Banner:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Atual composição da Câmara Municipal de Cabo Frio só será reeleita com a confirmação do aumento de números de vereadores para 2012.

A "História" da Câmara Municipal de Cabo Frio deve estar triste. São muitas as reclamações sobre a atuação dos vereadores de Cabo Frio. Projetos insignificantes apresentados; vergonha ao acordar ausências em sessão legislativa na época da cassação do prefeito Marcos Mendes (considerada um vexame político); despreparo; falta de atitude e interesse; e subordinação explícita ao governo executivo são os principais motivos que fazem da atual Câmara Municipal um verdadeiro fracasso. Assim como o poder executivo, o poder legislativo está estagnado. As sessões, que passaram a ser  retransmitidas na TV comunitária JOVEM TV (canal 8 a cabo em Cabo Frio), ficaram monótonas. A utilização da tribuna aumentou depois que a TV começou a gravar as sessões para retransmiti-las. No entanto, nada de significante acontece naquela Casa Legislativa.

Pelo contrário, a preocupação com os objetivos pessoais tomam conta da Câmara Municipal de Cabo Frio. Tanto que foi antecipada a eleição para se saber quem seria o novo presidente da Câmara no biênio 2011/2012. Silas Bento (PSDB), que se orgulha de ter 05 mandatos na Câmara (não sei qual é o motivo do orgulho, exceto pelo recebimento dos polpudos subsídios neste período) foi eleito novo presidente. Na oportunidade, discursou declarando que "perseguia a presidência há 18 anos". Esta declaração já foi tema aqui neste blog. Os discursos demagogos e cheios de hipocrisia não param, e vereadores, mesmo com tantos mandatos, demonstram como são despreparados. O "poder" atrofia o cérebro, e para confirmar isso, basta assistir a uma sessão da Câmara de Cabo Frio.

E para as eleições de 2012, com o possível aumento do número de cadeiras na Câmara (resta saber onde serão colocadas fisicamente as cadeiras, já que a Câmara é um prédio histórico, mas está ultrapassado), muitos candidatos aparecerão, inclusive, aqueles candidatos a deputado estadual e federal que disputam essas eleições de 2010. Aí está uma boa oportunidade para a elaboração de um projeto de Lei dimunindo os subsídios (salários) dos vereadores. Acredito que R$ 1.500,00 por mês seria um bom valor para que os vereadores demonstrassem o verdadeiro interesse para ocuparem uma vaga. Acredito que dessa forma, muitos "interessados" deixariam de concorrer. Da mesma forma poderia ser realizado para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal, de forma proporcional, a todos os cargos políticos.

Evidente que isso dificilmente acontecerá, pois as vantagens dos políticos são grandes. Tão grandes que falta dinheiro para fazer o necessário pela população. Ou seja, prevalece, pela Lei, o interesse dos políticos, o direito do povo está apenas nas "linhas bonitas" da Constituição Federal. "Linhas bonitas" estas produzidas por quem?, por quem?! - Pelos politicos, claro!. Aqui em Cabo Frio, a coisa tende a continuar estagnada, pois os políticos não apresentam nada de importante. E quando apresentam - vou escrever mais uma vez -, também fica estagnado, a exemplo o projeto de lei  na área de odontologia para crianças, realizado pelo vereador Luis Geraldo (PPS), que aprovado desde 2005, até agora não foi colocado em prática. Mas a votação para a liberação de dinheiro para o Carnaval e para o futebol profissional tudo acontece rapidamente. INCRÍVEL!!! 

E quando se escreve sobre isso, os vereadores não gostam. Pelo contrário: utilizam a tribuna para responder às pessoas que escrevem em blogs, pedindo para rever as críticas e para que os vereadores sejam procurados para tomarem ciência dos problemas e dificuldades enfrentadas pela população. Bem, quando a isso, quando procurei o vereador e presidente da Câmara Municipal, Alfredo Gonçalves, em seu gabinete, em horário marcado por ele, o mesmo não chegou no horário designado, e ainda tinha extraviado o documento que eu lhe havia entregado antes, sobre um manifesto informando as irregularidades da empresa de ônibus MONOPOLISTA SALINEIRA. Na oporunidade, me informou que iria apreciar o documento e "conversar com a empresa". Estou aguardando até o presente momento, que completou um ano agora em setembro/2010.

Por tudo isso, uma nova composição de Câmara estará a caminho. Porém, não se sabe se vai ser positiva ou negativa. Com o possível aumento do número de vereadores em Cabo Frio, muitos dos atuais vereadores, com as "mordomias de portarias" concedidas pelo governo executivo poderão se manter no "poder". Esta é a cidade de Cabo Frio, escandalosamente SURRUPIADA!

"UM POLÍTICO DIVIDE OS SERES HUMANOS EM DUAS CLASSES: INSTRUMENTOS E INIMIGOS!" (Frederico Nietzsche, filósofo alemão, 1844-4900)

2 comentários:

  1. bom dia , Osmar concordo com tudo que você falou.E TENHO CERTESA QUE SE O SALÁRIO FOSSE 1.500,00 NÃO TERIA TANTA GENTE BRIGANDO POR ESSAS CADEIRAS. MORO NO JARDIM ESPERANÇA POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA LEI QUE PROÍBE DE USAR APARELHOS DE CELULAR COM SOM ALTO DENTRO DOS ONIBUS.

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a) Leitor(a),

    Lei existe, mas não basta. O problema é que pessoas da sociedade são simplesmente egoístas e não respeitam o direito alheio.

    O que pode ser feito é solicitar ao motorista para tomar providências... pois existe placa no ônibus proibindo a utilização de aparelho sonoro sem fones de ouvidos.

    Mais uma lei que existe e não funciona. Isso é BRASIL!

    Obrigado pela participação.

    Um agraço!

    ResponderExcluir