Banner:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Apesar da falta de estrutura, estudantes de Caxias do Sul dão exemplo de empenho e perseverança!

Aquela frase que diz "QUEM FAZ A ESCOLA É O ALUNO" serviu muito bem para explicar o grande nível de aproveitamento dos alunos da ESCOLA ESTADUAL ISMAEL BARCELLOS, na cidade de Caxias do Sul-RS. Evidente que o trabalho dos professores também se destaca, apesar do pouco reconhecimento, com salários bem modestos, como é em todo o Brasil, praticamente. O Portal G1 publicou hoje o destaque da Escola de Caxias do Sul, que conseguiu excelentes notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com as crianças estudando em "ESCOLA DE LATA", como são conhecidos os CONTEINERS (foto acima) disponibilizados e transformados em salas de aulas naquela cidade, vez que a Escola localizada no bairro de Galópolis, em Caxias do Sul, foi parcialmente destruída por incêndio em 2008, e, no ano de 2009, um vendaval causou danos na outra parte da escola.

Desta forma, foram improvisados conteiners para abrigar 240 alunos, do total de 486 estudantes de 1ª a 8ª do ensino fundamental. O desenvolvimento das crianças no IDEB foi a seguinte:

1ª a 4ª série = nota 6,9 (4ª melhor nota do Estado do Rio Grande do Sul)
5ª a 8ª série = nota 5,3 (10º melhor índice)

Segundo a reporta
gem, o Rio Grande do Sul teve a nota 4,9 de média na 4ª série. Para a 8ª série, a nota foi 4,1 de média. As médias nacionais foram de 4,6 para a 4ª série e 4,0 para a 8ª.

O interessante é que outras seis escolas do Rio Grande do Sul atendem os alunos em CONTEINERS, e mostra que o desempenho dos alunos é que fez a diferença no resultado, aliado a ajuda dos professores que, conforme disse a diretora Sônia Beatriz, "os professores ganham pouco, mas se esforçam, e os pais cobram que os filhos estudem". Isso é certo, pois a estrutura de sala de aula montada dentro de um container é precária, com uma acústica péssima, pouca ventilação e o piso tem cheiro ruim. Apesar dessas dificuldades, a diretora definiu muito bem o que é a PERSEVERANÇA e vontade de vencer os alunos em uma frase: "APESAR DE TUDO QUE NOS EMPURRA PARA BAIXO, SABERMOS QUE TIVEMOS UM BOM DESEMPENHO NO IDEB É MUITO BOM!".

Os alunos comentam sobre a situação, e uma estudante da 5ª série, com 11 anos de idade, reclama do calor forte nos contêiners dizendo: "É muito quente, atrapalha a concentração, mas a gente vai levando... não tem outro modo". No entanto, a própria aluna elogia os professores que, segundo ela, "ensinam bem... têm paciência para nos ajudar e compreender o que dizem". Quanto à obra para a reconstrução da escola, a Secretaria de Educação informou que uma licitação ocorrerá até o final de julho/2010, e a previsão de entrega é para o final do mesmo ano. A diretora Sônia informou a dificuldade para a entrega da obra rapidamente por causa dos prazos legais, mas espera que até o meio do ano de 2011 tudo esteja pronto.

Particularmente falando, a questão da educação é primordial na vida da sociedade. Neste ano eleitoral de 2010 muita coisa vai ser prometida e pouca coisa será cumprida. O que eu posso falar para os estudantes é: ESTUDEM... ESTUDEM... E CONTINUEM ESTUDANDO! A única coisa que os políticos e qualquer outra pessoa não pode tirar de cada cidadão é o conhecimento que adquiriu, pois, com o conhecimento e força de vontade para seguir em frente, é certo que a pessoa alcançará o objetivo pretendido, pois tudo fica sendo uma questão de TEMPO. No trabalho do estudo, os alunos, professores e pais devem atuar em parceria para o crescimento e vitória de todos. E, com a ajuda de Deus, pedindo saúde e força para continuar a caminhada, a VITÓRIA É CERTA! PARABÉNS PARA OS ALUNOS DE CAXIAS DO SUL!!!

Para os alunos de Cabo Frio, segue o exemplo de muita força de vontade. E não se preocupem com os políticos da nossa região, que não fazem nada... simplesmente, façam a parte de vocês! Estudem, estudem e estudem, pois eles nunca poderão tirar de vocês o conhecimento que conseguirem acumular... SIGAM EM FRENTE!!!

"O ENTUSIASMO É A MAIOR FORÇA DA ALMA. CONSERVA-O E NUNCA TE FALTARÁ PODER PARA CONSEGUIRES O QUE DESEJAS!" (Napoleão Bonaparte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário