Banner:

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do advogado: o que a classe vai comemorar?!


Neste dia 11 de agosto comemora-se mais um "DIA DO ADVOGADO". Mas qual é o motivo de comemoração? Em um país onde a própria "JUSTIÇA"mal exemplo, muitos políticos se "lixam" para as leis, além de diversos governos praticarem CORRUPÇÃO, contando com a ajuda de diversas pessoas da própria sociedade que buscam certos "privilégios", e quando os perdem, passam a clamar JUSTIÇA ou melhoria, sentindo-se abandonadas, certo é que as coisas não são como deveriam ser. Para substituir uma suposta comemoração nesta data, talvez fosse necessário a REAL CONSCIENTIZAÇÃO por aqueles que são representantes da instituição que prega pela defesa dos direitos de todos os CIDADÃOS, mas divagam e preferem ignorar as REAIS NECESSIDADES de toda a sociedade. Estou falando da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Dirigentes da OAB estão preocupados com escritórios suntuosos, com o "status pelatus"; em viver da discórdia e isolamento de "grupos" na busca do poder dentro da instituição,  virando as costas para a busca de um melhor serviço oferecido pelo PODER JUDICIÁRIO ou para a própria classe que representa. Não me parece uma "REPRESENTAÇÃO" digna. Aqueles que estão à frente da direção da instituição chamada OAB, deveriam rever seus conceitos e avistar uma possibilidade de mudança de atitude; parar de discursos legalistas e agirem, de verdade. Os advogados e estagiários que dependem de uma instituição que dê suporte e apoio para os inscritos trabalharem, acabam frustrados, pois o interesse que deveria ser pela classe, acaba se transformando em interesses pessoais. É a política empobrecendo uma instituição que deveria pautar pela UNIÃO, mas acaba desviando o foco e DESAGREGA.

E o que dizer do "EXAME DA ORDEM"? Mais parece um CAÇA-NÍQUEL, enriquecendo uma instituição às custas de pessoas que buscam a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Não é ser contra a aplicação da prova para que o(a) candidato(a) adquira o direito de exercer a profissão que escolheu, mas sim, requerer que tal exigência seja feita de forma coerente, sem a necessidade de quase EXTORQUIR milhares de pessoas de forma aviltante. A prova do "EXAME DA ORDEM" é feita em DUAS fases: a 1a. Fase é OBJETIVA, com atuais 80 questões, sendo necessário o(a) candidato(a) acertar 50% da prova (40 questões); a 2a. Fase é DISCURSIVA, sendo apresentado um "caso concreto" para o(a) candidato(a) confeccionar a peça processual cabível, além de responder ainda mais 05 questões. Se o(a) candidato(a) é aprovado na 1a. Fase e, por um motivo ou outro foi reprovado na 2a. Fase, por qual motivo a OAB obriga este mesmo candidato participar novamente da 1a. Fase em outra oportunidade? Onde está a lógica disso?

A lógica só a OAB entende, pois tudo é explicado com a FORTUNA arrecadada com a aplicação das provas. Parece que a OAB, ou melhor, os seus representantes, ficaram "cegos" e acabam por praticar uma  ARBITRARIEDADE sem precedentes; ou ainda querem mudar o nome da instituição, e, porventura, chamá-la de ORDEM ARBITRÁRIA DO BRASIL. Objetivar apenas o enriquecimento da instituição é o que está sendo demonstrado pelos representantes da OAB, ao longo dos anos, mas utilizam o "discurso ensaiado" de que estão "protegendo a sociedade de maus profissionais", imaginando ou enganando-se, em acreditar que tal dificuldade que colocam nas provas demonstrará ou não a capacidade dos(as) candidatos(as) em exercer a profissão. Muitos profissionais da área jurídica e sequer sabem o que é tratar as pessoas com urbanidade, respeito e ética. Atuam ignorando o Estatuto que regula a classe. UMA VERGONHA!!!

EM TEMPO: A OAB praticamente realiza o "ENRIQUECIMENTO ILÍCITO" e ninguém faz nada. Enquanto os dirigentes da OAB se preocupam com o dinheiro arrecado nas provas aplicadas, o atendimento jurisdicional está cada vez mais precário, duvidoso, retardado, tendencioso, prostituído e decadente. A sociedade se vê "órfã" da "JUSTIÇA", e diregentes da OAB, por outro lado, VOMITAM HIPOCRISIA!

"A JUSTIÇA ATRASADA NÃO É JUSTIÇA; SENÃO INJUSTIÇA QUALIFICADA E MANIFESTA!" (Ruy Barbosa; advogado e um dos maiores juristas que o Brasil já teve, 1849-1923)

8 comentários:

  1. Parabéns pela coragem, e pela explicação correta e autêntica, você disse tudo que o povo gostaria de dizer, gostaria de um dia voltar a ter orgulho de ser Brasileiro, mas tá dificil...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vicente;

    Realmente, muitos CIDADÃOS estão descrentes de que as coisas melhorem nesse país. É difícil, mas vamos fazer a nossa parte!

    Grato por sua participação e pelas considerações!

    Um abraço a você e aos cidadãos de TAMOIOS, que o governo ha anos ignora, infelizmente.

    Osmar Filho.
    12/08/2011

    ResponderExcluir
  3. Onde está o representante de Tamoios na Câmara Municipal? E a força política de Tamoios, existe? Ou só serve para eleger esses políticos ingratos? O dia que Tamoios tiver representatividade política e acordar para a realidade, as coisas vão melhorar. Ficar reclamando o tempo todo em blogs e raras vezes na imprensa, com toda certeza nada mudará.
    Estão parecendo o Osmar: enviando e aguardando resposta do Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves, referente aos descasos da Salineira.
    Fala Sério!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Julio,

    Primeiro, o assunto no qual você postou seu comentário acima não diz respeito à política local, e sim, sobre o "dia do advogado" e a instituição OAB.

    Quanto à sua referência à minha pessoa, digo que sou uma pessoa comum, igualmente a você, mas não me "escondo" em casa esperando que as coisas aconteçam.

    Além disso, se você tem alguma RECLAMAÇÃO DOCUMENTADA contra a salineira, apresente e não fique desprezando o que outras pessoas fazem ou questionam sobre as irregularidades.

    Ficar em casa apenas comentando nos blogs da cidade, igualmente você faz, realmente NÃO RESOLVE ABSOLUTAMENTE NADA. Portanto, MUDE DE ATITUDE... apareça... "saia do teclado". Está com medo de que?

    Talvez seja por causa dessa sua atitude que você está sendo "censurado" em outros blogs. Reflita!

    Osmar Filho.
    12/08/2011

    ResponderExcluir
  5. Calma Osmar!



    Desculpa o meu comentário foi postado no local indevido. A minha intenção era em postar em outro artigo.

    Agora vou lhe responder:

    Colega é uma pena que vocês têm dificuldades para "captar" brincadeiras, a não ser quando colocada a famosa risada (rsrsr).
    Você tem toda a minha admiração pelas atitudes e o seu jeito de reinvidicar os seus direitos.

    Já falei para você e outros blogueiros que não julgo e nem faço “referências das pessoas”, que eu não conheço pessoalmente e também não gosto que faça da minha, e nã ome “escondo” em casa esperando as coisas acontecer e nem que elas venham bater a minha porta e nem bato na porta dos outros esperando que aconteça.
    Que diferença faz nesta cidade se a RECLAMAÇÃO SEJA DOCUMENTADA OU NÃO contra a Salineira? Mas aposto que já reclamei nos mesmos lugares que você reclamou,até fora das “fronteiras” cabofrienses, eu reclamei. A “MINHA RECLAMAÇÂO NÃO FOI DOMESTICA”, foi além dos blogs de Cabo Frio que não fazem nem barulho da gravidade da situação, se que você me entende. Eu considero os blogs da cidade, apenas um desabafo e no Jornal o Globo que eu já reclamei e a empresa me respondeu que estava mais para piada,do que para resposta, tem mais força.
    Viu? Como eu vou mais além e luto pelas minhas causas, os meus direitos, não me “escondo” em um teclado e não tenho medo. Caso você não saiba, para reclamar no Jornal O Globo, tem que colocar: nome completo, endereço completo e telefone, não têm como você se “esconder no teclado” e ter medo. Quem pensa que se esconde atrás de um teclado, esta cometendo o mesmo equivoco dos blogueiros de Cabo Frio.
    Ah, sem contar nos sites dos órgãos de reclamações, que também não tem como se “esconder nos teclados”.
    Eu reclamei até com o prefeito. Agora se eu te contar o que ele me disse, você vai chorar.
    As minhas reclamações e várias irregularidades estão guardadas e se algum dia tiver que apresentá-las, será para pessoa que possa resolver e não para exibir como um troféu.

    Sabe por que eu sou censurado? Porque a verdade dói na cidade, e assim como você eu tenho opinião formada e não recebo “lixo” de ninguém.

    Só para finalizar. Não perco e nem ganho nada, sendo CENSURADO nos blogs de Cabo Frio. Afinal de contas, como você disse: “ficar só em blogs da cidade reclamando, não resolve nada”, foi isso?
    O dia que tiver Webcam nos blogs da cidade,eu mostro a minha cara, mas se você quiser eu mando uma foto para você.



    Um grande abraço e fique com Deus!



    Julio

    ResponderExcluir
  6. Júlio,

    Estou muito calmo. A questão é séria e não vou adivinhar que você esteja escrevendo de "brincadeira"... infelizmente ainda não posso "captar" isso na internet. Se alguém conseguir isso, me avise, por favor.

    Em relação a DOCUMENTAR todas as reclamações, é evidente que faz diferença na hora de fazer as cobranças, pois mostramos ou retiramos a "MÁSCARA" dos políticos MENTIROSOS e OMISSOS.

    Quanto ao Jornal "O GLOBO", que pertence às Organizações Roberto Marinho, sei como funciona, pois sou cadastrado. Mas não considero a melhor forma para reclamar de alguma coisa, pois não tem crédito. A GLOBO recebeu R$ 26 milhões do (des)governador Sérgio "DO MAL", recurso que era para ser aplicado na Região Serrana, antes mesmo de acontecer aquela tragédia no início deste ano de 2011.

    Quanto à empresa SALINEIRA, não vou ficar com "neurose" e acreditar que é o único problema a ser resolvido na cidade. As pessoas têm que tomar ciência do "PODER DE MUDANÇA" e exercer a CIDADANIA no voto.

    Mas isso só vai acontecer se realmente o POVO estiver interessado em que alguma coisa mude.

    Continue exercendo a cidadania e tente movimentar outros cidadãos no mesmo sentido.

    Grato novamente pelas considerações e um abraço!

    Osmar Filho.
    13/08/2011

    ResponderExcluir
  7. Caro Osmar,

    “A questão não é seria”, você que está muito sério.
    Por favor, retire as aspas (“”) da brincadeira, mas caso não queira considerar sinta-se a vontade.

    Enquanto a “DOCUMENTAR AS RECLAMAÇÕES”, eu penso diferente: a minha intenção não é de retirar a “máscara” de “políticos mentirosos e omissos”, mas sim que a minha seja respeitada e tenha o seu direito garantido por lei, sem se curvar a uma empresa de ônibus, como muitos na cidade para o cidadão.
    Agora se você pretende fazer uma coleção de “máscara”, fique a vontade, mas não se esqueça de voltar ao passado de absurdos gloriosos, ok?


    Sem duvida nenhuma que , o Jornal “o Globo”, pertence às organizações Roberto Marinho, eu sou assinante.Mas a reclamação que eu fiz foi publicada, ninguém me chamou: de mala, que é “neurose”, e a resposta foi cobrada da empresa, ou seja, o meu objetivo foi alcançado. Não importa, se o jornal recebe: sei lá quantos milhões do governo X ou Y. Afinal de contas, ninguém faz publicações de graça, não é? Ou você esqueceu quem manda no mundo é a grana?
    Imagine, enviar uma reclamação com o conteúdo que enviei para o jornal “o Globo” para os jornais, TVs e certos Blogs de Cabo Frio, duvido que seria publicado e cobrado a resposta da empresa. Teria o mesmo destino das outras reclamações.
    Colega, transporte público sempre tem destaque nos noticiários e nos jornais........ Só em Cabo Frio que não falam dessa prioridade em uma cidade. Depois sou eu que tenho “medo”. De quê?






    Enquanto a Salineira..... Seria mais interessante a gente discutir o transporte público, como é feito em outras cidades, e não ficar falando de uma empresa de ônibus. Concorda?
    Acho bom você não ficar mesmo na “neurose”: achando que a Salineira, seja o único “problema a ser resolvido” na cidade. A cidade está um livro de matemática, ou seja, cheia de problemas. Mas é bom saber que você considere um problema, coisa rara na cidade.
    A “neurose” aparece onde está o medo das pessoas.
    Agora eu também não quero ficar com uma “psicose”, só com atual (des) governo municipal e estadual, porque nunca vi coisa melhor. Aí, sim, realmente, eu tenho medo das mancadas desses políticos.



    Agora se depender da minha pessoa para levantar bandeira, empunhar alguma “espada” e movimentar outros cidadãos de Cabo Frio, para lutar por alguma causa, não serei esse “guerreiro”, porque já percebi que o povo de Cabo Frio tem o que merece.


    Um abraço,

    ResponderExcluir
  8. Júlio,

    Eu não vou ficar escrevendo em Blog e ficar ironizando o trabalho de pessoas que trabalham de forma séria. Não vou fazer "brincadeira" ou escrever suposta "brincadeira" de cidadãos que buscam uma forma de denunciar e buscar solução para possíveis problemas.

    Não se trata de "colecionar" máscara, mas PROVAR para a população sobre a OMISSÃO daquelas pessoas que pretendem continuar no "poder".

    Você escreveu dizendo que quer ver o "SEU DIREITO" respeitado. Eu quero ver o direito de TODOS OS CIDADÃOS respeitados, isso sim. A questão é a sociedade e não exclusivamente uma pessoa exclusivamente.

    É decepcionante saber que você diz "NÃO se importar se jornal recebe milhões do governo X ou Y". Os 26 milhões de reais desviados para as Organizações Globo era para investimento na Região Serrana antes de acontecer aquela tragédia.

    Parece que você concorda com o DESVIO de dinheiro para pagamento de publicações em jornal.

    Quanto à publicação da sua reclamação no Jornal "O Globo", quero apenas que me diga se resolveu alguma coisa. Seu objetivo foi alcançado mesmo?! Resolveram o problema?! A referida publicação talvez tenha sido apenas um "cala a boca" para que você deixe de enviar reclamações. Mais nada!

    Não busco e não quero publicação de nada sobre as minhas reclamações... quero apenas que as situações sejam resolvidas e que as pessoas estejam informadas, e isso não vai acontecer somente se uma ou outra pessoa questionar ou fizer alguma reclamação "isolada".

    Quanto à minha seriedade, digo que o que eu trato aqui neste Blog são coisas sérias... Este Blog não tem o perfil de ficar fazendo "piada" de qualquer tipo de situação, exceto, ironizar atitudes ridículas de "políticos profissionais".

    Não uso este Blog para explorar a desgraça alheia e assim aumentar o número de acessos; não existe sensacionalismo neste Blog, pois não é um Blog de NOTÍCIAS ou de "FUROS JORNALÍSTICOS", e sim, de troca de informações com os leitores.

    As críticas são feitas a quaisquer pessoas, sem preocupação se vão gostar ou não; e ninguém vai "ditar" o que eu vou ou não escrever aqui.

    Eu vou fazer a minha parte, sendo CIDADÃO, e não estou preocupado com quem não quer fazer.

    Encerrando o assunto.

    Grato!

    Osmar Filho.
    13/08/2011

    ResponderExcluir