Banner:

domingo, 15 de maio de 2011

A 'arte' e o 'artista' em Arraial do Cabo; a grande satisfação e a pouca valorização!

Depois de uma semana atarefada, problemas no BLOGGER, onde muitos "blogueiros" ficaram impedidos de fazer postagem de novos assuntos. Ainda fui ao Rio, no sábado, para participar de um dia de palestra no Campus da Estácio de Sá, anexo ao Shopping Nova América, na capital. Depois, neste domingo, fiz um passeio por Arraial do Cabo, e conheci o senhor ANDRELINO GOMES DE OLIVEIRA, na foto acima, ao lado de suas esculturas no quintal de sua casa, no bairro MONTE ALTO. Conhecido por todos como "Seu André", o ARTISTA com 72 anos de idademuito simpático e comunicativo, além de detalhistamostrou o que um ser humano é capaz de fazer quando se tem um objetivo. Autor de vários esculturas feitas de CONCRETO, e armadas com arame e tubo galvanizado, "Seu André", com todos os trabalhos realizados, impressiona com os detalhes de cada uma "arte" construída. Em seu quintal, "Seu André" acumula várias "relíquias" que representam os animais que ele constrói em detalhes e com muito carinho. O artista nasceu na cidade de Sapucaia, e com um ano de idade foi para Petrópolis. Mora em Arraial do Cabo há 20 anos, e há 09 anos começou o trabalho em esculturas. "Seu André" é eletrista, e está aposentado depois de trabalhar no DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagens).

E o que me deixou ainda mais encantado com todos os trabalhos em escultura do "Seu André", foi quando eu comecei a questionar a origem de todos os trabalhos confeccionados. Descobri então que, além de conhecer um ARTISTA, conheci também um CIDADÃO ROMÂNTICO. "Seu André" contou que tudo começou quando ele queria presentear a sua esposa, a Dona Marta, mas, de forma diferente... "Seu André" queria inovar em um presente para a sua amada esposa. Foi quando ele procurou alguém para saber sobre a possibilidade de construir um busto de sua esposa. No entanto, a pessoa que ele procurou, falou que "não tinha tempo" para atender ao pedido do "Seu André". Isso não fez o romântico desistir do seu objetivo. "Seu André", persistente no desejo romântico, resolveu, por conta própria, estudar a forma de se fazer um busto... e buscou informações. Foi quando ele conseguiu, "finalmente", fazer o busto da esposa querida, no canto direito da foto acima, na cor rosa. Ao lado, está o busto do "Seu André", quando mais novo; ao lado, o retrato da esposa, em alto-relevo e com moldura; e ainda, no canto esquerdo da foto, o cantor ROBERTO CARLOS (também em alto-relevo com moldura), de quem a Dona Marta continua sendo fã incondicional. Percebam que abaixo das imagens na foto, estão outras esculturas em tamanho menor (uma raposa; uma onça-pintada, mordendo o pescoço de uma caça; e ainda a parte traseira de um cavalo).

Veja a seguir, as esculturas confeccionadas por um talentoso artista que está aqui em nossa região. Clique nas fotos para ampliar:

Do lado esquerdo, uma cobra enrolada em um jacaré. À direita, um rinoceronte e uma onça-pintada.
Na foto acima, veja a "riqueza de detalhes" na escultura de uma onça-pintada em momento de caça à uma gazela. A mordida no pescoço, característica da grande caçadora. "Seu André" fez questão que eu visse o detalhe dos dentes da onça, feitos de aço, igualmente as garras... Simplesmente impressionante.


Girafas e Alce.








Zebra e Guinu.







Filhote de Elefante e Urso Polar.








Observem a escultura do macaco BALBUÍNO acima, com o seu filhote nas costas. Mais "riquezas de detalhes". Incrível!!!

Cavalo e Lobo.








Garças e passarinhos com seus ninhos.








À esquerda, um canguru com filhote em sua "bolsa" e um camelo (com o detalhe de folhagens na boca; ao lado, um leão e a leoa, abocanhando a caça.

Águia no "bote" a um pássaro em tronco de uma árvore; e na foto ao lado, uma pantera tentando alcançar um macaco em outro tronco de árvore.








Dois bois puxando uma carroça e um quadro pequeno feito em alto-relevo.


A escultura mais recente, ainda inacabada, é a do MAMUTE (com "Seu André", na foto acima), que "Seu André" está terminando. Inclusive, ele contou detalhes do Mamute, informando que não tinha como fazer o "marfim" no tamanho original, assim como, o próprio Mamute, por falta de espaço em sua propriedade. Percebi o grande carinho que o "Seu André" tem com suas esculturas, e, o prazer que sente em falar sobre os detalhes do seu trabalho. Na nossa conversa, inclusive, ele me disse que muitas pessoas visitam a casa dele para verem suas esculturas, mas muitas pessoas não fazem nenhuma pergunta; as pessoas entram e saem da sua residência sem falar uma única palavra; e outras, sequer o cumprimentam. E quando tiravam fotos das esculturas, "Seu André" não "aparecia" nas fotos; simplesmente o ignoravam ("Seu André" ficou surpreso com meus diversos questionamentos sobre as esculturas e quando eu perguntei se poderia 'tirar' foto dele para postar na internet). Disse também "Seu André", que algumas pessoas "famosas" já estiveram presente para ver o seu trabalho, mas não se identificavam. Perguntei o motivo, e ele respondeu: "Não sei... talvez elas pensavam que eu fosse pedir alguma coisa"... e sorriu, juntamente comigo! "Seu André" é uma "FIGURA" incrível; divertido e MUITO... MUITO... MUITO INTELIGENTE! Foi um dia de GRANDE APRENDIZADO para mim!!!

Conheci um cidadão PERSEVERANTE, TENAZ, SONHADOR... enfim, conheci "SER HUMANO, 'GENTE QUE FAZ'!". E, antes de ir embora, "Seu André" ainda me disse que teve visita de três reportagens de TV em sua residência, e que a TV Record foi convidada, mas até a presente data ainda não esteve no local. Disse ainda, que o atual prefeito de Arraial do Cabo - município que comemorou neste final de semana 26 anos de emancipação de Cabo Frio -, o "ANDINHO", também já visitou a sua residência e viu todas as esculturas. Inclusive, no encontro, disse o "Seu André" que o prefeito declarou o seguinte: "SEU ANDRÉ, O SENHOR VAI TER RECONHECIMENTO ou HOMENAGEM SOMENTE QUANDO O SENHOR MORRER". Ao "Seu André", digo que o reconhecimento ele já tem, pois é um excelente ARTISTAe a homenagem, embora simples, aqui está feita, EM VIDA! ... E para ficar em meus registros, não pude deixar de ser fotografado ao lado do "GRANDE ARTISTA", no amplo sentido da palavra (foto acima, onde também estão as esculturas do cantor e compositor gaúcho, Teixeirinha, com violão; e sua esposa, tocando sanfona - o pescoço das duas esculturas se movimentam, através de um sistema elétrico desenvolvido por "Seu André", com música).

EM TEMPO: A postagem que fiz hoje, foi, até o momento, sem dúvida alguma, a melhor postagem que fiz neste Blog. PARABÉNS, "SEU ANDRÉ", que, com o seu sentimento, o seu amor pela esposa, além de sua TENACIDADE, acabou descobrindo um grande TALENTO!

E quem quiser visitar o "Seu André" para ver todas as esculturas de perto, o endereço fica na Rua Antônio Pedro de Aquino, nº 13 - bairro MONTE ALTO, em Arraial do Cabo-RJ. Chegando em Monte Alto, na rua (avenida) principal, pergunte por "Seu André", que faz as esculturas de concreto, que logo informarão o local. E lembre-se, leve R$ 2,00 para contribuir com o ARTISTA na visita (valor da entrada por pessoa). Aliás, já falei com ele para aumentar esse valor na "ALTA TEMPORADA" ou nos feriados prolongados. VALE MUITO A VISITA!

"SOU APENAS UM, MAS SOU UM... NÃO POSSO FAZER TODAS AS COISAS, PORÉM, POSSO FAZER ALGUMA COISA. E, O QUE POSSO E DEVO FAZER, EU O FAÇO PELA GRAÇA DE DEUS!" (Dwight L. Moody; evangelista e editor americano, 1837-1899)

8 comentários:

  1. Que linda e nobre obra de arte !
    Que arte nobre divulgar tamanha arte .
    É até injusto poucas pessoas apenas conhecer trabalho igual .
    Parabéns , FerAndrade .

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ferandrade,

    Obrigado pela sua participação e considerações...

    E, realmente, concordo contigo: É INJUSTO POUCAS PESSOAS CONHECEREM A ARTE DESENVOLVIDA pelo ARTISTA que está aqui em NOSSA REGIÃO.

    Um abraço e seja bem-vindo ao Blog!

    ResponderExcluir
  3. Realmente encantador, tivemos o prazer de conhecer o Seu André esta semana e não havia palavras para expressar nosso encantamento e admiração pelo talento e esforço deste querido senhor!

    ResponderExcluir
  4. Gabriela,

    Muito bom que você tenha visto ver de perto o grande trabalho e a simpatia do artista.

    Sem dúvidas, o talento é “ímpar”. Por favor, continue divulgando para que outras pessoas possam conhecer também.

    Grato por ter comunicado aqui sua visita ao artista e suas esculturas.

    Osmar Filho.
    13/01/2012

    ResponderExcluir
  5. mt lindo ...conheço as esculturas vejo sempre q vou visitar meus pais q moram em arraial.

    ResponderExcluir
  6. Sou Luciane filha do seu André, agradeço pelo seu reconhecimento ao trabalho de meu pai ele merece, pois tem um dom muito especial.Montei um blogger pra ele.A quem quiser acessar:
    srandreesculturas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciane e Seu André!

      Que bom que vocês gostaram da postagem feita aqui no blog.

      Já vi o blog criado para divulgar as esculturas do seu André e já coloquei na lista deste blog.

      Além disso, já falei com um programa de TV aqui em Cabo Frio que se disponibilizou a fazer uma reportagem com o seu André e filmar as esculturas para mostrar em um programa local em Cabo Frio.

      Vamos aguardar para ver se realmente será feito.

      Em breve visitarei novamente o seu André para conversar.

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      08/03/2012

      Excluir
  7. impressionante! como um homem feito seu André , tem taamanho afinco, e amor pelo que faz, muito bom o seu trabalho artistisco, gosto muito de animais e esculturas , faço algumas com outros materiais.. infelismente e´assim mesmo o brasileiro valoriza pouco as artes, gostei muito do trabalho de seu André, fiquei entusiasmado com seu entusiasmo, como seria bom se ele tivesse mais espaço para fazer mais esculturas e em tamnhao maiores, que o prefeito da cidade , venha o ajudá-lo, com confecções de obras para exibição em lugares públicos .. que tal a idéia??

    ResponderExcluir