Banner:

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Votação para Conselheiro(a) Tutelar em Cabo Frio será no dia 12 de dezembro de 2010.

Está se aproximando a votação em Cabo Frio (no 1º e 2º Distritos). Marcada para dia 12/12/2010, muitas pessoas se inscriveram para fazer parte do quadro de Conselheiros Tutelares de Cabo Frio. Terminada as inscrições em julho/2010, os concorrentes ao cargo importante agora estão em campanha para conseguirem votos suficientes para conseguirem uma vaga. Inclusive, a JOVEM TV (canal 8 da TV a Cabo) abriu espaço nesta segunda-feira, dia 08/11/2010, no programa "INFORME LOCAL", comandado pelo amigo Dionísio Quaresma, para que dois participantes do pleito falassem sobre a função de Conselheiro Tutelar. Apesar de ser uma importante e significativa função na sociedade civil organizada, o órgão tem pouca divulgação e não é surpresa encontrar pessoas que sequer sabe a função do(a) Conselheiro(a) Tutelar. Pelo pouco que vi no bairro Braga, o órgão não conta com uma boa estrutura para o trabalho dos conselheiros.

O Conselho Tutelar tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e dos adolescentes, e contribuir para mudanças de atendimento à infância e adolescência. Para isso, é importante entender a sua organização e estrutura. O Conselho Tutelar é um órgão municipal, com origem em lei, e está integrado ao conjunto de instituições nacionais, e logicamente, subordinado ao ordenamento jurídico brasileiro. Desenvolve uma atuação contínua e ininterrupta, tendo somente a renovação de seus membros, eleitos por votação. O(A) Conselheiro(a) Tutelar não está subordinado à ordem de juiz e nem de prefeito para a atuação na sociedade, e suas atribuições legais foram conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Diz o art. 131 desta Lei: "O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei".

Com isso, o(a) conselheiro(a) tutelar(a) exerce suas funções com independência, delibera e age, aplicando medidas práticas pertinentes, sem interferência externa, inclusive, para denunciar e corrigir distorções existentes na própria administração municipal relativas ao atendimento às crianças e adolescentes. As decisões de um(a) conselheiro(a) tutelar só podem ser revista pelo juiz da infância e juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado. Portanto, a autonomia do órgão não pode significar arrogância ou prepotência. Tudo tem que ser com bom senso e com limites.  É extremamente importante que os(as) conselheiro(as) tutelares desenvolvam habilidades de relacionamento com pessoas, organizações e comunidades. Também devem ser rigorosos no cumprimento de suas atribuições, com equilíbrio e capacidade de articular esforços e ações, objetivando minorar as dificuldades existentes na sociedade, visando o bem-estar das crianças e adolescentes.

Para trabalhar no Conselho Tutelar, a pessoa tem que comprovar participação em trabalho com crianças ou adolescentes. Mais do que isso, a pessoa realemente tem que gostar de atuar nessa área, pois a situação não é fácil. Os(As) Conselheiros(as), muita das vezes, encontram situação de extrema gravidade, podendo até sofrer ameaças, dependendo do lugar onde está o problema. Assim, a preparação para atuar em um órgão tão importante deve ser contínua, com prazer para realizar um bom trabalho. Apesar de tudo isso, a função não é valorizada, monetariamente falando. Apesar de todas as exigências, Um(a) conselheiro(a) tutelar ganha bem mesnos do que um vereador eleito, por exemplo, que só precisa demonstrar que sabe ler e escrever. Um paradoxo absurdo! , assim como, deve ter grande.

A eleição para eleger os futuros conselheiros(as) tutelares será realizada em Cabo Frio (1º Distrito), no Colégio Municipal Rui Barbosa, no Centro; na Escola Zélio Zotha, em São Cristóvão (perto do Banco do Brasil), na Escola Municipal Leaquim Shuindt, no bairro Jardim Esperança; na Escola Municipal Professor Achiles Almeida Barreto, no bairro Porto do Carro. No 2º Distrito, a votação pode ser realizada no Centro Educacional Municipal Marly Capp, em Unamar; na Escola Municipal Edith Castro dos Santos, em Santo Antônio; e na Escola Municipal Professora Allita Maria do Valle, em Gargoá. O horáio da votação é de 09h00 às 17h00 para todos os cidadãos. Esses dados estão disponibilizados no "site" da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. O Conselho Tutelar funciona na antiga sede da Prefeitura, no bairro Braga, ao lado do Fórum da Comarca de Cabo Frio.
 
Procure saber quem é candidato(a) na sua localidade ou alguma pessoa que você conheça e é candidato(a), para buscar informações sobre o tipo de trabalho que quer implementar no Conselho Tutelar em Cabo Frio. Lembre-se, CIDADANIA SEMPRE!

"O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE!" (Karl Mannheim, sociólogo húngaro, 1893-1947)

12 comentários:

  1. QUERO DENUNCIAR FRANCISCO COELHO, 2° DISTRTO C.
    FRIO CANDIDATO CONSELHO TUTELA RESPONDE PROCESSO
    NO DEGASE POR MALTRATOS AS CRIANÇAS QUANDO LA TRAALHOU. POR FAVOR DENUNCIEM...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leitor, não tenho o nome completo do referido candidato a conselheiro tutelar do 2º Distrito no comentário acima.

    Em uma rápida verificação no "site" do DEGASE, verifiquei que existem outras pessoas com o nome de FRANCISCO COELHO.

    Se possível, informe o nome completo do respectivo candidato, assim como, o nome, número do processo ou em qual local foi feita a representação contra o dito conselheiro.

    Aguardo resposta. Se quiser, pode utilizar o e-mail do Blog: blog.osmarfilho@bol.com.br

    Grato pela sua participação!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. estou aqui para denunciar o conselho tutelar de cabo frio, por violação do sigilo na denuncia, fraude e outras coisas que serão em breve relatadas, principalmente negligencia quanto a um menor, e a tudo o quanto é esperado do mesmo

    ResponderExcluir
  4. Prezado(a) Leitor(a) Anônimo,

    Aguardo os detalhes da sua denúncia pelo e-mail deste blog (blog.osmarfilho@bol.com.br).

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. um absurdo a maneira que os conselheiros de cabo frio tratam a mae ou o pai sem ter provas e sem serem peos em flagrante..

    ResponderExcluir
  6. Estou cursando o Ensino Médio e desejo muito ser uma conselheira tutelar,mais não sei exatamente por onde começar...quero muito orientações..e eu não concordo com o comentario Acima porque na frente as maes ou o responsavel mostra uma coisa,mais quando estão sozinhos com as crianças..aí sim cometem seus delitos...Tenho exemplos na Familia..eu mesma sofria maus tratos.violencia psicologicas ,foi uma barra! eu estou nessa luta! juntos! meu email é amanda_18cf@hotmail.com por favor Osmar Filho o sr pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Amanda,

      Quero parabenizá-la pelo interesse na área, mesmo sem a valorização devida do governo. Continue firme nos ESTUDOS, pois é o primeiro passo.

      Realmente muitos pais ou são omissos ou são mentirosos e viram "santos" quando estão diante de um conselheiro tutelar ou em audiência, na frente do juiz e promotor de justiça.

      Nos links abaixo você terá mais informações sobre a área que deseja atuar.

      Além disso, enviarei mais informações para o seu e-mail.

      Acesse:

      http://www.rio.rj.gov.br/web/smas/exibeconteudo?article-id=153488

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Tutelar

      Um site sobre Conselho Tutelar:
      http://www.conselhotutelar.com.br/

      Um abraço e SUCESSO nos estudos com um belo futuro pela frente!

      Deus lhe dê muita sabedoria!

      Osmar Filho.
      25/06/2012

      Excluir
    2. Prezada leitora,

      Suas informações serão repassadas, na íntegra, ao Conselho Tutelar de Cabo Frio, a quem entregarei, por escrito, pessoalmente, tudo que você relatou em seu comentário.

      Espero que tudo seja devidamente apurado e esclarecido em tempo hábil, de forma bem efetiva.

      Agradeço a sua participação e a parabenizo pela ATITUDE DE CIDADANIA!

      Osmar Filho.
      09/07/2012

      Excluir
    3. Prezada Leitora,

      Sua denúncia foi entregue para Adriana, no Conselho Tutelar de Cabo Frio, às 15h00 do dia 09/07/2012.

      A pedido da Adriana, seu comentário foi retirado do blog para preservar única e exclusivamente o nome das crianças.

      Obrigado e agradeço a sua compreensão.

      Osmar Filho
      09/07/2012

      Excluir
    4. muito obrigado,ele me ligou na hora que o conselheiro estava lá?perguntando se foi eu,pois eu ja tinha feito ameaças,espero q o conselheiro nao tenha sitado nada que eu falei,fiquei muito felis pois foi tudo muito rapido,é assim que tem quer ser... muito obrigado mais uma vez..abraço!

      Excluir
    5. Prezada leitora Cidadã, fique tranquila porque o documento com a denúncia que foi entregue no Conselho Tutelar não tinha nenhuma referência ao seu nome.

      Continha apenas a denúncia feita por e-mail e a postagem do blog que foi retirada, mas creio que nem isso será falado com o infrator. Seu e-mail foi excluído por mim no documento que entreguei.

      Mais uma vez, agradeço por sua participação e atitude!

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      09/07/2012

      Excluir
    6. ok...eu agradeço boa noite e conte comigo sempre!abraço

      Excluir