Banner:

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Câmara Municipal de Cabo Frio é pequena, fisicamente; mas a polícia e algumas pessoas conseguiram deixá-la ainda 'menor'.

Depois de todo o anúncio feito na internet, através de blogs, houve uma verdadeira "invasão" na sessão de hoje, quinta-feira, na Câmara Municipal de Cabo Frio. O motivo, segundo informações do Blog Cartão Vermelho, do Álex Garcia (na charge ao lado), que confirmou a informação com o deputado estadual Alair Corrêa (PMDB), era para "tentar impedir a aprovação de uma lei municipal para que o 2º colocado nas eleições tome posse como prefeito de Cabo Frio após 2 anos decorridos da eleição". Meu entendimento é de que seria uma possível alteração no Regimento Interno da Câmara ou a Lei Orgânica do município, para mudar determinado artigo que mencionava o prazo de vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito. Ao que parece, tudo gira em torno da longa "batalha jurídica" travada desde o encerramento das eleições de 2008, onde foram constatadas várias irregularidades cometida pelo atual prefeito Marcos Mendes, que permanece no cargo sob efeito de "LIMINAR".

Com isso, verifiquei a PAUTA DO DIA no site da Câmara Municipal de Cabo Frio e não vi nada registrado sobre a aprovação de um projeto de lei para votação da sessão desta quinta-feira. Muito estranho! Conforme os anúncios feitos na internet, a tendência era de que a sessão da Cãmara desta quinta-feira seria tumultuada. Logo imaginei aquele plenário, minúsculo, que não condiz com a história de Cabo Frio, abrigar tanta gente que poderia comparecer à referida sessão. Inclusive, eu já escrevi aqui sobre o pequeno espaço físico da Câmara, muito desconfortável para as pessoas que querem acompanhar a sessão nas terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Resolvi assistir a tudo pela TV, através da "JOVEM TV", canal 8 (a cabo). E quase não vi absolutamente nada. Logo quando a tribuna da Câmara foi liberada pela primeira vez no dia para o vereador Fernando do Comilão falar, foi interrompido por três vezes, com várias pessoas presentes batendo palmas e gritando no plenário. Achei estranho esse comportamento em uma Casa Legislativa. Continuei acompanhando a transmissão pela TV até o momento que cessou a transmissão, com "tela preta" e sem áudio. De repente, aparece o aúdio de uma mulher gritando. Pensei em casa: confusão generalizada!

Alguns minutos depois, voltou a transmissão da JOVEM TV, mostrando um tumulto na entrada na porta de acesso ao plenário, com a polícia militar já presente no local. Acredito eu que o presidente da Câmara, temendo confusão, já tinha chamado reforço policial antes da sessão começar. Pouco tempo depois, o apresentador do programa "Informe Local" da JOVEM TV, Dionísio Quaresma, apareceu com microfone na mão e tentando explicar o que acabara de acontecer. Dionísio logo falou que a polícia, para conter a confusão, utilizou spray de pimenta para dispersar as pessoas, e ele estava com os olhos ardendo, ainda com o efeito do famigerado spray. É difícil falar de alguma coisa que não se tem informação completa, mas, pelo pouco que vi na transmissão da JOVEM TV, as pessoas que estavam presente assistindo a sessão não tiveram compostura para respeitar o trabalho que ali deveria ser realizado. Manifestações na "platéia" (assistência) na hora que uma pessoa está falando na tribuna ou na hora da sessão plenária, é, no mínimo, FALTA DE EDUCAÇÃO!

O apresentador da JOVEM TV tentou buscar informações com o assessor de comunicação da Câmara, Alessandro Teixeira, apresentador do programa "Radar Público", também da JOVEM TV, e recebeu a informação de que todas as pessoas têm acesso à PAUTA DO DIA através do site da Câmara Municipal de Cabo Frio, e hoje, conforme a referida Pauta, não tinha nada para ser votado referente a qualquer alteração de lei alegada pelos manifestantes. Além disso, Alessandro Teixeira falou sobre o Regimento Interno da Câmara, que proíbe manifestações das pessoas  presentes na hora da sessão plenária. Depois disso, Dionísio tentou entrevistar o tentente que comandava a "operação" naquele momento, mas o mesmo informou que não poderia dar entrevista. Em seguida, Dionísio entrevistou o presidente da Câmara, vereador Alfredo Gonçalves, perguntando o que o povo queria, e recebeu a resposta de Alfredo: "O povo eu não sei o que quer, mas eu quero paz para Cabo Frio!". Em seguida, Alfredo informou que o grupo do deputado Alair Corrêa estava presente e foi o causador do tumulto.

Creio eu que as pessoas que antes estavam juntas, agora querem tumultuar Cabo Frio separadamente. Na "platéia" da Câmara, uma faixa aberta com a frase: "VEREADOR QUE É ELEITO PELO POVO NÃO PODE FICAR CONTRA O POVO". Era isso que estava escrito, ou quase isso, salvo engano. Até aí, tudo bem. Mais depois, começou a bagunça dos manifestantes orquestrados. Pior do que "GRUPOS" causarem tumulto em Cabo Frio, separadamente, é ver uma manifestação negativa como a que foi feita na Câmara Municipal de Cabo Frio hoje. Para piorar a situação, a polícia militar usa o spray de pimenta como se estivesse no meio de uma batalha campal, totalmente despreparada para o momento. Porém, ao que parece, a chamada para a participação da sessão de hoje acabou mexendo com alguns neurônios de determinadas pessoas, que resolveram fazer bagunça fora da sua moradia. Existem pessoas que confundem liderança com bagunça. Pessoas hoje dizem pertencer a determinado GRUPO POLÍTICO, mas parece que determinados GRUPOS  estão se transformando em BANDOS, e, possivelmente, podem ser QUADRILHAS. Já escrevi isso aqui no blog, e isso é muito perigoso!

Resta aguardar as declarações das pessoas que estavam presente na "fatídica" sessão plenária da Câmara Municipal de Cabo Frio do dia 16/12/2010, interrompida por manifestantes que, mesmo insatisfeitos com alguma coisa, deveriam ter, no mínimo, responsabilidade e respeito pelo trabalho que estava sendo realizado em órgão público. Existe momento para tudo, inclusive, para mostrar educação. É necessário bom senso, responsabilidade e postura de verdadeiro cidadão. Com os acontecimentos de hoje, a Câmara Municipal de Cabo Frio ficou bem menor, literalmente!

"OS HOMENS FORAM CRIADOS PARA ANDAREM NAS ALTURAS, MAS HÁ OS QUE PREFEREM OS VALADOS!" (Carneiro de Azevedo)

2 comentários:

  1. Pois é. Triste é ouvir o povo ser citado na hora de matar a "SEDE PELO PODER" por certos políticos.
    Na hora de matar a “Sede” clamam pelo povo, não hora que sentam na cadeira, esquece o povo. O povo que se......(CENSURADO).
    “O povo me que de volta!”; “O povo está comigo!” Que povo, cara pálida? Pode tirar o meu nome desse circo.
    Senhores, o povo quer transporte público decente, o povo quer saúde, o povo quer trabalho (menos certo “grupinho político”), povo quer as calçadas desocupadas, o povo quer segurança, o povo quer alimentos na mesa, o povo que viver com dignidade, o povo quer paz. Para o povo não importa que esteja no “poder”, o que importa e que lute pelo povo.
    Como já não bastasse a desordem da cidade ainda me vêm os “magníficos” vereadores com suas idéias brilhantes para tumultuar o ambiente que já está carregado. Não tem uma lei mais interessante para a população? È falta do que fazer? Ao invés de perder tempo com bobeiras: vão dar uma dura na Dona Salineira, que não cumpre os horários; cuidar da inversão urbana da cidade: pedestres nas ruas s e carros nas calçadas. Tanta coisa para se preocupar e estão se preocupando com bobeiras, fracamente!
    Osmar mais triste e saber que político que nunca teve compromisso nenhum com a nossa cidade, se fez presente no meio dessa grande palhaçada e falta de respeito.

    Você lembrou bem: temos que ter cuidados com determinado grupo político que parece que virou um verdadeiro "BANDO". Isso é um perigo para a cidade - Cá entre nós, essa gente não trabalha?


    È lamentável. Espero que essa desordem não ultrapasse a fronteira cabofriense.

    ResponderExcluir
  2. Caro Osmar,
    “Onde falta justiça abunda a barbárie”. “Ou a bunda à barbárie”.

    Todos os assuntos que tratam de leis e justiça, em Cabo Frio, são eivados de absurdos. Parece que vivemos em outro planeta.

    Esta modificação, ou inclusão, de artigos desta natureza, na tal Lei Orgânica é de uma sandice atroz. É difícil acreditar na pretensão, mas tratando-se de Cabo Frio, tudo é possível.

    Será que os mamparras nunca ouviram falar em “hierarquia das leis”?

    Iria virar mais um motivo de chacotas para esta câmara já ridícula.

    É preciso ser muito caramutanje para não saber que eles (vereadores) não têm competência para legislar sobre esta matéria. Se o fizessem seria uma lei inerte, inútil, e fútil como a própria câmara. Seria até bom que o fizessem, para ficar patente as suas incompetências e incongruências.

    Quanto às manifestações, não as vejo como negativas. As aberrações perpetradas em Cabo Frio em desrespeito às leis e ao senso moral, já se faziam por esperar qualquer reação.

    Em tempo: a “rosa-dos-ventos” (a desorientadora) está pertinente.
    Abraço.

    ResponderExcluir