Banner:

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

► O 'VOTO' no Brasil é OBRIGATÓRIO. Por quê?

O IMPOSITOR e o ELEITOR
O VOTO é OBRIGATÓRIO no BRASIL, imposto pela Constituição Federal. Aliás, a nossa "CARTA MAGNA" - como gostam de dizer os juristas - diz que vivemos em uma democracia. É um documento muito bonito quando fazemos a leitura, mas se torna feio quando não se cumpre o que foi escrito. Um dos assuntos que causa grande discussão no campo jurídico e fora dele é o tal VOTO OBRIGATÓRIO. Além disso, há ainda a possibilidade de que jovens adolescentes de 16 e 17 anos de idade VOTEM, de forma FACULTATIVA, desde que requisitem o título de eleitor no período exigido por lei. No entanto, esses mesmos jovens, com 16 e 17 anos, se cometerem algum crime, são tratados de forma diferenciada. Ou seja, já começa o tratamento diferente para uma mesma classe de pessoas. 

A IMPOSIÇÃO da 'Democracia'

Qual o objetivo disso? Bem, tudo está na MENTE RETRÓGRADA ou INTERESSEIRA daqueles que fizeram, fazem e aprovam leis onde os OBJETIVOS "ESCONDIDOS" deles não possam ser divulgados. A mente de um "POLÍTICO PORCARIA" (ou PORCARIA DE POLÍTICO) é igual a mente de um BANDIDO que vai cometer um crime: quer ser ESPERTO, quer se beneficiar, sem se interessar quem sairá perdendo, desde que não seja ele. E para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, publico abaixo o que escreveu o economista e blogueiro RODRIGO CONSTANTINO, em seu próprio blog, em Maio/2006 e que transcrevo abaixo, na íntegra:

VOTO: DIREITO ou DEVER?

"Qual o sentido de se ter um sistema de voto obrigatório em uma democracia? Garantir ao cidadão seu direito de escolha dos representantes políticos é uma coisa; obrigá-lo a fazer isso é outra, completamente diferente. O voto, quando obrigatório, não é um direito, mas um dever. Em nome da suposta 'cidadania', transforma-se indivíduos em súditos. O que está por trás dessa imposição aos eleitores?

O que mais se aproxima a um argumento na defesa da obrigatoriedade do voto é a ideia de que os cidadãos deveriam se interessar pelas eleições. Afinal, é através delas que eles serão, supostamente, representados na via política. Mas não é porque algo deveria ser de um jeito que temos o direito de impor nossa vontade aos demais, que podem pensar diferente. As pessoas não deveriam, por exemplo, comer muita gordura. Mas somente alguém com mentalidade muito autoritária iria defender o uso do aparato coercitivo do Estado para obrigar uma certa dieta aos indivíduos. A liberdade de escolha pressupõe que os indivíduos possuem preferências particulares, e contanto que assumam a responsabilidade por seus atos, ninguém deve interferir nessas escolhas sob a forma de coação. Ora, se o sujeito deve ser livre para comer onde quiser, comprar o que desejar no mercado, por que deveria ser forçado a participar de uma eleição a qual não se interessa? Não existem bons argumentos, de fato, para sustentar tal modelo.

No fundo, o voto acaba sendo obrigatório pois assim mais pessoas desinteressadas irão votar e suas escolhas são mais manipuláveis. De forma mais objetiva: fica mais fácil comprar o voto daqueles que, sendo livres, não iriam sequer votar. Normalmente são pessoas com nível de escolaridade inferior, que trocam seus votos por migalhas ou promessas utópicas. A quem interessa manter o voto compulsório? Com certeza, não aos indivíduos que preferem não ter que votar. Os políticos que praticam o jogo sujo da compra de votos e do populismo é que se beneficiam de tal imposição?

A mesma linha de raciocínio vale para a idade mínima exigida dos eleitores. Quando os políticos consideram que adolescentes de 16 anos estão prontos para o direito de votar, sabem que, via de regra, esses jovens são mais fáceis de se manipular com a emoção, dispensando a apresentação de propostas mais elaboradas, calcadas na razão. O romantismo juvenil acaba sendo uma boa arma para populistas de plantão. Assim, um mesmo político que considera que um rapaz de 17 anos que cometeu um assassinato ainda não é um homem o suficiente para pagar pelo crime, acaba defendendo seu direito de participar da escolha dos governantes do país. Dois pesos, duas medidas.

Fiz um levantamento do modelo de votação nos principais países do mundo e a maciça maioria possui voto facultativo. Apenas Austrália, Bélgica e Cingapura, entre 20 nações observadas, adotam o modelo compulsório. O restante reconhece que o voto é um direito, não um dever. Em todos eles a idade mínima é 18 anos, quando não mais, como no caso japonês, onde votam somente os maiores de 20 anos. Os países analisados que respeitam o direito de votar ou não dos seus cidadãos são: Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Creio que temos mais a aprender com o modelo desses países do que ensinar.

Infelizmente, tal tema é pouco debatido no país. Está na hora de colocar na pauta de reformas esta questão. Somos cidadãos livres, não súditos. Vota quem quer. A escolha dos governantes deve ser um direito, não um dever."

EM TEMPO 1: a REFORMA POLÍTICA, tão pretendida há anos, muito comentada no governo do INFELIZ Lula - um político DEMAGOGO e HIPÓCRITA da pior espécie - está até agora está nas gavetas dos calabouços da ilegalidade de Brasília. Mas o tal Lula não esqueceu de deixar uma sucessora, a Dilma, político que segue a mesma DEMAGOGIA e HIPOCRISIA do seu criador.

EM TEMPO 2: será que a Dilma vai querer que eu escreva "política" quando digo que ela é um político? Isso não é difícil de acontecer. Mas se isso acontecer, serei obrigado a chamá-la de ANALFABETA FUNCIONAL.


"O MAIOR CASTIGO PARA AQUELES QUE NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA É QUE SERÃO GOVERNADOS PELOS QUE SE INTERESSAM." (Arnold Toynbee; economista britânico, 1852-1883)

Nenhum comentário:

Postar um comentário