Banner:

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

'CONHECIMENTO' é fundamental!


Observando um vídeo divulgado em uma das aulas da Universidade Estácio de Sá, o texto, muito bem feito, demonstra a GRANDE IMPORTÂNCIA do "CONHECIMENTO" para todo(a) e qualquer CIDADÃO(Ã). No entanto, nós, seres humanos, infelizmente temos o hábito de reclamar de tudo, mas não reclamamos da FALTA DE CONHECIMENTO.  E por qual motivo?! Resolvi transcrever abaixo as partes mais importantes do texto e veja a verdade dos fatos:

CONHECIMENTO

"Na vida, tudo é passageiro; menos o motorista e o trocador. Aliás, tem outra coisa que não é passageiro; uma coisa que ninguém tira; uma coisa que a gente nasce 'SEM' e morre 'COM'.

Essa coisa fantástica que nos leva à lua e à Marte, que nos permite encarar os grandes desafios como o de abrir uma lata de sardinha ou de enfiar a chave no buraco da fechadura. Essa coisa que faz a gente dar o sangue para passar para os filhos e que nunca tem fim. Essa coisa é simplesmente a aventura do SABER... SABER... SABER!

Saber falar línguas; saber cantar músicas; saber batucar; saber olhar a vida do ponto de vista do horizonte; saber fritar um ovo; saber plantar bananeiras; saber dar cambalhotas. Todo dia, a gente pratica inconscientemente o que já sabe, como por exemplo: dirigir um carro. E se irritar profundamente com as coisas que a gente ainda não aprendeu, como por exemplo: botar um carro numa vaga apertada!

Quando a gente não sabe, o nosso experiente raciocínio foi treinado para nos chamar de 'topeiras', ou para dizer que já não dá mais tempo para aprender. Mas o que mudou a época em que a gente tinha curiosidade de uma criança para a fase onde temos a impaciência de um adulto catequizado?

Na verdade, nada mudou... ou melhor, mudou nossa esportiva. Trocamos aquela disposição para levantar do tombo atrás do cachorro; daquela pró-atividade de ralar o joelho e se concentrar no 'chicabon'; aquela pressa em querer conhecer os segredos e os mecanismos das coisas. Enfim, trocamos todo aquele interesse incondicional pelo conhecimento da novidade, por uma idéia 'mané', e preguiçosa, de que já sabemos o essencial para pagar nossas contas, e, portanto, sobreviver.

Pois é, e a gente aprendeu a pagar as contas; a gente aprendeu a apagar aquele pequeno incêndio do cotidiano; a gente aprendeu a reclamar das contas que paga; a gente aprendeu a administrar nossos insucessos; e aprendemos, sobretudo, a refinar nossas milaborantes RECLAMAÇÕES em torno do desconhecido. E dizemos: 'APRENDER É UM SACO!'. Treinar qualquer atividade é penoso! E o conhecimento, além da 'aporrinhação' do tempo perdido, só nos trás um INÚTIL DIPLOMA!?

Afinal das contas, toda queixa tem o mesmo endereço. E todo mundo reclama da FALTA DE DINHEIRO, mas são POUCOS e RAROS os que reclamam da FALTA DE CONHECIMENTO! ...

... A vida não está aí para ser suportada nem vivida, mas para ser CONHECIDA! E onde tem conhecimento, possivelmente haverá OUSADIA e CONQUISTAS. Porque para para conquistar, é preciso ENTENDER antes.

E isso não é 'PASSAGEIRO', nem é 'MOTORISTA', e muito menos 'TROCADOR'!...

... CONHECIMENTO!"

► Veja o vídeo completo do texto disponível na internet: Clique Aqui

"INVESTIR EM CONHECIMENTOS RENDE SEMPRE MELHORES JUROS" (Benjamin Franklin; um dos líderes da Revolução Americana, jornalista, cientista e diplomata americano, 1706-1790)

Um comentário: