Banner:

terça-feira, 31 de maio de 2011

Momento Cultural: Mário Quintana 'destilando' a sua sabedoria!


Recebi mais uma contribuição da minha amiga ROSA FERNANDES, de Búzios. Como já escrevi aqui, tive a oportunidade de trabalhar com a Rosa, pessoa íntegra e de grande sensibilidade. Já faz um bom tempo que não falo com a Rosa, mas ela não esquece de contribuir com a sua "grande sensibilidade" para o blog, enviando sugestões de publicação IMPERDÍVEIS. Agora, ela enviou o poema com o título "DEFICIÊNCIAS", do grande poeta e jornalista brasileiro MÁRIO QUINTANA (foto ao lado). Agradeço mais uma vez a participação de Rosa, pois a mensagem no poema mostra as "DES"qualidades que muitas pessoas teimam em ter. Nós, seres humanos, muitas vezes tiramos o foco do que a gente realmente quer ou pode, esquecendo de nossas capacidades, do que o Nosso CRIADOR nos permitiu ser; do que ELE, verdadeiramente, tem para nós. A vida é nossa, as atitudes são nossas, os resultados são proporcionais a tudo que fazemos ou deixamos de fazer.

Por favor, Leia... releia... e veja o que pode ser feito de diferente na vida:

"DEFICIÊNCIAS"

"'DEFICIENTE' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

'LOUCO' é quem não procura ser feliz com o que possui.

'CEGO' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros e pequenas dores.

'SURDO' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

'MUDO' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

'PARALÍTICO' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

'DIABÉTICO' é quem não consegue ser doce.

'ANÃO' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
'MISERÁVEIS' são todos que não conseguem falar com DEUS!"


'A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE'



NÃO IMPORTA SABER SE A GENTE ACREDITA EM DEUS; O IMPORTANTE É SABER SE DEUS ACREDITA NA GENTE!" (Mário Quintana, ator e jornalista brasileiro, 1906-1994)

Um comentário:

  1. Caro Osmar,

    De Mário Quintana não se espera outra coisa.


    Não nos escondamos, nem nos esquivemos destas obrigações. Se fingirmos não ver a realidade, para que serve o olho? Se não tomamos a mão de quem está em queda, para que serve nosso braço?

    Quando, em Zacarias 11:17, é dito que do pastor inútil será secado o braço e furado o olho, não foi para tomarmos o sentido literal da sentença. Mas os efeitos podem ser filosoficamente idênticos. Se não quisermos ver, é claro que iremos continuamente perdendo a capacidade de percepção das coisas. E se não utilizamos nosso “braço”, este se atrofiará, tirando-nos a capacidade de produção, em todos os sentidos.


    Abraço.

    ResponderExcluir