Banner:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A quem interessava tanta violência nos morros do Rio de Janeiro?! Quando se quer, a 'ORDEM e o PROGRESSO' podem ser restabelecidos!


A questão de todo tipo de violência e do tráfico de drogas, principalmente na capital do Rio de Janeiro vem de longa data. Os políticos e suas promessas de exterminar com o crime organizado sempre sucumbia com a falta de vontade de querer fazer. Autoridades políticas, que vivem em seus cabinetes refrigerados, reunidos com seus "GRUPOS" ou "BANDOS" de apoio eleitoral ou empresários que querem fazer um "investimento" na campanha eleitoral de quem está ou não poder, para depois colher frutos de possíveis contratos milionários, não têm a noção do grande mal que fazem para a sociedade. A grande "LIMPEZA" que está sendo feita nos principais morros do Rio de Janeiro, chamadas de "comunidade", mas que abrigam os mais perigosos bandidos do brasil, deve se extender também aos palácios onde se encontram os governantes e legisladores, onde se pode encontrar, facilmente, "BANDIDOS" travestidos de políticos, com algumas exceções.

Anos e anos de violência no Rio de Janeiro foi tolerado por diversos governos do Estado do Rio de Janeiro, que se curvavam a ameaças de traficantes e assaltantes profissionais, tornando o "poder paralelo" cada vez mais forte. Preocupados em atender aos "grandes acordos" políticos que são realizados antes de todas as eleições, os políticos profissionais, vestidos elegantemente, não tinham tempo para organizar uma ofensiva contra a bandidagem, que, por sua vez, aproveitava o tempo dado pelas autoridades para se fortalecer em todos os aspectos: traficar drogas; adquirir um arsenal de armas de grosso calibre; intimidar comunidades impondo regras; escravizar moradores no trabalho do tráfico; corromper policiais para facilitar a venda de drogas e obter informações privilegiadas sobre uma possível operação em determinado morro; fomentar grupos específios para roubos cada vez mais espetaculares; construção de casas luxuosas no topo do morro; criação de patrimônio oriundos dos crimes praticados; etc.

Enquanto isso... a sociedade civil organizada fica à margem, tendo apenas a orbrigação de ir às urnas para votar, depois de ser obrigado a ouvir e ver as mais diversas mentiras, hipocrisias e demagogias dos famigerados políticos profissionais ou de ocasião, estampando seus FOCINHOS  na TV. Somado a isso, os altos benefícios oferecidos à classe política é um atentado aos cidadãos comuns, que se acotovelam e esbarram em ônibus lotados, trens e metrôs, entregues a empresas incapacitadas, cujo proprietário, talvez, estivesse no gabinete do político eleito, onde ofereceu apoio, ou seja, muito dinheiro na campanha para adquirir um bom contrato posteriormente. A população, desemparada, ignora tudo que acontece ao redor e busca a sobrevivência, alheia às mentiras escandalosas dos pseudo-governantes. Com uma legislação frágil e que beneficia os criminosos de "colarinho branco", o povo fica revoltado com tanta impunidade. Cadeia para político é quase uma UTOPIA no Brasil.

Mais decepcionante ainda é saber que determinados advogados, pessoas formadas para buscar o DIREITO de todos os cidadãos que se sentirem prejudicados, acabam por achar "MAIS FÁCIL" apoiarem o crime organizado, transformando-se em "aviõezinhos", "pombo-correios", "informantes de terno e grava", aproveitando-se do privilégio da sua função. A notícia da prisão de advogados que "alimentavam" os criminosos nos presídios, levando informações privilegiadas sobre a atuação das autoridades policiais em determinada comunidade onde o cliente, mesmo  preso, ainda consegue controlar o tráfico e a criminalidade que aterroriza os moradores. O desvio de conduta dos profissionais que são treinados para agir contra a ilegalidade acabam por fortalecer o lado ruim, e assim, o crime se solidifica, pagando valores altos aos falsos profissionais do Direito, que, engravatados, circulam em fóruns e tribunais, contaminando uma classe já desgastada.

Além disso, não existe interesse para se fazer uma reforma completa na legislação para agilizar a punição aos criminosos, independente de sua origem ou classe social. Em Brasília, no Congresso Nacional, seja na Câmara de Deputados ou no Senado, os legisladores que antes tinham um escritório de advocacia na cidade onde trabalhava, agora trabalha contra a aprovação de leis que facilitem a punição aos que cometem diversos tipos de ilícitos. O objetivo é fazer com que um processo judicial se torne o mais longo possível para que assim, os clientes possam gastar mais com honorários advocatícios, oferecendo o maior número de recursos possíveis a seus clientes fraudadores, corruptores ou bandidos da pior espécie. No entanto, creio que esse tipo de artimanha esteja no fim, já que o Código de Processo Civil está próximo de ser alterado, fazendo com que "batalhas" judiciais se encurtem, e que as sentenças de muitos processos sejam proferidas com mais celeridade, colocando um PONTO FINAL nos longos andamentos processuais.

A questão é que a vontade política para a DESORDEM é muito maior do que pela ORDEM. Quando isso muda, e ORDEM é estabelecida. E quando tudo tende a se encaminhar para a organização, aqueles políticos que sempre vivem de "NEGOCIATAS" aparecem na televisão para fazerem discursos prontos, com uma explícita campanha eleitoral pessoal muito antecipada, vangloriando-se de fazer aquilo que é sua pura obrigação, e por isso foi eleito. O problema é que a maioria esmagadora dos políticos pensam que fazem o seu trabalho como se estivesse fazendo um FAVOR à sociedade, mas, na verdade, tudo aquilo que realizam, e quando realizam, não fazem mais do que OBRIGAÇÃO! 

"JUSTIÇA QUER DIZER: FAZER O QUE É NECESSÁRIO; INJUSTIÇA: NÃO FAZER O QUE É NECESSÁRIO, ESQUIVANDO-SE!" (Demócrito de Abdera; filósofo, 460 a.C-370 a.C)

7 comentários:

  1. Osmar,

    Essa operação deveria ser chamada: Uns Dias de Hollywood no Rio de Janeiro. Tanto espetáculo para durar quantos dias, mesmo? Daqui a pouco os traficantes estarão de volta de mala e cuia, digo de fuzis e metralhadoras rumo a Vila Cruzeiro. Onde estão escondidos aqueles bandidos que a Globo, que baixou o nível ficou filmou? Foram todos presos? Tanto espetáculo para nada. Você reparou que todo fim de ano, tem essa onda de ataques no Rio? Estranho, não é?

    Mas que foi legal, ver a poderosa Salineira, digo Globo baixar o nível, foi: ficou a tarde inteira filmando o bang bang, como se fosse um filme da sessão da tarde. Como brasileiro gosta de violência. A platéia ficou o tempo todo se acotovelando para assistir ao "filme", nas lanchonetes, bares e lojas de eletrodomésticos. Quanta informação para o povo brasileiro - se fosse um documentário ou algo para enriquecimento cultural, a poderosa Globo estaria mais frita que gordura de lanchonete chinesa.
    Nós somos sem-antenas, temos que assistir as bobeiras de gostos duvidosos dos paulistas. Tudo bem que São Paulo seja a capital da grana, mas cá entre nós Brasil é Brasil - medir o IBOPE só em São Paulo como referência e muita sacanagem.
    Pobre povo carioca e brasileiro, que ficaram na platéia para mais um "filme" que não dará nada.


    Osmar um pá pá pá pá, digo um abraço para você!




    Julio

    ResponderExcluir
  2. Prezado Júlio,

    Concordo contigo quando fala da exposição desmedida da violência na TV. E isso já é assunto para o Blog ainda esta semana, se possível.

    Infelizmente a mídia tem interesses financeiros, exclusivamente, e a DESGRAÇA ALHEIA dá multo IBOPE, exatamente porque o povo, em sua maioria, está com o cérebro "atrofiado" e permite-se ficar horas na frente da TV para ver programas fúteis e inúteis.

    Buscar informação/conhecimento sobre o que acontece é uma outra coisa.

    Quanto à ação militar no Rio de Janeiro, particularmente, tenho esperanças de que mude REALMENTE o cenário daquele povo. Isso também será assunto do blog.

    Obrigado, camarada, por mais uma participação sua!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Osmar,

    Para o "cenário" do complexo do alemão mudar, não basta só ação militar, colega! E quando os policiais virarem as costas? Se não for mantido todo um aparato policial e assistência social, para aquele povo, não vejo esperança, nenhuma. Por enquanto foi só um "curativo" em uma extensa ferida.



    Julio

    ResponderExcluir
  4. Julio,

    Não tenho dúvidas que a ação militar deve continuar. Aliás, em 2007 cometeram o erro de apenas "espantar" os bandidos do mesmo morro para depois abandonar os moradores lolgo em seguida.

    Não pude postar hoje (terça-feira) o assunto no blog, mas já estava acreditando que a ação militar iria perdurar por um bom tempo.

    Para surpresa minha, e como você já deve saber, já foi anunciado que o governo Fluminense soliciou às forças armadas que fique no completo do alemão por aproximadamente 01 ano.

    A questão é acreditar e eu continuo com minhas esperanças que o "cenário" daquele povo mude.

    Um Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Osmar,

    Ontem foi julgado no STF do Recurso Extraordinário RE 422591 da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Parece que esse recurso é referente ao processo da concessão que a prefeitura deu a Salineira sem licitação. Tem como você confirmar? Perdeu feio! Nem tudo está perdido, colega!

    Julio

    ResponderExcluir
  6. Julio,

    Vou verificar sua informação. Lá no STF a coisa é diferente, camarada.

    A resposta da pesquisa eu colocarei aqui no comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Julio,

    O que consta no "site" do STF é que o Tribunal NEGOU o Recurso Extraordinário (RE 422591). Não tive acesso a peças do processo. A movimentação vem de longa data (2004). Portanto, já completou 06 aninhos.

    A "Justiça" não é fácil!

    Um abraço!

    ResponderExcluir