Banner:

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Você votaria se o voto NÃO fosse OBRIGATÓRIO?!

Em pesquisa realizada pelo instituto Datafolha no ano de 2008, 53% do eleitorado brasileiro se mostram a favor do voto obrigatório. Porém, no primeiro semestre deste ano de 2010, nova pesquisa foi realizada, e o mesmo instituto revelou que a coisa ficou empatada, ou seja, 48% são favoráveis e o mesmo percentual de eleitores são contra o voto "forçado". A obrigatoriedade do voto é estabelecida pela Constituição Federal Brasileira, onde maiores de 18 a 70 anos de idade são obrigados a votar, e para maiores de 16 que não completaram a maioridade é facultativo. O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições é obrigatório. Na pesquisa revelada, 55% ainda dizem que votariam se o voto fosse facultativo, e 44% opatariam por NÃO votar.

Vivendo em uma suposta "democracia", o povo brasileiro está cansada dos políticos oportunistas e das benesses que essas mesmas pessoas se utilizam para candidatar-se a ocupar cargos públicos. Com uma legislação eleitoral retrógrada, vez que os "políticos interesseiros" não têm qualquer objetivo de modificá-la para que eles mesmos não sejam prejudicados, o sistema político brasileiro entra em decadência, primando pela falta de ética, compromisso e legalidade. As vantagens oferecidas; a corrupção; a falta de execução das leis; a complacência do judiciário; acordos escusos; e falta de interesse de agir são alguns dos motivos que levam a sociedade a não acreditar em mudanças próximas.

A cada ano os políticos tentam reinventar métodos para adquirirem votos fáceis, com milaborantes "promessas". Aquelas mesmas promessas que não cumpriram no mandato anterior, mas que, de forma "milagrosa", dizem que serão executadas imediatamente. Na "queda de braço" por uma "vaguinha" no executivo ou no legislativo vale tudo, e o que menos importa é a atual situação em que se encontra os cidadãos que são obrigados a votar. A imposição fevere o direito de escolha dos eleitores e dá possibilidade de estragégias para que os "bandidos políticos" consigam construir uma verdadeira "quadrilha" para conseguirem votos, utilizando-se inclusive da "máquina administrativa". Mas, como seria com o voto facultativo?! A educação política do povo brasileiro deveria mudar radicalmente, começando por manifestações para aprovação na mudança do Código Eleitoral, exatamente como foi feita para a aprovação do projeto de lei chamado "FICHA LIMPA".

Acabar com as enormes vantagens políticas (altos subsídios e benefícios diversos) talvez diminuísse o número de candidatos para cargo público. Compromisso com um programa de governo rígido, com metas e prazos a serem cumpridos deveria ser uma obrigação na Lei Eleitoral, determinando cassação para o político que não cumprir. Quanto ao legislativo, a mudança está no pensamento em levar vantagem pessoal, que deve ser substituída por atendimento das necessidades da sociedade, exclusivamente. Independente de partido, o que for considerado benéfico a população deve ser votado imediatamente. Além disso, aumento de salários e benefícios aos próprios legisladores só poderiam ser feitas com aprovação popular. A mudança deve ser drástica e com o objetivo de "ferir" de forma contundente o interesse dos "políticos profissionais".

A Lei Eleitoral tem que proibir que um político abandone determinado mandato para se candidatar a outro. Essas estratégias na busca do "poder" é um desrespeito ao eleitor. Porém, a Lei contribui para que tal desrespeito fortaleça os interesses políticos próprios, feriando a confiança dos eleitores. E você, o que acha do voto facultativo no Brasil?!

"COMPARECER ÀS URNAS POR VONTADE PRÓPRIA... REFORÇA O COMPROMISSO ENTRE ELEITORES E GOVERNANTES!" (Marina Silva, senadora em 1999)

"EU SOU A FAVOR DO VOTO FACULTATIVO... O POLÍTICO QUE VÁ PARA A RUA E TRATE DE MOTIVAR O ELEITORADO!" (Luís Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil em 2002)

4 comentários:

  1. Esse é o momento democrático, o qual é obrigado a votar.

    Colega pode copiar e colar esse link abaixo na sua barra da internet com tranquilidade para você ler, pensar e refletir:

    http://sis.dieese.org.br/detalhes.php?token=&cnpj=04393141000172&tipo=cnpj

    Caso não queira pode seguir outro atalho: coloque no Google: MTE Anuário de Informações < SIS (sistema de Informações Sindicais)> Consulta simples> E coloque o nome da nossa "amiga" responsável pelo cartão eletrônico para você ver as "figurinhas carimbadas" que era ou é membro da diretoria-Já que está sem atualização, desde do começo de 2010.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leitor,

    Obrigado pela sua informação acima. Acessei os dados e confirmei que o presidente da SETRANSOL é Francisco Gavinho, um dos proprietários da Salineira. Além do magnata do transporte do Rio de Janeiro, Jacob Barata. Está tudo explicado e confirmado a informação de um colega meu. Aí está a "Máfia" organizada! Lamentável!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Viu colega, por isso eu tendo preservar a minha mãe dessa gente? Alguém pode confiar?
    Mas, no final de semana vou organizar os meus arquivos e de enviar o resultado das minhas reclamações em cada órgão e você verá que eu e meu irmão, ouvimos de besteiras e barbaridades dessa gente - como eu trabalho em alguns órgãos o meu irmão foi ouviu: ao vivo - alguns eu também ouviu por telefone, principalmente de um tal subsecretário de transporte Maurílio.
    Segundo informações (nem me interesso por esse tipo de gente) esse Jacob Barata e genro do "nosso querido" governador Sérgio Cabral,confere?
    Isso aí é pior que a Yakuza!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Leitor,

    Sérgio Cabral é genro de Jacob Barata, magnata do transporte público do Rio, como eu já disse. Por isso, retirou as VANS da rua, atendendo ao seu sogro. Essa é a "quadrilha"! Se tiver mais informações, pode me enviar. Obrigado!

    ResponderExcluir