011 que Jânio talvez tenha até "desprezado" um emprego oferecido pelo amigo e correligionário Mirinho Braga.

Agora é aguardar para ver se o Jânio Mendes vai assumir uma "vaguinha" na ALERJ; depois, aguardar o mesmo Jânio Mendes talvez abandonar a "vaguinha" de deputado para tentar a eleição municipal em 2012, sendo candidato a prefeito. Não conseguindo nada, acredito que a "vaguinha" de um emprego no governo de Mirinho Braga em Búzios esteja à disposição. Tudo é uma questão de conveniência, claro... E o povo que precisa de ajuda, paga a conta!

"A POLÍTICA É A CONDUÇÃO DOS ASSUNTOS PÚBLICOS PARA O PROVEITO DOS PARTICULARES!" (Ambrose Bierce; escritor e jornalista americano, 1842-1913)

Um comentário:

  1. Muito boa análise. pegou muito mal, o prefeito Mirinho ter criado uma secretaria (a de Gestão) para agasalhar o amigo Jânio até o dia 2 de fevereiro, data da posse dos deputados estaduais.Imagina largar o cargo de deputado estadual para disputar a prefeitura de Cabo frio

    ResponderExcluir