Banner:

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Momento de reflexão: 'Os segredos dos que mudaram a história'.


O livro "NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS", do autor Augusto Cury, tem como tema principal "O sonho que alimenta a vida", relatando as dificuldades, grandes desafios, que muitas vezes fazem CIDADÃOS(ÃS) desistirem dos seus objetivos. Sabemos que determinadas circunstâncias que vivemos nos fazem refletir sobre a vida, sobre as oportunidades que temos ou não temos; sobre atitudes que deveríamos tomar ou não; sobre frustrações e conquistas dos mais diversos tipos. O importante nisso tudo, é seguir em frente... SEMPRE... pois qual é a mudança que a gente busca para a nossa própria HISTÓRIA e do mundo em que vivemos?

Abaixo segue a reprodução de parte do livro com o seu respectivo título. Leia:

"OS SEGREDOS DOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA

A maior genialidade não é aquela que vem da carga genética nem a que é produzida pela cultura acadêmica, mas a que é construída nos vales dos medos, no deserto das dificuldades, nos invernos da existência, no mercado dos desafios.

Muitos sonhadores desenvolveram áreas nobres da sua inteligência, área que todos têm condições de desenvolver. Eles atravessaram turbulências quase que insuperáveis. Suportaram pressões que poucos tolerariam. Viveram dias ansiosos, sentiram-se pequenos diante dos obstáculos.

Alguns foram chamados de loucos, outros, de tolos. Zombaram de alguns, outros foram discriminados. Tinham todos os motivos para desistir dos seus sonhos e, em certos momentos, até da própria vida. Mas não desistiram. Quais foram os seus segredos?

Eles fizeram da vida uma aventura. Não foram aprisionados pela rotina. Claro, é impossível escapar da rotina. Em muitos momentos ela é um calmante necessário. Mas esses sonhadores passaram pelo menos 10% do seu tempo criando, inventando, descobrindo.

Tiveram uma visão panorâmica da existência, persuasivos, amigos do otimismo. Foram sociáveis, observadores, analíticos, críticos.

Fizeram escolhas, traçaram metas e as executaram com paciência. Para o filósofo Kant, 'a paciência é amarga, mas seus frutos são doces'. A paciência é o diamante da personalidade. Muitos discorrem sobre ela, poucos são seus amantes. Mas os que conquistam colherão os mais excelentes frutos.

Para Plutarco, 'a paciência tem mais poder do que a força'. Não meça um ser humano pelo seu poder político e financeiro. Meça-o pela grandeza dos seus sonhos e pela paciência em executá-los. Mas a paciência precisa de outro remo para conduzir o barco dos sonhos. Qual?

Precisa de coragem para correr riscos. Os maiores riscos para quem sonha são as pedras do caminho. Tropeçamos nas pequenas pedras e não nas grandes montanhas. Quem é controlado pelos riscos e pelos perigos das jornadas não tem resistência emocional. Cedo recua. Você tem resistência?

Epicuro acreditava que 'os grandes navegadores deviam sua reputação aos temporais e às tempestades'. Se você tiver medo das tempestades, nunca navegará pelos mares desconhecidos. Jamais conquistará outros continentes.

Os que transformaram seus sonhos em realidade aprenderam a ser líderes de si mesmos para depois liderar o mundo que os cercava. Tinham uma ambição positiva, queriam transformar a sua sociedade, a sua empresa, seu espaço afetivo. Eram pessoas inconformadas tanto com os problemas sociais quanto com suas mazelas psíquicas.

Seus sonhos se tornaram realidade porque ganharam um combustível emocional que jamais se apagou, mesmo ao atravessarem chuvas torrenciais. Qual é esse combustível? A paixão pela vida, o amor pela humanidade. Foram dominados por um desejo incrontrolável de serem úteis para os outros. Quem vive para si mesmo não tem raízes internas.

É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida. Os ditadores jamais destruíram os sonhos dos que sonharam com a liberdade do seu povo. Morreram os ditadores, enferruram-se as armas, mas não se destruíram os sonhos de quem ama ser livre."

"OS PROBLEMAS NUNCA VÃO DESAPARECER, MESMO NA MAIS BELA EXISTÊNCIA. PROBLEMAS EXISTEM PARA SEREM RESOLVIDOS, E NÃO PARA PERTUBAR-NOS!" (Augusto Cury; médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário