Banner:

sábado, 18 de setembro de 2010

Saúde, educação e segurança são temas preferidos dos políticos. Mas o que eles fazem?!

Nestas eleições de 2010, mais uma vez os candidatos se utilizam do discurso, muitas vezes demagógicos, falando sobre os temas preferidos deles, em setores que a população é mais necessitada: SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA. Mas são direitos salvaguardados pela Constituição Federal e ignorados pela maioria dos políticos. As promessas ficam apenas nos discursos, nas falas "acaloradas", em palavras "de efeito", mas sem NENHUMA AÇÃO. Já escrevi aqui neste blog que não existe interesse de muitos políticos quanto à solução desses problemas. Não posso generalizar a atuação dos políticos dizendo que todos são ineficientes, mas o que se vê deixa transparecer isso. Creio que não é importante que os políticos, que em sua maioria, tornou-se "politico profissional", que o povo esteja vem instruído, informado, consciente de seus direitos. Se assim o for, a maioria absoluta dos políticos não consegue mais se eleger a nenhum cargo político.

Pior do que isso é saber que este mesmo povo que sofre na mãos dos políticos contribui para a campanha dos mesmos. É um paradoxo fenomenal! Parece até "mulher de malandro"; ou é "masoquismo"?! Seja o que for, constrasta com os verdadeiros objetivos que todo o povo deve ter, ou seja, buscar a melhor forma de eleger seus "representantes" no poder executivo ou no legislativo. A "desgraça" em que se encontra o povo brasileiro, sobretudo, os mais necessitados, aumenta a "fome" por votos dos profissionais políticos, e assim, e mesmo sabendo disso, muitas pessoas se deixam enganar pelos "discursos prontos" e de "ocasaião". A vontade é tão grande de enganar o povo que determinados políticos chegam a "babar" em microfones nos seus discursos inflamados, como se tivessem diante de um prato de comida ou na frente de um belo lanche.

Os legisladores fazem leis e discutem benefícios em "causa prória" há anos. O povo assiste a tudo de "camarote", e está levando "lambada" mas não aprende. Ou, se aprende, gosta de sofrer mesmo, sendo masoquist, como já falei. Muito dinheiro tem para mudar a vida da população, mas não existe interesse em resolver as principais necessidades por que passam milhões de pessoas neste país. Considerado o país da impunidade, os governantes teimam em DESAFIAR as LEIS, pois podem pagar advogados para os livrarem das punições iminentes, ou ainda, postergar o máximo o início das punições. É aquela famosa frase: "JUSTIÇA EXISTE PARA OS POBRES!". A corrupção continua e as leis são BRANDAS para tantos POLÍTICOS SAFADOS, LITERALMENTE CORRUPTOS! Enquanto as LEIS forem criadas pelos "corruptos de plantão", a situação continuará a mesma, claro!

Quem pode mudar essa situação é a sociedade consciente; o povo bem informado; os cidadãos, no amplo sentido da palavra. Existe interesse para mudar essa situação por parte da população?! CLARO QUE EXISTE! Mas por que não existe AÇÃO CONCRETA POR PARTE DO POVO?! Exatamente pela pouca informação; pelo imediatismo; por não saber da sua importância nos pleitos eleitorais e se contentar com programas assistencialistas. Os políticos nada representariam se não fosse o POVO. Este sim, tem a sua importância verdadeira, mas que não percebeu ainda que tem força para mudar tudo que está aí, bata querer! A busca pela informação, pela instrução, passa pela boa saúde, boa alimentação, trabalho... É uma "corrente" que faz o(a) cidadão(ã) sentir dignidade, útil, valorizado(a). Não devemos esperar valorização dos "políticos profissionais"; devemos fazer a nossa valorização, desvalorizando estes "políticos profissionais". Devemos ter consciência de que a gente pode, a gente quer; pois somos nós temos o "poder" de mudança nas mãos: O VOTO CONSCIENTE!

"VOCÊ NÃO TEM QUE SER UM POETA, MAS É OBRIGADO A SER UM CIDADÃO!" (Nikolai Kekrasov, 1821-1878, poeta e escritor russo)

Um comentário:

  1. Amigos e amigas. Quando acontece uma perda de um ente querido, independente da orientação religiosa de qualquer pessoa, os sentimentos de dor, de saudade, de angústia e de tristeza nos fazem parar para refletirmos. Refletirmos sobre tudo, exatamente tudo o que fazemos, o que fazem com a gente e o que deixamos de fazer. A reflexão nos faz seres humanos melhores.

    Willy Caolho.

    ResponderExcluir