Banner:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

'Garis' são muito mais importantes do que o prefeito de Cabo Frio. Este é substituível a qualquer momento!

A paralisação do pessoal da Coleta de lixo em Cabo Frio mostrou a verdadeira importância e valor das pessoas que travalham nesse setor. Os "GARIS", que muito trabalham mas não são valorizados deram uma demonstração da importância do trabalho deles para toda a cidade. Com um serviço terceirizado que possibilita milhões de reais para os empresários do setor, o município de Cabo Frio mostra toda a sua incompetência em não administrar o setor. A questão talvez seja aquela de "contratos", quando determinado setor dá apoio político a um determinado candidato político em eleições, para depois obter obter os "dividendos". Muito dinheiro está em jogo. No entanto os empresários e determinados políticos é que são beneficiados. Na verdade, bem que esses políticos têm lugar no caminhão de coleta, conforme a charge acima, pois eles já estão "fedendo" no nosso meio.

Aqui em Cabo Frio, o pessoal da coleta é desrespeitado pelo governo e pelos empresários do setor, pois não oferecem um tratamento digno a tais trabalhadores. Os "Garis" almoçam e descansam o almoço em calçadas pela cidade, deitando no chão para cumprirem a hora de descanso. Perto da minha residência existe um setor onde se guarda os carrinhos e ferramentas de trabalho dos "Garis", mas não existe um lugar onde eles possam almoçar decentemente. O horário de almoço é reduzido e eles não têm tempo para irem almoçar em suas residências, junto com a família. A questão vem se arrastando por muito tempo, e nem mesmo o sindicato da categoria questiona tal tratamento repugnante. Aliás, existem muitos sindicatos que são verdadeiros "caça-níqueis", privilegiando uma minoria, ou seja, apenas a diretoria do sindicato. Confesso que nunca vi um "Gari" almoçando no meio da rua em Ipatinga-MG, onde morei por seis anos.

Pouco tempo atrás, o jornalista Boris Casoy, âncora do "Jornal da Noite" da Rede Bandeirantes de Televisão (BAND), desvalorizou a participação de dois "Garis" em uma reportagem de final de ano. Na oportunidade, com o aúdio ligado, o jornalista fez o seguinte comentário: "... QUE MERDA... DOIS LIXEIROS DESEJANDO FELICIDADES... DO ALTO DE SUAS VASSOURAS...". A questão foi parar até na justiça, com o sindicato exigindo a reparação por danos morais, cujo processo foi arquivado. Boris, do "Alto da sua ignorância", mostrou que "ISTO É UMA VERGONHA!" ("BORDÃO" utilizado pelo apresentador após seu comentário sobre determinada reportagem). Na noite seguinte, vendo a repercussão negativa do seu comentário, o apresentador pediu desculpas pelo comentário "intragável". Porém, é desta forma que políticos de Cabo Frio tratam os profissionais da limpeza em conjunto com os empresários MERCENÁRIOS.

Alheio a tudo isso, podemos ver o Renato "Sorriso" (foto ao lado), "Gari" que trabalha na Capital Fluminense, e se destacou pela sua simpatia na limpeza do "Sambódromo", local onde desfilam as Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Em diversas reportagens aparece o Renato "Sorriso" contando suas histórias e se divertindo com a vassoura na mão. Mais do que isso, depois ele começou a ganhar dinheiro fazendo palestras de motivação, contratado por empresas para "alegrar" os funcionários e mostrar a força que tem um ser humano, na superação de desafios. A questão é que governos e empresários não valorizam o setor, e, diante da procura de emprego, fácil é destinar um salário muito baixo para aqueles que mantém a cidade limpa, pois a procura é grande, diante do desemprego. A mesquinharia dos governantes é deplorável, e os empresários agradecem pelos contratos milionários!

Há possibilidade de se valorizar o setor, oferecendo a estrutura necessária para o trabalho árduo e importante que é limpar a cidade. A questão é o egoísmo dos empresários e oportunismo dos governantes, principalmente em Cabo Frio, quando a tercerização privilegia empresários gananciosos, egoístas. Mesmo com tanto dinheiro, não se investe na estrutura necessária para os trabalhadores do setor. Deveriam colocar o lixo que tiram da cidade no quintal do prefeito de Cabo Frio!

"PARA QUEM JOGA LIXO FORA PELA JANELA DO CARRO: O CARRO É SEU, MAS A RUA É DE TODOS NÓS!" (Evelyn, gari)

2 comentários:

  1. gostaria muito que tiverse uma fiscalizacao muito rigorosa sobre a prefeitura municipal da barra de santo antonio al.
    pois nos garis nao temos tods os direito descrito por lei.

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito que tiverse uma fiscalizacao muito rigorosa sobre a prefeitura municipal de santana do ipanema al.pois nos garis nao temos tods os direito descrito por lei. 22 de novenbro 2010

    ResponderExcluir