Banner:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SETRANSOL comete arbitrariedade para renovação de cartão de gratuidade de idoso no transporte público.

A filha de uma senhora idosa deixou dois comentários fazendo uma reclamação contra a arbitrariedade da SETRANSOL (Sindicato das Empresas de Transporte da Costa do Sol), na hora de renovar o cartão de gratuidade de sua mãe, que tem mais de sessenta anos de idade. Segundo a informação, a empresa está recusando a identidade da cidadã idosa, e pede para que seja feita outra carteira de identidade no DETRAN para renovar o cartão por um ano. Caso contrário, a renovação será por apenas 03 (três) meses. A filha da idosa, que não se identificou com medo de represálias, em seu comentário, ainda informa que o documento de identidade de sua mãe está em perfeitas condições, e apenas o retrato difere, vez que a mãe, obviamente, não é a mesma da época em que fez a fotografia. No entanto, a filha da idosa garante que a fisionomia da mãe não mudou tanto a ponto de ser recusada. Além disso, o o referido sindicato não se pode recusar um documento de identidade com base apenas na fotografia. Isso é ilegal!

Recebi informações de um amigo que essa empresa SETRANSOL é quase uma "filial" da empresa monopolista SALINEIRA, vez que em seu registro na Junta Comercial consta nomes de pessoas ligadas à empresa de ônibus de Cabo Frio. Não verifiquei essa informação na Junta Comercial ainda, por isso, não posso afirmar. Mas a situação é um tanto quanto estranha, principalmente quando a gente vê uma placa da SETRANSOL bem em frente à galeria que dá acesso ao local onde era o CHICO'S RESTAURANTE, próximo ao cinema de Cabo Frio, quase ao lado do supermercado Econômico, no centro da cidade. O tal restanrante cidade leva o nome de um dos proprietários da Salineira, Francisco Gavinho, que detesta que chamem a empresa Salineira de MONOPOLISTA. Se não gosta, problema é dele!

A situação merece investigação, pois isso deixa de ser "grupo", e pode se tornar em "banco", e até chegar a ser dominado "QUADRILHA", se uma investigação do Ministério Público for feita. A questão é realizar as denúncias para que as medidas possam ser tomadas. O problema é que a gente denuncia, mas os órgãos competentes são "vagarosos" demais. Eu mesmo tenho uma reclação/repúdio realizado diretamente na Salineira, Câmara Municipal de Cabo Frio, no gabinete do prefeito e na ANDECON (Associação Nacional de Defesa do Consumidor) mas até o presente momento, nada foi respondido.

Indignada pela situação pela qual a sua mãe está passando, a leitora escreveu que a "SETRANSOL fica coladinha com essa empresa (Salineira) - parecem irmãos siameses". A coisa é bem suspeita mesmo, e precisa ser esclarecido pelas autoridades. Inclusive, existe a possibilidade de ingressar com Ação Judicial questionando a arbitrariedade da empresa SETRANSOL, com pedido de reparação pelos transtornos causados à usuária do transporte público. E isso deve ser feito, através de um advogado ou da defensoria pública, se assim o quiser. O que não podemos é ficar parados, estagnados. Devemos continuar com as reclamações. O problema é que a sociedade parece estar "anestesiada" com as irregularidades, e não pensa em buscar seus direitos. A sensação de impunidade causa descrença em muitas pessoas, infelizmente! O poder do dinheiro corrempe muitas autoridades nesse País, e aqui em Cabo Frio não seria diferente. A MÁFIA DO TRANSPORTE no Estado do Rio de Janeiro impera.

Observação: Em Ipatinga-MG, onde morei por 06 anos, não é necessário nenhum cartão de gratuidade de idoso para utilizar o transporte público. Basta apresentar a carteira de identidade para provar que é idoso(a). Sem burocracia e em respeito aos cidadãos idosos. Parece que aqui em Cabo Frio a empresa de ônibus e o seu sindicato gostam de ver os idosos pedindo esmolas, como se fosse um favor oferecido a esses cidadãos.
 
"NOS OLHOS DO JOVEM ARDE A CHAMA; NOS OLHOS DO VELHO BRILHA A LUZ!" (Victor Hugo, escritor e poeta francês)

5 comentários:

  1. Pois é. È ilegal, mais é mais seguro! Ipatinga está cumprindo a lei como ela é. Agora gostaria que você com o seu pai apenas com a carteira de identidade aqui em Cabo Frio, o que acontece: Os idosos só podem andar em ônibus com cobrador, que anotam o número da identidade e não atravessam a roleta. Ficam se equilibrando no espaço de aproximadamente dois metros entre o motorista e o cobrador. Imagina você a minha mãe idosa com osteoporose, se equilibrando nesse curto espaço entre o motorista e o cobrador - eu duvido que você consiga - minha teve que pagar a passagem porque teve o seu direito "furtado", para não dá o gostinho de aparecer nas câmeras da Salineira. Ainda botam câmera para filmar essa barbaridade.Será que ficam rindo depois? Por isso minha indignação e todo o meu ódio contra essa gente. Será que são gentes? Eu vi com os meus próprios minha exigindo o seu direito garantido por lei e ainda teve que ouvir gracinha do motorista e de todos os responsáveis por exigir que essa empresa cumpra a lei – Essa é não tinha mencionado, pois essa parte é a mais doida que eu já presencie na vida. Talvez seja pior do que ver meu pai morrer em cima de uma – pois esse é o ciclo da vida, foi uma doença e não humilhação de vários seres humanos, que me parece que não são humanos, mas sim uns ratos. Isso há um ano que parece que foi ontem!
    Onde está o Ministério Publico? Então tá!
    No ano passado li no site do Ministério Público Federal que ele estava tentando cassar à liminar que foi dada para as empresas de ônibus DA CIDADE DO RIO, para acabar com esses cartões – sendo que o RIOCARD é mais abrangente e menos problemático.
    Agora não entendo: se você paga em dinheiro, o cobrador ou o motorista aciona um botão e você passa, por que não com a identidade?
    É UM ABUSRDO!!!!!!!!!!!
    Um abraço!

    OS. Corrige aí: leitor rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. NOTA

    Esse tipo de acesso dos idosos nos ônibus da "poderosa" aconteceu há um ano atrás - não sei se hoje ainda acontece essa barbaridade.

    ResponderExcluir
  3. Atualizando para não ser da mesma laia, ou seja comenter injustiça:Ainda botam câmera para filmar essa barbaridade?Será que ficam rindo depois?

    Osmar,

    Ele está certo.Não é: "MONOPOLISTA". É "IMPERIALISTA"! A rainha da cocada preta.
    Essa foia boa!

    ResponderExcluir
  4. TYANA LOPES BOM DIA! PARA A POPULAÇAO DE UNAMAR CABO FRIO O DIA COMEÇOU SEM ONIBUS DA VIAÇAO SALINEIRA QUE FAZ O INTINERÁRIO SANTO ANTONIO VIA SÃO JACINTO...COMO PODE UMA EMPRESA COM UMA FROTA TÃO GRANDE DEIXAR A POPULAÇÃO A PÉ? E TER A CORAGEM DE DIZER DESDE O DIA 05/06/13 QUE O ONIBUS QUEBROU! POR FAVOR PEDIDOS VERIFICAR OS ACONTECIDOS! OBRIGADA E ESPERAMOS PROVIDÊNCIAS URGENTES!!!

    ResponderExcluir
  5. O PREFEITO DE CABO FRIO COLOCOU A TARIFA DE ONIBUS A 050 CENTAVOS, MAS ESQUECEU DE EXIGIR DA SALINEIRA A COMPRA DE MAIS CARROS PRA ATENDER A POPULAÇAO NO ENTANTO A EMPRESA CONTINUA COM A MESMA QUANTIDADE DE CARROS IMAGINA QUANDO CHEGAR A ALTA TEMPORADA EM CABO FRIO.

    ResponderExcluir