Banner:

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

No desfile de 7 de setembro/2011 o Brasil tem 'PRESIDENTA', 'JUMENTA' ou 'ANTA'?


O assunto de hoje remete a um comentário feito no site do "Portal G1", onde o professor de português SÉRGIO NOGUEIRA mantém uma coluna chamada "Dicas de Português". E no dia 01/11/2010 o professor explicou sobre as duas formas: PRESIDENTE e PRESIDENTA. Determinado leitor resolveu escrever como comentário, no dia 22/07/2011, no assunto escrito pelo referido professor, um texto supostamente sendo de HÉLIO FONTES, de Santa Catarina, mas que na internet também é publicado como se o texto fosse de MIRIAM RITA MORO MINE, da Universidade Federal do Paraná. Independente da autoria, certo é a crítica quanto ao desejo da presidente Dilma Rousseff, que prefere ser chamada de PRESIDENTA.

Escolhas à parte, o Diário Oficial da União adotou o vocábulo PRESIDENTA nos atos e despachos de Dilma Rousseff. Muito se comenta que as feministas do governo gostam de PRESIDENTA, mas as conservadoras, sendo minoria, preferem PRESIDENTE, o que é adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Tal escolha presume-se que seja para obedecer a norma culta, ou seja, escrever e falar corretamente. Porém, como já dito, a ordem de Dilma é para chamá-la de PRESIDENTA - Já escrevi neste Blog que o "poder" pode ATROFIAR o cérebro. E é exatamente neste ponto que entra o texto reproduzido abaixo, onde uma hora aparece com o título "OLHA A VERNÁCULA"; e em outro momento com o título "A PRESIDENTA FOI ESTUDANTA?". LEIAM:

"No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.

Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é 'atacante'; de pedir é 'pedinte'; o de cantar é 'cantante'; o de existir é 'existente'; o de mendicar (mendigar) é mendicante.

Qual o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é 'ENTE'. Aquele que é 'o ENTE'. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação  que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos 'ante', 'ente', ou 'inte'. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não 'PRESIDENTA', independentemente do sexo que tenha.

Se diz capela ardente, e não capela 'ardenta'; se diz estudante, e não 'estudanta'; se diz adolescente, e não 'adolescenta'; se diz paciente, e não 'pacienta'.

Um bom exemplo seria:

A PRESIDENTA SE COMPORTA COMO UMA ADOLESCENTA, POUCO PACIENTA, QUE IMAGINA TER VIRADO ELEGANTA PARA TENTAR SER NOMEADA REPRESENTANTA. ESPERAMOS VÊ-LA ALGUM DIA SORRIDENTA NUMA CAPELA ARDENTA, POIS ESTA DIRIGENTA POLÍTICA, DENTRE TANTAS OUTRAS SUAS ATITUDES BARBARIZANTAS, NÃO TEM O DIREITO DE VIOLENTAR O POBRE PORTUGUÊS, SÓ PARA FICAR CONTENTA. ASSIM, ELA PARECERIA MAIS INTELIGENTA E MENOS JUMENTA." 

"O PODER É O AFRODISÍACO MAIS FORTE" (Henry Kissinger; diplomata americano)

8 comentários:

  1. Caro Osmar,
    Tratando-se de petistas e esquerdopatas, nenhuma novidade. O poder só acentua os defeitos; que já eram por demais saltitANTAS.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo,

    Andou sumido, camarada!

    Realmente, o cérebro desse pessoal "petista" está cada vez ficando "menor".

    Responda-me, por favor: Você é o mesmo que subscreve alguns textos publicados no "Jornal do Totonho", em Cabo Frio?

    Um abraço e obrigado pela participação!

    Osmar Filho.
    08/09/2011

    ResponderExcluir
  3. Caro Osmar, não tenho participado muito, mas visito seu site regularmente. Quanto ao espaço no Jornal do Totonho, digo que ele tem sido paciente comigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Paulo,

    Seus escritos são de grande valia, além de muito bem produzidos. Parabenizo-o! Porém, por favor... sem modéstia! (risos)

    Aproveito para disponibilizar espaço neste humilde Blog para publicação de um texto seu sobre qualquer acontecimento, atual ou não, e que você mesmo julgar importante.

    No aguardo, desejo SUCESSO, sempre!

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    09/09/2011

    ResponderExcluir
  5. Paulo Figueiredo, não subscreve alguns textos, simplesmente ele declama nos seus textos. São excelentes. Ele foge da mesmice.
    Ás vezes de coadjuvante ele vira protagonista.



    Julio

    ResponderExcluir
  6. Do Dicionário Houaiss:

    Presidenta – Acepções ¦ substantivo feminino 1 mulher que se elege para a presidência de um país Ex.: a p. da Nicarágua 2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição Ex.: a p. da Academia de Letras 3 mulher que preside (algo) Ex.: a p. da sessão do congresso 4 Estadística: pouco usado. esposa do presidente
    .
    .
    Agora, artigo do Professor Pasquale
    .
    A presidente ou a presidenta?
    – por prof. pasquale cipro neto / são paulo
    .
    Que têm em comum palavras como “pedinte”, “agente”, “fluente”, “gerente”, “caminhante”, “dirigente” etc.? Não é difícil, é? O ponto em comum é a terminação “-nte”, de origem latina.
    .
    Essa terminação ocorre no particípio presente de verbos portugueses, italianos, espanhóis…
    Termos como “presidente”, “dirigente”, “gerente”, entre inúmeros outros, são iguaizinhos nas três línguas, que, é sempre bom lembrar, nasceram do mesmo ventre. E que noção indica a terminação “-nte”? A de “agente”: gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
    .
    Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o “e” final dá lugar a um “a”. Um desses casos é o de “parenta”, forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer “minha parente” ou “minha parenta”, por exemplo). Outro desses casos é justamente o de “presidenta”: pode-se dizer “a presidente” ou “a presidenta”.
    .
    A esta altura alguém talvez já esteja dizendo que, por ser a primeira presidente/a do Brasil, Dilma Rousseff tem o direito de escolher. Sem dúvida nenhuma, ela tem esse e outros direitos. Se ela disser que quer ser chamada de “presidenta”, que seja feita a sua vontade -por que não?
    .
    Fonte:
    http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2011/01/25/a-presidente-ou-a-presidenta-por-prof-pasquale-cipro-neto-sao-paulo/
    .
    .
    Lembre-se que a língua portuguesa é cheia de "exceções". O fato do feminino de cantor ser cantora não faz com que o feminino de ator seja "atora".
    .
    .
    O PT é péssimo e Dilma está sendo engolida por politicagens e temos muito do que reclamar do seu governo mas implicâncias com o "presidenta" está longe de ser um bom motivo...

    ResponderExcluir
  7. Prezado Igor,

    A questão não envolve apenas se é correto ou usual a palavra "PRESIDENTA"... a questão é bem mais ampla.

    Qual é a importância e a relevância para toda a população do BRASIL o gosto ou o EGO da pessoa que tem a OBRIGAÇÃO de administrar o país?

    Por isso, o EGO da presidência não se justifica, e ela tem apenas que administrar e esquecer suas vontades pessoais enquanto os brasileiros, em sua maioria esmagadora está passando por dificuldades.

    Esta é a CRÍTICA e por isso o título deste assunto.

    Um abraço e grato pela participação!

    Osmar Filho.
    10/09/2011

    ResponderExcluir
  8. Como disse, os erros são muitos mas usar o "Presidenta" não é um deles. De qualquer forma sou nascido em 73 e nunca vi um único Presidente/a desse país que não tenha tido um EGO maior que o cargo, duvido muito que venha a ver...
    .
    Abraços!!!

    ResponderExcluir